Um novo brinquedo
Passaram-se 24 horas e 12 jogos que vi deste SPORTING do sr. Paulo Sergio e só posso dizer pelo que vi ate agora que parece que lhe foi dado um brinquedo novo.
O brinquedo quando dado a uma criança no primeiro dia, é pela novidade, a descoberta, a emoção e o deslumbramento.
O sr. PS não sabe como jogar o novo jogo, não sabe para que serve, e em vez de se render ou aceitar que não sabe como se joga, ainda o joga de uma forma arrogante e à sabichão.
As afirmações que tem feito, como se não estivesse a ser anormal as exibições, a falta de ideias, um caminho , uma estratégia ganhadora que tenha sido treinada desde da pré-temporada, tenta atirar areia para os nossos olhos; só demostra que está perdido e não tem mãos para tocar este piano...
Ainda dei o beneficio da dúvida mas com os jogos oficiais tem sido mau de mais, e por mais que se diga que foi justa a vitória de ontem não me deixa dormir descansado.
Ganhar ao Maritimo com um golo aos 87m deveria ter sido o jogo do descanso e nos dissesse a todos dizer foi um dia mau o jogo da passada quinta feira. Mas não. Foi pior, ou no mesmo estilo pobre e sem ideias , as afirmações depois do mesmo levam a crer que assistimos a um massacre que não deixou dúvidas a ninguém.
Assim, tendo visto tudo que se tem passado no nosso clube num passado recente, e com muito pesar meu, não me resta a minima dúvida que este senhor foi erro de casting - e dos graves - o qual deve ser corrigido o mais breve possivel para não se perder a época.
A sua sorte é o outro clube da segunda circular não estar à frente do campeonato ou ter feito 6 pontos. Com isso muitos se resignam mas não durará sempre, pelo que espero que mais cedo - que tarde - as decisões sejam tomadas.
Há dias o Miguel Damas falava no síndrome do bigodes mas existem outros enraízados no clube que são urgentes erradicar.
A mania de copiar o que o porto faz, e não pensar por cabeça própria vem prejudicando o clube, se não vejamos: há uns anos quando não se ganhava dizia-se que o porto ganhava porque não despedia treinadores, o porto era campeão porque tem treinadores portugueses. Desde aí não se vai buscar treinaodres estrangeiros porque não se vai ganhar, a moda dos argentinos ou sul-americanos, que não brasileiros etc etc.
Tudo que eles fazem imita-se como se acertassem, não se fala dos falhanços, só dos sucessos como se a verdade deles fosse a la palice quando trabalham a vários níveis com honestidade, ou não, para tê-los.
O clube tem que perceber e ter uma estratégia própria, porque a falta dela nos levará à ruína de mais uma época, coisa que parecia impossível de acontecer depois do que vimos na época passada.
Sei que será o assumir do erro correr com este senhor já mas se não o fizerem logo acabará por acontecer o sindrome Peseiro no clube, ou seja, cai tudo e vamos a eleições num breve prazo.
Não seria um caso isolado saír alguem tão cedo de um clube; veja-se o caso Materrazi, e com bons proveitos para todos, mas para isso será preciso tê-los no sitio, e não sei sinceramente se alguém os tem no clube neste momento.
Mas um assunto que o sr. PS tem que perceber é que as equipas em que os jogadores jogam por estatuto nao ganham nada e treinadores não são respeitados, pelo que mais tarde ou mais cedo pagam por isso.
ps: pelas notícias que correm hoje o JOÃO PERREIRA volta ainda esta semana aos treinos. Uma excelente notícia, já que faz mesmo muita falta a esta equipa, pela sua entrega, dedicação e por dar tudo que tem.
ISMAS
O brinquedo quando dado a uma criança no primeiro dia, é pela novidade, a descoberta, a emoção e o deslumbramento.
O sr. PS não sabe como jogar o novo jogo, não sabe para que serve, e em vez de se render ou aceitar que não sabe como se joga, ainda o joga de uma forma arrogante e à sabichão.
As afirmações que tem feito, como se não estivesse a ser anormal as exibições, a falta de ideias, um caminho , uma estratégia ganhadora que tenha sido treinada desde da pré-temporada, tenta atirar areia para os nossos olhos; só demostra que está perdido e não tem mãos para tocar este piano...
Ainda dei o beneficio da dúvida mas com os jogos oficiais tem sido mau de mais, e por mais que se diga que foi justa a vitória de ontem não me deixa dormir descansado.
Ganhar ao Maritimo com um golo aos 87m deveria ter sido o jogo do descanso e nos dissesse a todos dizer foi um dia mau o jogo da passada quinta feira. Mas não. Foi pior, ou no mesmo estilo pobre e sem ideias , as afirmações depois do mesmo levam a crer que assistimos a um massacre que não deixou dúvidas a ninguém.
Assim, tendo visto tudo que se tem passado no nosso clube num passado recente, e com muito pesar meu, não me resta a minima dúvida que este senhor foi erro de casting - e dos graves - o qual deve ser corrigido o mais breve possivel para não se perder a época.
A sua sorte é o outro clube da segunda circular não estar à frente do campeonato ou ter feito 6 pontos. Com isso muitos se resignam mas não durará sempre, pelo que espero que mais cedo - que tarde - as decisões sejam tomadas.
Há dias o Miguel Damas falava no síndrome do bigodes mas existem outros enraízados no clube que são urgentes erradicar.
A mania de copiar o que o porto faz, e não pensar por cabeça própria vem prejudicando o clube, se não vejamos: há uns anos quando não se ganhava dizia-se que o porto ganhava porque não despedia treinadores, o porto era campeão porque tem treinadores portugueses. Desde aí não se vai buscar treinaodres estrangeiros porque não se vai ganhar, a moda dos argentinos ou sul-americanos, que não brasileiros etc etc.
Tudo que eles fazem imita-se como se acertassem, não se fala dos falhanços, só dos sucessos como se a verdade deles fosse a la palice quando trabalham a vários níveis com honestidade, ou não, para tê-los.
O clube tem que perceber e ter uma estratégia própria, porque a falta dela nos levará à ruína de mais uma época, coisa que parecia impossível de acontecer depois do que vimos na época passada.
Sei que será o assumir do erro correr com este senhor já mas se não o fizerem logo acabará por acontecer o sindrome Peseiro no clube, ou seja, cai tudo e vamos a eleições num breve prazo.
Não seria um caso isolado saír alguem tão cedo de um clube; veja-se o caso Materrazi, e com bons proveitos para todos, mas para isso será preciso tê-los no sitio, e não sei sinceramente se alguém os tem no clube neste momento.
Mas um assunto que o sr. PS tem que perceber é que as equipas em que os jogadores jogam por estatuto nao ganham nada e treinadores não são respeitados, pelo que mais tarde ou mais cedo pagam por isso.
ps: pelas notícias que correm hoje o JOÃO PERREIRA volta ainda esta semana aos treinos. Uma excelente notícia, já que faz mesmo muita falta a esta equipa, pela sua entrega, dedicação e por dar tudo que tem.
ISMAS
Sangue LEONINO
24 comentários:
At 23/8/10 23:33, Emanuel said…
Mesmo que queira, não posso comentar, pois não percebo nada do que escreve. Nunca vi o nosso Português ser tão assassinado. E não me refiro só à falta de acentos ...
At 23/8/10 23:36, ana said…
Emanuel, deixe-se de sobrancerias e esforce-se lá um bocadinho. Não sei se sabe, mas o Ismas é emigrante em Inglaterra há uns aninhos. Dê-lhe lá o desconto e vá ler o post, que com melhor ou pior português, tenta passar uma mensagem, uma ideia. Ponha os neurónios a funcionar. Considere a coisa um desafio, mas leia. Eu vou fazê-lo. Vamos ver quem volta aqui primeiro para comentar a coisa. Bora lá?
At 23/8/10 23:43, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Boas,
Treinador com 3 meses nos ombros e já é alvo a abater!
O que posso dizer é que não gostei nada da maneira como se mudou da pré época para os jogos oficiais, ai e só ai por agora reside a minha critica!
Por outro lado vejo que um dos pontos fundamentais deste SPORTING de SF´s e JEB´s é o de não investir numa equipa profissional de preparadores físicos, porque já não é de agora que vemos imensos jogadores sem pulmão cedo demais no jogo, para não falar na velocidade (é verdade também que estamos no inicio da época)!
Eu continuo a acreditar nas capacidades deste Treinador e prefiro esperar um bocado a pedir a sua cabeça já!
Penso que para se poder passar para pedidos de cabeça de treinador é preciso dar o seu tempo, visto que, se temos essa atitude logo á sua chegada, não podemos prever grandes melhorias ou a tranquilidade necessária para que ele possa fazer o seu trabalho sem pressões, e demonstrar o seu real valor (isto funciona em qualquer profissão, principalmente numa instituição que tem vivido um clima quente á demasiado tempo)!
Para se pedir cabeças, pede-se a da direcção!
SL :)
At 23/8/10 23:47, ana said…
Bem, já li.
O Paulo Sérgio só está a pecar pela ansiedade que demonstra ao mexer demais nas equipas que monta. Se quer rotinas, tem que optar por um sistema-base. Pontualmente, poderá fazer alterações, conforme o jogo esteja a decorrer. Também acho que ele se está a esforçar demais por fazer a vontade aos adeptos no que a jogadores em campo é pedido nas bancadas. E aí de acordo com a passagem de titulares por estatuto. O Liedson, por exemplo... Não concordo que se mande o PS embora. É de lhe dar "tranquilidade" e tempo. E ele tem de se acalmar e ter confiança no que faz, nas ideias que tem e seguir o seu instinto, não o dos adeptos.
Não concordo que copiemos tudo o que o fcp faz. O que os faz ganhar tanto nós não copiamos, felizmente. Nem isso nem nada. Se há tentativas para o fazer, falham todas a partir do momento em que tudo se sabe com uma rapidez tal que não deve tardar o dia em que se saberá o que aconteceu antes de ter acontecido...
At 24/8/10 00:02, JuvenalCarvalho said…
Zen,
Que bem que te fica tanta complacência com os treinadores. Primeiro com o Carvalhal, agora com o Paulo Sérgio. Fico feliz.
Só aquele que como treinador ganhou quatro títulos e como jogador mais quatro é que era uma merda execrável.
Isso é bom, sinal de que estás mais complacente. Para mim são todos bons até me darem provas do contrário. Em relação ao Paulo Sérgio prefiro a perspectiva do S. Tomé, aquela do ver para crer.
At 24/8/10 00:19, Emanuel said…
Cara Ana: não preciso utilizar mais do que dois neurónios para perceber o que é pretendido transmitir no texto. Acontece que não se trata de um simples comentário mas sim dum texto de um editor. E um editor de um blog tem que saber escrever português. Se não sabe não deve escrever. Isto é apenas a minha opinião. Afinal onde está a exigência tão propalada neste blog?
Repare: eu também gostava de saber de Engenharia, mas não sei. Porque não tiva oportunidade de estudar engenharia. Como tal, não meto a colher nessa área.Mas mais uma vez é a minha opinião.
Quanto à sobranceria, devo dizer-lhe que tenho 64 anos e, na "nomenclatura" do ensino actual, sou semi-analfabeto: tenho, o correspondente ao 9º ano. Mas sei escrever, mais ou menos, a minha língua. Outros tempos. E aqui não culpo quem, com mais habilitações, não o sabe fazer. Não lhes ensinaram nas escolas.
Pronto, não volto a criticar a escrita de ninguém. Mas que me doi ver o quão maltratado é o Português, doi ... sobretudo quando escrito por "profissionais" da escrita. E não são poucos os que erram.
Saudações verdes e brancas para todos e o meu pedido de desculpas ao editor em causa.
At 24/8/10 00:22, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Caro Juvenal,
Aguardei até que alguém disse-se isso mesmo que acabas-te de escrever "Só aquele que como treinador ganhou quatro títulos e como jogador mais quatro é que era uma merda execrável."
Pedia-te agora que me dissesses quando começou a minha angustia por ver PB como treinador?!
Eu respondo-te:
Começou no Inicio da 2ª Época, porque se há coisa que não tenho é complacência por um Treinador (seja ele qual for) que não evolua e principalmente, que não coloque a equipa a jogar Futebol!
A maior verdade delas todas para mim, é a de que acima de qualquer taça está a qualidade de Futebol praticado e tinha-se tornado no pior que já tinha visto como adepto deste clube, e só em casos muito fortuitos alguém consegue ganhar um Campeonato sem ter um equipa que jogue BOM Futebol (Exemplo: Boavista de Jaime Pacheco - 00/01)!
SL :)
At 24/8/10 00:24, JuvenalCarvalho said…
Emanuel,
Salutar é que se discuta Sporting com elevação, embora é óbvio que quanto mais fluído for o texto mais entendível é aquilo que o editor quer expressar.
No entanto, prefiro muito mais um texto menos bem elaborado mas crítico pela construtiva, do que grandes prosas cheias de ressabiamento e de "ódios" fúteis para com pessoas e que acabam por atingir a Instituição que todos gostamos.
Atenção que esta úlitma parte não é obviamente para si.
Saudações Leoninas!
At 24/8/10 00:31, JuvenalCarvalho said…
Zen,
No futebol paixão valem essencialmente os resultados e aquilo que conquistamos. Por acaso de todos os treinadores que nos últimos 20 anos passaram pelo nosso Clube o futebol que me seduzia era o de Mirko Jozic. Era "ópera" aquilo, ficávamos deliciados de tão bem jogar. Resultado disso tudo: 0 troféus no Mundo Sporting!
Quanto ao evoluir concordo que possas ter razão, mas é paradigmático o caso do melhor treinador português de todos os tempos. José Mourinho, só tem duas hipóteses, "ganhar, ou ganhar" e no entanto o futebol praticado está muitas vezes longe de ser convincente.
No entanto coloquei aqui José Mourinho apenas como exemplo, é que este não tem comparação com ninguém, a menos que o tenha por exemplo com JJ, esse inventor do futebol moderno.
At 24/8/10 00:43, Emanuel said…
Juvenal
Totalmente de acordo com tudo o que diz, nomeadamente com:
"grandes prosas cheias de ressabiamento e de "ódios" fúteis para com pessoas e que acabam por atingir a Instituição que todos gostamos."
Mas há quem não entenda isso. E já pedi desculpa ao ISMAS, até pelo facto de ser emigrante, facto que desconhecia.
At 24/8/10 00:48, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Juvenal,
Campeonatos são Troféus de Regularidade e não a eliminar como as Taças, e como bem sabes, se não tiveres um Treinador assim como uma boa estrutura para o Futebol não vais longe!
Josic sem duvida que colocou a equipa a jogar Futebol, e por não ter ganho Títulos não podemos fazer afirmações comparativas, porque eram alturas diferentes e cada época é uma época!
Eu Nasci em 79 e tive 18 anos a ver navios no que respeita Títulos Nacionais, mas não deixei de adorar ver muitos bons Treinadores e Grandes equipas de Futebol passarem por nossa casa, e todos sabemos que alguns tinham uma qualidade muito superior a outros tantos que até campeonatos ganharam noutras equipas!
No Futebol nada é linha recta!
Eu vejo as coisas assim, outros nem por isso, só tenho que respeitar!
Se fossem só os títulos e taças que fizessem as pessoas adeptos deste ou daquele clube, estávamos muito mal, para não falar que muitas vezes faz-se mais dinheiro na média de assistências que na conquista de certos títulos com médias de estádios ás moscas!
SL :)
At 24/8/10 00:56, Mike BlitzGreen said…
Emanuel
Todos damos uns pontapés na gramatica de quando em quando. Mas no caso do Ismas têm mais desculpa. Está há muitos anos fora do país.
Quanto ao post. Não creio que o SCP ande a copiar o que o FCP faz...eu acho é que anda a mando de....Veja-se o caso do treinador e agora do Otamendi. Enquanto tivermos esta politica de reboque estamos condenados.
Juvenal
Andas um bocado ressabiado com o teu amigo PB. No entanto esqueces-te que ele apenas começou a ser contestado na 2 epoca que começou (depois de quase ter sido campeão) Julgo que quando foi obrigado a construir (até ali aproveitou e muito o trabalho de Peseiro mas trabalhando muito bem a defesa) claudicou por completo. Desde ai apenas a espaços e com Carvalhal voltamos a produzir bom futebol. Este ano é mais farinha do mesmo saco.
Futebol aos repelões. Todos os esquemas e trabalho apresentado na pre epoca e que nos levaram a acreditar que tudo seria diferente este ano parece que desapareceram. Quanto ao treinador. O discurso reflecte a qualidade e essa é pessima. Pode ser muito trabalhador e honesto. Mas julgo não ser um treinador para o Sporting. Desde o presidente passando pelo director desportivo e chegando ao treinador , tudo aprendizes....Quo Vadis Sporting?
PS-Otamendi vai chegar ao FCP por 4M apenas mais um pelo qual pagamos Torsi...que nem do banco sai. Mesmo sendo apenas por 50% do passe , um é internacional A pela Argentina o outro era uma possivel promessa. Horizontes pequenos ideias pequenas. Cada vez mais pequenos e o dinheiro não é desculpa.
Entre os jogadores encostados e aqueles que podiamos despachar estão quase 500 mil euros que se poupavam mensalmente.
Caneira 100 mil
Abel 60 mil
Pedro Silva 50 mil
Purovic 50 mil
Stoi 60 mil
Postiga 80 mil
Polga 80 mil
Há gerencias fantasticas.....O Tonel que é bem mais barato é que tem que ser despachado....
SL
Miguel Damas
At 24/8/10 01:00, Mike BlitzGreen said…
Sporting estreia-se com Juventude Salesiana
Por Redacção
Juventude Salesiana-Sporting é o principal confronto da primeira jornada da III Divisão (Zona Sul) marcada para 2 de Outubro, tal como determinou o sorteio do calendário realizado esta tarde na sede da Federação de Patinagem de Portugal.
Um confronto entre dois históricos que este ano voltam a apostar nos seniores e que ultrapassa as emoções dos pavilhões, pois ficaram célebres as transferências de jogadores da Salesiana para Alvalade, nomeadamente nos anos 70 e 80.
Este duelo deixou o engenheiro Gilberto Borges, líder do hóquei patins do Sporting, emocionado: «É uma saudade imensa. Lembro-me, de imediato, do Padre Miguel Barros, dos pavilhões cheios e das transferências de jogadores, como Chana, Sobrinho, Picas e Piruças. Arrepiei-me quando vi o sorteio.»
Ainda na Zona Sul, o Fabril, outra equipa que regressa aos seniores, visita o Boliqueime, enquanto os estreantes HC Vasco da Gama e Armada Verde defrontam Beja e Aljustrelense, respectivamente.
Na Zona Norte, Paço de Rei, que também regressa ao terceiro escalão, vai jogar com Taipense, enquanto o CD Nortecoope-Académico do Porto é um desafio de duas equipas que voltam aos seniores.
SL
Miguel Damas
At 24/8/10 01:46, Unknown said…
Ainda esta para nascer o treinador que seja do agrado dos adeptos, e ainda estao para nascer os adepto que vao ao estadio sem o lenço branco escondido no bolso para o caso do jogo dar derrota, salvo raras exepçoes. O adepto do Sporting quer bom futebol, muitos golos e vitorias sempre, e o cuzinho lavado com agua de rosas nao vai? Chega-se ao disparate de dizer que os trofeus ganhos pelo PB nao interessam porque o futebol praticado era pobre, quando se arranjam odiozinhos de estimaçao vale tudo ate tirar olhos. Para o adepto do Sporting bons sao os que ja nao estao mas quando estavam eram uma merda, valentes eternamente insastifeitos
SL
At 24/8/10 01:47, LEÃO PENSADOR said…
A DIFERENÇA ENTRE OTAMENDI E TORSIGLIERI NÃO FORAM SÓ 600 MIL EUROS!
http://conselholeonino.blogspot.com/
At 24/8/10 03:06, Mike BlitzGreen said…
Antonio
esse discurso é para quem?
SL
Miguel Damas
At 24/8/10 08:23, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
António,
Esse seu comentário deve ter sido para mim.
Em resposta só lhe posso dizer que NADA lhe vou dizer a esse respeito, PB é PASSADO e a minha opinião sobre os troféus conquistados e se dei ou não valor, outros sabem a minha opinião dada na altura que não vou repeti-la, se a sua vontade era só "cascar" pode faze-lo sem esperar outra resposta minha!
SL :)
At 24/8/10 08:33, Anónimo said…
Eu compreendo perfeitamente o Post do Ismas, talvez porque tambem sou emigrante e escrevo da mesma forma... sera?
Este blog tem um local para debate sobre o nosso Sporting, nao ha lugar para criticas sobre as habilidades literarias de cada um!
Sobre o post, eu tambem ando desiludido com o treinador PS.
Depois de uma pre epoca prometedora tem cometido erros basicos que nos tem custado caro.
Talvez seja prematuro estar a pedir a cabeca do homem, a lesao de Pedro mendes baralhou-lhe as ideias, a dupla que fazia com Maniche parecia estar razoavelmente engrenada num 4x4x2 tanto do seu agrado.
Caso este treinador seja despedido ha quem tenha grandes responsabiidades, o senhor que ja vai em 3 treinadores e 3 directores desportivos em 12 meses. Esse so pode ser julgado por nos!!!
SL
PauloLionheart
At 24/8/10 09:58, ana said…
Caro Emanuel, peço desculpa, fui um pouco brusca. Mas como neste blogue ultimamente acontecem muitos "ataques" e remoques, pensei que fosse mais alguém com vontade de implicar.
Já agora, um "esclarecimento": os editores deste blogue não são profissionais da escrita (que eu saiba, a excepção é a Gia). São meros adeptos/sócios do Sporting que partilham as suas ideias e discutem aqui o clube.
At 24/8/10 10:03, Nuno M. Almeida said…
Sr. Emanuel, este blogue não faz questão de ter ou não exigência literária ou ortográfica. Recordo que este espaço é amador, resulta da carolice dos seus editores, nada mais!
O que aqui se preza é que se dê voz aos sportinguistas espalhados pelo mundo, como é o caso do meu amigo Ismas, e que as múltiplas correntes de opinião possam aqui expressar livremente as suas ideias.
Leonino
At 24/8/10 10:10, JuvenalCarvalho said…
"Camarada" Damas,
O Paulo Bento aproveitou de forma óbvia o bom trabalho do Peseiro mas mais do que ninguém potenciou o trabalho dos jovens vindos da formação. Desde a sua saída até agora já investimos em jogadores qualquer coisa como 20,5 milhões de euros. No tempo dele nem para comprar limões tinhamos dinheiro.
Apenas por isso me custa tanta maledecência e tanto azedume para com uma pessoa que parece que é o mal de todos os males.
At 24/8/10 12:13, Nuno Santos said…
O PB poderá ter potenciado o trabalho dos jovens vindos da formação, mas também foi responsável por alguns serem desperdiçados! como exemplo, o varela
At 24/8/10 12:48, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Digam-me algum Treinador que não aposta-se nas nossas escolas?
Antes de mais, é obrigatório, senão para quê uma das melhores escolas de formação do Mundo~e o investimento feito na mesma?
Usar esse argumento para defender PB não é a melhor escolha a meu ver, senão voltamos aos passado e na tinta que foi gasta a falar sobre todos os Treinadores que lançaram e potencializaram jovens no SPORTING, quando o que desejamos realmente é que ao o fazerem coloquem também a equipa a jogar Futebol e não se limitarem só a lançar jovens!
SL :)
PS: O assunto PB está morto para mim e não gasto mais "tinta" nem paciência a falar dele, façam-no vocês se quiserem!
At 24/8/10 13:45, Anónimo said…
Ismas:
nem mais, tiraste-me as palavras da boca. 3 meses só? foram demais. há coisas que nunca podem dar certo.
E o Sporting pagou 600 mil €, depois lá vem mais uma reestruturação financeira porque não há dinheiro...
Saudações Leoninas
(estas coisas fazem-me subir a tensão)
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home