"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, abril 09, 2018

Quo vadis, Sporting?

Novas eleições? Novas candidaturas? Manutenção e continuidade da actual direção? Para onde caminhamos nós?

Vamos então por partes. 

A nossa equipa perdeu apenas por 2-0 no terreno de um dos melhores clubes europeus. Esse não foi seguramente o maior problema. A maior crítica fez-se à postura dos jogadores, ao seu pouco empenhamento e à fraca concentração competitiva. Crítica essa que inteiramente subscrevo.

A partir daí o caldo entornou-se. Não apenas pela exibição mas porque o presidente, que não se deslocou a Madrid, em vez de esperar pelo regresso da equipa a Lisboa, e assim depois dizer aos jogadores olhos nos olhos aquilo que pensava da sua atitude em Madrid, optou por reprimendas, não só pelo Facebook mas também através de intervenções em directo na televisão.

Desde aí, e após subsequente comunicado por parte dos jogadores, conflito entre estes e o presidente, ameaça de suspensões e processos disciplinares, publicações extemporâneas e imponderadas nas redes sociais, acabamos por entrar numa crise directiva.

Afirmo e reitero que nos últimos cinco anos foi feito um bom trabalho, corrigiu-se a rota para o abismo que o (c)roquetismo havia encetado, a nível desportivo voltámos a ter equipas competitivas, regressámos à Champions, vendemos jogadores por muitos milhões, contratámos bons treinadores, regressámos a um ecletismo pujante, as modalidades voltaram a ter uma casa condigna, o número de adeptos cresceu, a assistência nos jogos disparou e aparentemente a saúde económico-financeira regressou.

Terá toda esta polémica entretanto gerada, assente numa clivagem entre Carvalho e jogadores - antes despoletada com o bate papo com Adrien, e agora exponenciada com este episódio de Madrid - como consequência o fim de um ciclo e a força para deitar tudo isto por terra?

Não sei. Sinceramente não sei. E também sinceramente não sei se deixar agora o edifício ruír será a melhor opção, mesmo sabendo que Carvalho tende a misturar demasiado a figura do presidente-adepto com a do presidente-institucional, pautando invariavelmente as suas intervenções com tiques autoritários, belicosos e provocadores. E quando a alternativa se chama Madeira Rodrigues estamos conversados.

O que sei é que a nós, adeptos e sócios, resta apoiar os nossos atletas nas várias competições, porque tanto no futebol como nas modalidades, ainda há muito em jogo. 

Quanto ao resto... ver-se-á.

Nuno M Almeida 
    Sangue LEONINO


22 comentários:

  • At 9/4/18 18:42, Anonymous Anónimo said…

    BdC bye bye

     
  • At 9/4/18 19:05, Anonymous Anónimo said…

    Há muitas alternativas.
    BdC é, neste momento, um problema e grande para o Sporting. É um foco de instabilidade. Está doente da cabeça, não sei.
    Tem de sair e já. Queremos um clube que atraia patrocinadores, jogadores, treinadores e não com este alucinado que vamos lá.
    Obrigado pelo trabalho, mas é tempo de sair.

     
  • At 9/4/18 19:31, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Eu queria era ver uma terceira via, a tal que há muito reclamo.
    Aquela que corte com os croquetes e com este populismo típico da América latina.
    João Benedito?

     
  • At 9/4/18 19:32, Blogger João Pedro said…

    Ainda gostava que alguém me explicasse, especialmente os críticos de ocasião que surgiram debaixo das pedras nos últimos dias, o seguinte:

    - De que é que tinha servido repreender os jogadores em privado pelo que aconteceu em Madrid que foi apenas um episódio de uma série de quebras de concentração a que se tem assistido ao longo da época, a que se juntam outras coisas que são mencionadas no comunicado como uns insatisfeitos que andam à anos a tentar sair do Sporting. Que efeito é que tinha isto se tivesse sido feito em privado? Como é que é se tinha ficado a saber qual a versão real das coisas? Através da comunicação social que o ladrão de camiões trás pela trela?


    Uma palavra ainda para a canalhice repugnante daqueles que habitualmente criticam jogadores e neste ocasião passaram a estar ao lado deles.

     
  • At 9/4/18 19:51, Blogger RFM said…

    VOZ do DR. Barroso hoje.
    Eduardo Barroso sem papas na língua: "Aquele comunicado dos jogadores é inacreditável!!" . "As pessoas têm demonstrado uma ingratidão inacreditável!!" . "Digo aqui directamente a Ribeiro Cristovão e Joaquim Rita por quem tenho apreço , não mandem mais lenha para a fogueira e parem de linchar o homem !!" . "Andam a fazer um aproveitamento vergonhoso e deplorável desta situação!!" . "Bruno de Carvalho foi eleito categóricamente por 90% dos adeptos , agora se fosse a eleições podia não ganhar por essa margem mas ganharia outra vez porque não há ninguém à altura para comandar o Sporting!!" "O Sporting esteve quase a desaparecer e hoje temos tudo o que temos , não sejam hipócricas e ingratos!!" . "Vergonhosa a campanha para derrubar o Bruno de Carvalho a qualquer custo!!" .


     
  • At 9/4/18 19:56, Blogger RFM said…

    Só gostaria de incluir isto... vale a pena ler o que um Sportingusta escreveu

    https://www.facebook.com/SportingTatico/posts/628624480809809

     
  • At 9/4/18 20:46, Anonymous Anónimo said…

    EDUARDO BARROSO É UM LUNATICO Q JULGA TER INVENTADO UM PRESIDENTE.
    E COMO O BARROSINHO JR AGORA TB SE ENCAIXOU NA SPORTING AMIGOS DO BRUNO TV, O MÉDICO ESTÁ GRATO AO BRUNINHO

     
  • At 9/4/18 21:00, Anonymous leão irredutível said…

    Há uma realidade tão elementar que quanto a mim não necessita de explicitação: Bdc e os jogadores são assalariados do Clube, mas quer um quer outros são muito mais do que isso. Bdc é o Presidente e os jogadores são activos do Clube, cuja delapidação pode ser a ruína económica para muitos anos do Clube.
    Assim ambos têm de saber lidar com esta realidade muito complexa, em especial o Presidente (óbvio tb). Bdc não soube lidar com esta situação e provocou ou não desarmadilhou (não soube/não quis) uma revolta do balneário. (extrapolando abusivamente, mas com alguma pertinência, espartaco encabeçou uma revolta dos escravos que por pouco não ia destruindo Roma).
    No actual contexto Bdc não tem na minha opinião condições (pessoais/sócios/balneário/treinador, etc,etc.) para continuar como Presidente. Face ao extremar de posições a neutralidade tende a cair para zero – é dos “livros”…
    Neste contexto uma grande maioria dos sócios, considerando a amostragem do jogo de Alvalade, escolheu o lado dos activos – os jogadores. E muito bem, óbvia e sensatamente, parece-me.
    Caindo Bdc, e não vejo outra solução sob pena de harakiri clubístico, restam eleições. Quantos cenários! Eis alguns que me parecem possiveis
    - candidato dinástico não acredito (anticorpos vivos devido à vacina godinho lopes e anteriores, para mim o outro lopes tb fica ex-aequo com g.l.). A aparecer e sendo único avança Eduardo Barroso liderando executivos, tal como Mário Soares que não estudava um dossier nem sabia fazer contas.
    - Bdc candidatura única (quantas vezes prometeu largar o facebbok?)
    - oportunistas/arrivistas aparecerão seguramente
    - candidato dos accionistas
    - candidato credível “construído” pela crise (dado histórico e até desportivoacho que foi assim que apareceu a candidatura de João Rocha)
    - um candidato “cisne negro”
    Presidente haveremos. O pior pode ser a seguir – clube fracturado e em clima de guerra civil se o candidato não for forte e não construir uma maioria significativa

     
  • At 9/4/18 21:03, Anonymous Anónimo said…

    Eduardo Barroso é um barómetro de racionalidade: tenho a certeza de que estou certo sempre que estou contra ele.

    Raio de figurinha patética que pensa que o Sporting é dele. Este sim, é um daqueles croquettes que não há paciência para aturar.

     
  • At 9/4/18 21:08, Anonymous Anónimo said…

    Brunetes...croquetes...roquetes...cotonetes...que pandilha!

     
  • At 9/4/18 21:12, Blogger Unknown said…

    pk será k todos os k falam mal são anónimos?

     
  • At 9/4/18 21:15, Anonymous Anónimo said…

    Ah ok K Lipe é o teu nome de baptismo
    Portanto não és anónimo

     
  • At 9/4/18 21:21, Anonymous Anónimo said…

    Pronto, K Lipe. O meu nome é José Silva mas podes chamar-me Zé. Estás a ver, um nome bem mais genuíno do que o teu nick.

     
  • At 9/4/18 21:23, Blogger Unknown said…

    Estou mais identificado do k tu, anónimo das 21:15...

     
  • At 9/4/18 21:29, Blogger Unknown said…

    Kk um pode dizer k se chama 'Manel das Couves', anónimo das 21:21...

     
  • At 9/4/18 21:32, Anonymous Anónimo said…

    Fechou o FB, estão os problemas todos resolvidos. Santa ingenuidade daqueles que ainda não perceberam o nível da figurinha.

     
  • At 9/4/18 21:34, Anonymous Anónimo said…

    Eu sou o anónimo das 21:15 e o meu nome é John Doe

     
  • At 9/4/18 21:46, Blogger JRamos said…

    O bom trabalho foi no primeiro mandato. O segundo tem sido um lento descalabro até chegarmos aqui. Tudo começou quando BdC foi incapaz de perceber que não podia continuar a dirigir directamente o dept. de futebol, que era preciso um director desportivo com uma equipe própria, qualificada e com alguma autonomia, como qualquer grande clube tem. O caos que temos hoje é resultado do trabalho de BdC à frente do dept. de futebol e agora uma vez que com certeza chegámos a um ponto em que preservar Bruno de Carvalho significará a destruição do plantel do Sporting é preciso escolher, perguntarmo-nos se o passado, o primeiro mandato chega para entregar o futuro a BdC ou se o segundo mandato já mostrou à saciedade que tendo tido um passado, BdC, ou o Sporting dele, não tem mais futuro. Eu decidi-me pela segunda. O Sporting de Bruno de Carvalho não tem mais futuro. Continuar vai ser ruinoso.

     
  • At 9/4/18 21:49, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Carvalho nunca entregaria a gestão do futebol a ninguém

     
  • At 9/4/18 21:53, Blogger Unknown said…

    Andas a ver mts filmes, anónimo das 21:15...

     
  • At 9/4/18 22:20, Anonymous Anónimo said…

    Acho que o JRamos está se calhar devia reformular a ordem de algumas palavras. A destruição do plantel é que vai acontecer caso se insista em preservar Williams Carvalhos e outras coisas assim que já estão a mais no Sporting à algum tempo e já devia era ter sido vendido. Até porque e verdade seja dita, neste caso concreto, dá-se-lhe mais valor do que o que tem realmente. Pode ser bom a defender mas a construir jogo é uma boa merda. Não são poucas as vezes que a equipa sofre contra-ataques à custa dos passes que falha estupidamente.

     
  • At 9/4/18 22:28, Blogger Ricardo De Lá Vala said…

    CARTA ABERTA A TODOS OS SÓCIOS E SIMPATIZANTES (INCLUINDO PRESIDENTE E RESPECTIVA DIREÇÃO).
    Desde quinta-feira que o Sporting Clube de Portugal passa por uma étapa negra da sua história. Um resultado menos bom (diga-se também que não foi contra o Basileia, mas sim contra um Atlético de Madrid. Sendo uma das melhores equipas do futebol mundial, esperava se um jogo difícil, no qual obter um resultado positivo soava a impossível aos ouvidos de alguns. Mesmo assim, os nossos jogadores, que representam sempre e incondicionalmente o nosso clube, esta instituição que move 40000 pessoas todas as semanas somente com um fim: apoiar os jogadores de modo a que a vitória seja cumprida.
    Contudo, em Madrid, algumas falhas da equipa, alguns momentos menos felizes e mais azarados causaram um desaire.
    No entanto, devemos sempre manter-nos unidos, visto que todos (adeptos, jogadores, treinador e possivelmente, a direção) temos o mesmo objetivo: vencer sempre.
    Este domingo, no jogo em Alvalade sentia-se um ambiente de tensão e conflito: se de um lado, tínhamos as claques que apoiam o presidente que indirectamente as financia, de um outro tínhamos uma maioria esmagadora de sócios não pertencentes às claques que pediam a demissão do presidente, estando, deste modo, em concordância com os jogadores e o treinador.
    Com isto, peço ao presidente, que repense as suas escolhas e que tome uma abordagem sensata quanto ao futuro do clube que todos amamos.
    Saudações Leoninas
    Ricardo De La Vala

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home