"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, março 30, 2011

Qual a novidade?

Acabadas as eleições foi eleito o Engº Godinho Lopes como o novo Presidente do Conselho Directivo. Qual a novidade, qual a admiração? Não tem sido sempre assim? Não foi igual com FSF ou JEB? Aqui só houve uma diferença: os votos da "situação" foram repartidos por Dias Ferreira e Pedro Baltazar que têm estado, ambos, junto ao poder há já vários anos. O Dr. Bruno Carvalho obteve 36 % dos votos que somados aos cerca de 2% de SAM, soma cerca de 38%. Sendo assim estes 38% não são muito diferentes de muitas votações (perdidas) em Assembleias Gerais. São os votos da "oposição".

Não há volta a dar, os Sportinguistas, na sua maioria, gostam de estar como estão. Quanto à minoria apenas deve ter uma atitude mental de "estar preparado para o pior na esperança do melhor". Assim não ficarão traumatizados quando a roda da fortuna e dos resultados vira para o lado mau. O Sporting é um pequeno (Grande) Portugal. As pessoas vociferam, dizem que está mal, mas hora "H" vão pelos mesmos.

Como é possível, no estado comatoso e calamitoso em que estamos, os Sportinguistas preferirem os mesmos? Mas quiseram e querem.

E digo mais, se JEB se tem candidatado tinha ganho. É claro que teria de realçar o que fez de bom, e algo terá feito. Minimizaria o que fez de mal, geralmente dizendo que não era possível fazer de outra forma. A seguir prometeria maravilhas. E "last but not least" diria que os concorrentes eram irresponsáveis e perigosos aventureiros. Ganhava "limpinho"!

Mas estas eleições e correspondentes votações encerram 3 factos muitos estranhos:

a) Como pode haver uma discrepância de cerca de 400 votantes? Foi "chapelada"? Estes votos a mais (!) deveriam ser objecto duma sindicância um a um de modo a ver se "estes" votantes coincidem com os nomes dos cadernos eleitorais.

b) Como é possível haver tanta discrepância nas intenções de voto consoante o nº de anos de sócio? Em todas as outras anteriores eleições a, não havia quase diferenças. Nesta campanha eleitoral havia propostas diferentes, por parte dos candidatos, consoante a antiguidade dos sócios? Se não havia porque razão os sócios se iriam comportar de maneira diferente de modo que o "driver" era (seria) os anos de sócio?

c) Não é divulgado o nº de votantes por lista e por escalão de anos de sócio. Em todas as outras eleições tal foi sempre transparentemente divulgado. Agora só se fala em 1500 votos de diferença, sem dar detalhes. Mas qual foi a diferença exacta?1495 ou 1517, ou 1483?

Porque razão não é divulgado o detalhe?

d) Como é possivel todas as sondagens darem resultados diferentes dos votos "reais finais"? Por exemplo "A Bola" de 21-3-2011, 6 dias antes das eleições, mostra 42,6% para BC e 18,5% para GL.E a a amostra de 1700 sócios, do Record, à boca das urnas, é mais do que representativa num universo de 14500 sócios.

Faço uma ressalva: esta Direcção recém-eleita parece muito superior a FSF ou JEB. Esperemos todos que sim, claro.

Para mim foi emociante o dia da eleição porque conheci pessoalmente a filha do eterno Vitor Damas.
Gabriel Almeida
    Sangue LEONINO


11 comentários:

  • At 30/3/11 23:05, Anonymous Anónimo said…

    OUTRA VEZ ?! ...

     
  • At 30/3/11 23:10, Anonymous Anónimo said…

    Como este tema me parece já estafado ....

    DOMINGOS ...

    Consta que o António Salvador vai encostar o Domingos à parede amanhã.

    Colocado de poder ver o seu treinador partir para o clube com o qual luta por um amelhor posição no campeontato, o (excelente) Presidente do Braga, deverá tentar obrigar Domingos a renovar o contrato sob pena de o mandar já embora retirando a possibilidade de Domingos defender o Braga na excelente carreira que está a fazer na Liga Europa. Ou seja, Domingos poderá vir a ter de escolher o Sporting ou a possibilidade da glória de atingir as meias finais de uma competição europeia ao serviço do Braga.

    Dependerá agora do nível de comprometimento que exista entre Domingos e Godinho Lopes e Carlos Freitas. Se este acordo for forte podemos amanhã assisitir À saída de Domingos do Braga e a sua chegada antecipada ao Sporting, ainda que não para o banco desde já, pelo menos em dedicação completa à preparaçao da próxima época


    o que acham ?

     
  • At 30/3/11 23:12, Blogger JuvenalCarvalho said…

    "Para mim foi emociante o dia da eleição porque conheci pessoalmente a filha do eterno Vitor Damas."

    Gabriel,
    É realmente uma pessoa muito interessante e que faz com que sintamos Sporting.
    Quanto ao resto meu amigo. Sabes o que penso em relação à forma de ver Sporting, em todo semelhante à tua. No entanto, o momento é de congregar esforços para que unidos sejamos muito mais fortes.
    O dia 26 de Março passou e sinceramente não consigo acreditar em viciação de resultados, apesar de aqui ou ali até ponho hipótese de algo de incorrecto se ter passado. Não vou pela má fé nem pela viciação.
    Abraço para ti!

     
  • At 30/3/11 23:13, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Mário Rui Oliveira,

    Penso que Domingos será o nosso treinador para a próxima época. Custa-me a acreditar no entanto que o Sp. Braga extreme a sua posição a esse nível.

     
  • At 31/3/11 00:24, Blogger Mike Portugal said…

    Gabriel Almeida,

    a) já foi explicado. Foram pessoas que foram pagar quotas e que não voltaram a passar pelo computador.

    b) propostas diferentes? Tu leste bem o programa do BdC e do GL? Era virtualmente identicos tirando a questão do financiamento.

    c) Foi sim senhor. Olha aqui: http://acreditar.blog.com/2011/03/27/56/eleicoes-sporting-cd-2011/

    d) Tu não és da área de matemática e estatistica pois não? lol

     
  • At 31/3/11 02:39, Blogger Carlos said…

    Gabriel

    De facto é inaceitável que se saiba o correspondente ao nº de votos por antiguidade através de um blog, já que o clube não divulgou esses resultados como aliás sempre o fez.. Mas já nada me surpreende..Talvez não quisessem fazê-lo para a seguir não ter que vir rectificar outra vez..Parece que o importante é não levantar poeira..

    Mas, para os interessados, se fizerem as contas irão constatar que o nº de votantes por cada mesa (1,4,7,10,13,16,19,22 e 25) varia para cada órgão. Daí o nº total de votantes não ser igual em todos os órgãos. Mas não foi numa mesa que isso aconteceu!Foi em todas excepto na de 22 votos!

    Gabriel, tenho que felicitá-lo pelo que escreveu no seu post "Não há razões para optimismos" em 31 de Janeiro, ainda antes de haver qualquer candidato, de facto se ter vindo a verificar. Significa que ainda há Sportinguistas que têm memória. Fica aí o que escreveu (para quem não se lembra)..

    "E agora? Agora não vejo motivos para optimismos. Como doutras vezes antevejo o ressurgimento dum candidato de continuidade, mas reciclado. Este "candidato" hoje, mas logo amanhã Presidente, vai usar das demagogias do costume, e que são: um Plano de reestruturação (outro plano) que se for aprovado vai permitir todas as quimeras, sonhos ou deslumbres; mas que se não for aprovado vai ser o caos. Pelo meio agita-se a cenoura: vai haver milhões para reforçar a equipa de futebol.
    E qualquer candidato opositor vai ser considerado "aventureiro".
    Com este "cocktail", por um lado a bandeira da abundância, por outro o espectro da miséria. Com esta argumentação, esse candidato da "continuidade"será eleito facilmente. Vai ser limpinho. Foi assim que FSF e JEB foram eleitos e fizeram passar as suas propostas. E os sócios vão atrás que nem "carneirinhos"."

    SL

     
  • At 31/3/11 03:06, Blogger Carlos said…

    Mário Rui Oliveira

    Sou leitor deste blog e na minha opinião se acha que não tem nada a acrescentar ao post não comente. Essa tentativa de desviar o debate para a questão do Domingos é uma falta de respeito pelo seu colega cronista que perdeu o seu tempo a escrever este post, seguramente não para que algumas pessoas possam vir mandar umas "larachas" mas para que exista debate entre os Sportinguistas interessados no assunto. O que fez descredibiliza este espaço.

    SL

     
  • At 31/3/11 07:33, Blogger luz verde said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 31/3/11 07:59, Blogger luz verde said…

    Bem visto Carlos, eu próprio não comentei mais nada sobre eleições no post do MRO, para não estar a baralhar coisas. Mas este senhor (MRO), não teve pejo nenhum em defecar no post do colega e tentar mudar o tema!!
    Mas quanto às irregularidades daquela noite tenebrosa e sul americana, a nossa opinião vale o que vale e quem tem o dever e o direito de fazer algo, já tratou do caso.

    O tema que foi tentado inserir neste post, só aparece por termos que aguentar com mais cenas típicas "do mais do mesmo".
    Então o Domingos não foi um "trunfo" eleitoral do GL? Não deveria estar assegurado o compromisso? Então que trunfo é esse? É como o do Garay? Ou do Bobô? Só bluffs! Alguns adeptos que só se preocupam em abafar a vergonha e clamam por união, para deixar o presidente trabalhar, não defendem os interesses do clube?
    E aonde páram os críticos exigentes e desconfiados do fundo russo?
    E se o BdC "ganhasse" e dissesse que o fundo estava a ser estudado?
    E aonde páram os 100 milhóes (de nada), prometidos pelo GL?
    Ninguém se preocupa agora?
    O clube é enganado e maltratado e onde estão os defensores do clube? Só aparecem os defensores do presidente, mas este não é o clube, nem a instituição! Os presidentes passam, o clube somos nós.

    Depois daquela madrugada, que me custou a engolir e que abalou não o amor pelo clube, mas o respeito que sinto pela instituição, resolvi dar o benefício da dúvida ao eleito e que sirva bem os interesses do clube.
    Mas o certo é que tenho muito pouca fé.
    E só acredito quando vejo, porque o tempo passa e ficamos a ver navios.

    (Gabriel Almeida, que tal uma manobra como a da tal madrugada e torne a enviar este mesmo post?)

    S.L.

     
  • At 31/3/11 19:13, Blogger Hugo Tavares said…

    Completamente de acordo com este post.
    As pessoas do Sporting na sua generalidade têm aquilo que merecem :(
    no final é sempre mais do mesmo !!!

     
  • At 1/4/11 00:05, Anonymous Anónimo said…

    Gabriel,

    depois de ler alguns comentários, peço desculpa. Realmente deveria ter guardado o meu comentário para um post. Apesar de frequentemente se virar a discussão do post em outros temas, não devia ter tão ostensivamente tê-lo feito. Desculpa. Abraço

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home