A esperança renova-se... mas com fundadas razões
Em terras algarvias tenho acompanhado à distância - pela televisão, internet e jornais - por estes dias as várias etapas que compõem o início de época do nosso Sporting. Como em todos os anos a esperança renova-se, o verde impera, tenta-se apagar os traumas causados pelos desaires das temporadas anteriores e um novo fulgor sempre se adquire.
Para mim a diferença este ano reside no facto de se sentir verdadeira e legitimamente algo de novo - para melhor - no modo como se está a abordar a nova época futebolística. Dirão que estou a ser optimista e que sou parcial na minha análise pelo facto de ter apoiado a candidatura de José Eduardo Bettencourt e de ainda não ter perdido a ilusão de que a sua liderança nos poderá fazer colher frutos.
No entanto, e não tendo sido um assumido entusiasta das chegadas de Costinha e de Paulo Sérgio, sinto que se está a fazer um trabalho sério, profissional e pragmático. O plantel parece-me mais equilibrado, dotado de outras opções, a forma como a vida interna do grupo de trabalho já não 'transpira' para os jornais é um bom indício e os tiros ao lado dados pela comunicação social em relação a contratações não poderia ser mais positiva. O plantel parece está ser depurado de ervas daninhas e de elementos contrariados (Moutinho, Veloso?), estando a ser apetrechado com uma mescla de jovens ambiciosos de qualidade (André Santos, Diogo Salomão) e de gente com traquejo, experiência e maturidade (Evaldo, Maniche...).
A nível de resultados, embora sabendo que nesta fase valem o que valem, não podemos deixar de enaltecer o triunfo frente ao Lyon e a conquista da New York Challenge, onde ombreámos com equipas de nomeada, registando boas exibições frente a Manchester City e Tottenham, clubes de top de uma das mais competitivas ligas do mundo. Se recordarmos a importância que a comunicação social deu há um ano às conquistas de pré-época dos nossos vizinhos da segunda circular, então pelos mesmos critérios diria que estamos no bom caminho.
Os comentadeiros e paineleiros de serviço nos vários programas televisivos persistem em dar-nos um lugar de pouco destaque, remetendo todo o favoritismo para encarnados e azuis, mas no que a mim diz respeito - sportinguismo à parte- estou seriamente convicto que tudo está a ser feito para que possamos ter um lugar de relevo nas competições futebolísticas de 2010/11.
Resta a todos nós, adeptos e sócios leoninos, cumprirmos o nosso papel e apoiarmos sem reticências a equipa do nosso coração, deixando a falar sozinhos os arautos da desgraça de serviço, os tais que sempre persistem em vislumbrar apenas os factos negativos - quiçá motivados por outros interesses que não apenas o amor pelo clube.
Como diria o outro: yes, we can!
Leonino
Sangue LEONINO
10 comentários:
At 26/7/10 15:02, Bin Laden said…
Deixa os jornaleiros e paineleiros falar à vontade! Quanto mais nos menosprezarem... melhor!
At 26/7/10 15:17, ana said…
De acordo com o Bin Laden. Por mim, que nos encarem como outsiders. Pode ser que tenham uma surpresa. Eu acredito! Mas isso sou eu, a eterna optimista.
At 26/7/10 15:27, Nelson Santos said…
Eu este ano vou mesmo pelo moderadamente optimista, parece-me haver qualidade, ideias e (sobretudo) muita vontade. Será suficiente? Não sei! Mas que pode cortar com um passado doloroso recente? Sem dúvidas.
E, à homem do trânsito, quem não pensar como eu é um atrasado mental que não percebe nada de sportinguismo ou coisa do género
At 26/7/10 16:30, Luís said…
Sim, o pedido esta feito.
Quanto a mim, bem feito, seguindo todas a regras.
No inicio algo nervoso (natural), como quase sempre com um tropeção a meio (cair faz parte importante da aprendizagem e vamos cair muitas vezes ainda) para no fim rematar da melhor maneira(com direito a anel na sua caixa de veludo verde e branco).
A resposta será um confiante, SIM!?
Acho que sim,desejo que sim, nem tudo será rosas mas pode ser uma linda história com um final feliz.
Somos postos de parte e eu pergunto, e ?
Melhor assim, menos pressão mesmo da nossa parte acho que deveria haver menos pressão se o sim for dado.
Pode não resultar e levar-nos ao grande objectivo mas ao menos podemos-nos divertir o futebol principalmente em Portugal não é sempre uma surpresa(longe, muito longe disso pois os tuneis são demasiado tortuosos e com brindes de frutas douradas pelo meio) mas pode ser um enorme gozo.
De esforço em esforço, será a cada jogo só mais um esforço!
Tinha dito a mim mesmo que só comentaria quando tivesse um treinador, pois agora tenho-o, não o desejado confesso, muito longe disso até mas será este que vou apoiar com todo o meu Sportinguismo.
É com estes que vamos à refrega?
Então embora lá dar um tabefes bem dados na arrogância, quem incha demais arrisca-se a arrebentar.
VIVA O SPORTING CLUBE de PORTUGAL!
S.C.P. SEMPRE
Gnitrops
At 26/7/10 18:01, Jonhy Green said…
LINDO GNITROPS!
TOU CONTIGO!
At 26/7/10 18:33, mitaka said…
estou confiante mas realista,a minha analise a pre epoca em:
http://vivesporting.blogspot.com/
At 26/7/10 18:39, fanático said…
Faltam defesas e um Guarda Redes com qualidade...
Já sei... sou um marreta, estou sempre a dizer mal... OK, prontoo, tenho fééééé.
Spooooooooooooooooooooorrrrrrrtttttttttttttinnnnnnnnnnggggggggg
At 26/7/10 18:54, Unknown said…
O apoio vai ser muito importante pois jogar com 24,000 em alvalade é muito diferente que jogar com 45.000..Eu sei que a vida custa a todos e também a mim me sai muito muito caro deslocar-me a lisboa de 15 em 15 dias..Mas esta época como diz o leonino este ano nota-se algo de novo para melhor em todas as modalidades do clube..E por isso vou com mais ánimo comprar a minha gameboxe e arranjar mais alguns daqui desta zona..No futebol de praia acho uma vergonha termos uma equipa que é a seleção nacional..È que assim ninguém nos ganha e eu estou tão habituado a ver o meu clube ou a perder ou a ganhar pela margem minima..JÀ NÂO ESTOU HABITUADO a um massacre feito pelo nosso clube..
At 26/7/10 18:55, Diogo_1906 said…
LOL por acaso hoje concordo com o fanático, em parte!
Falta um defesa patrão, um titular indiscutível, no fundo um carriço mas com mais 5~7 anos de experiência.
Depois falta também um avançado possante, com velocidade e com espírito matador!
De resto penso que estamos bem servidos!! só tenho um ligeiro receio que o Evaldo ou JPereira se lesionem... as alternativas a estes 2 são, e como já disse aqui, assustadoras!
Foraça Grande Sporting!!!
At 26/7/10 18:57, Diogo_1906 said…
atenção também à excelente equipa de futsal que estamos a montar!!! excelente trabalho desse departamento
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home