"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, junho 04, 2009

Balanço

Chegou ao fim o mandato do Conselho Directivo ( C. D. ), composto por onze membros e chefiado por FSF. Os Homens e a História farão o Balanço do mandato e cada "analista" terá a sua opinião e interpretação. Eu tenho a minha, claro.
Se estivéssemos a fazer o balanço da actividade duma Empresa comercial teríamos de ter em conta muitos factores, mas eu destacaria 3 aspectos: Lucros, Plataforma de Clientes activos e Património( legado e capacidade de gerar lucros futuros).
No caso dum Clube, e no caso do Sporting Clube de Portugal há também 3 pontos a avaliar: Vitórias ( Títulos), Sócios e Adeptos activos( militantes) e Património.
Quanto aos Títulos o balanço é sofrível quer nas modalidades, quer no futebol. Em 4 anos perdemos 4 campeonatos e ganhamos 2 Taças de Portugal e 2 Super-Taças. Nas Taças o resultado é Bom; no campeonato, o mais importante, é muito Mau.
Quanto aos Sócios e Adeptos activos o resultado é Medíocre. Poucos bilhetes ( ou game boxes) vendidos, assistências no Estádio mais próximas do V. Guimarães que do Porto!
Desmotivação, núcleos inactivos ou a fechar ( com honrosas excepções). Medíocre, repito.
Quanto ao Património foi Péssimo. Zero valores. Uma dúzia de reguadas em cada mão. O Conselho Directivo( C. D.) recebeu um Património e vai entregar ao seu sucessor ( ou continuador) muitíssimo menos do que recebeu. O Sporting desbaratou activos extensos e valiosos para diminuir residualmente o passivo. E claro, perdeu os terrenos onde assentava esse activo, e deixou de receber os respectivos arrendamentos mensais. Pior, agora paga renda!! Horroroso, Zero valores.
Resultado: os 11 membros do C. D. "chumbaram" os 4 anos.
Quanto à Assembleia Geral, tem nota positiva na condução das Assembleias. Fora delas representou sempre mais o C. D. que a massa associativa no seu todo; logo suficiente menos.
Quanto ao Conselho Fiscal, tem nota Mau. Pareceu sempre uma "guarda avançada" do C. D. em vez de fazer o seu papel.
Seja qual for a Lista a ganhar nestas eleições, se não houver mudança de politicas, não sei onde Sporting irá acabar!

Estão a imaginar mais 4 anos a perder o campeonato, perder mais 30% de "militantes" e vender o que resta de Património ?

Gabriel Almeida
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home