Hora de Unir
O Sporting é um clube diferente, dizemos. Pelo nosso historial eclético, pelas nossas posições, pela nossa capacidade de inovação, pelos títulos conquistados, pelo imenso historial, pelos atletas que ostentaram o leão ao peito e que glorificaram o nome do Clube e do País por esse mundo fora, pela forma como sempre enfrentámos os desaires do nosso Clube e o continuamos a apoiar. Simplesmente, porque somos Melhores.
Mas infelizmente, nos últimos anos, esta ideia de sermos diferentes tomou também uma outra perspectiva. Perspectiva esta que se tem tornado fracturante. Este antagonismo reflecte-se ainda mais neste mundo virtual. Assistimos, hoje, entre os adeptos que mais vivem o Sporting ( e aqui a justiça a todos. De um lado ou outro só sentindo o Sporting como todos sentimos, podemos ter esta postura tão activa na vida do clube ) um claro distanciamento cada vez mais claro e extremado entre os que acreditam no actual caminho e os que querem um corte drástico com o passado recente em termos de projecto para o clube.
A verdade é que esta luta interna apenas se vive no Sporting. Nos nossos adversários directos, esta divisão não existe, bem pelo contrário, todos seguem quem manda de forma quase cega e todos acham que os caminhos tomados por esses clubes são os certos e confiam que as suas direcções os guiarão ao objectivo final.
No Sporting, não. No Sporting discutimos assuntos que nos outros clubes, os adeptos parecem nem saber que existem ou se sabem ( e caramba!, devem saber ... ) pouco lhes importa. E às tantas, parece ser mais importante termos razão nas opções políticas que defendemos para o clube que as próprias vitórias. E este antagonismo é directamente proporcional aos anos que passamos sem ganhar o campeonato.
Em termos de opiniões, os adeptos do Sporting parece que se movem hoje entre duas cores, não o nosso Verde e o Branco, mas entre o Preto e o Branco. E todos somos responsáveis.
O que quero dizer com isto é que parece não haver meio termo. Ou somos radicalmente contra, encontrando em toda e qualquer situação algo que criticar, ou somos acriticamente a favor, acreditando que tudo tem a sua explicação e/ou desculpa ( Porque não quero deixar dúvidas, estou mais perto da segunda hipótese, mas não de forma cega ). Esquecemos assim, que o mundo, os acontecimentos e a realidade é feita essencialmente de cinzentos em várias gradações tonais.
Resumindo, as acções de alguém por vezes são melhores outras piores, mas jamais sempre boas ou sempre más. E é apenas acreditando nesta possibilidade que nos podemos unir em torno do Clube. Se estamos constantemente em acções persecutórias , criticando tudo o que actual direcção realiza, acreditando sempre haver um fundo de maldade ou pelo menos de incompetência,ou se pelo contrário julgamos que nada deverá ser corrigido, que tudo o que é feito é correcto, então não estamos, em última análise a ajudar o Sporting ! Mantenhamos o espirito critico, criticando quando acharmos que temos de criticar, apoiando o que for de encontro as nossas ideias, mas que o façamos pelas acções que estamos a avaliar em cada momento e não porque existe uma agenda por trás.
Deixemos de julgar constantemente a seriedade de todos os que integram a direcção do Sporting. Que país este, que clube este, que acha sempre que há interesses pessoais em tudo e que o Presidente do Clube, seja ele qual for está sempre ali para sacar algo ao Clube e não para o Servir ! Assim, jamais haverá União em torno do Clube, assim jamais poderemos almejar a sermos Maiores !
JEB teve um ano para limpar o que achava que precisava de limpar, para criar uma estrutura à sua medida, teve tempo para perceber que caminho esta época trilhava e assim tomar as contra-medidas necessárias para que em 2010/11 esta situação fosse diametralmente diferente. Eu acredito nesta direcção, outros não. Mas nesta altura é Hora de União, é hora de calarmos os nossos egos e aguardar pelas soluções que nos serão apresentadas. Restam 5 meses para preparar o futuro.
Esperemos por Setembro, para que possamos fazer uma avaliação mais cuidada de uma época totalmente preparada por este Presidente e então, em Setembro, avaliemos o que se passou entre hoje e então. E sim, em Setembro, pois é nessa altura que essa avaliação deve ser feita por nós. Vir tirar conclusões em Maio de 2011 será fácil, pois as coisas já se terão passado. Em Setembro, proponho a todos, os “alinhados” e os “desalinhados”, que julguem a preparação da próxima época com os dados desse momento. Eu irei fazê-lo. E como sempre disse, nessa altura serei capaz de tirar conclusões acerca do meu apoio a esta direcção.
Acima de tudo, neste meu primeiro post no Sangue Leonino, no qual, com muito orgulho recentemente fui integrado, gostava de pedir União ! Não fazer campanha, mas sugerir ponderação e esperança. E a seu tempo cá estaremos para tirar conclusões.
Viva o Sporting
ps : prometo voltar para falar de futebol !
Mário Rui Oliveira
Mas infelizmente, nos últimos anos, esta ideia de sermos diferentes tomou também uma outra perspectiva. Perspectiva esta que se tem tornado fracturante. Este antagonismo reflecte-se ainda mais neste mundo virtual. Assistimos, hoje, entre os adeptos que mais vivem o Sporting ( e aqui a justiça a todos. De um lado ou outro só sentindo o Sporting como todos sentimos, podemos ter esta postura tão activa na vida do clube ) um claro distanciamento cada vez mais claro e extremado entre os que acreditam no actual caminho e os que querem um corte drástico com o passado recente em termos de projecto para o clube.
A verdade é que esta luta interna apenas se vive no Sporting. Nos nossos adversários directos, esta divisão não existe, bem pelo contrário, todos seguem quem manda de forma quase cega e todos acham que os caminhos tomados por esses clubes são os certos e confiam que as suas direcções os guiarão ao objectivo final.
No Sporting, não. No Sporting discutimos assuntos que nos outros clubes, os adeptos parecem nem saber que existem ou se sabem ( e caramba!, devem saber ... ) pouco lhes importa. E às tantas, parece ser mais importante termos razão nas opções políticas que defendemos para o clube que as próprias vitórias. E este antagonismo é directamente proporcional aos anos que passamos sem ganhar o campeonato.
Em termos de opiniões, os adeptos do Sporting parece que se movem hoje entre duas cores, não o nosso Verde e o Branco, mas entre o Preto e o Branco. E todos somos responsáveis.
O que quero dizer com isto é que parece não haver meio termo. Ou somos radicalmente contra, encontrando em toda e qualquer situação algo que criticar, ou somos acriticamente a favor, acreditando que tudo tem a sua explicação e/ou desculpa ( Porque não quero deixar dúvidas, estou mais perto da segunda hipótese, mas não de forma cega ). Esquecemos assim, que o mundo, os acontecimentos e a realidade é feita essencialmente de cinzentos em várias gradações tonais.
Resumindo, as acções de alguém por vezes são melhores outras piores, mas jamais sempre boas ou sempre más. E é apenas acreditando nesta possibilidade que nos podemos unir em torno do Clube. Se estamos constantemente em acções persecutórias , criticando tudo o que actual direcção realiza, acreditando sempre haver um fundo de maldade ou pelo menos de incompetência,ou se pelo contrário julgamos que nada deverá ser corrigido, que tudo o que é feito é correcto, então não estamos, em última análise a ajudar o Sporting ! Mantenhamos o espirito critico, criticando quando acharmos que temos de criticar, apoiando o que for de encontro as nossas ideias, mas que o façamos pelas acções que estamos a avaliar em cada momento e não porque existe uma agenda por trás.
Deixemos de julgar constantemente a seriedade de todos os que integram a direcção do Sporting. Que país este, que clube este, que acha sempre que há interesses pessoais em tudo e que o Presidente do Clube, seja ele qual for está sempre ali para sacar algo ao Clube e não para o Servir ! Assim, jamais haverá União em torno do Clube, assim jamais poderemos almejar a sermos Maiores !
JEB teve um ano para limpar o que achava que precisava de limpar, para criar uma estrutura à sua medida, teve tempo para perceber que caminho esta época trilhava e assim tomar as contra-medidas necessárias para que em 2010/11 esta situação fosse diametralmente diferente. Eu acredito nesta direcção, outros não. Mas nesta altura é Hora de União, é hora de calarmos os nossos egos e aguardar pelas soluções que nos serão apresentadas. Restam 5 meses para preparar o futuro.
Esperemos por Setembro, para que possamos fazer uma avaliação mais cuidada de uma época totalmente preparada por este Presidente e então, em Setembro, avaliemos o que se passou entre hoje e então. E sim, em Setembro, pois é nessa altura que essa avaliação deve ser feita por nós. Vir tirar conclusões em Maio de 2011 será fácil, pois as coisas já se terão passado. Em Setembro, proponho a todos, os “alinhados” e os “desalinhados”, que julguem a preparação da próxima época com os dados desse momento. Eu irei fazê-lo. E como sempre disse, nessa altura serei capaz de tirar conclusões acerca do meu apoio a esta direcção.
Acima de tudo, neste meu primeiro post no Sangue Leonino, no qual, com muito orgulho recentemente fui integrado, gostava de pedir União ! Não fazer campanha, mas sugerir ponderação e esperança. E a seu tempo cá estaremos para tirar conclusões.
Viva o Sporting
ps : prometo voltar para falar de futebol !
Mário Rui Oliveira
Sangue LEONINO
44 comentários:
At 11/4/10 18:44, marco said…
ganhamos na luz em andebol!!!!!
22-23!!! excelente vitoria!!!
At 11/4/10 18:46, Anónimo said…
Bom post os meu parabéns
@leo@
At 11/4/10 18:48, Leonino said…
Grande estreia!
Um abraço Mário
Já agora: a nossa equipa de andebol acaba de ganhar na luz 22-23
At 11/4/10 19:01, amp said…
Parabéns pelo texto, é realmente hora de parar de dizer mal de tudo e de quase todos!!!
É hora sim de nos unirmos todos pelo clube que amamos!!
Força Sporting, estamos contigo
At 11/4/10 19:03, Juvenal Carvalho said…
A vitória no Andebol cheira-me a bom prenuncio para terça ;)
Boa estreia do Mário neste espaço!
At 11/4/10 19:04, Mike BlitzGreen said…
Caro Mario Rui Oliveira. Bom post. Acaba por por o dedo na ferida.
Sinceramente eu não me guio por aquilo que os adeptos dos nossos rivais vivem. Talvez até pk infelizmente eles vão ganhando mais que a gente. É certo que o clima devia ser de união mas quem manda pouco ou nada tem feito para propor ou proporcionar essa união.
Falo por mim. Tenho defendido as minhas ideias e não ando ao sabor do vento. Não votei nesta direcção por isso ela não me pode desiludir como eleitor leonino. Mas como adepto deixa-me profundamente desagradado e sobretudo desconfiado com um possivel futuro proximo nas mãos deles. Mas se por um lado sou critico por outro e apesar disso raramente digo não ao meu clube , marcando presença paulatinamente nos jogos em casa e de quando em quando nos jogos fora. E discordo que devemos dar até Setembro para avaliar esta época. São opiniões e respeito a tua mas ao olhar para aqui temo pela proxima. E sobretudo temo pelo jogo de interesses com o empresario Jorge Mendes. Não podemos ser um entreposto!!! Setembro vem longe e tal como as eleições do ano passado não é nessa altura que se faz um balanco de 2009-10 e que se projecta o 2010-11. Mas como Sportinguista indefectivel acredito sempre que possamos ganhar mesmo que o meu sentido critico e racional me diga o contrario. Tal como disse num comentario de hoje noutro post. Bons treinadores e bons jogadores podem nos fazer ganhar um campeonato. Um rumo e uma estrategia juntamente com esses 2 factores podem criar uma hegemonia.
De todo o modo os meus parabens pelo primeiro post de muitos (espero). Temos opiniões (algumas) contrarias e já trocamos calorosas discussões. No entanto e a meu ver o seu ingresso no Sangue Leonino vai proporcionar debates interessantes e elevar a procura por um Sporting melhor!
PS- Apesar da vitoria ser excelente , na luz assistiu-se a um SCP muito soluçante!!! Um Sporting mais forte e racional não teria sofrido tanto. No entanto parabens equipa!!!!!
SL
Miguel Damas
At 11/4/10 19:15, Yazalde said…
Parabéns pelo post.
Unidos seremos mais fortes
Viva o Sporting!!
http://sportingsomosnos.blogspot.com/
At 11/4/10 19:17, Cristiano Moreira said…
Belo post sobre um grande Sporting, não foi fácil a victória na luz,foi justa e isso é qo mais importante espero que seja uma boa rampa de lançamento para a próxima terça feira.
At 11/4/10 19:32, RFM said…
Welcome MRO.
O meu treinador preferido era Manuel José.
O Homem sabe de futebol até dizer chega...
mas com estes SADs-JEB nenhum conseguirá levar o SPORTING para outro rumo. O Exemplo de cedência para o slb do jogo é bem visivel entre outros. O FCP nunca o faria nem vice/versa.
At 11/4/10 20:08, Francisco Fernandes said…
Ainda bem que há quem pense e diga abertamente como devemos expressar e viver o nosso sportinguismo!Semre Unidos em volta do nosso Ideal e na defesa do nosso clube!Mas sem ideias preconcebidas,que normalmente só servem para dar trunfos a quem nunca os deveríamos dar.Uma coisa é falar em tertúlia(s),outra na blogosfera,No 1º caso fica tudo entre nós e até é salutar trocar ideias,e tomar conhecimento de pontos de vista diferentes dos nossos;no 2º prefiro muitas vezes não tocar no teclado para que não digam que em casa que não há pão...Como alguém disse atrás e muito bem UNIDOS será mais dificil venceren-nos!!!MRO,gostei sinceramente desta entrada à vencedor.
At 11/4/10 20:13, Juvenal Carvalho said…
Dez títulos nacionais de Juniores na Natação, num total de mais 5 segundos lugares e cinco terceiros, fizeram do nosso Clube o mais medalhado dos Nacionais realizados neste escalão.
Em Seniores conseguimos um título nacional, mais dois segundos e um terceiro lugar.
Parabéns a nossa Natação... A ver pelos resultados dos juniores, em que conseguimos igualmente diversos recordes nacionais, temos o futuro garantido nesta modalidade.
At 11/4/10 20:24, Pai da Leoa said…
Há que pensar em voltar a subir...
...e voltar a ser campeão, JC !!!!
At 11/4/10 20:39, Juvenal Carvalho said…
Henrique, temos bons juniores... a trabalhar assim, é difícil não termos futuro.
Voltar a subir deverá ser relativamente fácil... Quanto ao ser campeão é bem mais complicado a curto prazo pelo menos.
Não fazemos é como o carnide que vais buscar nadadores olímpicos que nem em Lisboa treinam!
At 11/4/10 20:43, Pai da Leoa said…
Ou como fazem na Amadora (e nesse aspecto, o Presidente do FCP, não lhes perdoa e mandou a boca...), onde a Câmara subsidiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa com "meia dúzia" de €€€€€ a coisa....
At 11/4/10 21:01, Felizberto said…
"Esperemos por Setembro, para que possamos fazer uma avaliação mais cuidada de uma época totalmente preparada por este Presidente e então, em Setembro, avaliemos o que se passou entre hoje e então."
-----------------
Não posso concordar com esta opinião quando foi o próprio JEB que afirmou repetidas vezes que a época estava a ser preparada para ser atingido o principal objectivo (ser campeão), que estava aliás, e ainda de acordo com o presidente, à curta distância de mais um pouco de treino e sorte, a que algumas semanas mais tarde foi adicionada essa postura surpreendente chamada "cagança".
Estava aliás a ser preparada pela equipa de JEB (MRT, Barbosa, Bento), que segundo ele era o garante de uma gestão altamente profissional e de qualidade para o futebol do clube.
Equipa que, no momento critico da sua saída, foi elevada aos píncaros pelo presidente, que chegou a afirmar nem saber o que fazer a partir daquele momento sem poder contar com o trabalho dos profissionais que saíam, fragilizando desde logo quem quer que viesse a entrar.
Creio que é de facto em união (desde que seja uma união responsável, responsabilizadora e consciente) que teremos todos de viver o clube, mas sem revisionismos, numa tentativa, consciente ou não, de reescrever a história.
JEB e a sua nova equipa (que parece incluir o empresário FIFA Jorge Mendes num papel de grande preponderância - algo que ainda dará muita discussão no futuro) trabalham (diz-se, porque na verdade os indícios não são famosos) na nova época, aprestando-se, pelo que vai sendo comentado, a aplicar uma metodologia que foi derrotada nas eleições.
O resultado desse trabalho poderá de facto ser avaliado logo em Setembro ou, de forma definitiva, no final da época 2010/2011, agora a avaliação da época que terminará nalgumas semanas terá de ser feita no final de Maio, e o principal responsável pelo trabalho efectuado tem um nome, José Eduardo Bettencourt.
Querer "estender" a avaliação desse trabalho, associando-o à próxima época, parece-me ilógico, irresponsável e, porque não escreve-lo, totalmente inusitado e lesivo do próprio clube.
At 11/4/10 21:01, Nuno Paulista said…
Depois de uma época repleta de asneiras, actos de gestão completamente falhados (que já nem vou enumerar!), entrevistas e baboseiras a envergonhar o clube e de fazer corar os adeptos, ter de esperar por Setembro para avaliar o desempenho de um incompetente, parece-me algo caricato. Quem é incompetente e sem perfil para ser dirigente desportivo hoje, não passará a ser competente em Setembro, simplesmente porque não sabe. Espanta-me muito que a oposição a JEB, não seja mais forte, mas infelizmente, também aí somos um clube diferente!!! Com adeptos pacientes! Com adeptos sempre a assobiar para o lado! Com adeptos conformados! Com adeptos e dirigentes contentes com 2ºs lugares! Enfim, tudo o que personifica o que é a falta de ambição!
De qualquer maneira e mesmo não concordando com a ideia geral, parabéns a este recente Editor. Também se pode ser defensor de JEB, sem descer o nível!!!
SL
Nuno Paulista
At 11/4/10 22:43, simpatizante said…
Bem Vindo Mário Rui Oliveira.
Remarmos todos para o mesmo lado é difícil. Eu, por exemplo acho que um Clube como o Sporting precisa de um Presidente a sério (pode ser que este que lá está ainda me surpreenda...duvido), de uma equipa de futebol a sério e de um treinador a sério. Penso eu. E como o Sporting de hoje não tem nada disto... não posso apoiar a situação.
VIVÓ SPORTING
At 11/4/10 22:46, simpatizante said…
As aquisições para a época que decorre foram um verdadeiro fiasco, gastaram dinheiro mal gasto, e estamos a lutar por um mísero 4º lugar!!!!.
O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL NÃO É ISTO.
At 11/4/10 23:38, 10A said…
MRO,
Sendo visita regular, sinto-me com um bocadinho de legitimidade para também lhe dar as boas vindas.
Quanto ao conteúdo do post, deixe que lhe diga que gostei. Concordo com a ideia de "dar tréguas" à Direcção, porém confesso que ou se acertam vários tiros no alvo (o treinador, aquisições e dispensas de jogadores, o pavilhão, etc) ou a impaciência vai impulsionar a descrença de muitos com muita rapidez.
Achei graça quando referiu que os sócios do Sporting se interessam por questões que os dos outros clubes nem sequer querem saber, pois é, o que nos faz ser diferentes deles é pensarmos :)
Saudações Leoninas
At 12/4/10 00:31, Manuel Lima said…
Parabéns, um texto muito bom e que põe 'o dedo na ferida'.
At 12/4/10 01:07, bola-9 said…
ja´nao a´pachorra para tanto colo,depois de ver a equipa do srºex atual nao sei que da liga, e presidente da camara de onde e´a oliveirense ,esta a ser levada au colo por o srºpaulo batista,espero que o srº ferreira na terça nao faça o que o chefe mandou.so´me faltava esta noticia de parar um pais e arredores,{camisola do benfas entre os camisas vermelhas tailandeses}
At 12/4/10 02:16, jvl said…
MRO,
"Esperemos por Setembro, para que possamos fazer uma avaliação mais cuidada de uma época totalmente preparada por este Presidente e então, em Setembro, avaliemos o que se passou entre hoje e então. E sim, em Setembro, pois é nessa altura que essa avaliação deve ser feita por nós. Vir tirar conclusões em Maio de 2011 será fácil, pois as coisas já se terão passado."
Estás a dizer Setembro de 2011? 2011!?!?!?
Há uns tempos a "desculpa" era que 4 meses era pouco tempo para avaliar o trabalho da Direcção, em seguida que se deixasse chegar ao fim o 1º ano de mandato; agora, assumindo que o que pergunto acima está correcto, pedes que se deixe chegar a Setembro de 2011, para que possamos avaliar "uma época totalmente preparada por este Presidente e então, em Setembro, avaliemos o que se passou entre hoje e então."
Esta época, segundo o que disse JEB em campanha, JÁ ESTAVA A SER PREPARADA!!
Dizes que estás mais perto da 2ª possibilidade, ou seja, "acriticamente a favor" ressalvando que não cegamente. JEB tem sido um desastre, acumulando erros atrás de erros e ainda assim, vejo-te desculpares-lhe tudo. Cegamente.
Se te referes a Setembro de 2010, posso dizer-te que não é preciso esperar tanto tempo para avaliar a prestação de JEB. É que, repito, o "gestor de topo" disse que tinha carta de pesados, entre outras idiotices.
Esta época é negra. Desde os resultados desportivos ao comportamento de JEB para com adeptos, sócios passando pela não defesa do bom nome e interesses do SCP em relação a clubes como o nacional e o slb.
Pior que JEB nos últimos anos, apenas o Bigodes e o Pedro Santana Lopes.
SL
At 12/4/10 02:17, jvl said…
10A,
"Achei graça quando referiu que os sócios do Sporting se interessam por questões que os dos outros clubes nem sequer querem saber, pois é, o que nos faz ser diferentes deles é pensarmos"
Não. O que nos faz discutir Project-Finances e afins é a desconfiança existente na capacidade destes "gestores de topo" e o facto de não obtermos resultados desportivos.
At 12/4/10 04:06, Anónimo said…
JVL
Boa Noite ... onde é que leste Setembro de 2011 ?!
Vou repetir ..."E sim, em Setembro, pois é nessa altura que essa avaliação deve ser feita por nós. Vir tirar conclusões em Maio de 2011 será fácil, pois as coisas já se terão passado."
Em Setembro ... porque em Maio de 2011 (...) AS COISAS JÁ SE TERÃO PASSADO" ... Estava a dizer Setembro de 2010 ... como todos até agora perceberam, creio, menos tu ... tal era a vontade de me contrariar! lol :)
JVL
não arranjo desculpa para tudo ... já critiquei o JEB e se te deres ao trabalho sabes que o cemecei logo no primeiro dia do "Paulo Bento Forever".
Mas seria igualmente interessante ver-te admitir que já criticaste sem informação e depois viste que se calhar não estavas tão certo quanto parecia, como no exemplo recente do adiamento do jogo com o Benfica ( e este apenas um exemplo )
Se eu achasse que tudo tinha sido bom, não colocava esta minha baliza temporal em Set de 2010, mas sim de 2012 ...
Já tu e quem mais agora ataca JEB desenfreadamente, gostaria de ver reconhecer pontos positivos, o que vos parece ser impossível, pois desconfio que faz alergia. Por exemplo,
- Costinha terá sido uma decisão Má ?
- Trabalhar preferencialmente com Jorge Mendes é mau ? (será melhor trabalhar com Gilmar Veloz, Stojodikovic (?) ou Paulo Barbosa ) ?
- A recente contratação de um Brand Manager, como o Pedro, que vem da CocaCola, Vodafone, MyBrand, etc ... não vos suscita nemhum elogio ? Ou só quando é para dizer mal é que te sentes motivado ?
A ti, ainda te faço a justiça de admitir que sempre foste contra ! Ao menos não és contra apenas porque o Super-advogado foi posto a andar, como outros
JVL
lá está ... "a desconfiança nos gestores de topo". Ora é claramente o que eu digo no post ...
"Deixemos de julgar constantemente a seriedade de todos os que integram a direcção do Sporting. Que país este, que clube este, que acha sempre que há interesses pessoais em tudo e que o Presidente do Clube, seja ele qual for está sempre ali para sacar algo ao Clube e não para o Servir !"
No Benfica, por exemplo, o passivo é bem maior, fazem empréstimos obrigacionistas para pagar os antigos, gastam o dinheiro de patrocinios de 12 anos, nas contratações de 1 ano, têm 40% da SAD, não têm património nenhum ... mas ninguém quer saber disso ...
At 12/4/10 10:34, Anónimo said…
Parabéns pelo excelente post. Um texto bastante equilibrado e onde coloca todos os dedos na ferida. Esperemos que a sua presença neste blogue seja uma lufada de ar fresco e que sirva para o dinamizar novamente.
Luis Henriques ( Verde CDV )
At 12/4/10 11:51, Hugo Malcato said…
Mário,
Em primeiro lugar, parabéns pela tua estreia aqui n'O Sangue Leonino.
Obviamente que colocas o dedo na ferida e abordas um sem fim de assuntos que estão na berra dentro do nosso Sporting.
Infelizmente, muitas das posições assumidas pelos sportinguistas assumem o extremismo que poderá fragilizar o clube. Por alguma razão, mais do que apelar à união, acho que se deve dar ao trabalho de entender de vez porque é que não existe essa mesma união. Quer dizer, acredito que se sabe o porquê mas simplesmente se assobia para o lado à espera que se esfumace tudo.
Penso ser "desnecessária" a comparação com os adversários pois se neles não há "barulho" provavelmente é porque há cegueira, seja auto-determinada ou induzida por quem dirige.
O melhor timing para avaliar o que quer que seja, é o actual, de forma simples: Isto está bem encaminhado ou não está? Perdida que está esta época - tal como se antevia em Maio/Junho do ano passado - há sinais que deixam antever que há algo a ser preparado atempadamente.
Mais do que dizer que espero por Julho, Setembro ou Dezembro faço a mesma pergunta que fazia no ano passado ou há dois anos: Porque é que não houve coragem de mudar algo mais cedo?
At 12/4/10 11:54, Anónimo said…
No Benfica, por exemplo, o passivo é bem maior, fazem empréstimos obrigacionistas para pagar os antigos, gastam o dinheiro de patrocinios de 12 anos, nas contratações de 1 ano, têm 40% da SAD, não têm património nenhum ... mas ninguém quer saber disso ...
Isto acontece porque vão ganhar o campeonato.E o que é que o Sporting ganha? Zero .Vai ficar em 4º ou 5º .Vergonha.
Um clube grande tem que ganhar de vez em quando senão definha e morre.E o sporting não ganha e os seus dirigentes ficam satisfeitos com o 2º lugar.Está tudo dito!
At 12/4/10 12:06, Anónimo said…
At 11:54, Anónimo said…
"No Benfica, por exemplo, o passivo é bem maior, fazem empréstimos obrigacionistas para pagar os antigos, gastam o dinheiro de patrocinios de 12 anos, nas contratações de 1 ano, têm 40% da SAD, não têm património nenhum ... mas ninguém quer saber disso ...
Isto acontece porque vão ganhar o campeonato.E o que é que o Sporting ganha? Zero .Vai ficar em 4º ou 5º .Vergonha.
Um clube grande tem que ganhar de vez em quando senão definha e morre.E o sporting não ganha e os seus dirigentes ficam satisfeitos com o 2º lugar.Está tudo dito!"
Vergonha é o que estás a dizer. Uma Aberração. Ou tens menos de 18 anitos e ainda andas no secundário à procura do que fazer pela vida, ou se tens mais que mesmos 18, não deves estar concerteza a tirar um curso de Gestão ou Economia, para poderes dizer uma Aberração dessas.
At 12/4/10 12:10, renato said…
Parabéns Mário pelo seu primeiro post.Quanto a união se começarmos a ganhar ou pelo menos a lutar pelo primeiro lugar até ao fim da liga vai sempre haver união.Os sportinguistas querem ganhar e querem mais informação positiva sobre o clube.Alguém sabe que no próximo sabado vai haver o dia verde com milhares de jovens das escolinhas de todo o país? Já não era altura de informar nos vários orgãos de comunicação social? Nem no nosso site nada vém.E alguém reparou que todas as equipas que jogaram na quinta para a uefa jogaram ontem? Porque será que tivemos que anuir ao adiamento do jogo e ainda por cima sermos muito prejudicados.è tudo isto a falta de organização que anda pelo nosso clube.
At 12/4/10 13:13, PauloLionheart said…
Nao me parece que haja desuniao no Sporting...
Em qualquer clube que nao ganhe ha sempre contestacao, o que e muito diferente de desuniao!!!!
As comparacoes que fases com os rivais nao me parecem corectas, os tripeiros tem tido tem tido um fartote de titulos nos ultimos 30 anos, vao conetstar o que??? Os lampioes recentemente andavam todos do avesso com o orelhas dos pneus e a sua direccao, este ano estao a lutar por tudo e mostram bom futebol, vao contestar o que??? A direcao e a mesma os resultados e que sao diferentes!!!
Queres maior uniao que 90%???
Desde que foi eleito este presidente tem sido uma autentica desgraca. Este sim, devias de acusar de desunir os Sportinguistas...
JEB vai ser avaliado todos os anos, amado quando ganhar, contestado enquanto as coisas continuarem como estao!!!
E assim com todos!!!!
Este clube nao precisa de uniao, precisa de... ambicao!!!!
Saudacoes leoninas
At 12/4/10 14:54, renato said…
Querem união quando temos presidentes que se preocupam maios com as galinhas do que pelo nosso clube.basta ver o adiamento do jogo com as galinhas onde o grande beneficiado foi a equipa da carnide que teve mais dois dias de descanso e recuperou duas pedras titulares e com grande importancia no plantel.Luisão e saviola..agora ganhar só na playstasion..e depois quando for ao contrário somos prejudicados.Somos uns anjinhos e sempre com dirigentes a prejudicarem o nosso clube..BASTA...
At 12/4/10 14:54, Leão do Nordeste said…
Concordo com Mário Rui Oliveira.
E há um o provérbio popular muito antigo que diz:
- a união faz a força.
Portanto, de uma vez por todas, os Sportinguistas têm que se unir.
O nosso Clube é o Sporting Clube de Portugal, e não de um bairro qualquer da 2º Circular ou das Antas.
Apoiemos o SCP.
Chega de divisionismos.
Já bastam os inimigos que estão no exterior e também em certa comunicação social, onde desenvolvem o discurso da divisão e da maquinação .
O SCP necessita de todos nós.
At 12/4/10 16:46, Leão de Alvalade said…
Parabéns pela 1ª "postadura"
Saliento porém alguns pontos em que divergimos:
Não é verdade que a luta interna só exista no Sporting. Ela pode é ser mais visível.
O FCP é um caso à parte mas apenas porque tem ganho. Quando as coisas correm mal, como foi este ano, logo se fazem ouvir as vozes do descontentamento, que serão mais se o problema subsistir no próximo ano. Ou ninguém se lembra da recepção que a equipa teve quando chegava de Londres, após goleada no Arsenal. A diferença é que PdC ignorou o sucedido, matando o caso. Todos nos lembramos do que sucedeu no inicio da época com o nosso presidente...
No SLB ainda no ano passado se assistiu a episódios degradantes que culmiram em eleições de duvidosa legalidade e com o chito estatutário que se prepara. E a contestação só não é maior porque vão à frente senão as coisas andariam bem quentes.
Não creio que sejamos piores do que os outros, ou que a forma como vivemos o clube seja prejudicial. Não será dificil de concordar que tem havido uma disputa entre 2 visões para o clube, uma empresarial que muito prometeu e cujos resultados e implementação são medíocres, contra uma visão associativa que foi a matriz fundadora do Sporting. Julgo também não ser dificil de concordar que nem sempre tem sido feito de forma transparente, basta para isso ter em conta que i) não há uma auditoria e o presidente por razões de segurança (sic) disse em AG que não poderia revelar o passivo!!!
Para haver união tem que haver um movimento de agregação e este tem de ser promovido por todos, em especial porque quem foi mandatado pelos Sportinguistas para o fazer. Quer-me parecer que a esse nível muito pouco ou nada se tem tentado fazer. E quando os maus exemplos que vêm de cima proliferam não se pode pedir que seja o adepto anónimo a vir para a rua e para o estádio a clamar união.
É também assim que vejo as questões de seriedade. Também me parece por vezes haver contestação excessiva. Mas se houver transparência nos procedimentos e nas nomeações dos cargos que não são eleitos essa contestação não fará sentido. A questão é que muitos lugares são distribuídos sem cuidar de avaliar competências e posteriores actuações e daí à contestação é um passo.
At 12/4/10 16:53, McFradin said…
Oh sr Mário Rui Oliveira,
Os meus parabéns pela sua entrada na equipe de editores deste blogue onde, de facto, se sente a pulsação leonina.
Hoje escrevo com outro nome devido ao facto de já alguém ter utilizado o nick Yazalde. Eu neste blogue auto designei-me sempre como YaZalde. E você nunca me respondeu sobre questões que coloquei sobre o anterior (e para mim o pior presidente do SCP) individuo que ocupou o cargo de presidente da Direcção Leonina...
Embora lhe tenha já endereçado os parabéns pela sua entrada na estrutura editorial deste blogue, deixe-me que lhe diga que não concordo nada com o conteúdo do seu primeiro 'post'. Em termos abstractos até percebo a pertinência de lançar este tema, quase numa forma de tentar acalmar as hostes leoninas, como que tentando legitimar a direcção (tipo moção de censura) e branquear o que, e mal, tem sido feito desde Junho do ano transacto. Contudo, e como de resto já muitos bloguers antes de mim já mencionaram, a quantidade de erros, de 'casting' (treinadores, Directores, jogadores), na comunicação para dentro e para fora do clube, as próprias acções do presidente da Direcção, enfim, são tantos que a demissão até pareceria pouco para o que esta gente tem feito do Sporting Clube de Portugal...
Você quase que parece um deputado da bancada parlamentar do partido do governo quando vão discursar a defender uma determinada Lei que o governo fez. Arranjam sempre um argumentário, que muitas vezes roça a demagogia, para suportar o apoio ao governo e ao seu líder. Por acaso gostava mais que você colocasse o "dedo na ferida", perguntando porque é que se adiou a tão falada e ansiada reestruturação financeira primeiro de Setembro 2009 para Março 2010 e agora para Setembro 2010. Completamente a "destempo" da preparação da próxima temporada, que se inicia em AGOSTO 2010. A quem é que isto interessa? Será ao sr Ricciardi? É que ele tem estado há uns meses nos USA a lançar a empresa dos investimentos nas Américas em Wall Street... Será por isso que se adia o Sporting?
Por outro lado, o que se passa com os terrenos para o futuro pavilhão??? Uma situação que se arrasta desde Outubro de 2009? E ninguém da Direcção Leonina diz nada aos sócios?
Já agora Sr Mário Oliveira, quanto ao estado actual do SCP, a culpa não é toda deste recente presidente, JEB, para mim e milhares que pensam como eu, sem qualquer "rabo preso" com a dinastia que tem tomado conta do SCP desde há 7 ou 8 anos, o maior culpado deste estado de coisas é precisamente o "gigantone pateta" de seu nome Soares Franco e sua pandilha que continua lá bem infiltrada e remunerada. Esse mesmo, o que desinvistiu no plantel, que manteve o "fergusson português", que escondeu as contas e nunca deixou as mesmas serem auditadas por independentes, que "abafou" o edificio Visconde, que expulsou a direcção da SAD Leonina desse mesmo edificio para lá colocar a sede da sua empresa opway, que ganhou obras por todo o lado para essa empresa devido aos acordos que fez e à projecção que o SCP lhe deu...etc, etc... Enfim, um grande presidente, lá alto é ele, mas uma pessoa muito pequenina, sem estatura moral, anão em educação e rastejante no que ao diálogo com os sócios e adeptos diz respeito...
Estas é que me parece que são questões que os sportinguistas gostariam de ver resolvidas de vez...
Como é que o SCP, seus adeptos e simpatizantes se podem unir se os maiores interessados em manter o divisionismo se encontram disseminados pela SAD e demais empresas do universo sporting?
Lá diz o ditado popular: "Dividir para reinar"
É necessário um 25 Abril no Sporting!!! E elições para ontem...
At 12/4/10 17:16, jvl said…
MRO,
"tal era a vontade de me contrariar! lol :) "
LOL :)
Por isso perguntei se era Setembro de 2011 ou 2010. Tu é que não quiseste ler a 2ª parte do meu comentário onde digo "Se foi Setembro de 2010..." ;)
Quanto às tuas críticas, a única que te vi fazer foi exactamente ao PB Forever. Porque, e isso já vem de há muito tempo, querias o PB fora do SCP, logo, tal atitude entrava em conflito com aquilo que defendias para o SCP. De resto, e não o digo apenas para te contrariar, não te vi criticar absolutamente nada ao JEB. E episódios para tal, infelizmente, não faltam, desde as pedradas à ida para o Brasil. A não ser que sejas alérgico à crítica, para com quem, segundo dizes, usou uma sugestão tua.
Da minha parte, elogiarei o JEB quando ele o merecer, sem qualquer prolema. A questão é que até ao momento, não vejo motivos para tal.
Até mesmo porque no que toca ao pavilhão, depois de dizer durante a campanha que não se podia comprometer, houve um retrocesso nessa postura. Possivelmente, devido à postura do Ser Sporting e ao entusiasmo e interesse que existe, por parte de muitos Sportinguistas, em ver essa obra iniciada e concluída.
Agora não caio no ridículo como alguns, pelo que me lembro não foi o teu caso, que chegaram a elogiar JEB pelos reforços conseguidos para a equipa de andebol, quando ele não teve nada a ver com isso.
Em relação ao Pedro que falas (Brand Manager), não estava ao corrente. Tendo em conta o CV que falas, parece ser um "reforço de peso". Espero que faça um excelente trabalho na defesa e divulgação da Marca Sporting Clube de Portugal.
Quanto ao adiamento do jogo com o slb, que nova informação existe que te leve a dizer que as minhas críticas foram extemporâneas? É que a minha crítica nada tem a ver com a participação na Liga Europa.
Para mim, por uma questão de orgulho e defesa dos interesses do SCP, nunca deveríamos ter adiado o jogo com o slb. Por tudo o que aconteceu na temporada passada, por exemplo.
Assim como nunca deveríamos ter reatado relações com o nacional sem que este, por intermédio do seu Presidente, nos apresentasse desculpas públicas.
Postura de cavalheiros só se tem para com quem o é. Com bestas, gatunos e afins, dar a outra face, é pedir para se ser apunhalado no coração, caso a 1ª tentativa tenha falhado.
"A ti, ainda te faço a justiça de admitir que sempre foste contra ! Ao menos não és contra apenas porque o Super-advogado foi posto a andar, como outros"
Tu, por outro lado, sempre foste a favor desta linha. Eu não diria que sou contra mas sim a favor da ruptura com o passado recente. Parece-me que apenas no SCP é que uma linha como esta, que em 15 anos de poder apresenta os resultados que conhecemos, se poderia manter sem que tivesse que prestar contas.
Quanto ao mudar de posição porque a pessoa A ou B é afastada, parece-me incoerência, no mínimo. No entanto, há muitos que gostam do estilo e da postura de quem assim procede. Respeito mas não partilho.
"No Benfica, por exemplo, o passivo é bem maior,"
MRO, com toda a honestidade, estou-me a cagar para o slb e o que eles fazem e deixam de fazer. Quero que eles se f****. Eles e o fcp.
O que JEB, e anteriores, não percebem, é que comparações com os nossos rivais tendo eles o passado que têm, é um insulto a quem, como nós, preza os valores pelos quais o SCP (ainda) se bate.
Não duvides de uma coisa, o que eu quero é o melhor para o SCP. Assim como acredito que tu o queiras. Temos posições opostas no que à linha vigente diz respeito, mas o que nos une é muito mais forte.
SL
At 12/4/10 17:55, 10A said…
JVL,
Aquilo que eu disse meio a brincar, mantenho a falar a sério. Nós enquanto clube temos uma larga franja de sócios e adeptos pensantes, que gostam de saber mais sobre o estado do clube, sobre as soluções propostas e sobre as estratégias a seguir (caso existam algumas). Daí eu achar que não somos como outros clubes em que massas acríticas passam cheques em branco às direcções sem a menor reserva, o que não se deve confundir com a famosa maioria de 90% (na qual eu não me incluí) numa votação em que nenhum dos "projectos" era convincente, mas só um deles era dirigido por alguém suficientemente conhecido do universo sportinguista.
Quanto ao tempo para esta direcção mostrar o que vale, é evidente que já não há a mesma tolerância que existiu no dia seguinte às eleições. Assim, embora considere que (ainda) merecem mais algum tempo, também acho que Setembro de 2010 é o limite, não só porque então já terão de estar inequivocamente resolvidas as questões da equipa de futebol, mas principalmente porque a reestruturação financeira terá de se mostrar finalizada, tendo os tiros que têm de ser dados ser mesmo certeiros.
At 12/4/10 18:35, MRG said…
A comparação com outros clubes é tão desnecessária e infeliz que rebate por completo qualquer possível argumentação.
Nos Sporting CLUBE de Portugal ainda há, felizmente, massa crítica, ainda existem muitos Sócios que se preocupam com o rumo do Clube e que adoptam uma postura activa e quase de fiscalização porque apenas querem o melhor para o Clube.
Basta olhar para as Assembleias Gerais: enquanto AG's fundamentais no Sporting têm 2000 Sócios a participar noutras agremiações se estiverem 200 é muito bom.
É esta vontade dos Sócios quererem participar na vida activa do Clube, de se sentirem úteis e de quererem manter uma ligação efectiva que faz toda a diferença. Porém, este Associativismo é algo que a Geração da Dívida sempre quis (e ainda quer) eliminar, que o diga Soares Franco, porque é incómodo.
At 12/4/10 21:00, Anónimo said…
Tiro no pé:
na entrada do Site, a propósisto de uma iniciativa
"oferta de 1 kit oficial SCP"
Kit?!
Kit?!
Kit?!
Ora porra!!!
Até dá vontade de chorar...
PaiDaLeoa
At 12/4/10 21:57, jvl said…
10A,
O que eu acho é que a principal razão de andarmos, de há uns anos a esta parte, a falar de Project Finances e afins, se deve ao mau exercício de funções destes "gestores de topo".
Caso eles tivessem trabalhado bem, nós - adeptos e sócios - não teríamos qualquer necessidade de no informarmos sobre essa vertente do Clube.
O que pretendo transmitir é que não me parece que o façamos porque sejamos superiores intelectualmente mas sim por necessidade, devido ao belo serviço prestado pelos nossos dirigentes.
At 12/4/10 22:08, Anónimo said…
Assim o Sporting nunca vai pra frente.É pena.
O FCP nunca adiava o jogo.Mais uma canelada do jeb. Felicito os 90% e que ele continue no Sporting muito anos.
At 13/4/10 02:25, Joao Nuno Rodrigues said…
Pior que ser cego, é não querer ver a vergonha que tem sido este primeiro ano de mandato de Bettencourt.
Aufere 28 mil euro mês e tem tomado decisões, com as consequências desportivas que conhecemos.
Falhou na aposta do treinador (Paulo Bento) e na estrutura para o futebol;
Cometeu um erro de casting na escolha de Sá Pinto;
Com o tempo veremos se Costinha foi uma boa escolha;
Errou na escolha de Carvalhal (a não renovação é a prova disso);
Falhou nas contratações de Angulo e Caicedo. Arriscando-se na de Pongolle(6,5M€ já devia ter mostrado serviço). Acertou em cheio em Pedro Mendes. Matias e João Pereira, parecem boas contratações, mas têm de fazer muito mais;
Discurso miserável;
Ofereceu mais bilhetes que os estipulados legalmente para a taça da liga.
Esconde dos sócios o passivo consolidado do clube;
Insultou e tentou agredir sócios do Sporting;
Record negativo de gameboxes vendidas;
Record negativo de assistências aos jogos;
Adiou o projecto financeiro, o qual era apelidado de urgente e essencial;
Não vejo competência, capacidade, nem qualidade neste Presidente.
Infelizmente com o tempo, só irá trazer mais desunião e não a tal união que o Sporting precisa.
Uns pagam quotas, gameboxes, merchandising e deslocações. Outros continuam a viver à custa do Clube, sem apresentarem resultados.
At 13/4/10 11:28, Joao Nuno Rodrigues said…
Este comentário foi removido pelo autor.
At 13/4/10 15:45, Anónimo said…
Quantas vezes será preciso dizer como já se leu e viu, que o Sporting só fez o acordo das dastas dos jogos quando nós ainda estávamos a lutar na Liga Europa? Com estas mentalidades jamais seremos o que já fomos. Parem e pesem: o calendário ia ser terrível também para nóps. Xiça que ele há cada gajo aqui burro!
At 13/4/10 22:35, Relva said…
Mais uma grande exibição do sporting, dos craques veloso e moutinho. enfim.
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home