"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, julho 14, 2009

Jogos da minha vida.......




















Para desanuviar um pouco fui ao meu baú desencantar memorias de outros tempos. De outros campeonatos e outras taças. Tempos em que a militancia não era posta em causa e o fervor leonino era vivido de forma bem mais sentida. Não estou com isto a ter sentimentos revivalistas mas sim recordar jogos que muito gozo me deram e que a pujança leonina apesar dos resultados finais era forte.

Este post ficará sempre cortado devido a inesperada greve do meu scanner para os ultimos 5 bilhetes. Falarei dos jogos mas não os pude scannar.

Mas abreviando e iniciando o que realmente interessa começamos pelo Sporting-Sevilha.

Este jogo é o primeiro que tenho memoria de ver a nivel europeu. Lembro me de ter ido com o meu pai e termos jantado em casa de uns primos que vivem perto do antigo estadio. Lembro-me que o meu pai comprou bilhete para a superior sul mas que esta estava tão cheia que com a ajuda de um policia passamo-nos para a lateral da central coberta! Quanto ao jogo foi uma incerteza até ao fim. Estivemos sempre em desvantagem e conseguimos sempre ir ao empate. Oliveira a poucos minutos do final fez um excelente golo e pendeu a eliminatoria para o nosso lado. Lembro me de Futre estar a aquecer ao intervalo e o meu pai nao o conhecia. ( trabalhava fora de portugal e vinha de 3 em 3 meses) Fiquei todo orgulhoso de poder lhe dizer que era a grande esperança e coqueluche leonina. Infelizmente no defeso do ano seguinte partiu para as Antas...
Anos mais tarde , na noite em que despachamos a Espanha no Euro 2004 encontrei-o no Tamariz-Estoril a festejar com o Dani. Apesar de tudo sempre foi um dos meus jogadores preferidos e acabei por estar a conversa com ele. Ao falar-lhe deste jogo , perguntei-lhe se ele lembrava-se do resultado. Resposta dele..." Entrei ao intervalo e ganhamos 3-2 no fim com um golaço do Oliveira..." Espectaculo!

Os 2 jogos seguintes foram 2 épocas depois. Em 85 era Manuel José o treinador e o SCP fez uma optima prestação europeia chegar bem longe na Taça Uefa. Lamento imenso que do jogo com o Ath Bilbao não haja imagens. Porque foi dos melhores jogos europeus que tenho memoria do SCP fazer. Depois de uma derrota por 1-2 em Bilbao respondemos com um diabolico 3-0 com golos de Manuel Fernandes , Meade e uma obra prima de Sousa. Contra o Feyenoord já embalados pelas boas exibições europeias despachamos os holandeses com um 3-1 e com Jordão a assinar um grande golo numa excelente jogada colectiva. Lá é que foi sofrer mas chegou para passar. (1-2)

No ano seguinte jogamos com o poderoso Barcelona. Depois de uma derrota por 0-1 na catalunha com Negrete a falhar escandalosamente o 1-1 e com o meu tio a queixar-se de uma apitadela do arbitro apos a marcação do livre que deu o golo , o SCP perante o seu publico e com o estadio á pinha fez uma exibição de sonho corolada com 2 golos de vantagem até 8 minutos do fim , quando um pontapé a mais de 35 metros a entrar no angulo deitou completamente por terra as aspirações do SCP e deixou o escriba a chorar na bancada.
Fernando Mendes fazia anos nesse dia e foi dele os 2 cruzamentos para os 2 golos. Se não tivesse sido guloso podia ter dado a marcar o 3 golo a Meade em vez de querer ser ele a fazer e mandar por cima.

7-1 ! O velhote no cais do sodré nem queria acreditar quando lhe disse o resultado. Tive que voltar a dizer-lhe e mesmo assim foi preciso chegar mais gente a gritar 7 para o homem acreditar. A historia já toda a gente sabe. Mas a o escriba acrescenta uma curiosidade. Fui com o Rodrigo Albergaria ao jogo (Foi o Dj do News e fez ou faz radio) . Ele era muito amigo do meu primo e o meu tio aconselhou os meus pais que o rapaz era de confiança e eu podia ir com ele.
As 9 da manha estava na estação de Oeiras para ir na concentração da Juve. Ao meio dia e depois de nos encontrarmos com todos os nucleos lá chegamos a Alvalade e entramos para o estadio. O jogo foi o que foi. Na vinda em vez de vir para casa fui para casa do meu tio. Queria festejar com ele. E assim foi. Para grande cabeça do meu pai que não tinha querido ir ver o jogo lá fomos todos jantar fora e eu só queria beber seven up para gaudio do meu tio e para infelicidade do empregado que era lampião. E aquele sorriso de olhos fechados do meu tio a dizer ao meu pai. " Deixa lá o miudo , é para festejar! "

Supertaça
SCP 1 SLB 0
Naqueles anos de mingua este foi um trofeu no deserto. No ano anterior tinha ido ao jamor e depois de termos eliminado o FCP nas antas até eramos favoritos. Mas 2 golos de genio do estrabico Diamantino deitaram por terra as nossas esperanças e de nada serviu o golo de Marlon.
Mas neste jogo era mais que certo a nossa vitoria. Tinhamos dado 0-3 na luz por isso nada nos iria impedir de levantar o caneco. E assim foi. 1-0 bastou para acrescentar mais um golo ao total de 4-0 nos 2 jogos.

Penultima jornada
Fizemos um grande campeonato mas o mês de março deitou tudo a perder.( este jogo é do ano do Bilbao e Feyenoord) Eliminados da taça de Portugal pelo Benfas (0-5) e pelo Koln na taça Uefa (1-1 e 0-2) chegavamos a este jogo já sem hipoteses de ser campeão apesar dos escassos pontos de desvantagem. Estadio da luz completamente a pinha. Benfica liderava com mais um ponto que o FCP que jogava em Setubal. Aos 20 minutos já o estadio estava em silencio para gaudio dos 3 mil Sportinguistas. Golos de Morato e Manuel Fernandes davam a vantagem ao SCP. Vantagem essa que se manteve até ao intervalo mas com o FCP já a ganhar em Setubal com um golo de Futre. Na 2 parte o benfas carrega e reduz por Maniche. Depois foi o maior inferno que alguma vez assisti com aquele estadio completamente em ebulição a empurrar as papoilas para a frente. Valeu-nos o Keeper. Esse homem que é a razão do meu amor pelo clube. Com defesas mirabolantes , Damas foi evitando o empate até ao fim do jogo dando de bandeja o titulo aos azuis e brancos. No final o escriba foi agredido e começou aqui a sua ausencia de fair-play para com o clube de carnide. ;-)

SCP-Napoli
Nem foi um grande jogo mas posso dizer que vi DEUS DIEGO no nosso estadio e por minutos apos o jogo acabar vestir a nossa camisola... ;-)
Empatamos 0-0 cá e lá. Lá houve aquela rabula do penalty defendido pelo Ivkovic ( que repetiu no mundial) a Maradona mas foi insuficiente para seguir em frente embora tenhamo-nos batido de igual para igual.

SCP-Timisoara e SCP-Inter
Nesse ano tivemos varios grandes jogos em Alvalade. Marinho Peres levou-nos as meias finais e só baqueamos perante o vencedor Inter. Eliminamos tambem o Malines e Bologna e o Vitesse. Mas estes 2 jogos ficaram me na memoria por o primeiro termos goleado sensacionalmente a equipa romena e porque no jogo com o Inter em Alvalade deveriamos ter marcado pelo menos 2 vezes. Perante um estadio completamente cheio o SCP falhou a hipotese de ir a Italia com uma vantagem confortavel.

Mais um jogo que ficou fora do seguimento cronologico. Tirol-SCP
Nem tem grande historia este jogo até porque perdemos 2-4 depois de termos vencido em casa por 4-0. Apenas tem 2 curiosidades. Foi o meu primeiro jogo fora de Portugal a ver o SCP e o guarda redes do Tirol chamava-se Ivkovic....

SCP 2 SLB 0
Este jogo ficará na historia dos derbies porque é o que detem o golo mais rapido entre os 2 rivais da 2 circular. Aos 12 segundos Balakov fez um golaço e deixou Sousa Cintra a gritar aos microfones da SIC " Ka granda golo!! Espectaculo !! Maravilha!" e claro está um estadio ao rubro. Yorda fez o segundo num jogo arbitrado por esse grande boi preto que dáva pelo nome de Carlos Valente. Um lampião ressabiado que tudo fez para nos prejudicar nesse jogo e em varios da carreira.

SCP 2 Celtic 0
Depois de uma derrota injustissima por 0-1 em Glasgow , o Sporting perante 66 mil espectadores , record do velhinho estadio , brindou 60 mil leões e 6 mil catolicos do celtic com um recital futebolistico. Os homens de Robson fizeram uma exibição de gala coroada com 2 golos de Jorge Cadete. O pior foi na eliminatoria seguinte.......

Real Madrid-SCP
Talvez a melhor exibição fora que vi o nosso clube fazer e o jogo que deu a descobrir Luis Figo ao mundo. 3 bola na barra Merengue e um frango de lemajic deixaram o escriva entre o extase e o desespero. ;-) A critica foi unanime a dizer que o SCP foi injustamente eliminado. No jogo da 2 mão mais uma exibição soberba e mais um frango de Lemajic. Sem duvida que esta equipa merecia ter tido melhores quarda redes. Que estão interligados a quase todas as desgraças dessa equipa.

Maritimo 0 Sporting/Iordanov 2
Depois de tantos anos de seca e perante um estadio completamente verde e branco. Duvido que tenha havido tamanha enchente igual numa final da taça de Portugal. Ewerton foi adiando o pior e enervando os milhares de Sportinguistas que ansiavam pela almejada taça. Obrigado Iorda pelo empenho e abgenação em obter o 2 golo. Foi a festa e a entrada de Roquette e Santana.....

Scp- Monaco
Mais que a exibição , resultado e o fantastico golo de Leandro este jogo é marcante por ser o 1 na liga dos Campeões por parte do nosso clube. Num areal o SCP conseguiu entrar com o pé direito na CL sobre o comando de Octavio. Isto depois de uma pré eliminatoria com o Beitar.

99/00

SCP 2 FCP
O inicio do acreditar no sonho. O voltar a ser campeão. Julgo que nunca festejei tanto no final de um jogo a meio do campeonato. Mas pela primeira vez tive a convicção que estavamos a caminhar para o tão almejado trofeu. O meu pai ao meu lado só dava bitaites atras de bitaites. O que nós saltamos com os golos de André Cruz e Secretario. Paguei 5 contos a um colega para trabalhar por mim e acabei por lhe dar 2 contos e uma porradao de cd´s gravados. Valeu a pena. Obrigadinho Secretario. Deste jogo não tenho o bilhete. Era o primeiro ano que tinha lugar de época e nem sequer apanhei qq bilhete do chão. Bem arrependido fiquei.

SCP-Belenenses
Primeiro trofeu da era Paulo Bento. Fizemos uma boa exibição mas que só no ultimo minuto materializamos em golo. Liedshow pois tá claro.

Ficam a faltar 7 jogos que mal o meu scanner se assuste com o martelo que paira sobre ele e desate a trabalhar será finalizado. De qualquer forma deixo aqui os jogos para terem uma ideia. Inauguração do Alvalde XXI ,Portugal-Espanha , Final da Uefa SCP- CSKA e Newcastle do mesmo ano , Fulham-Everton , SCP-FCP Final da taça de Portugal e SCP 5 SLB 3.

Tenho muitos mais bilhetes (quase 200) e mais teria se não fosse os lugares de época serem com cartão. Muitos jogos assistidos e alguns que deixei de fora por opção. Acima de tudo já levo quase 3 decadas a assistir futebol leonino ao vivo. Já vi de tudo. Paulo Bento não é com certeza o pior treinador e as vezes nas minhas criticas posso ser injusto por tudo aquilo que ele já alcançou para o Sporting. Mas se critico é porque acho que há capacidade e materia humana para ser muito mais que isto. Basta PB perceber que o futebol nao começa e acaba no losango e que há muita gente insatisfeita com o que ele preconiza como futebol do SCP. Todos os anos renovo a fé e espero o titulo. Ainda o espero e com Paulo Bento mas é preciso mudar. É que por muito que me critiquem eu estarei lá. E agora não falo das pessoas que vivem longe ou não têm capacidade para obter bilhetes. Falo sim de adeptos que viraram as costas pelo simples facto de estarem desapaixonados pelo futebol leonino. É na pré época que se renova os votos...percebem agora as minhas preocupações?

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home