"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, março 14, 2013

A MINHA HOMENAGEM AO PRESIDENTE!!!



A minha crónica de hoje no JORNAL SPORTING. Uma homenagem sentida ao PRESIDENTE!!!

O PRESIDENTE
João Rocha
(1930-2013)

Dizer que os Homens não choram foi um chavão que se criou mas que comprovadamente não é verdadeiro. Falo por mim. Na madrugada do dia 8 de Março de 2013, quando confrontado por um sms de um amigo de muitos anos a alertar-me para a morte de João Rocha confesso que li, reli e não ...queria acreditar ser verdade. Sim, era infelizmente verdade. Claro que lacrimejei. Entendo o Sporting como uma família. Na família desportiva que somos enquanto instituição grandiosa, ele foi o meu ‘pai’. Aquele que me marcou numa infância cheia de vitórias, que me fazia vibrar de alegrias e recordar tempos de muito menino que me deliciavam. Era o PRESIDENTE.

Recordo grandes equipas de futebol, dos tempos do Keita, Jordão, Manuel Fernandes, Vitor Damas, etc… mas não esqueço aquele velhinho pavilhão de Alvalade, invariavelmente a abarrotar. Olhava para o túnel de acesso aos jogos e lá estava ele… sempre ele. Um Presidente de todas as horas. Que chorava e ria com os jogadores mas que tinha cultura de exigência. Tempos imemoriais, em que tanto nos orgulhamos deles. Sim, já nesses tempos, embora idolatrado pela maioria, tinha oposição. Uma verdade, que a tinha. Mas existia um incomensurável respeito. Ele era o Sr. João Rocha. O Presidente que me ensinou a beber muitos dos ensinamentos que hoje tenho do nosso Sporting. Recordo os tempos em que lia os jornais de trás para a frente e lá via o Sporting em primeiro em todas as modalidades. Que lia as reportagens da Volta à França e lá estava o ‘nosso’ Joaquim Agostinho. Enfim, tantas tardes e noites de glória nos grandes tempos do Presidente… do ‘meu’ Presidente.
Partiu aos 82 anos de idade fisicamente. Estará no meu coração e de milhões de sportinguistas para a eternidade. Foram 13 anos de presidência com milhares de vitórias em todas as modalidades, em que fomos os pioneiros na formação de claques, com a criação da Juventude Leonina em 1976 com os seus filhos Gonçalo e João como fundadores, bem como com as então improváveis digressões a Angola e à China, etc... Que sempre esteve junto da diásporas ‘leonina’ espalhada pelo Mundo, e que enraizou a verdadeira mística e cultura sportinguista.
Que todos nós continuemos a honrar o seu nome. Que o novo Pavilhão ‘João Rocha’ seja mesmo uma realidade. Eu quero ver a sua inauguração e com isso prestar-lhe uma mais do que justa homenagem. Ele merece-a… nós queremos que isso aconteça.
Depois desta crónica que juro ter sido escrita com aquela lágrima marota no canto do olho, termino-a dizendo: Descanse em paz, Sr. João Rocha. Obrigado, PRESIDENTE!

Juvenal Carvalho
    Sangue LEONINO


18 comentários:

  • At 14/3/13 21:35, Blogger fanático said…

    Revejo-me nas tuas palavras. Bom post.

     
  • At 14/3/13 23:25, Blogger Fanas said…

    Um excelente Presidente que nos deu um "reinado " de extraordinário brilho e glória.
    Obrigado Joao Rocha!

     
  • At 15/3/13 00:38, Blogger The Cure said…

    bonitas palavras, Juvenal.

    genial.

    abraço

     
  • At 15/3/13 01:56, Blogger RFM said…

    Juvenal

    Obrigado pelo teu post.
    Subcrevo no seu todo.

    E aquelas noites europeias?!...

    DESCANSE em PAZ

     
  • At 15/3/13 03:56, Blogger Luis Magalhães Pereira said…



    Juvenal,

    Bela homenagem!

    Um abraço e SPORTING SEMPRE!

     
  • At 15/3/13 16:27, Anonymous Anónimo said…

    Grande Presidente que deu muito tempo ao clube...Agora se o Banha da cobra for eleito ,não tem tempo pra debates,nem para o clube pois cada vez que fala enterra-se e desaparece para África.TRATA os SÓCIOS que não são por ele como terroristas.O Banha da Cobra tem um ego impressionante. Quem viu as entrevistas, ao Couceiro e a este cavalheiro, na Bola TV, deu para ver quem tem projecto e quem se limitou a falar mal de todos. Importa perguntar porque razão foge aos debates? Tem medo de defraudar o "regimento brunista" e então joga a pedra e foge.É ZERO ao pé do GRANDE JR.

     
  • At 15/3/13 17:04, Anonymous Anónimo said…

    Até num post sobre o falecido João Rocha vens lançar calúnias e mentiras sobre o futuro Presidente do Sporting... Quando é que ganhas vergonha na cara? Vais ter os teus debates para a semana. Depois tudo acaba para a continuidade e começamos a reerguer o Grande Sporting!

     
  • At 15/3/13 22:09, Anonymous Anónimo said…

    O que faziam Luís Filipe Vieira, Carlos Moya, Capristano, Dias da Cunha e Bettencourt a almoçar juntos no restaurante Salsa e Coentros no dia de hoje????????????????????????????????????????????????????

     
  • At 15/3/13 23:38, Blogger fanático said…

    Para apoiar o Peyroteo, se calhar...

     
  • At 15/3/13 23:38, Blogger fanático said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 15/3/13 23:57, Blogger Duarte said…

    Parece que o Banha de Cobra foi anunciar a criação de uma academia do Sporting em Moçambique, mas afinal já existia. Podia ter passado, mas aos poucos, com aquele jeito truculento e ardiloso, vai deixando cair a máscara. À atenção dos que o idolatram cegamente :)

     
  • At 16/3/13 01:18, Anonymous Anónimo said…

    Acho que a partir do momento em que a pessoa que inventa essa diz que o Couceiro é uma referência para o Sporting está tudo dito das intenções das mesmas... Continuem com essa campanha difamatória, já se viu que é a única que sabem fazer, mas não vos vai valer de nada companheiros da continuidade. Vai ser de goleada. Das antigas. =)

     
  • At 16/3/13 02:43, Anonymous Anónimo said…

    O Banha da Cobra anda a brincar com o pessoal!Será que em dois anos de terrorismo anti-Sporting não foram suficientes para arranjar investidores?Todos sabemos que este "melga" não tem investidor algum com ele.Este tipo de promessas(?)já não pegam e esta campanha é muito séria para assentar neste tipo de aldrabices.Foi para Moçambique para fugir aos debates.Só sabe apunhalar as pessoas..É um pintas..

     
  • At 16/3/13 16:30, Blogger fanático said…

    Para conhecer um pouco mais


    http://www.youtube.com/watch?v=mXLzE6gWgAY

     
  • At 16/3/13 16:37, Blogger fanático said…

    "Um Presidente do Sporting Clube de Portugal jamais poderá dizer que um dia foi funcionário de Pinto da Costa e de Luís Filipe Vieira."

    Alguém disse e muito bem

     
  • At 16/3/13 17:15, Anonymous Anónimo said…

    http://naovazporai.wordpress.com/

    Para os difamadores. Bom fim de semana. :)

     
  • At 16/3/13 19:24, Blogger jaime crespo, said…

    muito bem, anónimo At 16/3/13 17:15, isto são o que eu chamo de provas! quanto ao resto...
    mas volto a dizer, apresentem-se projetos não difamações.
    ninguém acha estranho que a tvi 24 tenha entrevistado bruno de carvalho na 6ª feira, dia 8, o carlos severino, 2ª feira, dia 11 e o couceiro seja entrevistado dia 21, último dia de campanha?

     
  • At 16/3/13 20:46, Anonymous Anónimo said…

    Com o Couceiro vamos mesmo parar ao fundo.

    Bruno Carvalho era o AVENTUREIRO.

    Resultado do Godinho Lopes?

    Mais dívidas e a pior época que me lembre na minha vida toda.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home