"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, abril 11, 2010

Hora de Unir

O Sporting é um clube diferente, dizemos. Pelo nosso historial eclético, pelas nossas posições, pela nossa capacidade de inovação, pelos títulos conquistados, pelo imenso historial, pelos atletas que ostentaram o leão ao peito e que glorificaram o nome do Clube e do País por esse mundo fora, pela forma como sempre enfrentámos os desaires do nosso Clube e o continuamos a apoiar. Simplesmente, porque somos Melhores.

Mas infelizmente, nos últimos anos, esta ideia de sermos diferentes tomou também uma outra perspectiva. Perspectiva esta que se tem tornado fracturante. Este antagonismo reflecte-se ainda mais neste mundo virtual. Assistimos, hoje, entre os adeptos que mais vivem o Sporting ( e aqui a justiça a todos. De um lado ou outro só sentindo o Sporting como todos sentimos, podemos ter esta postura tão activa na vida do clube ) um claro distanciamento cada vez mais claro e extremado entre os que acreditam no actual caminho e os que querem um corte drástico com o passado recente em termos de projecto para o clube.

A verdade é que esta luta interna apenas se vive no Sporting. Nos nossos adversários directos, esta divisão não existe, bem pelo contrário, todos seguem quem manda de forma quase cega e todos acham que os caminhos tomados por esses clubes são os certos e confiam que as suas direcções os guiarão ao objectivo final.

No Sporting, não. No Sporting discutimos assuntos que nos outros clubes, os adeptos parecem nem saber que existem ou se sabem ( e caramba!, devem saber ... ) pouco lhes importa. E às tantas, parece ser mais importante termos razão nas opções políticas que defendemos para o clube que as próprias vitórias. E este antagonismo é directamente proporcional aos anos que passamos sem ganhar o campeonato.

Em termos de opiniões, os adeptos do Sporting parece que se movem hoje entre duas cores, não o nosso Verde e o Branco, mas entre o Preto e o Branco. E todos somos responsáveis.

O que quero dizer com isto é que parece não haver meio termo. Ou somos radicalmente contra, encontrando em toda e qualquer situação algo que criticar, ou somos acriticamente a favor, acreditando que tudo tem a sua explicação e/ou desculpa ( Porque não quero deixar dúvidas, estou mais perto da segunda hipótese, mas não de forma cega ). Esquecemos assim, que o mundo, os acontecimentos e a realidade é feita essencialmente de cinzentos em várias gradações tonais.

Resumindo, as acções de alguém por vezes são melhores outras piores, mas jamais sempre boas ou sempre más. E é apenas acreditando nesta possibilidade que nos podemos unir em torno do Clube. Se estamos constantemente em acções persecutórias , criticando tudo o que actual direcção realiza, acreditando sempre haver um fundo de maldade ou pelo menos de incompetência,ou se pelo contrário julgamos que nada deverá ser corrigido, que tudo o que é feito é correcto, então não estamos, em última análise a ajudar o Sporting ! Mantenhamos o espirito critico, criticando quando acharmos que temos de criticar, apoiando o que for de encontro as nossas ideias, mas que o façamos pelas acções que estamos a avaliar em cada momento e não porque existe uma agenda por trás.

Deixemos de julgar constantemente a seriedade de todos os que integram a direcção do Sporting. Que país este, que clube este, que acha sempre que há interesses pessoais em tudo e que o Presidente do Clube, seja ele qual for está sempre ali para sacar algo ao Clube e não para o Servir ! Assim, jamais haverá União em torno do Clube, assim jamais poderemos almejar a sermos Maiores !

JEB teve um ano para limpar o que achava que precisava de limpar, para criar uma estrutura à sua medida, teve tempo para perceber que caminho esta época trilhava e assim tomar as contra-medidas necessárias para que em 2010/11 esta situação fosse diametralmente diferente. Eu acredito nesta direcção, outros não. Mas nesta altura é Hora de União, é hora de calarmos os nossos egos e aguardar pelas soluções que nos serão apresentadas. Restam 5 meses para preparar o futuro.

Esperemos por Setembro, para que possamos fazer uma avaliação mais cuidada de uma época totalmente preparada por este Presidente e então, em Setembro, avaliemos o que se passou entre hoje e então. E sim, em Setembro, pois é nessa altura que essa avaliação deve ser feita por nós. Vir tirar conclusões em Maio de 2011 será fácil, pois as coisas já se terão passado. Em Setembro, proponho a todos, os “alinhados” e os “desalinhados”, que julguem a preparação da próxima época com os dados desse momento. Eu irei fazê-lo. E como sempre disse, nessa altura serei capaz de tirar conclusões acerca do meu apoio a esta direcção.

Acima de tudo, neste meu primeiro post no Sangue Leonino, no qual, com muito orgulho recentemente fui integrado, gostava de pedir União ! Não fazer campanha, mas sugerir ponderação e esperança. E a seu tempo cá estaremos para tirar conclusões.


Viva o Sporting

ps : prometo voltar para falar de futebol !


Mário Rui Oliveira