"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, março 26, 2008

Eis o Sporting !

























Ultimamente só se houvem discussões sobre o actual momento do futebol do Sporting, o que aliás é cíclico.
Quando a equipa de futebol atravessa períodos maus, levantam-se todas as vozes adormecidas, para colocar tudo e todos em causa. Ele são jogadores, treinadores, direcção, neste mar de crispação parece que só sobra uma figura inatacável neste Sporting.
Parece que ainda ninguém colocou em causa o popular roupeiro “ Paulinho “, esta é provavelmente a única figura consensual por agora nas bandas de Alvalade.

Eu ainda não esgotei todas as minhas opiniões sobre toda esta poeira que se levantou, mas como gosto de ser prudente e opinar sobre coisas que domino na integra, não me vou pronunciar mais, até porque não tenho na minha posse informações que me permitam opinar avalizadamente.
Assim aguardo por um momento mais oportuno e com todos os dados na mão para fazer uma análise mais sensata e conclusiva.

Portanto hoje resolvi escrever sobre um tema que me é muito caro, o Ecletismo do Sporting Clube de Portugal.
Meus amigos é que apesar do Sporting ter como modalidade rainha o futebol, e apesar de todas as discussões girarem sempre em torno do mesmo, o nosso clube é e será sempre muito mais que uma equipa de futebol.

Gosto muito de futebol, vibro muito com o futebol, mas também vibro muito com todas as outras modalidades. E estou muito grato a todas elas, pelo engrandecimento que proporcionaram ao clube nestes mais de cem anos.

No momento de crise financeira em que o clube está mergulhado, com um passivo de mais de 200 milhões de euros, talvez não seja curial da minha parte exigir tão grande esforço ao clube, na reabilitação de algumas dessas modalidades entretanto extintas.
Contudo também gostaria de lembrar que de certeza absoluta, não foram essas mesmas modalidades; apesar de deficitárias, que contribuíram decisivamente para o elevar desse mesmo passivo para números astronómicos.

Sei que será muito difícil fazer reviver todas elas, sobretudo quando muitas não são auto-suficientes e não conseguem cativar patrocínios, devido á excessiva futebolização do nosso desporto.
Também sei que será impossível fazer reviver a mística de outrora, enquanto o Pavilhão Multidesportivo não for construído.

Contudo aprendi a gostar deste clube através de muitas delas e através dos seus representantes que viraram verdadeiros ídolos deste clube e do desporto nacional.
Eu que nasci na década de 70 ainda tive o privilégio de assistir a algumas conquistas importantes por parte dessas mesmas modalidades. Tive a suprema felicidade de assistir ao vivo a muitas conquistas na velha Nave de Alvalade.

Assim, fica aqui uma singela homenagem a todas essas modalidades e aos seus representantes que contribuíram decisivamente para o engrandecimento do Sporting Clube de Portugal.
Este post serve sobretudo para lembrar e dar a conhecer aos mais jovens o que é e o que foi o nosso clube em termos de Ecletismo.
Vou fazer referência a somente algumas das modalidades que se praticam ou praticaram no nosso clube e aos seus mais ilustres praticantes, portanto peço desde já desculpas por alguma eventual omissão:

Modalidades Extintas:

- Ciclismo: Joaquim Agostinho
- Basquetebol: Carlos Lisboa
- Voleibol: Miguel Maia
- Tiro com Armas de Caça: Armando Marques

Modalidades em Actividade:

- Atletismo: Carlos Lopes, Fernando Mamede (Mário Moniz Pereira)
- Andebol: José Luzia
- Hóquei em Patins: António Livramento (Não tem actividade ao nível dos Seniores)
- Natação: Joana Arantes
- Ginástica: Rita Villas Boas
- Ténis de Mesa : João Pedro Monteiro
- Bilhar : Jorge Theriaga
- Futsal : João Benedito


Para os que ficaram mais curiosos e que gostam de acompanhar a história do nosso clube, aqui fica um sito na Internet, onde podem pesquisar toda a glória passada no que ao Ecletismo diz respeito. Esta é também uma homenagem a um dos sítios mais completos que conheço no que à história do Sporting Clube de Portugal diz respeito.

É por todas estas modalidades e não somente pelo futebol que se mede a grandeza de um clube e no que ao nosso diz respeito, pede meças a muitos clubes do mundo e da Europa, a nível de Portugal não há nenhum que se lhe compare.

ECLETISMO SEMPRE.


Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home