A legitimidade de Bruno Carvalho
Não sou fã de Bruno Carvalho, não votei nele (nem em Couceiro) e não aprecio o seu estilo, sobretudo quando leva ao extremo o conceito adepto/presidente. Mas... desta vez tenho que estar do lado do presidente do meu clube.
Bruno Carvalho e a sua equipa foram eleitos para cumprir um programa que apresentaram aos sócios, as suas ideias e propostas foram legitimamente plebiscitadas por uma maioria, e não menos importante, o balanço destes anos de mandato tem sido positivo - contas mais equilibradas, contenção de gastos, redução dos custos, reestruturação administrativa, etc, etc.
No plano desportivo concordemos também, e sobretudo comparando com anos imediatamente anteriores à chegada da equipa de Bruno Carvalho, que o saldo é positivo - com um orçamento indiscutivelmente bem menor que o dos rivais temos uma entrada directa na Champions, um lugar de acesso a uma pré-eliminatória da liga milionária, uma Taça de Portugal, uma participação honrosa nas competições europeias (eliminados às mãos da GazProm) e ainda o regresso em força do ecletismo que sempre caracterizou o nosso clube centenário. Exemplo: o hóquei e a conquista épica da Taça CERS.
Ora, se o presidente tem um projecto desportivo - e que ainda por cima lidera, enquanto responsável máximo da SAD - e se eventualmente concluír que o treinador Marco Silva não se enquadra no mesmo ou que não subscreve o seus princípios basilares, terá naturalmente toda a legitimidade para optar por outras soluções. Bruno Carvalho foi eleito pelos sócios, Marco Silva é um funcionário do clube, contratado pelo primeiro. Ponto final! Goste-se mais de um ou de outro! Seria o mesmo que um presidente de uma autarquia, eleito pelo povo, não tivesse legitimidade para dispensar um director de um serviço que, por motivos concretos e fundamentados, o edil achasse que não devia ocupar a função.
Posto isto, o que sinceramente espero - enquanto sócio do clube, accionista da SAD, doador para a Missão Pavilhão e sobretudo indefectível adepto - é que Bruno Carvalho, tome a decisão que tomar, que depois também explique e apresente junto de quem o elegeu quais os fundamentos dessa mesma decisão.
Estranho que um treinador que até fez um bom campeonato, que acaba de ganhar a Taça e que ainda tem mais 3 anos de contrato possa ser dispensado? Estranho!
Gostei da novela de dezembro passado e do papel abjecto a que José Eduardo se prestou? De todo!
Apreciei a forma como Bruno Carvalho puxou as orelhas aos profissionais de futebol, via facebook, após a derrota em Guimarães? Nem pensar!
Mas a diferença é que eu sou um mero e anónimo adepto, sem qualquer inside information, pelo que "só sabe o que se passa no convento quem está lá dentro!"
Como quero acreditar que Bruno Carvalho não ficou despojado dos seus neurónios, do seu sentido de responsabilidade e que não será por birra que hipoteticamente dispensará o actual treinador, resta-me desejar que tudo se resolva a bem do clube!
Nuno M Almeida
Nota: regozijei até ao delírio com a vitória no Jamor, mas também com os sapos vivos que vi vários (c)roquettistas engolirem na bancada central do estádio nacional, bem junto de onde eu estava!
É que o seu ar não enganava -"tão cedo não voltamos a pôr os pés nos corredores e na cadeira do poder!"
A 'betaria' e os herdeiros dos viscondes, com o seu característico ar de enfado, seguramente genético, lá têm que se resignar com o facto de que pelo menos dessas castas o clube já não está refém!
Sangue LEONINO
32 comentários:
At 2/6/15 13:48, Green76 said…
Concordo. Bruno de Carvalho é o nosso presidente, o que decidir estará certo!
At 2/6/15 13:53, Anónimo said…
Eu também não votei em Bruno de Carvalho, nem em Couceiro, nem em ninguém, tendo votado em branco pela primeira vez em 40 anos.
Mas li o programa de Buno de Carvalho e não vi lá referência a:
-José eduardo que veio dizer para as TVs que era ideólogo da candidatura de Bruno de Carvalho e que este sabia de tudo o que ele estava a dizer, ou seja tivemos um não eleito a convocar um treinador (funcionário) para uma reunião;
-Referência à assinatura de contrato com o treinador, por quatro anos, despedindo-o logo no primeiro;
-Troca de treinadores nos escalões jovens e equipa B a meio da época e ao sabor dos resultados;
Relembro que o que é próprio de um sistema democrático é o escrutínio permanente, não sendo as eleições a um aval para que se faça tudo o que se quer. Como por exemplo, alterar o equipamento do clube (cor dos calções) ou desistir disfarçadamente de uma competição (Taça da Liga). É que o clube tem estatutos e nos estatutos vem lá bem expresso quais as cores do clube, bem como a referência à vontade de vencer todas as competições em que se participa.
At 2/6/15 14:05, FCS said…
Bla bla bla a cor do calções bla bla bla
hahahahah
At 2/6/15 15:10, Uncle P said…
Seguind a logica do anonimo a troca do treinador na B nao devia ter sido feita. So nao muda de opiniao quem e burro. A cor dos calcoes e a taca lucilio baptista? Tenha do.
At 2/6/15 16:49, Anónimo said…
Portanto...
Tudo o que "o Bruno" faz é que está certo.
Se ele resolver que o equipamento deve mudar de verde para cor-de-rosa, os bruneiros virão para aqui dizer... blá, blá, blá (o único argumento que têm).
E, já agora, Bruno de Carvalho, para ser consequente sobre o que disse sobre a Taça da Liga, também devia alinhar na 1ª Liga com juniores, ou até mesmo na Chanpions, uma vez que também aí o Sporting foi prejudicado e as suas reclamações não foram levadas a sério. Um exemplo de coerência, este empresário do ramo das marquises.
At 2/6/15 18:42, Sporting até morrer said…
Com os calções amarelos conquistámos a taça.
Até que não foi mau.
Se com cor-de-rosa se ganhar o campeonato, sou desde já a favor!
At 2/6/15 19:07, Anónimo said…
Julgo que em relação à política de contratações levada a cabo deverá estar o motivo da divergência, tendo em conta alguma manifestação de desagrado de Marco Silva. Tornou-se complicado para Marco Silva atingir os objectivos que Bruno de Carvalho propôs para a equipa com contratações que em vez de terem vindo para fazer a diferença na equipa A, acabaram por serem utilizados na B, não tendo sido fortalecida a equipa A ao nível que o Marco Silva pretendia, tendo em conta a exigência daquilo que lhe era pedido.
Lion King
At 2/6/15 19:08, Anónimo said…
Quero la saber das cores de calçoes. Quero é títulos!
At 2/6/15 19:31, Jasil said…
Contrariamente a alguns comentaristas quero frisar que votei em BC nas duas eleições e até ao momento não estou arrependido. Perante isto, penso ter alguma legitimidade para discordar de BC, nomeadamente:
-postura aquando dos festejos da(s) vitórias da equipa, vide final da Taça de Portugal. Penso que alguma moderação e comedimento não lhe ficaria mal. Bolas ele é o n/ presidente, o presidente de um gd clube e não de uma qq agremiação recreativa;
-ida para o banco que só nos desprestigia e cria pressão negativa no treinador e jogadores;
-a mais que provável rutura com MS. Esta situação, a verificar-se vai trazer instabilidade, e desconfio dos prováveis êxitos que possam advir daí. Quando eu pensava que finalmente entraríamos na senda da paz e tranquilidade, vejo que estamos a dar mais tiros nos pés e voltar a um passado recente e duvidoso- um ou mais treinadores/ ano. E com que resultados ? Negativos diz-nos a experiência.
Portanto, faço aqui um apelo. Sr. Presidente dê continuidade ao trabalho de MS, pois penso que merece esta oportunidade, independentemente de já conhecer os cantos à casa e não começar do zero.Sr Presidente, em prol do SCP, nem que tenha que engolir o orgulho e alguns sapos, pois os interesses do n/ clube devem estar acima dos pessoais e das arrogâncias que podem prejudicar o SCP. Acredito que o bom senso vai prevalecer a bem do clube.
SL
At 2/6/15 19:38, Nuno M. Almeida said…
Sábias palavras, Jasil. Parabéns pela lucidez.
At 2/6/15 20:26, Sporting até morrer said…
Nuno,
Tenho esperança que ainda seja possível haver entendimento entre ambos, tal como o tive em Dezembro.
Não faz sentido estarem a "gramar-se" desde Dezembro e agora cada um ir para seu lado quando a esmagadora maioria dos sportinguistas quer que ambos continuem.
O clube poderá estar caminho da união após esta primeira conquista na era BdC.
Não faz sentido voltar a dividir a massa associativa entre os pró e contra a continuidade de Marco Silva.
Depois do ano zero de MS, é hora de nos lançarmos em busca de objectivos maiores.
Esperemos por boas novidades nos próximos dias.
SL
At 2/6/15 21:26, Nuno M. Almeida said…
Espero que sim, que impere a sensatez.
Ja não têm idade para amuos ou birras!
At 2/6/15 23:48, Anónimo said…
Quem é que anda desde Dezembro com amuos e birras?
Marco Silva é um excelente profissional: quem suporta as tropelias, as rasteiras, as provocações e as indirectas de Bruno de Carvalho, trabalhando para ganhar um troféu, tem que ser mesmo um grande treinador.
At 3/6/15 01:01, Anónimo said…
Caros sócios,
Já receberam o novo nº de sócio? Acham que está tudo bem? Conhecem casos de sócios que tenham achado estranho o facto de ser pouca a progressão? Não é de estranhar que na mudança de há 5 anos se tenham dado saltos de 10.000 números e agora apenas de umas centenas (quer em sócios com muitos anos, quer mais recentes)?
At 3/6/15 01:47, Anónimo said…
Anonimo 13:53,
o argumento da cor dos calções é no mínimo hilariante. Nem quero imaginar (o que os croquetes vão argumentar) se o presidente despedir o Marco e contratar para o seu lugar um Rui Vitoria qualquer.
Posto isto e quanto ao tema do post a minha opinião é que o Marco deve continuar.
É óbvio que a maioria dos adeptos estão com o treinador e o Bruno não vai por a cabeça no cepo excepto se:
1º estiver à espera de uma resposta de um treinador superior.
2º o que se passou em Dezembro é gravíssimo (não acredito pois já lhe tinha posto um par de patins)
para finalizar quero dedicar esta vitória épica a todos os bracarenses que no estádio cantaram " e esta merd* é toda nossa" e aos restantes 6 milhões de adeptos que os apoiaram no domingo.
SL,
GF
At 3/6/15 08:25, Sporting até morrer said…
Anónimo das 01h01,
Sim, já recebi o novo n.º de sócio.
O facto de não se terem dado grandes saltos entre os sócios mais antigos poderá estar relacionado com o facto de termos tido eleições em 2013, para as quais muitos sócios quiseram votar, tendo regularizado pagamentos em atraso.
Juntem-se ainda as campanhas que já vêm desde o tempo de Godinho Lopes para essas mesmas regularizações, sem penalização para os sócios (mantiveram o número).
Não vejo razão ou vantagem para o Sporting querer "enganar" alguém com a recontagem dos sócios quando hoje em dia todos sabemos que existem relatórios e contas que nos dizem qual o valor das quotizações pagas e que facilmente se percebe se estamos a inflacionar os números como o faz o Benfica (que também este ano faz a recontagem).
Teremos perdido à volta de 5.000 a 6.000 sócios neste espaço de 5 anos tendo em conta que íamos nos 125.000 no mês passado e que ontem mesmo li uma mensagem de um novo sócio onde dizia que era o 119.000 e qualquer coisa.
Os sócios mais velhos mantiveram-se fieis e isso é desde já enaltecer.
Com o ritmo a que vamos e caso as campanhas de angariação continuem a registar a adesão que se tem verificado, estaremos a chegar nos 150.000 sócios durante a próxima época.
Uma boa performance na próxima época será decisiva para se alcançar esse número.
SL
José
At 3/6/15 12:28, Anónimo said…
Aqui estão as informações que a direcção do Sporting mandou para a CS. Vão ter que se esforçar para convencer os sócios, é que estas são tão ridículas e tão pouco convincentes que quem ficará mal na fotografia será quem despede um treinador com mais 3 anos de contrato com esta justificação patética.
Bruno de Carvalho é um incompetente. Nem sequer sabe despedir. Espero que Marco Silva não abdique de nenhum euro a que tenha direito.
No final do mandato deve também ser feita esta conta: quantos milhões é que vão custar as birras (Doyen, Somague, Marco Silva, etc.) de Bruno de Carvalho?
At 3/6/15 12:48, Anónimo said…
O que gostei da final foi ver as corridinhas, os pulinhos as genuflexões do grande presidente BdC no final da partida! Parece que foi o BdC que meteu os golos ou que treinou a equipa. Ganda BdC.
José
At 3/6/15 12:59, Anónimo said…
Também gostei de ver BdC a dar indicações técnicas aos jogadores no intervalo. Foi giro vê-lo no estádio com a taça agarrada e a fugir de Marco Silva. Mas o mais hilariante foi a sessão fotográfica, à chegada a Alvalade, com toda a família de BdC a tirar fotografias agarados ao caneco e com as TVs a transmitirem em directo. BdC, se fosse cantor pimba, era daqueles que tinha os discos de ouro pendurados na sala.
Isto tem um nome: é a benfiquização do Sporting.
At 3/6/15 16:14, Anónimo said…
Com que então a não cedência às manhas da Somague e da Doyen (estes últimos então são duma idoneidade que nem se fala), são birras. Só faltou dizer que nos tempos em que esta escória (e muito provavelmente o anónimo também) sugavam o Sporting é que era bom. É que nesses tempos não andava aqui o anónimo em estado histérico a ver se arranjava qualquer coisa para pegar.
Falando em finais de mandatos, "no final do mandato" da gente que o anónimo queria continuar a ver a controlar o Sporting nem dinheiro havia para pagar contas correntes, por isso o melhor é lavar a boca antes de se por com desejos que as coisas corram mal na esperança que isso lhe valha o regresso à mama.
Benfiquização né? Já se esqueceu de quem andava a tocar maracas? E de quem foi arguido no processo dos paquetes da EXPO? Ou os tais "credíveis" que até o próprio Banco rebentaram? A chupização do Sporting por um exercito de parasitas e que o anónimo desejava que fosse eterna é que era. Acabou-se a MAMA!
At 3/6/15 17:26, Anónimo said…
ao anónimo de 3/6/15 16:14,
Os teus sonhos e fantasias em que acreditas não me interessam para nada. As insinuações de que toda a gente que contesta BdC é pelos cRoquettes também não me incomoda nada, uma vez que é a cassete que BdC vos manda repetir mas é carapuça que não me assenta.
O que importa mesmo é o que vai custar ao Sporting a gestão casuística de BdC e o estado em que o clube vai ficar (já está). Como já alguém aqui disse, vocês nem precisavam de ser muito inteligentes para perceber como é que o brunismo vai acabar. Bastava lembrar o que se passou com o populismo brunista de Vale e Azevedo nos lampiões... Mas preferem enterrar a cabeça na areia e idealizar em BdC um Robin dos Bosques (embora mais parecido com o Bardo do Astérix) que vai tirar aos ricos (Doyen, Somagues, cRoquettes) para dar aos pobres. Não acordem, não...
At 3/6/15 17:27, Sporting até morrer said…
Se "o Bruno" quiser fazer uma festa igual já no próximo dia 8 de Agosto, está desde já autorizado por mim!
At 3/6/15 17:31, Anónimo said…
ao sporting até morrer,
E quem és tu para autorizar ou deixar de autorizar?
At 3/6/15 18:07, Anónimo said…
Há sempre uma razão para tudo anónimo e geralmente costuma ser a mais óbvia quando se trata de gente com o teu nível de sofisticação, por isso não vale a pena tentares sequer disfarçar que não preferias ver o Sporting entregue a uma escória que só o saqueou, tanto assim é que nos tempos em que isso aconteceu não andavas tu aqui feito histérico.
Como é que podes ter o desplante de colar o Vale e Azevedo ao BdC depois do estado em que a escória em que tu andavas pendurado deixou o clube? Ou isso não interessa e não conta? Ou não faz mal porque aquela escória tudo se permitia? É que nem o Rui Gomes da Selva tenta inculcar realidades paralelas tão amacacadas.
A perca daquilo a que te habituaste e julgavas eterno põe-te num estado de loucura tal que o Sporting ganha uma taça e tu ficas doido de raiva, veja-se bem. Nem a lampionagem ficou tão incomodada. Porque é que será que ficaste assim? Por que estavas doidinho para que o Sporting perdesse e depois em conjunto com uma eventual saída do treinador já vias no horizonte uma esperança do regresso à mama. E à três anos por exemplo, também andavas aqui feito histérico? Por falar nisso, cabe na cabeça de alguém perder uma taça contra a Académica?? Tens sentido do ridículo ao menos? Tens é sentido é da MAMA que te põe num estado em que já nem escreves coisa com coisa.
Portanto se há aqui alguém a fantasiar és mesmo tu, com futurologias e invenções que nunca concretizas e baseadas nas "fontes da net" que adoras desenvolver já que não te consegues agarrar a melhor. A sede da MAMA é tanta que tudo serve e qualquer coisa que alimente a esperança de voltares ao que tinhas serve de instrumento, mesmo que não passe de propaganda desestabilizadora lançada por órgãos de comunicação social corrupta. Para ti quando se trata de recuperar a MAMA vale mesmo tudo, até estar ao lado de rivais.
E é hoje que vais esclarecer o tal "saneamento do Ricciardi" (vulgo 400 milhões de passivo) ou ainda não?
At 3/6/15 18:23, Anónimo said…
E tu anónimo, quem és tu para falar em autorização?
É a obsessão pelo regresso à mama que te dá essa autoridade, queres ver?
At 3/6/15 18:30, Anónimo said…
ao Sporting até morrer (comentários de 17:27, 18:07 e 18:23)
Tens que tomar os comprimidos. É perigoso continuares nesse estado de alucinação.
At 3/6/15 19:05, Sporting até morrer said…
Não é alucinação, é mesmo alegria.
Alegria por ter regressado às conquistas de títulos depois de 7 anos de jejum.
Alegria por ver a espumar da boca croquetes, lampiões, anti-Bruno, etc.
Alegria por ver que o Clube entregue novamente a Sportinguistas e não aos gestores competentes que quase nos levaram a fechar portas e a recomeçar nos Distritais.
Alegria por saber que por muito que ladrem os cães, o Sporting segue o seu caminho de forma segura e competente, a caminho também de voltar a ser o melhor clube português.
E agora podes optar por continuar a destilar veneno, algo que já todos sabemos que o fazes muito bem, ou apoiar o Sporting, engolindo um sapo do tamanho do Bruno de Carvalho...
At 3/6/15 19:21, Anónimo said…
ao sporting - anónimo - até morrer de 3/6715 18:23,
Ó burro, quem falou em atorização foste tu. Essa cabecinha...
At 3/6/15 19:48, Anónimo said…
"atorização" de certeza que não foi mesmo mais ninguém a não seres tu. De qualquer maneira, quem és tu, um anónimo para desautorizares o que quer que seja? Convenceste-te que eras mais dono do Sporting que os outros e que a teta a que agarraste era eterna. Acorda para a realidade - acabou-se a MAMA!
At 3/6/15 19:51, Sporting até morrer said…
Andas um bocado perdido nas respostas imbecil....
At 3/6/15 20:09, Anónimo said…
"Tens que tomar os comprimidos. É perigoso continuares nesse estado de alucinação."
Tradução: Não tenho resposta e quando é assim costumo usar esta para sair de fininho.
PS: Desculpa lá mas ainda não é hoje que explico o saneamento do Ricciardi, ainda vou ter que ver como é que engendro uma explicação para isso. Como não tenho criatividade para tal acho que vou ter que pedir ajuda ao Gomes da Selva.
At 3/6/15 22:35, Anónimo said…
Jesus no Sporting? E um post sobre o assunto? Grande Bruno, por mim até podes andar em cuecas a festejar TÍTULOS.
fanático
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home