"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, julho 15, 2010

Há males que vêm por bem

A época do futebol iniciou-se há poucas semanas e as discussões sobre o futebol do nosso Clube começam a ser cada vez mais acaloradas. Cada nova época, cada nova oportunidade de renovar as esperanças de vitória. Neste momento estão efectuados 3 jogos e verifica-se que a equipa tem vindo a decrescer. Desde o jogo contra o Young Boys até ao jogo com o PSG, passando pelo Nice, a nossa equipa apenas piorou relativamente. Poderá até estar melhor do ponto de vista absoluto, mas como os outros clubes também estarão em crescendo, pode-se concluir que estamos a melhorar menos rapidamente que os outros. Talvez....
É claro que ainda nos faltam os "mundialistas" P. Mendes, Veloso e Liedson. Mas este inicio de época fraquinho pode conter aspectos positivos, como:
a) colocar-nos com os "pés assentes na terra", evitando desilusões e frustrações mais tarde.
b) dar aos responsáveis uma clara noção das carências da equipa e apontar os (muitos) lugares que requerem reforços.
c) e, mais importante, permitir a renovação do "onze tipo" do ano passado, efectuando as alterações pertinentes, colocando a jogar jogadores que chegaram apenas este ano. Estou a pensar nos "flops" consagrados (R. Patrício, Polga, grimi, Abel, Postiga, Pongolle, etc.,...). Estes jogadores tiveram o ano passado oportunidades e falharam; este ano já jogaram e não há melhorias. Logo têm de sair da equipa.
Em conclusão, este começo titubeante aponta para que se tirem já as ilações pertinentes. E exige que se aja sem delongas. Não podemos ficar a pensar que as brisas quentes de Julho ou Agosto tragam as necessárias melhorias. Há muito trabalho a fazer. Se não foi feito a tempo, em Janeiro ou Fevereiro, tem de ser feito agora.
Gabriel Almeida
Nota: este sábado há um jantar dos 20 anos de aniversário do Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal, em V. N. Gaia. Reservas tel. 91 955 15 91 ou 91 381 16 38.
    Sangue LEONINO


31 comentários:

  • At 15/7/10 23:51, Blogger TOP LEÃO said…

    E faltam 5 ou 6 jogadores...

    http://conselholeonino.blogspot.com/

     
  • At 16/7/10 00:11, Blogger Diogo_1906 said…

    Concordo em parte com o texto. Concordo quando é dito que estes jogos servem não só para apontar as falhas da equipa bem como trazer os adeptos de volta ao mundo.

    Discordo quando se fala nos ditos 'flops'. Dizer que o flop é aquele jogador que jogou a epoca passada e que nada fez e que nesta também nada fez está certo. Não concordo é com os nomes enunciados. Em primeiro lugar, Pongolle... A época passada nada fez porque quase não jogou, e qualquer pessoa normal, passando pelo que o jogador passou, não estaria no seu melhor também. Nesta época foi dos poucos que já marcou, e não se tem destacado pela negativa! Outro nome que não consideraria um flop (por enquanto) é o RPatricio. É um jogador extremamente novo para a posição que ocupa, e não foi por culpa dele que a época passada correu como correu. Concordo que seria de contratar um GR para discutir a titularidade no entanto consigo ver potencial no RP!
    Quanto aos outros flops estou plenamente de acordo, principalmente com Abel (pior jogador do plantel).

    Por último gostava só de dizer também que é natural que na pré-época as esperanças se renovem e isso tudo, mas deitar este fenómeno abaixo penso que não será o mais indicado... Senão, quando é que as esperanças se renovariam?? a meio da época?? para se fazer uma época é necessário investir, e se eu como sócio deste clube que amo posso ajudar nesse investimento adquirindo a Gamebox e pagando cotas, e estando no estádio nos jogos desde o início então com certeza que ajudo, e, de ano para ano, com uma nova esperança!

    SL

     
  • At 16/7/10 00:39, Blogger J_Cris said…

    Saudações Leoninas

    Estou de novo aqui desta vez para comentar e defender um Jogador que aqui muito tem sido atacado, Florent Sinama-Pongolle, o jogador de ano passado não foi aquele que eu vi jogar no Huelva (jogava tambem Varela no Huelva) frente ao Sporting num jogo de apresentação,jogo esse em que Patrício fez penalti. Jogou no Huelva duas temporadas(06/08 e 07/08), 64 jogos, todos!! Marcou 12 e 10 golos respectivamente, Pongolle tem toque de bola e geralmente é jogador que não complica. Tem potêncial e penso que se acreditarmos nele e dando-lhe oportunidades ele vingará.

     
  • At 16/7/10 10:29, Blogger ana said…

    São grandes as semelhanças do Sporting com o País... em crise e com um dirigente (pm) optimista a criticar a oposição pessimista, que por sua vez critica o optimismo do dirigente, mas não tem tomates para avançar porque o medo de perder novamente as eleições é maior do que a vontade de salvar o País/Sporting. E no meio... o mexilhão: o clube/país que não avança, e os sócios/habitantes sem motivos para sorrir/festejar... não se vive, sobrevive-se.
    Já aqui tinha dito que detesto política&políticos, não já? É só para reforçar. Cada vez mais...

     
  • At 16/7/10 12:03, Blogger 8 said…

    Ana:

    Amen!

     
  • At 16/7/10 13:01, Blogger Davidinho said…

    Além de se esquecer de assinar o post também se esqueceu de mencionar o mundialista Matias Fernandez...

     
  • At 16/7/10 13:58, Blogger Bin Laden said…

    Partilho as tuas preocupações, mas com as seguintes ressalvas:

    a) O Sporting tinha (tem) jogadores que querem dar o salto do clube. Vamos mantê-los contrariados? Mais vale (com bons encaixes financeiros) deixá-los ir à vida.

    b) O corte com o passado recente... impunha-se! É uma pena que a "geração Paulo Bento" saia pela porta pequena - mas agora é demasiado tarde para dar a volta a esse texto.

    c) Esperemos para ver que reforços chegam ainda. Até que me expliquem o que EFECTIVAMENTE se passou com Stojkovik, acho que enviá-lo por empréstimo ao Braga e andar a tentar contratar um guarda-redes é simplesmente criminoso...

    d) Devemos manter a cabeça fria! Estamos a recomeçar do Zero enquanto os nossos rivais têm equipas, quadros técnicos e sistemas de jogo consolidados... Haja alguma margem de tolerância e paciência.

    e) Os sócios do Sporting foram incapazes de se mobilizar há meia dúzia de meses quando a nau bettencourtista afundou a pique, não tendo destituído uma direcção medíocre e convocando novas eleições para os corpos gerentes do clube. Agora... agora a poucas semanas do começo da época 2010/11 apenas poderemos esperar para ver...

    Contra tudo e contra todos guardo, porém, a minha FÉ: sou sportinguista e mártir de Allah!

     
  • At 16/7/10 14:00, Blogger bola-9 said…

    vamos ha dinamarca para a liga europa,e´bom dizer a esses dinamerqueses que e´sporting clube de portugal, e nao sporting de lissabon

     
  • At 16/7/10 14:24, Blogger Verdão said…

    Ana, não deixei de achar graça ao teu raciocínio mas não posso concordar. Oposição no Sporting não conheço, conheço sim sportinguistas que foram a sufrágio e venceram e outros que foram a sufrágio e perderam. A partir daí 100% Sporting. Se consideras oposição não concordar com alguns actos de gestão, então todos fazemos parte dela pois não acredito que haja um sportinguista que concorde com tudo o que tem sido feito, presidente incluído. A propósito disso não sei se tiveste oportunidade de estar na última AG. O sr. presidente teve o espírito desportivo de contar que até o próprio filho the havia confidenciado a época passada que para fazer esta porcaria mais valia ter ganho o Paulo Cristóvão (!).

    Decorrido pouco mais de um ano de mandato é tempo de todos entendermos que temos um presidente em funções, devidamente legitimado. Se após 1/4 do mandato muitos estão desiludidos e se sentem de algum modo traídos no projecto que votaram, então esses sim e passo a citar-te: "não tem tomates para avançar". Espero é que não se adopte uma postura de desafiar os mesmos de sempre, aqueles que trabalham em novas soluções e caminhos alternativos que alavanquem o futuro do Sporting num sustento estratégico consolidado, procurando que sejam estes a tomar para si o ónus do odioso de eleições antecipadas.

    Assim Ana, quem não estiver satisfeito com quem elegeu é que tem a responsabilidade moral de produzir alterações, não quem não ajudou a eleger. E atenção, não estou a sugerir que o faça. Da minha parte, como membro participante da lista derrotada, o desejo é que o mandato vá mesmo até ao fim e por dois simples motivos: i) maior estabilidade, ii) melhor avaliação.

    Abraço de Leão.

     
  • At 16/7/10 15:10, Blogger ana said…

    Verdão, esta minha passagem "o medo de perder novamente as eleições" deve ter-te levado a pensar que me referia à lista de PPC, mas não. Referia-me a todos os que criticam, tenham votado no JEB ou não, e que têm possibilidades de avançar com uma candidatura própria, não o fazem com medo de que JEB ou qualquer outro nome que dê a cara pelos mesmos de sempre ganhe novamente as eleições. Ainda não percebi se é por uma questão de não quererem ficar com a imagem de perdedores. Não quero acreditar nisso, porque, para mim pelo menos, perdedores são todos aqueles que não têm coragem para lutarem pelo que gostam.
    Quanto a "Da minha parte, como membro participante da lista derrotada, o desejo é que o mandato vá mesmo até ao fim e por dois simples motivos: i) maior estabilidade, ii) melhor avaliação.", então sê coerente e não critiques como já te tenho visto fazer muitas vezes aqui neste espaço... faz o relatório no fim do mandato. De qualquer das maneiras, se acreditas que o Sporting se está a afundar, pensas mesmo que é melhor esperar pelos três anos que faltam para acabar o mandato? As asneiras não se vão acumular? Achas que o Sporting se aguenta até lá?... :-(

     
  • At 16/7/10 15:14, Blogger Unknown said…

    Hoje tive mais uma bela supresa da parte do nosso clube... Como todos os anos faço, voltei a renovar a gamebox, no entanto, ainda não me foi entregue, telefonei agora para a linha do Sporting e se quiser ir ver a apresentação terei de a ir lá levantar... Tanto Sábado como Domingo estou a trabalhar.. já tou a imaginar a confusão que não deve ser lá no domingo para levantar as gameboxes...

    Ricardo Moura

     
  • At 16/7/10 15:14, Blogger ana said…

    Fénix...

    http://sectorb32.blogspot.com/2010/07/ha-dinheiro-para-mandar-cantar-um-cego.html

     
  • At 16/7/10 15:19, Blogger fanático said…

    não há nenhum post sobre o adversário do Sporting para a Liga Europa?????!!!!!!
    O pessoal está todo na praia?

    :)

     
  • At 16/7/10 15:35, Blogger fanático said…

    "O Sporting vai defrontar na terceira pré-eliminatória da Liga Europa os dinamarqueses do Nordsjaelland, segundo ditou o sorteio realizado nesta sexta-feira em Nyon.

    O primeiro jogo será fora e a decisão em Alvalade. Os encontros estão marcados para 29 de Julho e 5 de Agosto."

    Maisfutebol

     
  • At 16/7/10 15:42, Blogger ana said…

    fanático a editor, JÁ!

     
  • At 16/7/10 15:51, Blogger Unknown said…

    A imprensa vermelha está invadida por doentes mentais que tiraram os seus cursos de jornalismo aos domingos na etar do colombo com um professor formado na escola da máfia italiana e que na última época andou muito pelos túnies da damaia.Ai que saudades dos bons jornalistas que havia antigamente que escreviam as suas crónicas com as camisolas despidas.Ainda estou a espera do desmentido feito pelo costinha em relação ao costinha..VOU ESPERAR SENTADO porque os chulos dos jornalistas vivem a conta da ratazana dos túneis costa

     
  • At 16/7/10 15:53, Blogger Unknown said…

    Desculpem queria dizer que ainda estou a espera do desmentido do costinha em relação ao edvaldo..SPORTING SEMPRE esteja lá quem tiver..

     
  • At 16/7/10 16:34, Blogger Verdão said…

    Ana, criticar com uma atitude construtiva no sentido de alertar para outras opções não é defeito. Aliás, essa é exactamente a resposta às tuas perguntas:

    "...se acreditas que o Sporting se está a afundar, pensas mesmo que é melhor esperar pelos três anos que faltam para acabar o mandato? As asneiras não se vão acumular? Achas que o Sporting se aguenta até lá?"

    Quando convicto de que se está a cometer um erro é obrigação de todo o sportinguista alertar para que o mesmo não ocorra, mesmo que não se consiga evitar, devemos sempre cumprir a nossa parte. Viste isso aqui nos negócios Grimi e Postiga e, mais recentemente, no casamento desta Direcção de braço dado com Luis Filipe Vieira no apoio a Fernando Gomes para a Presidência da Liga.

    De resto uma pequena nota, não acredito que o Sporting se está a afundar, isso são palavras tuas talvez inspiradas no autodesignado ex-capitão do Titanic. Acredito sim que é um clube com um potencial maravilhoso que não tem sido aproveitado devido a uma teimosia em apostar sempre nos mesmos dirigentes tornando-nos um clube que não se sabe regenerar, gasto de soluções e fraco de ideias.

    Como aguentar? Constituindo alternativa em período eleitoral tentando convencer os nossos pares de que temos melhores soluções. Em caso de derrota, mantendo uma postura pró-activa apresentando sempre que possível soluções que possam ajudar o Sporting a crescer e a ganhar mais vezes.

    Abraço de Leão.

     
  • At 16/7/10 17:28, Anonymous Anónimo said…

    Se apos as eleicoes deixou de haver oposicao, porque e que cabe aos que elegeram JEB a responsabilidade de o destornar?
    Deixamos de ser 100% Sporting?
    Essa nao percebo!

    Se o clube esta gasto de solucoes, fraco de ideias e nao se sabe regenerar, a solucao e esperar mais 3 anos ate que apareca alguem que mude o rumo aos acontecimentos?
    Acho mais saudavel evitar que se continue a cometer os mesmos erros, quanto mais rapido for o tratamento mais depressa chegamos a cura. So que para isso e preciso admitir que estamos doentes!!!!

     
  • At 16/7/10 17:49, Blogger PTM said…

    Realizam-se nos dias 15 e 17 de Julho, na Líbia, dois jogos amigáveis entre a selecção local e uma selecção mundial composta por jogadores convidados dos vários campeonatos nacionais.

    O «capitão leonino», João Benedito, foi o único atleta português, ou a participar no Campeonato Nacional, chamado para a selecção mundial, que será composta por alguns dos maiores nomes da modalidade.

    Grande Benedito!

     
  • At 16/7/10 17:53, Blogger Unknown said…

    Pré época: treino de suplentes.

    Confira em:

    http://blogdochirola.wordpress.com

    SL

     
  • At 16/7/10 18:01, Blogger Verdão said…

    "Se apos as eleicoes deixou de haver oposicao, porque e que cabe aos que elegeram JEB a responsabilidade de o destornar?
    Deixamos de ser 100% Sporting?
    Essa nao percebo!"

    Caro Paulo, existe uma expressão portuguesa que diz assim: "Quem lá os meteu que os tire!". Não conhecendo particularmente a ancestralidade da mesma, não tenho dificuldade de maior em compreender o seu alcance. Quem toma a acção é que tem a responsabilidade moral sobre as consequências que os seus actos produzem, não quem procurou alertar para os seus malefícios.

    "Se o clube esta gasto de solucoes, fraco de ideias e nao se sabe regenerar, a solucao e esperar mais 3 anos ate que apareca alguem que mude o rumo aos acontecimentos?"

    A solução democrática é acatar a decisão da maioria dos sportinguistas que assim escolheram este caminho. A menos que essa maioria se manifeste arrependida e passe das palavras aos actos procurando novas eleições, a solução é mesmo esperar mais três anos e tentar evitar que sejam cometidos erros que nos enfraqueçam ainda mais.

    Abraço de Leão.

     
  • At 16/7/10 18:33, Blogger TOP LEÃO said…

    Análise de todos os jogadores do Sporting. Dê a sua opinião!

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

     
  • At 16/7/10 21:36, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Ao Gabriel Almeida e a todos os Leões do Norte com quem tive o pazer de privar aí no Solar do Norte no passado dia 10 desejo-lhes um dia do 20º aniversário bem Leonino e que os anos se multipliquem.

    PS - Gabriel, aquele relato do SportingXFCP de 1978 em hóquei, uma "pérola" por ti guardada com muito carinho emocionou-me e fez-me lembrar os meus anos de menino em que ia para a cama ouvir esses relatos. Em resumo, estou velho! ;)

     
  • At 16/7/10 21:59, Blogger Verdão said…

    Juvenal, também me lembro de ir para a cama a ouvir relatos do Sporting mas em futebol. Lembro-me de uma eliminatória (julgo que contra a Atalanta) que tinhamos que vencer por 2-0 e o raio do segundo golo nunca mais chegava... escondi o rádio debaixo da cama e infelizmente creio que nos deixamos empatar já perto do fim.

    Abraço de Leão.

     
  • At 16/7/10 22:15, Blogger Relva said…

    Subscrevo o post, e claro o pongole incluido, é um flop autêntico, craque é o
    Valdés. Estou a apreciar o trabalho do Costinha, finalmente apareçe alguém que percebe de futebol e defende o clube. Até agora tomou várias medidas positivas, só não deveria ter vindo a publico com o caso marat, apesar de pensar que poderia ter razão, ele próprio também percebeu isso.
    Acertou nas contratações, e nas dispensas, nas reintegrações, e no sicurso de exigência. Está a fazer com o pouco que tem o que pode.

     
  • At 16/7/10 22:18, Blogger fanático said…

    "At 15:42, ana said…

    fanático a editor, JÁ!"

    Ná, estou na praia. issé querabom...

     
  • At 16/7/10 22:25, Blogger fanático said…

    Relva, se está tudo crto ou não vamos ver durante e no fim da temporada. Aí sim podemos dizer se sim ou sopas..

     
  • At 16/7/10 22:29, Blogger fanático said…

    Se o Costinha percebe de futebol porque mantém o grimi, polga, abel,patrício NO PLANTEL?????????????!!!!!!!

     
  • At 16/7/10 22:29, Blogger fanático said…

    Bem vou dar um mergulho...



    ZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

     
  • At 17/7/10 11:17, Blogger Unknown said…

    Os 10 milhões de euros pela "venda" de JM chegam para pagar as indeminizações resultantes do despedimento dos jogadores propostos por alguns dos sportinguistas ? Haja paciência!

    José Dores

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home