"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, setembro 18, 2012

O costume

Bastou 3 miseras jornadas, 2 jogos na Liga Europa e uma péssima pré-época para a lenga lenga que caracteriza o Sporting sair à rua...

De um lado os adeptos. Uns defendem medidas drásticas outros que é azar e outros insurgem-se apenas contra as criticas pois aparentemente é ser anti-sportinguista.

Do outro lado , quem gere e devia ser exigente começa cedo a canção da desculpabilização e apontando como é apanágio naqueles que são incapazes e medíocres para a arbitragem como mal maior de estarmos onde estamos.

Pela 2 época consecutiva na 3 jornada estamos já a correr atrás do prejuízo. Isso sim devia ser analisado e perguntar-se o porquê de um plantel recheado de bons valores não funcionar como equipa. Questionar-se o porquê do treinador ser incapaz de colocar as melhores peças em campo e ter um sistema de jogo consentâneo com uma equipa que pretende ser campeã.

O meu post de ontem não pretendia a cabeça do treinador mas sim a responsabilização do mesmo. No fundo a culpa não é dele. A culpa é de quem esta desfazádo uma década da realidade e vive abastadamente do prestigio de um titulo conquistado há 10 anos. A exigência tem que ser muito mais que apontar o dedo ao arbitro por uma suposta falta mal marcada (que existiu) ou um golo não sancionado que a própria televisão não consegue tirar as dúvidas. Tenho de há muito que uma casa não pode ser construída sem bons alicerces. Ano após ano descuramos o item treinador achando que um bom plantel basta para atacar o titulo.

Todo e qualquer investimento sem ter alguém com saber e competência passa invariavelmente pelo logro.
E passa pelo logro porque acima do treinador não há uma estrutura forte que proteja o treinador e o grupo. Que faça passar a mensagem que o treinador é soberano mas que há gente acima a fiscalizar e a exigir mais e melhor. Ora há muito que essa estrutura não existe. Seria impossivel que um Vitor Pereira qualquer fosse campeão no Sporting!!!

Boloni foi o ultimo treinador campeão. Desde aí vários têm tentado mas todos falharam sendo que Paulo Bento foi o que por duas vezes esteve mais perto. Mesmo assim erros vários de um treinador em formação (tal como agora) e depois um declinio do sistema do jogo apresentado levaram a que ele proprio saí-se.

Peseiro-Paulo Bento, Bento-Carvalhal , Paulo Sergio-Couceiro , Domingos-Sá Pinto

Os treinadores têm sido sempre o menor problema quando deveria ser o principal!! Agora com 3 jornadas passadas e com a inabilidade demonstrada (até agora) para gerir o futebol leonino, quem dará um murro na mesa para exigir?

Entretanto os adeptos dividem, discutem , ofendem-se....tudo num processo que se acentua de ano para ano devido esta incapacidade para se apresentar um projecto credível. Pode-se não ser campeão. Há sempre factores e variantes que podem condicionar mas defendo que é necessário apresentar trabalho e resultados. O momento e futuro leonino muito dependem disso pois foi o caminho que Godinho Lopes escolheu seguir. Há largos anos que andamos a querer viver como grande e ir atrás dos nossos rivais quando devíamos repensar as nossas estratégias pois esta tem falhado continuamente!!!

Sem CL é impossivel manter uma equipa paga a peso de ouro. Sem dinheiro vende-se percentagens dos passes para sobreviver e quando vamos vender praticamente recebemos uns míseros trocos e recomeçamos este ciclo vicioso em que nos metemos. Haverá quem diga que os outros também o fazem. Desconheço e com o problemas dos outros posso eu bem. Eu pergunto, se ficarmos de novo num 4 lugar como será a próxima época?

Godinho Lopes procura desesperadamente investidores. Mas não seria mais honesto e inteligente limpar-mos nós a casa abdicando de utopias como o titulo e preparar-nos para o futuro próximo?

Eu tenho os pés bem assentes no chão. Cada ano que passa , cada investimento na equipa principal (ainda por cima com fracos timoneiros) afasta-nos dos 2 outros rivais e deixa-nos cada vez mais com um passivo monstruoso do qual vejo cada vez menos hipóteses de sair.

Mas importante é apontar o dedo aos árbitros para disfarçar as nossas insuficiências e não jogarmos muito mais e melhor. Entre nós adeptos a guerra será sempre a mesma, infelizmente. Basta ver a caixa de comentários....

Por ultimo não posso deixar de criticar que um presidente da assembleia geral tenha uma frase deste tipo " este resultado não foi bom nem foi mau..." para o Sporting tudo o que não seja vitória tem que ser mau resultado. Pelo menos é a minha maneira de ver as coisas. Vivemos demasiado do politicamente correcto. Talvez seja por isso que o clube não passe da cepa torta. Falta sentido critico à massa directiva.

Desculpem o desabafo.

SL

Miguel Damas

    Sangue LEONINO


25 comentários:

  • At 18/9/12 16:05, Anonymous Anónimo said…

    Não percebo o pq de quererem por o GL ao barulho, ele duque e freitas puseram a disposicao do mister sa pinto o melhor plantel dos ultimos anos, este não tem correspondido. Acredito que va sair pelo proprio pe. Agora dizer q Paulo Bento era mau e ridiculo o homem com equipas de tostoes com pereirinhas djalos polga grimis etc etc conseguiu 2 segundos lugares e varias tacas. Imagino esta equipa nas maos do Paulo, alias quen me dera a mim.
    Temos a melhor estrutura dos ultimos anos mas parece me q os adeptos ate isso querem deitar a baixo, um pouco a imagem de quando duque quis trazer o Mourinho.. Enfim o gde mal do meu SCP continua a ser os adeptos ou pseudo adeptos.

     
  • At 18/9/12 16:10, Anonymous Anónimo said…

    Carissimo senhor

    Sem rodeios o trabalho do Paulo Bento foi bom no primeiro ano e meio e uma bela merda no restante. E o avô cantigas devia estar bem era a alugar barcos no tejo.....

     
  • At 18/9/12 16:24, Anonymous Anónimo said…

    Ai está o blogue "Sangue Leonino" no seu melhor!
    E temos o Catedrático Miguel Damas a debitar a sua "verve" sobre o seu querido tema.
    Parece uma prima minha que é Bipolar!
    Num dia diz mal e no outro vem pedir desculpas pelos excessos.
    Normalmente estas personagens só costumam aparecer nestes momentos, pois gostam sempre de "brilhar".
    Já há anos que debita este tipo de discurso pelos blogues sportinguistas.
    Ultimamente até costuma comentar mais noutros blogues, que neste.
    Deve ser por isso que não tem tempo para escrever aqui.
    Só escreve aqui quando tem oportunidade de fazer aquele discurso altivo sobre o Sporting, porque o Miguel Damas é LICENCIADO em SPORTINGUISMO.
    De futebol percebe como poucos, de gestão nem se fala, mas o que mais o entusiasma é poder bater em quem dirige o Sporting.
    Da próxima vez pode fazer parte de alguma lista e prestar os seus enumeros prestimos ao Sporting.
    De certeza que com sportinguistas deste calibre na sua estrutura o Sporting vai ser muito melhor.

     
  • At 18/9/12 16:31, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Bipolar é muito bom!!! Ainda não parei de me rir....

    SL

     
  • At 18/9/12 17:01, Blogger ER said…

    Só mais uma acha para a fogueira. Se sair o Sá Pinto vem o Oceano, certo? Baratucho e a liderar a liga Oragina.

    Abram os olhos, o Sporting tem falta de um treinador a sério à muitos anos.

    Saudações Leoninas

     
  • At 18/9/12 17:04, Anonymous Anónimo said…

    Anonimo das 18h10
    Se não me engano paulo bento conseguiu 2super tacas e 2 de portugal e 2 segundos lugares que nos levou a champions num desses anos passamos o grupo, infelizmente algum historico no nosso clube. Os resultados pioraram devido ao decrescimo de qualidade do plantel acho que nisso estamos de acordo. Agora pergunto depois de Paulo Bento o que fizemos digno de registo?

     
  • At 18/9/12 17:04, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Um milhão e meio de portugueses que saíram a rua passado sábado serão também bipolares pelo simples facto de estarem fartos de logros , mentiras e roubos? Igual a 16 anos de sportinguistas esses sim catedráticos que meteram o Sporting neste estado. As suas palavras ficaram a fazer "reVERVE" na minha cabeça e sinceramente não posso deixar passar em claro o seu comentário. Até se insurge pelo facto de fazer comentários noutros sítios. Terei deixado algum post-it na sua casa? Quero é que vossa excelência se foda. Não me conhece, não sabe como eu vivo e sinto o Sporting por isso abstenha-se de fazer juízos de valor sobre a minha pessoa. É realmente hilariante que seja o Miguel Damas o culpado de termos 2 pontos. Fartinho de gente rastejante....

    SL

     
  • At 18/9/12 17:07, Anonymous Anónimo said…

    Miguel Damas quanto a bipolaridade não sei como se trata, mas a parte de não parares de rir experimente por mais tabaco no que andas a fumar antes de escreveres os post

     
  • At 18/9/12 17:14, Anonymous Anónimo said…

    E se em vez de insultarem quem escreve os posts dessem ideias ou dissessem o que pensam..?? Não estão de acordo com quem escreve?? Expliquem a vossa opinião...pq as opiniões são como os cus...cada um tem o seu!!! Somos todos sportinguistas...remem para o mesmo lado...não insultem...ajudem...,,,!!!! Ahhh e abram bem os olhos pq não temos treinador desde que saiu o Paulo Bento...


    Saudações leoninas

    Sérgio Baptista

     
  • At 18/9/12 17:15, Anonymous Anónimo said…

    E se em vez de insultarem quem escreve os posts dessem ideias ou dissessem o que pensam..?? Não estão de acordo com quem escreve?? Expliquem a vossa opinião...pq as opiniões são como os cus...cada um tem o seu!!! Somos todos sportinguistas...remem para o mesmo lado...não insultem...ajudem...,,,!!!! Ahhh e abram bem os olhos pq não temos treinador desde que saiu o Paulo Bento...


    Saudações leoninas

    Sérgio Baptista

     
  • At 18/9/12 17:33, Anonymous Anónimo said…

    A Bipolaridade do Damas cura-se a tua consanguinidade já não anónimo do tabaco...

    Assinado

    Primos do Damas

     
  • At 18/9/12 18:04, Anonymous Anónimo said…

    Boas...
    Depois disto tudo que disseste Miguel Dantas, apenas me apetece acrescentar mais umas coisinhas, ora reparem:
    - Esta direcção entrou e foi uma via verde para os tachos, não temos dinheiro para mandar cantar um cego, mas pagamos balúrdios(eu sei o que digo) a Manuel Fernandes, a Profirio (o que deu ao Sporting??quem é este pah), quem é senhor Jorge Castelo no futebol para ser adjunto capaz de ajudar uma equipa profissional, se bem se recordam este senhor é adjunto daquele nosso amigo de bigode toni(bebado cheio de formação, viu-se recentemente), depois o ainda andam por lá Beto, Vidigal, Pedrosa(????) Dominguez(????) e desculpem um sem número de meninos que estão de borla por amor há camisola, viva tacho e panelões..
    -Depois desde que esta direcção entrou vejam, no Atletismo lá se foi nossa hegemonia, no Futsal perdemos o melhor treinador nacional lá se foi titulo, no Andebol (somos um histórico nacional) apostam num Sá Pinto ainda mais deficitário de conhecimento, enfim gamebox de adepto epa tenham dó da malta..
    - Por fim o senhor Sá Pinto, epa sem duvida um dos meus jogadores preferidos, mas quem disse que um idolo dos adeptos é um grande treinador, por amor de deus homem não é exemplo para ninguem, sem provas dadas no futebol, porque ele?? Ele não sabe mais do que aquilo, meteu no Sporting a jogar um futebol de fraca qualidade onde não sabemos assumir o jogo, é só contra-ataque, futebol massador irritante, ganha bola na area adversária mas temos que ir ha nossa para marcar de novo, sem imaginação sem criativos sem nada e reparem, Insua um dos melhores a época passada ofuscou-se, capel brilhante está apagado entre outros reparem que tudo se fundiu num abrir e fechar de olhos.. Não estou a ser critico mas realista, este homem não sabe não tem conhecimento para pegar numa equipa com estofo para ganhar campeonato.. Vitorias morais estamos nós fartos, ele é capaz de dizer q domina jogos todos, quando eu nao vejo isso e por vezes nem propria estatística o diz, deve ser o senhor Profirio que passa mal dados.. Está na altura de investir num treinador a serio, ate porque para mim é melhor equipa dos ultimos anos e é pena..
    SL

     
  • At 18/9/12 18:10, Anonymous Leão Doente said…

    Miguel Damas, é verdade que, para o Sporting participar na UEFA em 2013-2014, terá que ter 900.000 euros de lucro no final desta temporada?

    Se, Godinho Lopes já veio dizer, que será mais um ano de prejuízo, como vamos sair deste sarilho? Eleições antecipadas!!!

     
  • At 18/9/12 20:41, Anonymous Anónimo said…

    Mirko Josic
    foi o melhor treinador que passou no Sporting nos ultimos 20 anos.
    Vão buscá-lo se ele quiser vir naturalmente

     
  • At 18/9/12 21:16, Anonymous Anónimo said…

    O Paulo Bento foi o menos mau dos últimos anos, ainda ganhou umas taças e jogámos para o titulo até à última jornada pelo menos 2 anos. Depois ao final com a sua teimosia e falta de ovos borrou a pintura toda. Tivesse o Paulo Bento o que o Sá Pinto tem hoje e não tenho dúvidas que estaríamos a fazer melhor figura.

    O que faz falta ao Sporting é um treinador experiente e não um palerma que só sabe bater palmas durante o jogo todo e que qualquer que seja o jogo diz sempre que "fomos superiores", "os jogadores foram exemplares", "mereciamos ter ganho". Este discurso anedótico e alucinado é simplesmente patético. Não acredito em Sá Pinto desde o primeiro dia, ainda mais quando está a encenar uma personagem que não é a dele. Ao menos que fosse o Sá Pinto das "caralhadas" e da "porrada", esse era mais genuino, porque o que temos não passa de uma palerma com um discurso encomendado que já parece estar lá a segurar o tacho como os que o meteram lá.

    Lagartão

     
  • At 18/9/12 21:21, Anonymous Anónimo said…

    Não me admira nada que o Sá Pinto não chegue a Outubro / Novembro. Espero que estes embrulhos não vão buscar o colosso Pedro Martins, Caixinha, ou então ainda mais anedótico que era meter o Oceano e promover o Abel para a equipa B. Caminhamos para eleições antecipadas. Se o Sporing não ganhar os proximos 2 jogos em casa com boas exibições, o Sá Pinto vai começar a tremer...

    Lagartão

     
  • At 18/9/12 21:29, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Mirko jozic

    Que grande treinador!!! Excelente futebol com uma equipa jovem e em construção e essa sim abatida pelas arbitragens!
    Julgo que ele já ñ treina!!

    SL

    Ps- já sei o que há de Mourinho em Sá Pinto como disse o belarouz. O jogar com 3 trincos contra uma equipa que foi a Madrid apenas defender. E a defender estão a vencer 1-2....

     
  • At 18/9/12 21:29, Blogger Mike BlitzGreen said…

    2-2

    SL

     
  • At 18/9/12 21:32, Blogger Mike BlitzGreen said…

    3-2 lol

    SL

     
  • At 18/9/12 23:34, Anonymous Anónimo said…

    O Miguel Damas e um gajo tao previsivel como o Sa Pinto basta pica-lo que reage de pronto e com todo o seu vernaculo. Es um tolinho, sem ofensa...

     
  • At 19/9/12 01:49, Blogger Sporting até morrer said…

    Tanta merda de anónimo...

    José

     
  • At 19/9/12 07:05, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Bom anónimo das 23.34

    Posso possivelmente ser previsível mas garanto-lhe que não usei todo o meu vernáculo. Quanto ao reagir, quem não sente não é filho de boa gente. Muita da gente que me ataca ou insulta duvido que tivesse coragem de mó dizer na cara. Não estou a ameaçar violência. Estou sim a comentar o facto de terem uma coragem tremenda para me insultarem sob o manto do anonimato. Eu vou continuar a dar a minha opinião desassombradamente.

    SL

     
  • At 19/9/12 08:02, Anonymous Anónimo said…

    O Sporting nao consegue ganhar a ninguem, tem um futebol pobre e mesmo assim ha gente que consegue encontrar virtudes nisto???

    A pre temporada era a feijoes, agora que ja doi, como e?
    Vao continuar a ignorar, a culpar terceiros? A unica alegriazita que nos resta sao as derrotas dos rivais, mas com o mal dos outros posso eu bem!

    Este post do Miguel nao e virgem, ja escreveu varios deste estilo, tem sido criticado por alguns, va-se la saber porque...
    So pode ser por Sportinguistas que nao conhecem a nossa historia, a nossa grandeza e estao contentes com esta mediocridade!!!

    SL

     
  • At 19/9/12 13:05, Blogger Hugo Tavares said…

    Fantástico, subscrevo absolutamente na integra :)

     
  • At 21/9/12 11:56, Blogger Luis Magalhães Pereira said…


    Miguel Damas,

    100% de acordo. Continua assim como és, esses lacaios anónimos vão continuar a falar sozinhos!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home