"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, julho 04, 2010

A venda de João Moutinho....que dizer? Que esperar?


Que dizer da venda de João Moutinho? Capitão do Sporting e jogador "modelo" da nossa academia?

Se por um lado perspectivava-se a venda de Veloso nunca foi segredo que Moutinho almejava sair há muito.

O problema é que as 3 ultimas épocas desportivas do Sporting aliadas a fraca prestação de João Moutinho na ultima temporada e a ausencia na convocatoria para Africa do Sul fizeram com que o passe do jogador chega-se a um nivel minimo muito aquém daquilo que seria desejo ou desejavel para o Sporting.

10 milhões é o valor ventilado nos jornais juntamente com a cedencia de Nuno André Coelho.
Importa aqui retirar isto.

-O jogador fez força para sair.
-Estava contrariado.
-O seu valor nunca seria mais esticado do que foi.
-É uma venda dificil por ser um capitão e por ser-lo há varios anos.
-Ia perder a braçadeira e com isso perderia a imagem de jogador intocavel.
-O seu rendimento não era nem nunca foi desde que foi aumentado condizente com aquilo que auferia.
-O SCP precisava urgentemente de dinheiro para atacar o mercado.

Vendo esta venda puramente pelo lado economico pode se dizer sem sombra de duvida que JMex28 foi realmente bem vendido. Espero que esta direcção e as proximas aprendam que há timings para jogadores sairem e que todos têm um preço. No ultimos anos temos assistido a uma péssima gestão dos activos do Sporting. Para quem tanto trabalha em bolsa não percebo como é possivel nunca se vender em alta....

Olhando sobre o prisma da paixão e mesmo tendo a opinião que Moutinho era um jogador "gasto" e estagnado , é sem duvida uma venda chocante.
Pelo simbolismo de vender para um rival o nosso capitão....Mas temos que ser realistas. Estamos mal habituados. É certo que trata-se do capitão mas não deixa de ser um jogador mais e um activo.

Neste momento é notorio que o SCP precisava urgentemente de encaixar para poder atacar o mercado. Teremos que ver isto pelo lado puramente negocial. A venda de Moutinho permite-nos reforçar o plantel com mais 2-3 jogadores de (esperemos) qualidade. Espero tambem que seja então possivel segurar Veloso que para mim pode evoluir mais e ser mais valorizado.

Tenho sido bastante critico da direcção e do seu presidente JEB no entanto julgo que é cedo para poder fazer criticas sobre este negocio. As vezes é preciso abrir mão de algo que gostamos para poder ir buscar aquilo que queremos. De descer um degrau para subir dois.

Penso que o sucesso ou falhanço desta venda passa pela prestação da equipa este ano. No final da temporada vai-se ver se foi um bom ou mau acto de gestão a venda do capitão Moutinho.

Por ultimo e lendo as palavras de Manuel Fernandes é bom lembrar que já muitos poucos jogam por amor a camisola e sobretudo por amor a um clube. Para a proxima espero tambem que os responsaveis pensem bem antes de subirem um miudo sem carisma a capitão por marketing. Um capitão tem que ser alguem que leve a equipa atrás dele e que os motive ou controle dentro das quatro linhas.

Os erros pagam-se mais tarde ou mais cedo. Estamos tambem a pagar a globalização da nossa Academia. E sobretudo a incapacidade de fazer "apaixonar" os jogadores pelo emblema mesmo jogando anos e anos de Leão ao peito. A imensidão de professores em contraponto com treinadores que tivessem sido jogadores do Sporting e ensinassem o que é o Sporting continua a ser um pecado capital e um handicap que tarda em ser corrigido.

SL

Miguel Damas