"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, maio 24, 2008

Dias da Cunha no seu pior

Já aqui referi num post anterior que não compreendia como Dias da Cunha no programa “ Prós e contras “ da RTP1, não tinha sido capaz de apontar novamente os rostos do célebre sistema e como até branqueou as acções do Major Valentim Loureiro em directo.
Mas depois de ler a entrevista dada por ele ao DN já nada me espanta. Profere lá algumas afirmações que nunca julguei ser possível ouvir da boca de um ex-presidente do Sporting.
Portanto passo a citar algumas das passagens que acho que são mais infelizes para não as qualificar de outra maneira mais rude.

Um esclarecimento prévio da minha parte. Colocarei as perguntas e as respostas e farei um comentário individualizado a cada resposta.

Regressou às reuniões do Conselho Leonino na semana passada, na qualidade de ex-presidente. Não foi por acaso...

Sai da última reunião em que tinha participado convencido de que era absolutamente inútil estar no Conselho. A imensa maioria dos membros estão tão agarrados ao poder ou a quem o tem que não são livres para procurar esclarecimentos. A partir daí, entendi que seria inútil ir a reuniões de situacionistas.

Pergunto eu não minha santa ingenuidade, mas será que isto não se passava já no tempo de Dias da Cunha. Mais, eu pergunto se este Conselho Leonino que muitos nem sabem para o que serve, não passa de uma mera extensão das direcções.


E voltou a ser recebido por situacionistas, como lhes chama?

Exactamente. E para grande espanto meu, até pessoas eleitas pela lista concorrente a agir pelo mesmo diapasão.

Será que a actual direcção tem algum mérito em conseguir convencer os membros eleitos para o CL nas listas concorrentes que os seus projectos são bons ou será que FSF os enfeitiçou a todos.


E alternativas?

O Sporting é solvente, tal como se previu em 2005, mesmo aceitando que já foi empobrecido com os maus negócios da venda de património já efectuado. Aliás, as principais receitas nem provinham do património alienado. Portanto, o Sporting é capaz de continuar a gerar as receitas que lhe permitam assentar a estratégia na reestruturação de 2005.

O problema é que não estamos em 2005 e em três anos a conjuntura económico-financeira agravou-se substancialmente e o montante de juros a pagar à banca aumentou extraordinariamente, enquanto o montante de receitas foi diminuindo.
Portanto os pressupostos de 2005 estão totalmente ultrapassados e é preciso lançar mão de um novo Project Finance que permita ao clube viver e não sobreviver.


Quando diz que este presidente não é sério, está a dizer que prejudica voluntariamente o Sporting em benefício de terceiros?

Não tenho nada que me permita afirmar tal coisa. Mas a venda de património, tendo em conta o que a rodeou, é desonesta. É uma infâmia.

Então em que ficamos é desonesto ou não é. Não gosto de meias palavras e muito menos de meias acusações. Se tem provas do que afirma só tem um caminho viável é fazer queixa na Policia Judiciária.


E considera-se traído por Ribeiro Teles, que se demitiu em consequência do manifesto [pacto entre Benfica e Sporting, que visava credibilizar o futebol português], ou até por Rui Meireles?

Ribeiro Teles... nem vale a pena falar. O Rui Meireles foi de uma extrema lealdade. Apesar de defender a venda pura e dura, nunca fez nada contra o decidido nas reuniões da Comissão Executiva.

Estamos somente a falar de uma das maiores incongruências do futebol português, só mesmo ao nível daquela brilhante ideia defendida por Rui Santos de fusão entre o Sporting e o Benfica. São mesmo ideias de quem não conhece a realidade do futebol português.


Mas ele calou-se quando Filipe Soares Franco falou no buraco financeiro...

É verdade. Rui Meireles teve dois momentos para falar. Ou me prevenia desse tal buraco como responsável financeiro, e nunca o fez, ou quando o presidente do Sporting falou em buraco tinha a obrigação de repor a verdade. Um dia perguntei-lhe que buraco era aquele que justificasse a venda de património. E ele respondeu-me: "Isso é o Filipe a meter os pés pelas mãos".

Rui Meireles esse grande Sportinguista que sempre colocou o clube á frente de tudo e que assinou um acordo com FSF a troco de uma choruda indemnização para não falar da vida interna do clube e que na primeira oportunidade apunhalou o actual presidente do Sporting. Será que afinal ele tinha conhecimento do buraco financeiro e não preveniu o ex-presidente Dias da Cunha?


Antes de considerar Pinto da Costa uma das caras do sistema, manteve com ele uma relação de amizade...

Pinto da Costa contribuiu muito para o chamado movimento dos presidentes. Durante esse período nunca falhou um compromisso. A nossa relação terminou, por ironia, por causa de umas declarações de Soares Franco sobre papas.

Parece que terminou em boa hora, porque pouco depois de terminar essa amizade descobriu que o futebol português estava cheio de podres e que o cheiro vinha do Norte, mais precisamente do antigo estádio das Antas.


Nessa matéria, põe as mãos no fogo por Luís Filipe Vieira?

Ponho as mãos no fogo por muita pouca gente e depois de um conhecimento muito directo. Em relação a Luís Filipe Vieira, tenho com ele uma relação que até se intensificou depois do meu afastamento. Sei que Luís Filipe Vieira foi genuíno em relação ao manifesto, tem procurado fazer a guerra relacionada com as exigências desses documento e, portanto, tenho todas as razões para acreditar que o presidente do Benfica quer um futebol limpo. Acredito que ele fez essa escolha.


Claro que quer um futebol limpo e transparente. Por isso é que nunca afirmou que seria mais importante ter um dirigente na Liga que comprar grandes jogadores e por acaso até foi campeão nesse ano. Por isso é que ele e o seu director de futebol da altura não estão nas escutas do Apito Dourado a pedir árbitros para determinados jogos. Por isso é que a Liga nem autorizou pela mão de Cunha Leal a transferência de um jogo com o Estoril para o Algarve. Tudo isto a bem do futebol e da transparência.


Depois de ter deixado o Sporting, passou ao Benfica alguma informação sobre o "dossier sistema"?

Não, porque saí sem dossiers, mas falei com Luís Filipe Vieira muitas vezes sobre esse assunto.


Talvez nessas muitas conversas LFV tenha aproveitado para compilar o famoso dossier que foi entregue na Procuradoria-geral da Republica.



Estes são excerto da entrevista do ex-presidente do Sporting Clube de Portugal ao jornal Diário de Noticias, pessoa por quem tenho muita estima, mas que ultimamente me vem desiludindo com bastante frequência.


Deixo aqui os links para quem quiser ler a entrevista na totalidade:
- Parte 1
- Parte 2



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home