"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, junho 11, 2008

A propósito da formação...

…gostava que lessem isto e ficassem a perceber porque razão o Sporting é o clube que dá cartas a nível da formação em Portugal e no mundo.
Tínhamos uma boa formação sobretudo na estrutura técnica. Pessoas como César Nascimento, Aurélio Pereira e muitos outros emprestavam um cunho de inegável qualidade.
Contudo as condições logísticas não eram definitivamente as ideais. Mas mesmo com condições deficientes e a treinar em campos pelados, o Sporting foi capaz de formar grandes jogadores como Futre e Figo.

Agora com a criação da Academia Sporting/Puma é por demais evidente que a nossa formação alia o aspecto técnico e o logístico, o que lhe imprime um cunho ainda mais ganhador.
Basta atentar nestes numeros, onde estão todos os campeões do futebol jovem desde que se construiu a Academia ( 2002/2003 até 2006/2007 ).

Titulos:

Sporting: 2 juniores , 4 juvenis , 3 iniciados
Porto : 1 juniores , 1 juvenis , 2 iniciados
Boavista: 1 juniores
Benfica : 1 juniores

É fácil constatar que no pós Academia o Sporting foi o clube que mais títulos conquistou no futebol jovem.
Todos nos sabemos que a formação serve essencialmente para formar jogadores para a equipa sénior; vide os últimos exemplos: Ronaldo, Nani, Moutinho, Djaló, Pereirinha, Adrien, mas é sempre bom incutir nestes miúdos o espírito ganhador.

Ao alargar-se a base de recrutamento; pois a Academia permite um maior número de jogadores em regime interno, houve consequentemente uma potenciação das capacidades e dos resultados.
Anteriormente o Sporting tinha que rivalizar com a melhor escola da Europa e talvez do mundo que dava pelo nome de Ajax e que era simplesmente o clube que mais jogadores transaccionava para os colossos europeus. Ultimamente tem-se vindo a assistir a um domínio crescente por parte do nosso clube no que ao capítulo das transferências de jovens prodígios diz respeito.

Talvez esteja aqui a explicação para a tão grande procura de jogadores da formação júnior. Talvez os colossos tenham percebido a valia dos nossos miúdos e tentem leva-los mais novos e mais baratos.
Cabe ao Sporting acautelar estas situações e começar a proteger cada vez mais cedo os seus activos. Contudo parece-me que o futuro está a ser acautelado, basta ver o exemplo de Rui Fonte.

Os meus sinceros parabéns a todos os técnicos da formação e a todos os jogadores dos escalões jovens. O futuro é verde.


PS: Parabéns para nossa Selecção que está praticamente apurada para os quartos-de-final.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home