Quem é o maior clube afinal?
É a eterna luta entre sportinguistas e benfiquistas, quem é o maior clube português?
Inúmeras vezes nos perguntámos quem tem mais títulos entre Sporting e Benfica.
Neste post vou apresentar uma parte dessa análise, focando-me nos campeonatos nacionais conquistados a nível masculino, naquelas que se podem considerar como as principais modalidades colectivas em Portugal e aquelas que são também as mais praticadas e assistidas pelos adeptos do desporto.
O que se pode extrair desta tabela é que o Sporting é o clube que tem mais títulos conquistados neste conjunto de modalidades, com um total de 226 títulos, liderando com mais 23 títulos conquistados que o seu eterno rival e deixando bem para trás os rivais do Norte, que apenas contam 106 títulos (menos de metade).
É de destacar no entanto que o Benfica tem recuperado imenso terreno nas últimas 4 épocas, onde amealhou 30 títulos contra 8 do Sporting e 7 do Porto, reduzindo assim para metade a distância que o separava dos leões no final de 2010/11.
A manter este ritmo, o Benfica destronará o Sporting da liderança desta tabela, algo que não acontece desde 1974/75, última época em que as águias somaram mais títulos que o Sporting.
De realçar o facto de o Sporting conquistar pelo menos um título por época desde 1939/40, ano em que pela última vez ficámos em branco no que a títulos diz respeito.
Do lado benfiquista, a década compreendida entre 1996/97 e 2005/06, deixou o clube em branco em 7 desses 10 anos, conquistando apenas 5 títulos.
Tal como no futebol, o Porto apenas se afirmou como terceiro grande a partir dos anos 70.
Até 1975/76, os portistas somavam apenas 27 títulos, contra 102 de águias e 103 dos leões.
Daí para cá, conquistaram 79 títulos, contra 101 dos benfiquistas e 123 dos sportinguistas.
O sporting lidera no futsal, atletismo e ténis de mesa.
O Benfica lidera em futebol e basquete.
O Porto é líder em andebol, hóquei e natação.
O Espinho lidera no vólei.
CDUL lidera no rugby.
Um agradecimento particular ao nosso amigo Henrique Salgado, o leão que nos mantém sempre informados sobre tudo o que alimenta esta eterna rivalidade a três em todas as modalidades.
SL
José
Sangue LEONINO
9 comentários:
At 27/6/15 01:28, Anónimo said…
Sporting não pode inscrever Jesus enquanto Marco Silva tiver contrato.
Por SAPO Desporto.
O Sporting não pode inscrever um novo treinador enquanto não resolver a situação contratual de Marco Silva, que ainda tem mais três anos de contrato com o emblema leonino.
O emblema de Alvalade já confirmou que o próximo técnico principal é Jorge Jesus, mas o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol tem outra perspectiva e recorda que o Sporting não pode inscrever o antigo técnico do Benfica enquanto não resolver a situação de Marco Silva pois não é possível haver duas inscrições em simultâneo.
Em declarações à rádio TSF, José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol recorda a direção liderada por Bruno de Carvalho que até que haja acordo ou rescisão unilateral "Marco Silva é treinador do Sporting".
"O Sporting tem um treinador principal chamado Marco Silva. Enquanto não houver a resolução do seu contrato, não pode inscrever Jorge Jesus ou outro como treinador principal. É isso que está na ANTF, na Liga de clubes e na Federação Portuguesa de Futebol", afirmou José Pereira à TSF.
O Sporting já anunciou a data de apresentação de Jorge Jesus como 'sucessor' de Marco Silva, mas na opinião do líder associativo o emblema leonino não deveria apresentar um novo treinador enquanto não resolvesse a situação do anterior técnico, com quem, até à data, tem contrato válido por mais três temporadas.
"Em termos morais, o Sporting não deve apresentar Jorge Jesus enquanto não estiver encerrada a relação contratual com Marco Silva", considerou José Pereira, acrescentando mesmo que será uma "desobediência a toda a legislação" e "um comportamento inaceitável que o clube pratica e que não prestigia" uma instituição como o Sporting.
Por outro lado José Pereira também salienta que não fica bem a Jorge Jesus aceitar assumir a liderança da equipa sem que Marco Silva tenha a situação contratual clarificada.
"O litígio continua e neste momento não está concluído o processo disciplinar a Marco Silva. Enquanto não houver uma rescisão amigável ou unilateral o Marco Silva continua a ser o treinador do Sporting", disse José Pereira.
O Gordo e suas aventuras alucinadas.
At 27/6/15 11:08, Sporting até morrer said…
Este comentário foi removido pelo autor.
At 27/6/15 11:10, Sporting até morrer said…
Os comentários de merda já começam a cheirar mal.
Se não tens nada de jeito para escrever, tens muitos blogues por aí onde podes emitir a tua opinião e ser apoiado.
Boa viagem
At 27/6/15 11:48, Anónimo said…
SPORT LISBOA E BENFICA OBVIAMENTE!
At 27/6/15 12:38, Sporting até morrer said…
Obviamente?
Só na cabeça de um lampião como sempre...
At 27/6/15 13:33, Revisor said…
Falta o resto em seniores Masculinos. Vais ter uma desilusão, não vale a pena, fazeres mais quadros.
At 27/6/15 13:53, Sporting até morrer said…
Este comentário foi removido pelo autor.
At 27/6/15 13:59, Sporting até morrer said…
Uma desilusão é a merda que os anteriores dirigentes fizeram, como o encerramento de certas modalidades (Basquete e Hóquei) e que muito nos fizeram perder para a concorrência.
Merda maior foi ver o desinvestimento nas modalidades em favor do futebol para o resultado ser um desastre de milhões nas contas do clube.
Hoje, o clube vive ainda limitado por orçamentos restritivos, mas com honra e com esperança no futuro, a mesma esperança que há apenas dois anos não existia.
At 29/6/15 00:02, Gabriel said…
E o benfica pode inscrever o Vitória quando o JJ tem contrato até 30 de junho. Um patrão pode ter vários empregados. Já um empregado pode ser diferente.
Gabriel Almeida
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home