"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, abril 04, 2008

O Miguel Voltou !











O Miguel Veloso voltou e esperemos que tenha vindo para ficar até ao final da época e por muitos mais anos.

Eu que sempre fui um critico das mas actuações de MV esta época, também sei reconhecer que começa a voltar aos bons velhos tempos. Portanto, bem-vindo MV.

Sendo um jogador importante na manobra da equipa tanto a nível defensivo como ofensivo, é por isso uma das peças chave nesta equipa de Paulo Bento.

Ocupando a posição nº6 (vulgo trinco) é no entanto um trinco moderno.
È um jogador que funciona como pêndulo dinamizador de toda a manobra defensiva e ofensiva, um verdadeiro box to box.
Compete-lhe a ele em primeira instância lançar os movimentos de ataque, funcionar sobretudo como um pivot do ataque.

È por tudo isto que MV é uma das peças fulcrais neste Sporting e quando esta pedra do xadrez não funciona, condiciona todas as outras.
Este foi um factor decisivo para uma época menos regular de Sporting. Não foi somente este factor, pois não seria justo colocar todo este enfoque num só jogador.

Não é despicienda a subida de forma da equipa, da subida de forma de MV.
Para mim o que se pode perguntar é: “ Onde andaste tu Miguel Veloso? “
È que tu andavas dentro de campo, mas a tua cabeça andava bem longe e a tua forma física também.

Todos os jogadores podem ter oscilações de forma, agora durante tantos meses é que não é normal.
Não podemos ser tão exigentes que quiséssemos que ele fizesse uma época igual á do ano passado (simplesmente magnifica), mas também temos de estabelecer um mínimo exigível.

Não foram somente motivos estruturais de construção da própria equipa que levaram a estas más exibições. Outros factores contribuíram para isto, uns exógenos e outros endógenos ao próprio futebol.

MV é um jogador jovem e uma estrela em ascensão, portanto é compreensível o ruído que se gerou á sua volta, depois do final da época passada.
Já não me parece normal é que algumas actividades extra futebol interfiram com a sua vida profissional.
Também não parece normal que tendo um empresário experiente e um pai que foi um grande futebolista; logo conhecedor dos meandros do futebol, não o soubessem proteger dos holofotes da fama.

Acho que a sua recuperação não tem tanto a ver com o factor Scolari, mas sim com o factor Paulo Bento.
Não foram inocentes as palavras proferidas por Nani, numa das várias entrevistas por si concedidas. Dizia ele: “ Agora é que percebo, porque é que o Mister PB me dava na cabeça e muito agradecido estou “.

È para isto que serve um treinador, para dirigir tecnicamente um grupo de homens, mas também para lhes formar o carácter, sobretudo aos mais jovens.
No que ao futebol diz respeito existem alguns casos de maturidade precoce, como foi o caso de João Moutinho, mas estas são as excepções que confirmam a regra.

Termino como comecei, muito bem aparecido sejas Miguel Veloso e que não desapareças até final da época.
Já agora que não desapareças durante o Euro 2008, pois a jogar assim vais lá estar de certeza.


Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home