"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, julho 19, 2009

Quo vadis Sporting?

Quase 2 meses depois das eleições e do estado de graça em que o Sporting vivia ameaça ruir devido as maus resultados da sua equipa profissional (?) de futebol. Com 2 derrotas nos ultimos 2 jogos. Com um futebol paupérrimo e apenas com um reforço e 2 regressos não se adivinha facil a temporada. A escassas 2 semanas de entrar em competição a imagem que deu em 2 jogos televisionados foi de má preparação , falta de interligação entre sectores e sobretudo muita falta de trabalho.

Sinceramente olho para o nosso futebol e sou levado a pensar que fazem este grupo de rapazes que vestem a nossa linda camisola durante a semana. Futebol atabalhoado , sem fio de jogo , demasiado desligado e sobretudo com os eternos erros de palmatoria. Uma equipa que têm imensa dificuldade a criar jogo ofensivo e corre quilometros para defender mal o seu meio campo. Chega a ser confragedor o pessimo ocupar de espaços da nossa equipa. Depois a nivel ofensivo um desligar de sectores e falta de opções de passe devido ao demasiado rigor tactico e postura estatica dos nossos jogadores.

Um filme tantas vezes visto durante as 2 ultimas épocas incrivelmente continua a ter remakes sem ser corrigido. Falamos de uma equipa que pouco mudou nas ultimas 4 temporadas e que foi acrescentada com um jogador de qualidade (Matias Fernandez) e 2 regressos de jogadores da casa. Se no caso de André Marques é um jogador interessante , no caso de Saleiro não vejo que este possa ser melhor por exemplo que Tiui (a quem não foram dadas oportunidades) ou mesmo de Varela (perdido para o Porto).

Há no SCP demasiados jogadores fora de forma e acima do peso. Incrivelmente fazemos poucos jogos de preparação! Pior que isso mostramos um entrosamento ao nivel dos infantis de 1 ano quando é o 4 ano de treinador e da maior parte dos jogadores.

Sinceramente durante as eleições e a partir do momento que JEB era o mais que vencedor , defendi , apesar de não ter votado em JEB , que atendendo ao pouco tempo de preparação , Paulo Bento seria a melhor opção. Erro crasso! Paulo Bento pode ser um homem de convicções fortes e ter defendido o clube como ninguem mas mostra-se incapaz de fazer uma verdadeira analise aos jogadores que têm e a tactica que utiliza. Ainda ontem falava em relação aos seus jogadores que mostravam falta de maturidade. Será que essa imaturidade não começa no proprio treinador?

Paulo Bento tem a atenuante de apenas ter recebido um reforço que custou muita "pasta" nas palavras do presidente. É certo que os ultimos 2 titulos foram ganhos com o elan de contratações de jogadores. Em 99-00 foi a entrada de André Cruz , Mpenza e Cesar Prates. Em 01-02 foi a entrada de Jardel a dar o elan necessario a uma equipa que desatou a jogar futebol e a marcar golos. Em ambos os casos os treinadores mudaram a forma de jogar. Paulo Bento apresenta-nos este losango há 4 anos e há 4 anos que não utiliza nenhum plano de contigencia sem ser Yannick Djáló a 10 do mesmo losango.

Seria inteligente da parte do treinador olhar para dentro e verificar as lacunas e as incapacidades desta equipa e trabalhar-las até à exaustão. Mas pelo contrario. Mais que o mau futebol é os erros que se acumulam jogo após jogo sem correcção. Acrescente-se a isso a incapacidade dos jogadores lançados por Paulo Bento vindos das camadas jovens de evoluirem em comformidade com as necessidades da equipa. Ao contrario do que se diz não foi Paulo Bento o primeiro treinador a apostar nas camadas jovens nem a academia que fez despontar todos estes jogadores. Desde sempre o Sporting aproveitou e bem os jogadores da sua cantera. Esta é uma falsa questão. É claro que há coragem em apostar mas tambem na contigencia financeira em que o clube vive.

Será que as apostas foram evoluindo? Pereirinha com 3 anos de Sporting não devia ser mais jogador? Rui Patricio continua com as mesmas debilidades que apresenta desde o primeiro jogo pelo SCP. Ainda por cima jogadores como Abel , Polga e Caneira apenas para dar estes exemplos desaprenderam de jogar! Uma equipa é aquilo que treina. E a imagem que dá é de muita peladinha e pouco trabalho tecnico. Eu sei que logo virão os defensores dizer que vá lá fazer melhor ou pedir eleições antecipadas. O problema aqui é mesmo o treinador e directores desportivos. Pouca visão e demasiada amizade entre eles torna tudo num compadrio. Será que a exigencia será a devida? Será?

A escassos dias de jogarmos cartada decisiva no nosso futuro relembro a muitos as palavras de alguem que iniciou toda esta trabalhada. "Este projecto será imune as bolas na trave ou na barra..."
14 anos depois vivemos a mingua da CL e temos que ouvir um ex-presidente dizer que prefere 3 segundos lugares a 1 primeiro e 2 terceiros. Vivemos da mingua. Está a vista de todos. Uma politica e um futebol que desvaloriza tudo e todos e vemos jogadores do rival a norte serem vendidos por verbas exorbitantes e nós não vendemos ninguem como ainda damos passes na mão aos jogadores dispensados depois de termos recusados propostas bem melhores!

É um clube em que o treinador diz que os adeptos estão mal habituados devido a terem ganho taças e supertaças nos ultimos anos escudando-se a falar sobre o pessimo futebol apresentado e um jogador que responde aos assobios dizendo que os cães ladram e a caravana passa. É realmente sui generis. Um presidente que na televisão e perante a apresentação "galactica" de um nosso ex-jogador vendido ao preço da uva mijona e hoje o maior do planeta diz , que os adeptos do Real Madrid são muito exigentes com a equipa e que alem de vitorias exigem bom futebol. Que diferença há então para os adeptos leoninos? Teremos que pagar e calar? Acha que não pago bem para ver os jogos leoninos?

Mais que reforços convem fazer ver ao treinador que se quer arrepiar caminho e convencer os adeptos que o losango está caduco , que o trabalho semanal é insuficiente e que mais um 2 lugar será mediocre independentemente de quem eventualmente vier. Jogadores como Liedson , Moutinho , Vuk , Izmailov , Matias Fernandez , Miguel Veloso e Carriço não são suficientes para fazer uma equipa competitiva? Se eu posso ser demasiado exigente , há quem seja leviano na forma de analisar esta equipa e o seu treinador. Quem os poem a jogar? Quem os treina? Mais que acusar os jogadores , há que reclamar de quem os treina ou neste caso nao os treina.

São 4 anos de Paulo Bento. Se os dois primeiros anos ainda foram positivos , a terceira época foi-lhe salva por uma taça frente ao Porto e uma eliminatoria soberba contra o Benfas (talvez o ex-libris do reinado de PB para quem gosta de ganhar apenas ao rival). Nesse ano a nivel de campeonato foi horrivel o futebol apresentado e fomos elimandos estupidamente por um Rangers do mais acessivel que há memoria. Este ultimo ano mais do mesmo. Demasiados erros de casting e 4 goleadas como nunca se tinha visto no mesmo ano. No começo do 5 ano e ao contrario do que seria de esperar nada mudou. Mesmo discurso após os jogos e a mesma imagem durante os mesmos. Dizem que estamos na pré época e tal....mas para uma equipa que nada mudou isto não é uma pré época é apenas jogos treino. Porque sem mudar tactica nem futebol dá ideia que ainda estamos a jogar o campeonato 08-09 com um novo jogador.

Pergunto assim e perante este cenario ..... Quo Vadis Sporting?

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home