"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, março 02, 2009

Quem sois vós!

Este é o comunicado de uma "estrutura" que se denomina AAS (Associação de Adeptos Sportinguistas) e que nos últimos tempos tem tentado assumir algum protagonismo junto do universo leonino.
Não serão mais que duas centenas, logo não representam praticamente nada num universo de milhões de adeptos sportinguistas.
A sua primeira aparição pública e notória foi quando solicitaram uma homenagem; durante a final da Taça de Portugal, ao adepto sportinguista que tinha sucumbido durante a final de 1995/96.
Não deixa de ser uma atitude louvável, contudo resulta de um aproveitamento descarado de uma ideia que foi difundida na blogosfera sportinguista. Permitindo-lhes capitalizar atenções e noticias nos jornais.
Ao menos podiam ter tentado convidar o autor da ideia ou fazer difundir junto da comunicação social o seu mentor.


Comunicado Oficial - Bayern Munique e Sr. Paulo Bento

A Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS decidiu não emitir qualquer opinião na sequência do sucedido no último jogo da Liga dos Campeões, no Estádio José Alvalade, por forma a preservar o máximo de estabilidade na equipa para um jogo no Estádio do Dragão onde só a vitória interessava.

Desnecessário será frisar a extrema gravidade do resultado obtido em casa no jogo contra o Bayern Munique, ainda mais crítica pela notória falta de atitude de diversos jogadores no decorrer da segunda parte. Num episódio já visto noutros jogos esta época – Barcelona, Real Madrid...

Perante tal facto e perante as provocatórias declarações do Sr. Paulo Bento após o jogo no Dragão, temos a informar que:

1-A Associação de Adeptos Sportinguistas não pretende qualquer pedido de desculpas por parte dos jogadores, por intermédio de palavras, mas sim através de acções. Queremos que demonstrem em campo, com atitude, empenho, esforço e a mesma dedicação que todos nós o respeito que têm que ter pela camisola que envergam;

2-O Sr. Paulo Bento achou que este era o momento ideal para voltar a insultar os adeptos leoninos, queixando-se de falta de apoio nos jogos e fazendo comparações com adeptos de outro clube de Lisboa - no caso o “seu” clube.

3-Exigimos a todos aqueles que envergam a camisola leonina respeito pelos valores que esta transporta e respeito por todos os adeptos deste clube.

4-Lembramos o Sr. Paulo Bento que estar em final de contrato não lhe dá liberdade para insultar os adeptos e que ainda o esperam mais 3 meses em Alvalade, que ainda podem ser longos...

5-Pedimos ao Sr. Paulo Bento para limitar, no decorrer destes meses, as suas intervenções públicas pois o clima de guerrilha interno que existe hoje no clube é, muitas vezes, alimentado pelo próprio – que faz questão de ter “problemas” via imprensa com jogadores e agora, até com adeptos.

6-Estamos, no momento, extremamente preocupados com a possibilidade da planificação da próxima época estar a ser prejudicada por um treinador demissionário e pelo período pré-eleitoral no clube, pelo que pedimos ao Conselho Directivo do clube clarificação sobre este assunto.

A todos os elementos da estrutura do futebol profissional do Sporting Clube de Portugal, entendemos igualmente endereçar a seguinte mensagem :

Dada a falta de simbiose entre adeptos e equipa, com muito raras excepções, o Sr. Paulo Bento e demais jogadores que durante a época entenderam criticar os adeptos devem, de uma vez por todas, perceber o seguinte :

-Os sportinguistas apoiam o seu clube e quem enverga a camisola verde e branca. Não apoiam individualmente A, B ou C.

-O culto da exigência deve ser sempre cultivado, em nome da “glória” que consta na principal alegoria do clube!

Por tudo isto e pelo que se passou na corrente época desportiva, entendemos que o Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal deve tomar uma posição pública perante este funcionário do clube, em defesa dos sócios e adeptos da instituição,
seguindo o exemplo de outros grandes clubes que costumam ser referência para outros assuntos.

Ao Presidente do clube, Dr. Soares Franco, perguntamos-lhe :

“Ainda tem dúvidas do que tem causado esta crise de militância?”

Não podemos, contudo, deixar de apelar a todos os adeptos sportinguistas a estarem presentes nos próximos jogos, apoiando como nunca a nossa equipa e o nosso clube, não confundindo intérpretes individuais de fraca qualidade com o clube que o representam : O NOSSO GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Porque nós amanhã estamos cá...

Sporting Sempre!

Rumo ao título! Sporting Sempre!

Comité Executivo

Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS


Devo esclarecer que não me revejo neste comunicado e acho lamentável este tipo de atitude. Normalmente os fogos não se extinguem deitando mais gasolina.

As partes que estão a negrito foram destacadas por mim e é sobre elas que vou tecer alguns comentários.

- Estar a dizer que houve falta de atitude de alguns jogadores e não especificar quais é estar a colocar o ónus sobre todos eles. Não façam igual a quem tanto criticam.
- Se todos sabemos qual é o clube da sua preferência, porque razão o “seu” vem entre comas. A mim interessa-me mais o seu profissionalismo que a cor do seu clube.
- Serão três longos meses, porque razão? È com este tipo de ameaças veladas que querem tranquilizar o ambiente em Alvalade.
- Que se saiba o treinador não está demissionário. Da sua boca só se escutou que termina contracto no final da época. Não existem estruturas para assegurar a planificação da próxima época?
- Então a falta de simbiose é entre os adeptos e Paulo Bento ou entre adeptos e jogadores. Quem serão as excepções? Os adeptos que levam tarjas a insultar e que assobiam a entrada da equipa num dos jogos mais importantes da época.
- Então esses grandes clubes não servem de referência para nada e agora devemos seguir o seu exemplo. Será que devemos todos adoptar um tom intimidador nos próximos tempos para espevitar o rendimento dos jogadores. Quem sabe começar a entrar por métodos menos ortodoxos e tentar ganhar a qualquer preço.
- É fácil arranjar bodes expiatórios para as incapacidades gritantes que se têm verificado a nível directivo no Sporting. A crise de militância tem raízes muito mais profundas e não devia ser analisada desta forma leviana.
- Mais uma vez falam em tom vago, não deixando perceber se a mensagem da fraca qualidade tem destinatário único ou se entronca nos jogadores também.
- Para finalizar em beleza terminam com uma frase provocatória e intimidadora.


Como a maioria dos sportinguistas não gosto de comparações com nenhum dos rivais; muito menos com o de Lisboa, sobretudo porque não lhe atribuo a importância que julga ter ou que já gozou noutros tempos.
Mas não consigo ver a gravidade gritante que muitos querem atribuir às palavras proferidas por Paulo Bento. Não foram nada felizes, mas dai a servirem para comunicados desta índole vai uma grande distância.
Será que não é importante preservar a estabilidade quando ainda estamos na luta pelo título.
Todos sabemos que o futebol é paixão e gera bastante irracionalidade, mas nunca pensei ler tamanhas barbaridades.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home