"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, agosto 04, 2008

Imprensa desportiva

Caro Petinga li a tua sugestão para um post e resolvi abordar esse mesmo assunto.
Estou bastante saturado com esta disputa entre jornal Record e Bola. Um diz que sai Moutinho logo o outro vem contrapor com a saída de Veloso.
A mim quer me parecer que não sai nenhum, porque dinheiro é coisa que não abunda e porque eles gostam muito de dar notícias do Sporting.
Sobretudo noticias que possam inquietar os mais incautos sportinguistas.

A qualidade da imprensa desportiva tem vindo a decair nestes últimos anos, fruto de muitas vicissitudes e de muitos erros, basta atentar na diminuição das tiragens.
Eu ainda sou do tempo em que os jornais desportivos não tinham tiragens diárias e que existia um jornal chamado Gazeta dos Desportos onde escrevia um jornalista de nome Marinho Neves que publicou o livro: Golpe de estádio, fazendo a denuncia de apitos de outrora.
Este era um jornal diferente que era dedicado ao futebol mas fazia uma cobertura ampla de todos os outros desportos. Após a sua extinção o jornal Record tentou copiar este formato com relativo êxito.

Uns anos mais tarde surgiu o jornal O Jogo com sede no norte e que era conotado com o FC Porto. Confesso que embirrava com este jornal por pensar exactamente dessa maneira. Contudo é dos actuais jornais aquele que está mais bem estruturado a nível de conteúdos e de grafismo.
Não deixa de fazer a defesa do principal clube do norte, mas não faz perseguições aos seus rivais do sul.
Neste particular o jornal A Bola sempre foi conotado com um clube do sul e nunca fez por desmentir tal conotação sendo por demais evidente esta ligação.

A imprensa desportiva está excessivamente futebolizada e dependente dos três maiores clubes portugueses basta aferir que mais de 90 a 95% das capas são feitas com estes clubes. Relegando para segundo plano grandes feitos protagonizados por atletas de outras modalidades.
Não existindo noticias para se fazerem edições diárias os jornais caem na tentação de reciclar e inventar factos.

Assim como reconheço que muitos fabricam noticias para vender (vide casos Moutinho e Veloso) também reconheço que em certas alturas são utilizados pelos clubes para fazerem passar determinadas mensagens. Estabelecesse uma espécie de relação simbiótica.
Como não aprovo nem uma coisa nem outra deixei de comprar jornais desportivos e passei a ler sobretudo os jornais on-line.
Privilegia-se cada vez menos a reportagem e dá-se cada vez mais destaque aos artigos de opinião.

Por todas estas razões e por muitas outras deixei de comprar jornais desportivos.
Mais reflexões poderiam ser feitas sobre a imprensa desportiva deixo o espaço aberto para os meus amigos espraiarem as vossas opiniões.

PS:Não abordei a imprensa desportiva falada (televisão e rádio) mas voltarei a este assunto noutro post.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home