"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, abril 29, 2008

Inimigos de nós próprios

Eu não estou triste e também não me contento com pouco, mas ao fazer análises procuro ser realista e não analisar as coisas pela rama, mas sim tentar procurar mais fundo as razões do insucesso e da desvantagem abissal para o 1º classificado.

Não me custa reconhecer que o campeão deste ano foi a melhor equipa; aliás creio que este é um sentimento geral. Contudo não deixo de dizer que começou algo titubeante e que levou um empurrãozinho na 1ª jornada.
Teve alguns benefícios aqui e ali, mas não foi isso que lhe trouxe o título de campeão, mais que merecido como ficou bem patente no jogo de Guimarães.

Mas chega de falar naqueles que têm estabilidade a nível directivo e técnico e que não vivem em guerrilha interna permanentemente e que têm um orçamento e receitas extraordinárias de uma ordem de grandeza que se podem dar ao luxo de recusar ofertas de 20 milhões de euros por jogadores do seu clube.

Eu quero falar de um clube que é uma autêntica feira de vaidades e que vive em ebulição permanente desde que me conheço como espectador de futebol. Por este clube já passaram todo o tipo de presidentes e todo o tipo de dirigentes, trouxeram para este clube todo o tipo de futebolistas possíveis e imaginários.
A este clube já aconteceu de tudo (até uma celebre pala que estava para cair, mas que teve de ser dinamitada para vir abaixo).

Mas existe sempre algo de pior que está para acontecer. Como alguém disse um dia; não me recordo do ilustre mentor da frase, mas também não é importante; este é um clube autofágico. Tinha e continua a ter inteira razão.
Eu pergunto-me porque será que isto acontece, porque será que não podemos de uma vez por todas colocar o interesse do Sporting Clube de Portugal, acima dos nossos interesses ou acima das nossas vaidades.

Eu pensei que o projecto Roquette viesse trazer estabilidade e tranquilidade e quando vi o Sporting ser campeão pela ultima vez e vi uma equipa dirigente que achava competente e que não tinha praticamente contestação, que era acarinhada por todos os adeptos, deduzi que era agora que o Sporting iria entrar nos eixos e que se tinha acabado o tempo das maledicências e guerrilhas internas por protagonismo que vão matando o clube a pouco e pouco.

Eu sou um leigo em muitas matérias, mas acompanho este fenómeno desde que me conheço como adepto do Sporting. Será que alguém já parou para pensar no mal que faz ao clube com certo tipo de atitudes, isto vai para o mais alto dirigente até ao simples adepto. Será que muitas das vezes medimos bem os nossos actos e as nossas palavras quando emitimos opinião sobre determinados assuntos. Será que temos todos os dados e os mais objectivos para falar sobre determinados assuntos.

Seremos nós impacientes, queremos explicações para o inexplicável, queremos explicações para coisas que só poderão ser explicadas mais tarde.
Eu sinceramente assaltam-me certas dúvidas e questões, mas para bem deste clube e de todos os seus profissionais não me parece correcto estar a coloca-las aqui e agora.

Eu não quero fazer análises sem alguns dados importantes na mão, logo não me posso armar em adivinho. Acho que existe uma entidade suprema acima de todos nós e que se chama Sporting Clube de Portugal ao qual todos devemos respeito, a começar por quem a dirige, por quem a representa e por quem a segue fielmente.
É por esta entidade que todos nós sofremos e lutamos. Portanto o que vou pedir pode não parecer simples e cómodo, mas para mim é fundamental.

Tendo eu a consciência; aliás como vós tereis que este próximo jogo vai ser fundamental, talvez mais do que se julga para o futuro do clube, o que eu peço é que por estes dias coloquemos todas as nossas vaidades, as nossas duvidas, as nossas questões de lado, pelo menos por este período e que acima de tudo apoiemos.

Eu não fujo dos assuntos e não me escudo em palavras. Também a mim me custa perceber o que vai na cabeça dos jogadores e porque acontecem determinadas coisas.
Acho que acontecem por uma multiplicidade de factores, alguns dos quais consigo descortinar, outros continuam definitivamente ocultos, mas virão de certeza a saber-se mais para o final da época.

Eu não tenho veleidades de nenhuma espécie e sei que a minha palavra é insuficiente em certos contextos e que não chegará ao destinatário, mas se eu pudesse falar para o balneário do Sporting o que lhes transmitiria era de certeza uma mensagem de confiança e de apoio total, porque é nestas horas difíceis que se vêm os verdadeiros adeptos.

Podemos ter muito a apontar-lhes mas esta é uma hora de união e tréguas para aqueles que foram massacrados ao longo de um campeonato inteiro.
É sim senhor, esta mensagem é sobretudo para ti (RUI PATRICIO), tu não tens culpa de não ter uma retaguarda como outros tiveram, de não ter uns dirigentes como outros tiveram, tu não tens culpa de além de teres inúmeros críticos profissionais, teres ainda mais críticos dentro da tua própria casa.
Tu como ele és um jovem cheio de qualidades, a ele deram-lhe tempo e espaço para crescer, a ti não te deixam crescer e ainda pior, seleccionaram-te como próximo alvo.
Tu poderás vir a ser o futuro guarda-redes da selecção nacional, ainda mostras intranquilidade nas horas difíceis, mas quem te deveria apoiar e tornar-te mais forte, assobia-te e derruba-te ainda mais. Reconhecem-te os erros, apontam-te as falhas mas não falam das tuas defesas e das tuas inúmeras qualidades.

Se sobreviveres a esta autêntica prova de fogo, ficaras de certeza calejado para as duras batalhas que se seguirão. O meu grito vai para ti, transforma as tuas fraquezas em forças e mostra a todos eles que estão equivocados.
Delego em ti o mais jovem de todos mas quiçá o que tem a missão mais espinhosa, a minha força e a minha convicção de que fazendo vós das fraquezas forças, ides conseguir chegar lá e provar que é com garra e espírito de união que se alcançam as vitórias.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home