"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, maio 13, 2009

Que Sporting para 2009/10 ? Parte I

Com o ruído de fundo das eleições e os ecos da conquista do tetra por parte do FC Porto. Há algo que assalta a preocupação dos Sportinguistas. A preparação da nova época. Se bem que a nível de campeonato para quem se apresentava com legitimas pretensões ao titulo e com um marketing de venda "Queremos ser campeões" o segundo lugar acaba por ser um fracasso , a exemplo das épocas anteriores um mal menor devido à entrada directa na Champions League.
Só que devido ao baixar do coeficiente UEFA , o segundo classificado português passa a ter que disputar uma pré-eliminatória e um play-off de acesso à fase de grupos.
Ora isso acarreta um começar de época bem mais cedo que o habitual visto que os primeiros jogos serão no final de julho.
Com as eleições e a indefinição de quem a partir de 5 de junho vai gerir os destinos do clube , torna-se pertinente colocar varias questões de fundo para não se cometerem erros passados e dotarem o Sporting Clube de Portugal com uma estrutura e equipa capaz de lutar e acabar com a hegemonia do FC Porto.
Sendo que nada poderá ser feito ao acaso resta-me colocar os seguintes pontos e questões aos actuais e próximos gestores da SAD Leonina.

-Director de futebol
-Treinador e equipa técnica
-Plantel *saídas
*Entradas
*Regressos
-Sistema de jogo e futebol
-Que ambições e estratégias?

-Director de Futebol

Julgo que durante esta época nunca a figura de director de futebol do Sporting foi tão posta a nú. Foi tanto de Ribeiro Telles como de Pedro Barbosa descurada a protecção ao treinador. Tendo este dado demasiadas vezes o peito as balas e para além de defender o grupo que comanda , não varias vezes defendeu acerrimamente a instituição Sporting Clube de Portugal. Ora com isso a sua imagem desgastou-se e criou um clima de guerrilha com a classe (ou falta dela) dos árbitros. Guerra essa que se estendeu desde a comunicação social ás 4 linhas. Teria sido benéfico que ambos tivessem dado a cara pelo clube e não tendo ficado na sombra e no silencio.
Sinceramente gostaria que fosse dado este papel a alguém que fosse mais interventivo e tivesse o know-how para dotar o clube de blindagem a estas e outras situações. Que demonstra-se mais saber e sagacidade nos meandros do futebol português. Não quero um clube "mafioso"! Mas sim um clube que não se deixe levar ou ser enganado por quem já nos fez tanto mal. Que seja uma figura de respeito para com o plantel e que acompanhe o seu dia a dia e as suas necessidades. Há demasiado ruído a volta do balneário. Houve demasiadas situações que apenas e só a disciplina do treinador não é ou foi suficiente. E há claramente jogadores que devem ser postos nos eixos com as suas tendencias para brilhar mais fora do campo que dentro dele.
Não quero com isto por em causa o Sportinguismo nem o profissionalismo de Ribeiro Telles e Pedro Barbosa. Mas houve durante esta época demasiado conformismo e silencio da parte dos dois , isso aliado a uma gritante falta cultura de exigencia em relação ao treinador , futebol apresentado e derrotas copiosas na europa.

-Treinador e equipa técnica

Este é um ponto que realmente é importante devido ás condições atrás descritas. O recomeçar de época mais cedo vai acarretar uma grande ponderação na escolha de treinador ou a continuidade do actual. Não é novidade que não sou defensor de Paulo Bento. Julgo que tem virtudes e defeitos como qualquer outro treinador mas aponto-lhe uma estagnação a nível técnico-táctico como o maior óbice na minha consideração pelo seu trabalho. É notório e todos concordam que o futebol ao contrario do que deveria apresentado com 4 anos de trabalho , decaiu. Não há um fio de jogo que seja agradável ao espectador e denota uma gritante carência de automatismos a nível de bolas paradas. Sei que há nuances que podem ser apresentadas como o orçamento. Mas a minha grande critica é varias vezes a equipa entrar amorfa e jogando ao sabor do vento. Raras vezes joga em bloco e privilegia o rigor táctico á fantasia. Apenas libertando a equipa em situação de apuro. Onde está aquele futebol agressivo que nos dava vantagem nos primeiros minutos de há 2 anos? Perdeu-se?
É certo que aponto estes pontos negativos a Paulo Bento mas por outro lado com tão pouco tempo para uma passagem de testemunho seria um mal menor e um bom acto de transição oferecer um ano de contrato ao treinador. Sabe com o que conta. Sabe as lacunas do plantel e sabe que têm larga franja de adeptos com ele. Terá é de ter um outro grau de exigência por trás dele pois resultados houve que não se coadunam com os pergaminhos do Sporting Clube de Portugal.
No caso da recusa de Paulo Bento ou de se optar por um outro treinador julgo que será importante que o adjunto seja sempre um homem da casa. Tanto seja ele Jorge Jesus ( visto vir ventilado que 2 dos candidatos tiveram contactos exploratórios) , seja ele um treinador estrangeiro. Se assim for até se torna mais importante esse factor. Julgo que haverá bons treinadores que sirvam ao Sporting. A grande pergunta será a capacidade de um novo treinador dotar a equipa de futebol para ultrapassar duas eliminatórias com um mês de trabalho sabendo-se que o clube necessita das verbas da participação na fase de grupos da Champions League.
Pessoalmente gosto da escola inglesa que varias vezes têm "casado" bem com a técnica portuguesa. Quem se lembrar de retirar do baú treinadores como Big Mal , Burkinshaw ou Bobby Robson , apesar de só o primeiro ter ganho algo, campeonato e taça, o futebol apresentado pelas equipas era deveras excitante e virado para o ataque. Se bem que Burkinshaw tenha passado numa fase conturbada em que se despedia por dá cá aquela palha e Robson tenha sido alvo do maior erro desportivo de Sousa Cintra e tenham acabado por não ganhar nada , hoje em dia com a estabilidade que o clube oferece e as condições serem diferentes da altura ( Academia) , um treinador da escola inglesa seria uma aposta a ter em conta. Fora da esfera britanica , uma aposta a considerar e acho que não seria um treinador caro - Marcelo Bielsa. Gosto da maneira como jogam as suas equipas.
Carlos Bianchi por tudo o que fez no Boca ou Pekermen pela experiencia que tem com jovens seriam tambem treinadores a ter em conta.
Sei que pode parecer um paradoxo daquilo que até aqui tenho defendido mas ou nos segredos dos deuses já se trabalha a nova época com um novo ou o actual teinador ou então se esta começar a ser preparada a 6 de junho temo que seja mais um ano perdido.

Continua....

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home