"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, março 30, 2011

André Santos e os Outros


Parabéns ao mais recente Internacional A a sair da nossa Academia. Num ano muito dificil, no meio de uma equipa perdida, foi um miúdo de 22 anos acabados de fazer, que se revelou talvez o jogador mais regular da equipa demonstrando que nem apenas de Ronaldos e Quaresmas se faz a nossa formação e que muitos outros, desde que acompanhados e integrados no futebol profissional de forma correcta podem-nos ser muito úteis.

Quando me refiro aos outros, gostaria de falar de muitos outros miúdos que estão na calha, mas também outros que se perderam, ou que os perdemos.

Agora que se anuncia a intenção de apostar numa equipa B ou Satélite, que se prevê uma avaliação dos jogadores contratualizados e a criação de um gabinete de apoio à formação e sua integração, gostaria aqui de levantar a discussão de como devem ser aproveitados os jogadores que anualmente criamos na Academia.

Referia acima que nem todos podem ser Ronaldos ou Quaresmas ou Figos, pois são casos que surgem aleatoriamente de tempos a tempos. Mas muitos podem ser casos como o André Santos. E estes poderão ser uma base de plantel muito interessante, criando uma massa critica de qualidade que nos poderá permitir assim poder contratar fora apenas jogadores que façam realmente a diferença.

O André teve uma integração nos futebol sénior que na minha opinião deverá ser o tipo de integração tipo, para aqueles que não são fenómenos. Começar por uma equipa pequena, de 2ª divisão, com empréstimos de meia época, para começarem a adaptar-se ao futebol sénior, devendo o clube garantir que o treinador em causa será alguém com o minimo de qualidade para os fazer crescer. A cada semestre deve ser tomada uma decisão acerca do que fazer com o jogador. Mantê-lo no clube em que está, pois está a jogar, promovê-lo a uma divisão superior, pois a sua evolução assim o exige, ou mudá-lo de clube, caso não venha jogando. A equipa B permite uma base de partida, mas não creio que cumpra todo o processo de maturação de um jovem jogador, pois é importante poderem evoluir num clube de 1ª divisão

Esta perspectiva permite uma integração faseada, sem criar uma expectativa demasiado elevada que um jovem pode não conseguir acompanhar, mas ao mesmo tempo criando bases de apoio em termos de maturidade que apenas os erros em campo e a experiência adquirida pode transmitir.

Olhando para um passado recente, creio que podemos usar como bons exemplos este de André Santos e de Daniel Carriço. Acabada a sua formação, ambos foram colocados fora do Sporting. Ambos cresceram, o Daniel mais rapidamente chegou ao plantel principal, não sem antes de estado 6 meses em Olhão e 6 meses no Chipre, onde jogou com regularidade. Olhando ao passado tivemos um exemplo parecido com este em Beto, que chegou a andar pelo União de Lamas.  Assistimos actualmente a processos semelhantes, que creio se podem vir a revelar de vital importância, como sejam os casos de Renato Neto, Owusu e Nuno Reis no Cercle de Brugges ou do Wilson Eduardo e André Marques em Aveiro.

Depois temos o contra-ponto. Pereirinha e Adrien. Dois jogadores com tudo para poderem ser excelentes jogadores mas que foram obrigados a assumir demasiado cedo responsabilidades para as quais não estavam preparados. O seu crescimento foi travado em nome das necessidades imediatas, com prejuízo deles em primeiro lugar e do clube em segundo lugar. Veremos se pelo menos Adrien ainda pode ter sido ajudado em tempo útil.

Em resumo, creio que o Sporting tem a obrigação de criar condições de crescimento aos seus jovens jogadores. Definir-lhes um plano de carreira em função da sua evolução, acompanhar a tempo inteiro esta mesma evolução e a cada ano avaliar os que continuam a evoluir ( mesmo que apenas venham a ser úteis ao clube aos 23 anos ... ) e os que estagnaram na sua evolução. Mas que esta estagnação se dê pela menor capacidade dos mesmos em poderem ser úteis ao clube e não pelo facto da sua integração no futebol senior não ter sido gerida de  forma correcta. Consta que poderá ser José Couceiro o responsável pela coordenação desta gestão de carreiras. Creio que é um passo essencial para criarmos mais valias internas, criar uma base de plantel sólida, que permita que os investimentos a serem feitos venham alavancar a qualidade e não preencher lugares vazios no plantel.


Mário Rui Oliveira
    Sangue LEONINO


53 comentários:

  • At 30/3/11 01:23, Blogger Mike Blitz said…

    Bom post que prometo comentar com mais calma quando chegar a casa. Certo que nem todos podem ser extremos mas de repente a melhor escola do pais deixa de jogar com extremos.....claramente um tiro no pe......mas depois explico a minha ideia. Parabens ao Andre.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 30/3/11 01:59, Blogger MCL said…

    É um jogador que soube aproveitar a lesão do Pedro Mendes, no início da época. Infelizmente, e mais uma vez, nem todos os adeptos tiveram paciência com este jogador em muitos momentos mas aos poucos isso vai sendo ultrapassado.


    Miguel Damas,

    Diga lá. Só quer comentar quando chegar a casa para poder estar concentradíssimo, sócio. Hehehe.

     
  • At 30/3/11 02:11, Blogger Mike Blitz said…

    MCL

    Ah ah ah ah

    Charters pah !!! 400 500 loooooool

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 30/3/11 09:50, Blogger sloct said…

    1000!!!! 400 500, 1000!

    Ou serão 500.000... ?????

     
  • At 30/3/11 11:12, Blogger Mike Portugal said…

    MRO,

    Adrien e Pereirinha são o exemplo cabal da má politica de empréstimos. Foram emprestados a equipas cujos treinadores não sabem tirar proveito nem desenvolver as suas características.

    Especialmente o Pereirinha que não é forte no 1x1 foi emprestado a uma equipa que aposta tudo no 1x1, como são todas as equipas de um dos treinador mais fracos que temos, Manuel Machado.

    Tens duvidas que estes 2 estando, por exemplo, num paços de ferreira, já não tinham demonstrado mais? Eu não.

     
  • At 30/3/11 11:42, Blogger PTM said…

    primeiro que tudo há que dar os parabéns por alguém ter tido a "coragem" para matar o assunto das eleições que já não acrescenta nada à discussão já feita.

    depois tenho a minha opinião que não existe "um modelo" para estas coisas mas que é essencial ao sporting ter uma politica de integração e recompensa de mérito clara e pre-definida para os jogadores saberem o que lhes espera.

    a equipa B não me parece que seja estabelecida num futuro próximo, uma vez que a legislação vigente não permite a clubes b jogaram na Liga Orangina.

    outra ideia, temos de fazer da academia não só uma escola de jogadores mas sim uma escola de futebol, criando também técnicos capazes, com uma ideia de futebol transversal às equipas que treinam, assente em princípios de jogo positivo

     
  • At 30/3/11 11:57, Blogger Mike Portugal said…

    Ainda a propósito da equipa B, acho que não precisamos de esperar que seja permitida na liga Orangina. Podemos começar pela 3ª divisão, porque tenho a certeza que rapidamente subimos à 2ªB. A 2ªB já é competitiva suficiente para jogadores semi-juniores como serão os da equipa B. Faz-nos muita falta uma equipa B, pois os resultados dos emprestimos têm sido o consequente desaproveitamento dos nossos jogadores.

     
  • At 30/3/11 12:32, Blogger Mike Blitz said…

    Bem, como prometido aqui vai a minha opinião sobre o assunto.

    Primeiro o André Santos. Acompanhei a sua passagem pelo U.Leiria. Vejo muito futebol e sobretudo quando algum jogador Leonino está emprestado a uma determinada equipa tento ver/acompanhar para observar o valor do jogador.

    Julgo que o André depois das boas indicações no Leiria nem tem evoluido em conformidade. No entanto no SCP pegou de estaca mesmo por vezes nem jogando muito bem. É certo que um jogador só evolui jogando mas e tal como tantos outros que chegaram a primeira equipa e não o foram, tem que ser corrigido para não cometer sempre os mesmos erros.

    Não sendo um jogador muito tecnico é com certeza um alguns recursos. Tem que perder o medo de arriscar o passe com o risco de se tornar um Custodio....Para mim A.Santos nem pode ser trinco nem ser o medio organizador e esta ultima função tem-lhe sido amiude atribuida emperrando a meu ver o jogo ofensivo do SCP. Ele é um jogador de trabalho que não sendo de choque tambem defende bem. Pegando no exemplo Moutinho agora no FCP. Embora ache que Moutinho tem outros recursos tecnicos, quem organiza o jogo ofensivo é Belushi , a função de Moutinho é ajudar o trinco e ajudar o medio ofensivo. Julgo que se retirarmos a pressão de organizar ao miudo mas sobretudo com um TREINADOR que saiba fazer crescer um jogador , André Santos que até ja aqui foi criticado por mim pode vir a ser peça influente e mais uma saida da nossa cantera.

    Em relação aos outros jogadores....bem....é um assunto que vai desenterrar (mais uma vez) o trabalho de Paulo Bento. Sem querer voltar a por em causa as suas valencias e tambem os seus defeitos julgo que fomos refens de um treinador que por um lado lançou alguns jovens mas por outro não os fez evoluir devido a varios factores mas sobretudo devido as amarras tacticas que ele preconiza. Não quero mexer de novo num assunto que deu aqui muita discussão mas pegando no caso mais evidente que é para mim Pereirinha tenho como exemplo um jogo contra o Rio Ave logo a seguir a termos jogado o malfadado 1-7 de Munique em que a ganhar por 2-0 e o Rio Ave com 10 , Pereirinha foi 2 vezes avisado por Bento que não podia subir depois de o ter feito as mesmas vezes.

    Olhando para um celebre jogo em que ele sentou David Luiz e cruzou para Liedson facturar julgo que aliado a sua grande velocidade Pereirinha tinha tudo (ou tem) para ser um bom extremo direito e não ser aquele jogador que nada assume.

    Em conclusão e concordando que o modelo para jogadores não tanto dotados deve ser como o do André Santos ou por exemplo do Wilson Eduardo (outro bom valor) há uma serie de factores que têm que ser revistos.
    1-Treinador que tenha capacidade de apostar mas sobretudo do os fazer crescer. (vejam o caso de jogadores jovens nas mãos do Jesus e aquilo que eles desatam a jogar)
    2-Reformular tambem os treinadores que andam na academia. Nisso estou confiante que vai ser feito pois era um dos objectivos de varios dos eleitos.
    3-A criação da equipa B e tambem de alguns satelites como já temos na Belgica. Julgo que Baltazar teria conseguido o Cesena e outro que não me recordo. Não quererá meter a disposição do novo presidente?

    Por ultimo apenas uma achega. Há quanto tempo não lançamos um extremo? Há daquelas coisas e sei porque falei com pessoas que sabem que por vezes não correm bem. 1-Quisemos "globalizar" o jogador lançado da Academia para que não fosse só extremos. Resultado? Até agora não têm sido positivo pois o valor dos jogadores a chegar a equipa principal não tem sido comparavel com outros do principio da decada. O ultimo talvez tenha sido Nani.
    2-Esquema de jogo que não encaixava com aquele que era praticado nas camadas jovens.

    Mais uma vez digo, bom post com futebol para discutir, o que no fundo é o que todos gostamos.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 30/3/11 12:57, Blogger fanático said…

    E se falássemos antes das eleições??

    :))

    O André tem bom futuro e faz falta ao Sporting que fique no Clube por muitos anos.
    Já agora outro jogador "nosso" em destaque:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/matias-fernandez-sporting-fc-porto-fredy-guarin-radamel-falcao-colombia/1243012-1304.html

     
  • At 30/3/11 13:01, Blogger fanático said…

    Aqui:
    http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/matias-fernandez-sporting-fc-porto-fredy-guarin-radamel-falcao-colombia/1243012-1457.html

     
  • At 30/3/11 14:45, Blogger Mário Rui Oliveira said…

    tenho apenas pena que este assunto suscite tão poucos comentários ... se fosse sobre eleições iriamos já com 100 comentários !

     
  • At 30/3/11 15:01, Blogger Mike Blitz said…

    Fala ai que o Andre Santos tem um passe irregular vai....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 30/3/11 15:51, Blogger Luís said…

    Post de futebol, formação.
    Algo muito raro nos dias que correm, sabe bem.

    Como uma simples curiosidade li isto, muito a proposito.

    ...
    "Sempre em constante evolução, para bem do jogo?

    Exacto. Tu podes ser sempre melhor do que és. Quanto mais alto o desafio, mais depressa é o teu progresso. Naquele filme "Revolver", o Guy Ritchie abre com as seguintes palavras: "The only way to get smarter is by playing a smarter opponent." É uma frase dos Fundamentos do Xadrez, 1883. Explica muito coisa. Se queres ficar mais forte, tens de jogar com adversários mais fortes. Só eles é que te aumentam o standard. Se estabeleces uma meta, atinge-a. E depois supera-a. E continua assim, sem parar."

    Retirei daqui:

    http://www.ionline.pt/conteudo/113997-tymoschuk-os-fundamentos-do-xadrez-explicam-muita-coisa

    Pegando no exemplo de André Santos posso em teoria dizer que foi o que lhe aconteceu assim como com outros mas também há o exemplo contrário.
    Vendo bem fico sempre com a sensação que tudo irá sempre depender do jogador (o seu real valor, capacidade e talento) em si mas parte do seu sucesso ou insucesso estará nas mãos de quem o vai orientar.Exemplos não faltam como Pereirinha e Adrien.

    A meu ver a melhor medida é mesmo a equipa B pois supostamente jogará sempre num sistema de jogo igual ao da equipa principal, torna mais facil a integração mas se a equipa B jogar em campeonatos fracos não irá por certo beneficiar o jogador.
    Porém pode-se sempre procurar solução noutras equipas e noutros campeonatos pois várias existirão com o mesmo sistema de jogo ou não uma vez que isto não é uma obrigatoriedade além de se poder estar a assegurar uma transferência desse mesmo jogador.
    Na realidade devemos todos penssar que nem todos irão valer 15m de euros, a maioria com muita sorte entre 1 a 5milhões, nem todos vão acabar por jogar na equipa principal do Sporting.

    O acompanhamento por parte do clube é que nunca pode faltar seja em que situação for, o jogador sentir-se-a mais confiante quanto maior for a confiança e exigência que nele é depositada.
    Do mesmo modo para não se deixar escapar os melhores.

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 30/3/11 16:56, Blogger Leão Justiceiro said…

    Até que enfim que se fala de bola. É bastante mais respirável diga-se.

    Pena que não tenha os mesmos conhecimentos de futebol que os restantes para poder participar.

    Mas gosto de ler, gosto de ler.

     
  • At 30/3/11 17:26, Blogger PI said…

    MRO,

    neste momento a nação leonina está mais interessada em lutas pós-eleitorais que em falar de um tema que provavelmente só nos divide na forma!

    Sinceramente, ASantos ainda não é um jogador que me encha as medidas, embora reconheça a sua utilidade nesta época.
    Mas tb sei avaliar o ambiente que ele encontrou, e imaginar que noutras condições (de equipa e plantel), e sobretudo com menor responsabilidade, ASantos poderia hoje ser mais e melhor jogador.

    Gostava de ver ASantos arriscar mais no passe, subir mais, e sobretudo rematar à baliza. Ao vê-lo jogar às vezes sinto que pode estar ali um novo JM28, pra pior.

    Mas atente-se a este paradigma: no Sporting JM28 já parecia banal. O rapaz corria todo o jogo, era de uma entrega assinalável, mas, lá está, era medíocre nas bolas paradas e pouco ou nada rematava (alguém nota diferença nestas características dele no Porto ou na selecção?!? Eu não...). Até quando era preciso assumir o risco, JM28 dava mostras de se querer esconder. Reconheço hoje que a situação não era fácil e piorava com o passar do tempo.
    Se nos dias de hoje ASantos estivesse a 8 no Porto, por exemplo no lugar de JM, estou certo que jogaria com outra desenvoltura, outra confiança, e sobretudo sem se fragilizar com o momento da equipa.

    Foi numa equipa sólida, equilibrada e sem terem que fazer a diferença que cresceram Quaresma, Custódio, Viana ou Ronaldo... mesmo Beto creceu com ACruz e Babb, e não com Torsiglieri e Coelho... ...

    Sem uma equipa sólida, um balneário fechado, e tendo que ser eles o factor desequilibrador e decisor na equipa, dificilmente e formação dará frutos.

    Varela é outro cabal exemplo - no Sporting actual seria mais um Yannick sofrível (passe a comparação que com Yannick é sempre forçada).


    Acredito que muito se pode fazer e melhorar na nossa formação, mas vejo com a primeira e mais importante medida e solidez do plantel principal, para que os jovens se possam integrar convenientemente.

    SL.

     
  • At 30/3/11 17:29, Blogger Fanas said…

    Excelente post.
    Sobre André Santos já foi tudo dito. Não deslumbra mas pode ser de grande utilidade. Precisa de melhorar (como todo o plantel ) os indíces de confiança para tentar mais os remates de meia distância.
    Matias Fernandez parece-me ser um caso concreto de um jogador sub-aproveitado. Muita gente não imagina o prestigio que ele tem no seu país . É um autêntico craque idolatrado pelos adeptos.
    A equipa B parece-me uma excelente ideia, e as parcerias com clubes estrangeiros uma boa prática que deve ser multiplicada.

    SL

     
  • At 30/3/11 17:38, Blogger King Lion said…

    O André Santos tem feito uma época regular,tem cumprido sem brilhantismos,mas tem de evoluir mais para se afirmar no Sporting.

     
  • At 30/3/11 18:49, Blogger paulo said…

    Parabens ao Andre Santos.
    Paulo Bento fez bem em dar este rebucado ao miudo, esta a dar incentivo a quem merece.

    Andre Santos so no Sporting actual tem lugar...
    Pode ser util mas esta longe de ser um jogador com requesitos para se titular do SCP.
    Acho bem que mantenham a aposta dele no plantel, que lhe dem minutos frequentemente. Agora uma equipa que quer ser campea nacional nao pode ter jogadores destes como titulares.

    Fora de topico...
    Lyon ofereceu 10 milhoes por Garay.
    Bobo confirma propostas de Portugal mas prefere ir para espanha.
    Sera que vem algum dos prometidos????

    SL
    PauloLionheart

     
  • At 30/3/11 19:11, Blogger Fanas said…

    Pois.....se não vier é muito preocupante . Não me preocupa que não venha exactamente o Garay , até pode vir o Garuy , só exijo é que sejam jogadores do nível dos prometidos. Ainda é muito cedo para tirar conclusões mas convém que GL não se atrase muito.

    SL

     
  • At 30/3/11 19:19, Blogger King Lion said…

    Uma coisa é certa a concorrência não pára e continua a reforçar-se e se o Godinho Lopes não contrata jogadores de nível não vale a pena o Bruno de Carvalho impugnar as eleições...eslas estão sempre à portinha...oxalá isso não aconteça tão cedo para bem do Sporting.

     
  • At 30/3/11 19:35, Blogger ana said…

    Para haver um melhor aproveitamento da formação, acho que o Sporting devia ter uma única filosofia de jogo, a começar logo na formação. Quem passasse dos júniores para os séniores não notaria diferença na maneira de jogar e só teria de ganhar rotinas com os novos colegas, o que podia ser alcançado nas pré-épocas. Todos os anos se deviam promover dois, três dos melhores júniores e emprestar outros tantos que se tivessem destacado, sendo que o ideal mesmo seria termos uma equipa B, para que a filosofia de jogo fosse a mesma. E apoio, muito apoio a quem dá os primeiros passos na equipa principal também é fundamental. Dos colegas e dos adeptos.

    PS - Sabiam que o hóquei já garantiu o acesso à segunda divisão?

     
  • At 30/3/11 19:38, Blogger fanático said…

    Os lampiões já têm 6 ou 7 jogadores "contratados" para a próxima época...
    Os tripeiros 4 ou 5...

    Vá lá, sôr Presidente e nós? como é?
    O pessoal anda ansioso, pronto, eu ando ansioso de contratações...
    Pronto, ok. O sôr Presidente é diferente, usa outras técnicas, sem folclore, OK.

    Ha, Estou plenamente de acordo com uma equipa B para rodar jogadores do Sporting, sem dúvida.

     
  • At 30/3/11 19:41, Blogger fanático said…

    "PS - Sabiam que o hóquei já garantiu o acesso à segunda divisão?"

    Já sabia ana, para mim uma alegria. Que pena não haver um Pavilhão do Sporting...
    Havemos de ter, dentro dos próximos 3 anos. É o que o Presidente do Sprting disse. Estou ansioso.

     
  • At 30/3/11 19:44, Blogger fanático said…

    ana, como gostarias do novo Pavilhão do Sporting? Eu gostava que tivesse bancadas em toda a volta do recinto de jogo, com uma lotação, sei lá... que metesse Respeito aos adversários!!
    E o nome para o Pavilhão? o que achas?

     
  • At 30/3/11 19:49, Blogger fanático said…

    Pavilhão Livramento?, Pavilhão Chana?, Pavilhão Júlio Rendeiro?, Pavilhão Sobrinho?... Pavilhão dos Campeões?, Pavilhão Glorioso?

    É difícil. Ou então Pavilhão-Sporting...

     
  • At 30/3/11 20:27, Blogger bola-9 said…

    entre o pavilhao e sporting ainda leva,PAVILHAO BES SPORTING,OU OUTRO

     
  • At 30/3/11 20:28, Blogger bola-9 said…

    E SABIAM QUEM TRAMOU JESUS.

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2011/03/30/lu_s_alberto_trama_jesus.html

     
  • At 30/3/11 20:42, Blogger ana said…

    fanático, cadeiras a toda a volta, sem dúvida. quanto ao nome, não faço a mínima. Dar-lhe o nome de um atleta é um pouco desmerecer todos os outros de tantas mdalidades que tivemos/temos... Venha mas é de lá o pavilhão que quando estiver para ser inaugurado, o pessoal há-de lembrar-se de alguma coisa... :P

    bola-9, quer-me cá parecer que se concretiza mas é a segunda parte da notícia: o rapaz ir parar a tribunal por difamação, levar com uma multa e com suspensão... se quisessem este assunto resolvido, há muito que o assunto estaria encerrado.

     
  • At 30/3/11 21:36, Blogger bola-9 said…

    ana
    ou entao dar o dito por nao dito,e o luis alberto com 27 anos no final da epoca assina pelo benfas.

     
  • At 30/3/11 21:44, Blogger King Lion said…

    E que tal um pavilhão com fosso não acham boa ideia ?...vamos aos grandes ideólogos do novo estádio perguntar porque é que se é burro,perdão como é que se faz um fosso ou melhor uma fossa...!.

     
  • At 30/3/11 21:49, Blogger bola-9 said…

    O´SEU CAMELO.

    quem e´este jornalista do CM que da´pelo nome de antonio ribeiro ferreira que se diz ser sportinguista ,que eu duvido,que assina hoje um artigo no CM aonde diz que,CHEIRA MAL EM ALVALADE.
    mal deve cheirar na redaçao do seu jornal,aonde as pulgas e os piolhos sao mais que os jornalistas que la´trabalham.
    esta´a falar do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL,
    ISTO NAO E´O SPORT JORNALISTAS E CORRUPTOS SA.RESPEITO FAZ FAVOR

     
  • At 30/3/11 22:02, Blogger King Lion said…

    Bola-9

    Esse jornalista é o que chama ao Sócrates o engenheiro relativo.Se nisso ele é capaz de ter razão quanto ao resto também ele é um jornalista relativo...!.

     
  • At 30/3/11 22:57, Blogger Gabriel said…

    Podem ler o artigo "Qual a novidade?" que publiquei aqui no Sangue Leonino há alguns minutos atrás, depois deste óptimo post ("André Santos e os Outros"), mas que aparece antes, não sei porquê. E que assim passa despercebido.
    Gabriel Almeida

     
  • At 30/3/11 23:12, Blogger Mário Rui Oliveira said…

    Gabriel, é um sinal , pá !!! eheheh tema velho ! abç

     
  • At 30/3/11 23:14, Blogger Mário Rui Oliveira said…

    Gabriel , mas a sério. Aparece antes, porque começaste a escrever o mesmo antes de eu escrever o do André e deixaste em rascunho. Como tal a hora de entrada é anterior ao meu e assim aparece antes.

     
  • At 31/3/11 00:45, Blogger Mário Rui Oliveira said…

    MAC

    queres comentar este post ? ou nada te assalta de momento dizer uma vez que não fala de eleições ?

     
  • At 31/3/11 01:08, Blogger MAC said…

    comentar o quê mais propriamente? já ando aqui há tantos anos acho que tenho o direito de comentar sobre o que realmente me importa... Mas se quiseres faço-te a vontade... LOL sou contra as equipas B, acho mais vantajoso fazer uma parceria com uma clube qualquer de primeira divisão, como o Cercle Brugge ou com clubes como o Estoril... O Inácio, por exemplo, disse que a equipa B só seria para por em prática se fosse alterado o modelo competitivo para poderem jogar na Orangina... Não sei as ideias do Godinho, mas se for para jogar nos pelados da 2ªB sou totalmente contra...

     
  • At 31/3/11 02:08, Blogger Manuel Lima said…

    Na 2ª B já não há pelados, nem na 3ª divisão. O que há são muitos relvados sintéticos.

     
  • At 31/3/11 10:49, Blogger PTM said…

    Alguém que comentar as noticias que fazem mais uma vez a formação a pagar a merda duma revolução no plantel?

    Mas estes idiotas não aprendem?

    http://visaodemercado.blogspot.com/2011/03/carrico-joao-pereira-e-patricio-podem.html

     
  • At 31/3/11 12:01, Blogger Jose Alvalade said…

    Como tenho vindo a dizer: Quem te viu em que te vê Sangue Leonino.
    Precisas mesmo de levar uma grande volta e levar uma grande remodelação na equipa Editorial.
    Porque será que Editores que se ausentam por meses e até anos resolvem vir para o blogue debitar as suas brilhantes e translucidas ideias; que julgam eles ser as que devem vingar entre sportinguistas.
    Na minha perspectiva, de comentador; parece-me que em vez de servirem o blogue, se limitam a servir-se do blogue para conseguirem arregimentar mais uns quantos para a sua luta.
    Com rarissimas excepções este blogue tornou-se; como muitos outros que por ai pululam, como uma caixa de ressonância para dislates, insultos e um arrazoado de disparates.
    A linha Editorial que outrora era plural e diversificada, foi-se tornando unilateral e com somente um assunto em mente, gasto e debatido até á exaustão.
    Não estaria na altura de fazer uma pausa para reflexão interna, como já fizeram alguns blogues muitos respeitaveis; que não se deixam levar pela poeira circundante, como aconteceu agora com o Anortedealvalade.
    Não queria ir tão longe; como uma purga, mas uma regeneração de mentalidades e uma lufada de ar fresco seria uma ideia excelente para renovar e revigorar o blogue que outrora pedia messas e atodos os outros, pois eram aqui debatidas ideias e soluções para o nosso clube.
    Basta dizer que sairam daqui muitos que hoje são têm blogues de respeito e que escrevem em blogues de respeito. Não vou aqui enumerar mas os comentadores mais antigos aqueles que vieram muito antes do tempo da eleição de Bettencourt.
    Basta dizer que muitos sairam de outros lados onde escreviam como Editores e simples comentadores e procuraram refugio e casa de abrigo , nestte blogue por alguma razão; qualidade.
    Que agora vai sendo cada vez mais escassa...
    Este blogue precisa de uma descontinuidade e de sportinguistas que queiram servir o sporting.

     
  • At 31/3/11 12:19, Blogger PTM said…

    só autoridades morais...

     
  • At 31/3/11 12:34, Blogger fanático said…

    Enfim...

     
  • At 31/3/11 13:17, Blogger PTM said…

    Chega-te á frente!

     
  • At 31/3/11 13:43, Blogger Jose Alvalade said…

    Não são moralidades. São realidades que alguns podem criticar, mas que não as viveram de facto e não podem opinar sobre o desconhecido.
    Esta mensagem tem destinatários certos e definidos e os visados sabem perfeitamente do que falo. Posso não ter a totalidade da razão do meu lado, mas de certeza que não estou a sequer a inventar ou a mentir.
    Os mais antigos já se foram e os que resistem já só veem esporadicamente.
    E isso faz-me ter pena, pois este espaço foi um dos melhores da blogosfera leonina e daqui surgiram ideias muito relevantes. Foram horas e horas de debate, entre Editores deste e doutros blogues e muitos comentadores que faziam deste eum espaço diário de exaltação sportinguista.
    Hoje restam muito poucos e os que ficaram não gostam de debater o Sporting, com poucas excepções, mas de insultar o sportinguista do lado porque têm ideias contrarias ás suas.
    O velho chavão está pelas ruas da amargura: " Os sportinguistas são diferentes", cada vez somos mais iguais a eles e nos piores aspectos.
    Não sou detentor de nenhuma moral mais elevada que os demais, mas custa-me assistir a determinadas coisas que vão matando o meu clube aos pouquinhos... Não matam o meu sportingusimo, porque esse irá estar sempre comigo e não são palavras ou actos mais descortezes que o vão fazer diminuir.
    Estamos sempre a falar da CONTINUIDADE, no sector dirigente do nosso clube, mas parece-me que também a nível da massa associativa se verifica uma continuidade nada saudavel.
    Será que não estamos ainda a tempo de romper com essa continuidade. Um adeptos genuino não gosta de ver o seu clube definhar, mas tem aquele orgulho sempre presente e nunca despreza o seu clube; seja porque motivo for. Não há-de ser um Roquette, um FSF, um JEB ou até um Godinho que me vão afastar desta paixão que me consome horas e horas de leitura sobre o meu clube, sobre horas e horas e horas de viagens pelo meu clube, por dinheiro e mais dinheiro em quotas, bilhetes, camisolas, cahecois e tudo o resto, NINGUEM ACABA COM ESTA PAIXÃO.
    Até posso dar o exemplo mais radical: vamos supor que por um infortunio o clube acabasse a jogar na 2ª Divisão; como aconteceu com o Atletico de Madrid, a paixão não desmorecia. O choque era tremendo, mas a minha paixão movesse por muito mais.
    Se bem que muitos outros pensam assim , portanto não sou caso "sui generis", mas o que gostava de transmitir era muito simples.
    Os problemas não se devem empurrar para debaixo do tapete, obviamente que não. Mas há tempo para tudo e começa a parecer que se querem querras eternas.
    Façamos uma pausa e coloquemos outras questões importantes em cima da mesa. A ser verdade o que se apregoa, não seria tempo de os sócios se unirem e procurarem soluções conjuntas com o clube para determinados problemas. Não falo da Auditoria, onde acho que não devemos ter interferência, mas podemos ajudar e intervir em muitos outros processos.
    Não gastem mais tempo com assuntos altamente estafados, virem as agulhas para coisa muito interessantes: Os novos estautos, que dão pano para mangas e onde os sócios deveriam ter uma palavra determinante e não somente no momento da votação, mas antes. E aqui falo de Nucleos, Representantes dos sócios no CL e outros tipo de movimentos que queiram fundar para discutir tudo isto e muito mais.
    Acho que se abriu uma porta em Alvalade. Agora veremos quem quer entrar?
    Vamos todos sentar conversar e sanar as divergências que nos separam; por mais profundas que sejam, em prol do Sporting.
    Caramba! todos gostamos do clube. Não poderemos algum dia chegar a uma plataforma de entendimento?

     
  • At 31/3/11 13:57, Blogger José Gil said…

    Há coisas que eu não entendo... Concordar ou discordar com os posts eu entendo... Mas estar constantemente a tentar impôr uma determinada linha do Blog é parvo não? Jose Alvalade, se não gosta do Sangue tem bom remédio... Faz a sua capelinha (blog) e ai já pode fazer como quer. Agora vir para o espaço dos outros mandar bitaites de como eles devem gerir o seu espaço...

    Cumprimentos aos outros.
    José Gil

     
  • At 31/3/11 13:59, Blogger Jose Alvalade said…

    PTM,
    Pelo nosso Sporting, sempre...
    Aliás, não seria a primeira, nem a ultima de certeza.
    Não sou mais arguto que alguns que aqui andam.
    Mas hoje as redes sociais e os blogues são espaços muito visitados e comentados, nem sempre pelos melhores motivos.
    Muitas ideias foram sendo debitadas ao longos dos tempos, ultimamente menos, por causa do ruido estridente de alguns poluidores...
    Porque não criar uma parceria entre o clube e alguns blogues. E aqui digo alguns, porque a qualidade da blogosfera sportinguistas está muito por baixo.
    Alguns talvez não se lembrem, mas se não me engano foi neste blogue que nasceu um movimento de blogues que depois não teve continuidade.
    Porque não uma reactivação desse movimento, isto me parceria com o clube.
    Mas noutros moldes, pois não podemos escolher indiscriminadamente.
    Porque não se pode criar uma comissão de sócios pertencentes a blogues, que se poderia reunir com algum dirigente especifico do Sporting; para lhe expor algumas das ideias reunidas em reuniões previas sobre assuntos que o clube achasse que devia ouvir a palavra dos sócios.
    Obvio que teriam de ser reuniões espaçadas no tempo, pois não existe possibilidade de andarmos todos os dias em Alvalade: mas poderias ser quadrimestral ou até semestral. Acho perfeitamente possível, assim como ouvir a comissão dos nucleos que já funciona.
    Se quiserem não dêm nomeas de blogues, porque pode parecer negativo neste momento, mas reunam-se, debatam o sporting, agrupem ideias e compilem documentos que podem perfeitamente ser levados junto do clube. Alguns dirão que é pura perca de tempo. Para esses direi que tentar ajudar o Sporting, nunca será uma perca de tempo, mesmo que as nossas ideias sejam ignoradas. Pelo menos tentámos e quem sabe não poderemos ser bem sucedidos nos nossos intentos.
    Acho muito mais produtivo este genero de iniciativas que andarmos aqui horas e horas a discutir sobre determinados assuntos.

     
  • At 31/3/11 14:01, Blogger Jose Alvalade said…

    José Gil,
    Não leu tudo ou só leu o que lhe interessa. Pois além do que diz também fiz veicular algo mais que acho interessante e que gostaria de ver o seu comentário.

     
  • At 31/3/11 14:05, Blogger Jose Alvalade said…

    Ou será que alguns sportinguistas só gostam de debater certos e determinados assuntos?

     
  • At 31/3/11 14:13, Blogger José Gil said…

    Sim existem Sportinguistas que só gostam de discutir certos e determinados assuntos e outros que gostam de discutir tudo e mais um par de botins e ainda outros que não se interessam por nada. Estes cidadãos procuram fora (plural de forum) onde se identifiquem e onde se sintam em "casa". Presumo que alguns, não se revendo nos existentes, criem os seus próprios.

    Agora o Jose Alvalade ainda não percebeu que este blog será o que os seus editores quiserem e terá os comentadores que se revejam nos temas aqui abordados. Estar sempre a aconselhar à mudança de atitude ou de linha editorial é mesmo parvo. Isto não é um jornal ou um forum oficial do clube, logo os editores comportam-se e escrevem o que quiserem e os comentadores comentam ou não.

    Desculpem os editores, pois ninguém me pagou para os defender, mas existem aqui dois elementos que só fazem isto... Os outros guerreiam, ofendem-se mas depois passam ao post seguinte... Estes dois nada mais fazem que criticar os editores do blog por isto e por aquilo, como se isto fosse um jornal ou alguma coisa paga com dinheiro de todos nós.

    Saudações Leoninas para todos!
    José Gil

     
  • At 31/3/11 15:16, Blogger PTM said…

    http://www.ionline.pt/conteudo/114270-fundo-jogadores-cancelado-na-cmvm-ha-quase-dois-meses

     
  • At 31/3/11 15:17, Blogger PTM said…

    bem, pessoal todos a abastecer na bomba da avenida padre cruz...

     
  • At 31/3/11 15:56, Blogger Jose Alvalade said…

    José Gil,
    Já percebi que não lhe interessam determinados assuntos, ok.
    A mim faz-me impressão a superficialidade com que alguns tratam os assuntos do clube, mas quem sou eu para obrigar os editores ou comentadores a quererm discutir temas interessantes.
    Já agora podia deixar os insultos de lado, mas deve ser do seu feitio...

     
  • At 31/3/11 16:07, Blogger José Gil said…

    Queira o Jose Alvalade desculpar-me por ter apelidado a sua atitude de parva. Retiro a expressão porque não era a minha intenção ofendê-lo.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home