"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, fevereiro 04, 2019

É uma questão de ADN

Certa instituição desportiva nasceu a partir de um tal Belas Football Club, fundado pelos dois irmãos Gavazzo, sendo que mais tarde os sócios fundadores criaram o Campo Grande Football Club, no qual José Alvalade era o tesoureiro e um dos irmãos Gavazzo o secretário.

Em 13 de abril de 1906 zangaram-se as comadres porque não conseguiram chegar a um entendimento sobre o que pretendiam para o clube, sendo que alguns dissidentes decidiram então partir para outro projecto.

Foi aí que  José Alvalade, amuado com o que se passava, decidiu pedir apoio ao seu avô, o excelso e abonado Visconde de Alvalade, Alfredo Augusto das Neves Holtreman.

O abonado avôzinho disponibilizou nessa altura ao menino amuado terrenos da sua própria quinta para fazer o campo de jogos e deu ainda algum apoio financeiro.

Ora, tudo isto para dizer o seguinte: o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. Quando uma instituição nasce de uma cisão e tem no seu ADN os punhos de renda da nobreza, a tal que não gosta de ‘vergar a mola’ e que prefere andar entretida em apunhalar pelas costas em manobras palacianas e em viver em permanente conspiração, a coisa torna-se muito complicada.

É que os ‘pés descalços’, o povo que vive em permanente dificuldades, sempre teve a vantagem de ter mais talento para o trabalho, para arregaçar as mangas, para suar quando necessário, para se sacrificar em prol do bem comum e para ser incomensuravelmente bem mais solidário do que os faustosos e vistosos punhos de renda. Uns fazem das tripas coração, outros preferem andar entretidos no seu pretenso pedigree e no seu estatuto de elite...da treta!

Em suma: certas coisas nunca mudam! 

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


18 comentários:

  • At 4/2/19 11:22, Anonymous Anónimo said…

    A instituição Sporting Clube de Portugal nasceu por causa de uma cisão com um grupo que gostava de andar nos beberetes enquanto o outro grupo virado para a prática desportiva decidiu ir em frente. A nobreza no século passado era muito diferente da nobreza de hoje em dia, convém não confundirmos as coisas e parece-me de mau tom atacar a fundação do próprio clube que é uma história de amor a um clube espectacular.

    Pura Força

     
  • At 4/2/19 11:28, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Meu caro, com todo o respeito pela sua opinião faça uma pequena pesquisa sobre a caracterização sociológica da nobreza de início de século XX.

     
  • At 4/2/19 11:30, Blogger Nuno M. Almeida said…

    O sporting andou ao longo da sua história quase sempre embrenhado em lutas e divisões internas, e ultimamente quase afogado numa luta de classes.
    Enquanto isso outros clubes vão fazendo o seu caminho...

     
  • At 4/2/19 11:32, Anonymous Anónimo said…

    Nuno, era uma nobreza mais altruísta e era aí que se inseriam José Alvalade e o seu avô o Visconde de Alvalade. Só por isso foi possível a fundação do Sporting Clube de Portugal e o clube nasceu logo com uma grandeza ao nível do maior clube que existia em Portugal.

    Pura Força

     
  • At 4/2/19 11:34, Anonymous Anónimo said…

    Vão fazendo o seu caminho mas à custa desse mesmo nascer torto como foi o caso do Apito Dourado ou mais recentemente dos e-toupeira e e-mails corruptos. Não são exemplo para ninguém, é a minha opinião.

    Pura Força

     
  • At 4/2/19 11:55, Anonymous Anónimo said…

    Nuno, repara nuns posts atrás na forma como Francisco Stromp e Cosme Damião (que jogou no Sporting) estavam vestidos. Se calhar a tal nobreza em termos internos clubísticos caracterizava-se da forma diferente da que pensas. É só essa a minha ideia que quero passar.

    Pura Força

     
  • At 4/2/19 12:01, Anonymous Anónimo said…

    De acordo, os meios não devem ser justificados pelos fins mas enquanto esses andam nessas maroscas nós andamos há décadas em processos de autoflagelação.

    Nuno M Almeida

     
  • At 4/2/19 12:07, Anonymous Anónimo said…

    Também concordo que andamos à demasiado tempo em autoflagelação, não temos conseguido lutar contra quem nos quer aniquilar para reinar a seu bel-prazer no futebol português. Os nossos rivais têm sempre o Sporting como principal rival quando o domínio do futebol portuguès surge em disputa histórica e utilizam todas as manobras sub-reptícias para ganhar. Na minha opinião, temos que começar a combater isto de maneira diferente do que habitualmente temos feito. Isto é uma guerra clubística o que se verifica hoje em dia no futebol português, temos que mudar o nosso "modus operandi".

    Pura Força

     
  • At 4/2/19 12:45, Blogger LF said…

    Parabéns pela clarividência

     
  • At 4/2/19 13:01, Anonymous Miguel said…

    "repara nuns posts atrás na forma como Francisco Stromp e Cosme Damião (que jogou no Sporting) estavam vestidos."

    Gostava de ver o Anónimo a desenvolver esta história do Cosme Damiao ter jogado no Sporting, em vez de simplesmente atirar a frase ao ar!

     
  • At 4/2/19 14:51, Anonymous Anónimo said…

    Para certas pessoas o Sporting hoje só era bom se tivesse sido fundado por um grupo de sem-abrigos o destituído mental dividiu o clube em classes sociais para se perpetuar no poleiro e agora pelos vistos há por aí muitos seguidores das suas teorias classicistas! Se Vieira e Pinto da Costa dividissem os seus clubes por classes sociais já há muito tempo que tinham sido corridos dos seus respectivos clubes. Começo a estar farto dessa história de divisão do Sporting em "punhos de renda" e os "sem-abrigos" ou os da "ralé" como lhe queiram chamar não há outros assuntos mais importantes para debater como é o caso da falta de qualidade nas escolas de formação do Sporting! Parem com essa questão de uma vez por todas de dividir o clube em classes sociais sociais que essa porcaria já cansa!

     
  • At 4/2/19 20:50, Anonymous Antonio Sim~es said…

    sr.Nuno Almeida,o meu amigo está enganado, o Sportinh começou a perder porque depois da derrota no Tondela o nosso treinador alterou o sistema que esta estava a utilizar a partir daí foi o que se viu, esta á a verdade.

     
  • At 4/2/19 20:54, Anonymous António Simões said…

    Uma sugestão ao
    Sr. Nuno Almeida.Porque não só publicar as opiniões aqui expressas apenas quando os participantes se identificarem e dando o numero sócio, talvez os indios que aqui vêm semear a discordia ficavam a falar sozinhos...valeu,,

     
  • At 5/2/19 11:59, Anonymous Anónimo said…

    Miguel, em primeiro lugar assino como Pura Força, não sou anónimo.

    Em segundo lugar leia esta notícia da TSF que como órgão independente de comunicação social sabe que Cosme Damião jogou mesmo pelo Sporting, ao invés da sua atoarda:

    https://www.tsf.pt/desporto/interior/o-dia-em-que-cosme-damiao-foi-do-sporting-9744448.html


    Saudações Leoninas do maior clube que existe em Portugal, o SCP.

    Pura Força

     
  • At 5/2/19 21:40, Anonymous Miguel said…

    Recomendo ao caro "Pura Força" a leitura do seguinte artigo:
    https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2015/08/cosme-damiao-no-sporting-olhe-que-nao.html

     
  • At 6/2/19 11:37, Anonymous Anónimo said…

    Miguel, esse artigo nesse blogue que indicou está cheio de incongruências. Na TSF a história foi contada como Cosme Damião ter sido jogador do Sporting que era o maior clube em Portugal à altura e ao qual o fundador do Benfica não resistiu. Se tem dúvidas informe-se melhor, olhe contacte a TSF e de certo eles lhe esclarecerão de acordo com a verdade da fonte que os levou a escrever o artigo. É um órgão independente não é um blogue sectário a nenhum clube.

    Pura Força

     
  • At 8/2/19 18:15, Blogger António Viegas said…

    Mesmo tomando a notícia da TSF como verdadeira, o Cosme Damião não jogou no Sporting. Fez um jogo em espanha pelo Sporting, o que não é (de todo) a mesma coisa. Parece-me demasiado abusivo, afirmar que ele jogou no Sporting como se tivesse feito uma, ou mais, épocas nesse clube...

     
  • At 11/2/19 11:52, Anonymous Anónimo said…

    António Viegas, mas então Cosme Damião jogou ou não no Sporting? Parece-me que vai uma confusão generalizada nas cabeças dos benfiquistas acerca desta tema. Isto é uma questão que é ou não é, é ridículo andar a dizer que a notícia é verdadeira e depois conclui-se que não jogou, que afinal a notícia é mentira. Decidam-se, uma coisa que vocês nunca conseguirão é apagar a História.

    Pura Força

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home