"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, maio 26, 2009

E assim se vai perdendo a ilusão...

Primeiro foram os jogadores. Com o advento da liberalização das transferências de jogadores, passou a ser corrente um jogador alinhar por 4 clubes diferentes em 4 épocas consecutivas; às vezes até mais. E, assim, deixou de ser incomum um jogador se declarar adepto do clube A desde pequenino, e jurar fidelidade eterna, para poucas semanas depois assinar contrato por um clube rival. E isto até ( ou também...) no nosso Sporting. Inclusivé, no Sporting, já aconteceu com jogadores que tinham conquistado o Prémio Stromp.
Evidentemente estes casos ferem o intimo dos sócios e adeptos que se movem exclusivamente por amor a uma causa, à sua Causa, no mais puro e são idealismo. Então no caso das crianças estas sentem-se psicologicamente desamparadas quando os seus ídolos abandonam os seus Clubes do coração com a maior das facilidades.
Estamos agora a chegar à segunda fase. Os Dirigentes dos clubes querem ser bem remunerados por servirem os Clubes! Alguns até propõem um desconto.
Veja-se o caso do Sporting que sempre teve Dirigentes graciosos e onde agora se vê os candidatos a lutar por um lugar remunerado, como se fosse um simples emprego.
À medida que o clube tem mais funcionários e menos modalidades, e menos sócios e atletas, mais, dizem, é necessário Directores "profissionais". Noutros tempos, recentes diga-se, ganhavam-se mais campeonatos nas diversas modalidades, não havia telemóveis para tratar assuntos expeditamente, mas também quase não havia passivos.
Ora estes factos novos que estão longe de ser uma inevitabilidade, contribuem para a perca da, talvez ingénua, ilusão dos simples adeptos, sempre e com orgulho "contribuintes líquidos" para a causa dos Clubes. E não venham com o argumento estafado que "os tempos são outros". As pessoas, algumas, é que são outras. E dá-lhes jeito!
Obviamente que isto é agravado com o uso de novas terminologias ou estruturas organizativas de que dou exemplo como chamar "Activos" em vez de "jogadores", "Administração" em vez de "Direcção" , ou até "SADs" em lugar de "Clubes". Nestes últimos casos o Sporting tem sido um péssimo exemplo.
Depois, com esta perda da ilusão, não nos admiremos de haver poucos sócios, poucos adeptos e menos assistentes aos jogos.
Não nos deixem perder a ilusão!

Gabriel Almeida
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home