Passivo da SAD acima dos 206 milhões... e zero títulos!
Texto RECORD:
O resultado líquido negativo da Sporting SAD nos nove primeiros meses do exercício 2011/2012 agravou-se em mais de 500 por cento face a igual período do ano anterior, chegando agora aos 30,9 milhões de euros.
Esta evolução nas contas de nove meses da Sporting SAD, hoje comunicadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, é "totalmente explicada", segundo a sociedade, com a evolução negativa das rubricas "Pessoal" e "Custos/Proveitos com Transações e Passes de Jogadores".
Os custos com o pessoal cresceram mais de nove milhões de euros, para 29,9 milhões, o que representa percentualmente um agravamento de 45,8 por cento. Em termos de transações e passes de jogadores, passou-se de +6,7 milhões para -9,8 milhões de euros, ou seja uma divergência de 16,5 milhões (-247 por cento).
No período compreendido entre julho de 2011 e março de 2012, a SAD sportinguista contabilizou receitas de 29,9 milhões de euros, em crescimento de 11,2 por cento. Ao mesmo tempo, os custos aumentaram 36,2 por cento, para 47,4 milhões de euros.
A SAD do Sporting destaca a rubrica "Bilheteira e Bilhetes de Época", a crescer 894 mil euros (16,4 por cento) e refere que a diminuição em "quotizações" se deve ao facto de a SAD ter passado a receber, desde outubro, 25 por cento das quotas pagas pelos sócios do clube.
A 31 de março, o ativo da SAD cresceu 7,1 por cento, para os 146,1 milhões, "resultante do esforço de investimento realizado para o reforço da competitividade da equipa principal (Ativo Fixo Intangível - Valor do Plantel)".
Quanto ao passivo, cresceu em quase um quarto - 24,5 por cento - ultrapassando agora os 206,7 milhões de euros. A explicação é, por um lado, o "resultado negativo da exploração do período", e por outro a "contabilização das parcerias nos investimentos efetuados no plantel".
A SAD do Sporting destaca ainda, na comunicação enviada à CMVM, que o ano desportivo foi "marcado por resultados inferiores aos que seriam normalmente expetáveis, sobretudo no que se refere à Liga Nacional", com o Sporting a ser quarto posicionado e a garantir o acesso ao playoff de acesso à Liga Europa.
Nuno M Almeida
Sangue LEONINO
23 comentários:
At 1/6/12 09:27, Anónimo said…
A necessidade de encontrar investidores externos que permitam a recapitalização da Sporting, SAD é urgente e os responsáveis leoninos têm bem definido o patamar mínimo para o normal governo da empresa que gere o futebol verde e branco: 50 milhões de euros.
O presidente, Luís Godinho Lopes, tem-se desdobrado em contactos, na tentativa de cativar investidores fora de Portugal - admitiu recentemente que, na atual conjuntura, não há capacidade financeira em Portugal para responder às necessidades do Sporting - e mantém, de momento, conversas frequentes com três potenciais candidatos, com origens tão diversas como Angola, China e o Médio Oriente. Ao que O JOGO apurou, estão a ser negociados "pacotes" de 30 milhões de euros com cada potencial parceiro, pelo que seria necessário o acordo com dois dos três elementos em carteira para que fosse alcançado o valor mínimo estabelecido.
Em causa está a necessidade de equilibrar a tesouraria para a temporada que se avizinha, libertando-se da pressão que tantas dificuldades vem criando nos últimos meses.
O JOGO
At 1/6/12 09:57, Anónimo said…
MAIS FUTEBOL:
Insua, Diego Rubio, Ricky Wolfswinkel, Carlos Chaby, Alberto Coelho e Santiago Arias. Foram estes os jogadores que o Sporting incluiu em fundos de investimento durante os primeiros nove meses da época 2011/12.
No documento é explicado qual a percentagem que o clube detém no passe de cada futebolista, dados atualizados a 31 de Março.
Assim, os jogadores detidos a 100 por cento são apenas três: Pereirinha, Carriço e Izmailov. Polga e Tiago entretanto saíram.
Em alguns casos, o clube detém menos de 50 por cento do passe dos futebolistas: André Santos (30%), Carrillo (30%), Wolfswinkel (35%) e Rinaudo (35%) são alguns exemplos.
Nuno M Almeida
At 1/6/12 10:27, Mike Portugal said…
O resultado negativo nas contas era esperado devido ao investimento feito. São numeros que não me assustam, desde que na próxima época se comece a ver algum retorno. No final do mandato farei o meu balanço.
At 1/6/12 10:41, Leão de Alvalade said…
Nuno, podemos discutir muitas coisas sobre o modelo SAD, concordar ou discordar. Mas a matemática não deixa dúvidas: se é verdade que ao longo da sua existência acumulou um passivo enorme, preocupante, não é verdade que tenha apenas zero títulos nesse percurso. SL
At 1/6/12 10:50, Anónimo said…
Caro leão, o último título relevante de que me recordo no futebol profissional foi em 2008: a taça de Portugal...
Estes números preocupam-me, e muito.
Nuno M Almeida
At 1/6/12 10:53, Anónimo said…
E quando falava em zero títulos, aludia obviamente a esta época. Houve agravamento dos números mas continuamos de bolsos vazios de títulos.
Peço desculpa, e embora tenha grande simpatia pela briosa, ainda não consegui digerir o que presenciei no jamor nem termos chegado ao 3º lugar na liga.
Nuno M Almeida
At 1/6/12 10:56, Anónimo said…
nem... não termos chegado ao 3º lugar na liga.
Nuno M Almeida
At 1/6/12 10:57, Anónimo said…
para além de que a última grande venda que encaixámos foi a de... Nani... e a da maçã com bicho.
Nuno M Almeida
At 1/6/12 11:51, Ricardo R. said…
Em alguns casos, o clube detém menos de 50 por cento do passe dos futebolistas: André Santos (30%), Carrillo (30%), Wolfswinkel (35%) e Rinaudo (35%) são alguns exemplos...
Esses números dizem tudo... pq só detém o sporting 30% do passe do Carrillo quando foi um jogador relativamente barato e é um dos que mais pode render no futuro?
Há muita coisa por explicar... que assim vai continuar... por exemplo a vendo do Yanick, a venda dos passes dos jogadores recém comprados a preço abaixo do de compra... enfim mais do mesmo e sinceramente não vejo luz ao fundo do túnel...
At 1/6/12 15:15, Relva said…
O carrilho já foi comprado apenas 50%, ão seria essa uma das exigencias para se poder contratar, foi mau negócio?
Enfim, cá dentro á quem seja pior que os de lá de fora, era preferivel o bettenc que deu 6 pelo pongolo, será preferivel?
Que interessa ter 30 de prejuizo, se o valor possivel, dos activos, ultrapassava esse valor?
At 1/6/12 15:55, Anónimo said…
Relva,
ACTIVO DA SAD 146,1 milhões
PASSIVO DA SAD 206,7 milhões
At 1/6/12 16:56, MRL said…
"O resultado negativo nas contas era esperado devido ao investimento feito".
Como assim?
O investimento feito (com a qualidade que já sabemos) aparece nos resultados via amortizações. Subiram 4% !
O resultado negativo de 31 M€ a março de 2012 (que eu estimo vá chegar perto dos 46 M€ no final da época) decorre de um aumento brutal dos gastos com pessoal, completamente desfazado do aumento verificado no valor do plantel.
Os resultados desportivos só por si refletem a desgraça que foi esse investimento. E depois diz-me que podemos vir a recuperá-lo? Como? Como vamos recuperar o investimento e os ordenados de jogadores como Polga, Onyewu, Rodriguez, Jeffren e Bojinov? E mesmo do Carrillo ou Wolfswinkel, cujos passes estão já vendidos em parte a fundos? E nem preciso de chamar à conversa os Pongolles ou os Valdes, pois não?
At 1/6/12 17:29, King Lion said…
Eu sou um leigo em termos de matéria económica e finanças mas estive a ler atentamente o documento enviado pelo clube à CMVM em relação ao período de 1 de Junho de 2011 a 31 de Março de 2012 e não é difícil de entender que o Sporting tem sido mais que vítima de negócios ruinosos.
Então na consulta que fiz no site do jornal Económico houve um aspecto que me chamou à atencão e tem a ver com os proveitos relativos à rubrica Direitos Televisivos e então temos o seguinte :
" Os direitos televisivos incluem, em 31 de Março de 2012, Euros 8.250 milhares (31 Mar 11 – Euros 8.250 milhares) respeitante ao contrato de transmissão de direitos televisivos com a PPTV, SA, Euros 582 milhares (31 Mar 11 - Euros 432 milhares) relativos ao Market Pool e transmissão do jogo da pré-eliminatória da liga Europa e, Euros 120 milhares referentes à transmissão de jogo particular na pré-época."
Fiquei a pensar em quem seria a PPTV,SA , óbviamente é a empresa detentora da SPORTTV.O Sporting por época não recebe mais de 9 milhões de euros da SPORTTV,o F.C.Porto segundo o jornal o Público tem o seguinte contrato, "O FC Porto anunciou nesta sexta-feira o prolongamento do contrato de cedência dos direitos televisivos à PPTV (grupo Olivesportos) até à temporada de 2017-18, recebendo em troca 82,8 milhões de euros.
O anterior contrato terminava em 2013-14. Isto significa que as quatro épocas adicionais renderão 82,8 milhões de euros, uma média superior a 20 milhões de euros por temporada".
Enquanto que o Benfica recusou à mesma empresa uma oferta de 22 milhões de euros época.Na minha opinião o Benfica nunca aceitará um contrato inferior ao intervalo entre 27 e 30 milhões de euros época.
A assinatura deste contrato televisivo,a compra de Pongolle por 6,5 milhões e a venda de Liedson são alguns dos exemplos de uma curta gestão em termos de tempo mas de consequências mais que gravosas para o Sporting.
Infelizmente não tenho nem poder nem dinheiro para liderar o Sporting mas se um dia fosse presidente do clube uma das minhas primeiras medidas seria públicamente deitar ao lixo o quadro em que aparece o Bettencourt como presidente do clube e propor a sua expulsão como sócio do clube.Era ele e mais meia dúzia,filhos da puta haviam de pagar tudo bem pago.
At 1/6/12 19:35, leao revisor said…
King Lion
Como é um leigo... Talvez isto lhe ajude
http://economico.sapo.pt/noticias/sport-tv-garante-sporting-e-porto-ate-2019-por-31-milhoes_93107.html
At 1/6/12 19:52, leao revisor said…
"Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, («Sporting SAD») vem informar o mercado que a SCS ¿ Sporting Comércio e Serviços, SA («SCS») e a PPTV ¿ Publicidade de Portugal e Televisão S.A., («PPTV»), sociedade integrada no Grupo Controlinveste, renegociaram as contrapartidas financeiras do contrato, em vigor, de cedência de direitos de transmissão televisiva e publicidade dos jogos da equipa principal da Sporting SAD, na condição de visitada, para a competição principal da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Mais se informa que, no âmbito da renegociação, foi ainda acordado ceder à PPTV, em idêntico regime de exclusividade, os referidos direitos de transmissão televisiva e publicidade referentes às épocas de 2013/2014 até 2017/2018, inclusive.
Nos termos do acordo existente entre a SCS e a Sporting SAD, os proveitos globais provenientes do acordo celebrado serão repartidos entre ambas, revertendo para a SCS, SA o montante de 75.6M€ e para a Sporting SAD o de 32.4M€."
Fazendo as mesmas contas que você fez ao FCP, 82.8/4= 20.7 as do SCP são 108/4=27.
At 1/6/12 20:07, Anónimo said…
Ainda bem que há um leão revisor para esclarecer o estupido povão sportinguista. Aliás, são estes seres inteligentes que nos atiraram para o buraco, a elite de gestores e economistas que tão bem têm gerido o Clube, que gostam de dar lições de dirigismo e gestão desportiva.
assinado: leão revisto
At 1/6/12 20:13, leao revisor said…
Não chamei estúpido a ninguém em primeiro lugar, e depois façam com os factos que falei o que entenderem.
At 1/6/12 21:18, Leão Sensato said…
Segundo se diz, pelos corredores da SAD, a época 2011-2012 terá um prejuízo de 45 milhões. As eventuais vendas de jogadores, só serão contabilizadas na próxima temporada.
At 2/6/12 00:20, Francisco said…
Foi publicado no site do SCP que vai acabar o sócio correspondente para existir o sócio efectivo B.
Vantagens: Votar,estar presente nas Assembleias............
Agora passar a cota de 55 Euros anual para 108 Euros????
Será que estou a ver mal a situação.
Falo por mim sou sócio correspondente. E correspondentee no meu caso é provinca a 150 Km de Alvalade. Vou ver 2 ou 3 jogos por época e portanto entre o bilhete mais barato e a cota anual só perco. Mas sou sócio não para ganhar grandes regalias mas por gostar do Sporting e de algum modo ajudar.
Na mesma situação está o meu filho que é estudante e por isso sou eu que pago as cotas.
Vou deixar de ser sócio, não vou mais ajudar a pagar Pongolles,e dezenas de disparates (a lista é demasiado extensa).
Vai ser o meu protesto contra a desgovernação o acumular da dívida (só em serviço da divida são mais de 12 milhões).
Será que estou a ver mal a situação, ou vão existir mais sócios correspondentes que vão deixar de o ser.
Sou leitor de blogosfera gostaria de ver este assunto comentado.
Sócio correspondente nº58807-0 desde 2004 (inauguração do Alvalade XX1)
At 2/6/12 01:27, Fanas said…
Não serve para tapar a nossa dificil realidade mas é só para nos animarmos um pouco:
"O Sporting é o clube que coloca no Europeu mais atletas formados na sua academia, ultrapassando os espanhóis do Barcelona e os holandeses do Ajax, dois históricos emblemas com os quais vem dividindo o epíteto de grande potência formadora."
SPORTING SEMPRE !
At 2/6/12 01:44, King Lion said…
Sr Leão Revisor
Sabe que as pessoas mais ignorantes são aquelas que se armam em inteligentes e depois só dizem asneiras.Antes de dizer asneiras vá ver quantos anos vão da época 2013/2014 até 2017/2018,inclusivé.Veja senão são 5 anos de contrato e depois faça os cálculos e veja se o Sporting não vai auferir menos dinheiro.
Estou a ver que tirou o curso com o Bettencourt,olhe teve azar com o professor pois esse palerma nem deve figurar como presidente do Sporting.
At 2/6/12 12:05, Anónimo said…
At 2/6/12 01:44, King Lion said…
ahahahahahhahaha...essa foi de cabo esquarda..ahahah
At 2/6/12 12:11, Anónimo said…
Francisco
e vão dois.
Acredita que ninguém vai debater o caso por ti apresentado.
O Sporting vai passar a ser um Clube de Bairro (Lisboa) e daqui a pouco um Belenenses em segunda versão. Projecto Roquette no seu explendor.
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home