"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, junho 03, 2009

Paulo Bento deve continuar?

Fim de mandato Directivo, fim de contrato do treinador Paulo Bento, fim de ciclo.
Deve o Sporting, aproveitar a oportunidade para terminar o vínculo com o actual treinador e procurar outro. E porquê?
1. Porque Paulo Bento esgotou e malbaratou as 4 oportunidades que teve de ser campeão. Como tal não pode ter uma quinta oportunidade que tudo o indica , voltaria a desaproveitar.
2. Porque Paulo Bento não dá mostras de evolução ou melhoria. Enquanto nos 2 primeiros anos ainda nos batemos pelo título, nos últimos anos estivemos sempre arredados de qualquer hipótese de chegar ao primeiro lugar. A nossa equipa tem regredido em vez de evoluir.
3. Porque Paulo Bento ainda não sabe liderar. Os problemas disciplinares não parecem abrandar com o passar dos anos. Paulo Bento comporta-se como "pai impertinente que faz os filhos desobedientes"; não tem a sensibilidade de levar os seus comandados " às boas". Ao contrário é demasiado "exigente" e daí os constantes conflitos com os jogadores ou "inter-jogadores". De início, e ainda perante os seus ex-colegas( Beto, Nelson, Sá Pinto, C. Martins), mostrou não ser um líder natural( menos ainda carismático), e nunca conseguiu ser aceite por eles. Depois disso mesmo perante rapazes de 20 anos não alcança a idolatria entre eles, nem a "obediência" dos seus comandados. Não é respeitado, antes é temido. Não é um lider moderno. Não sabe gerir "recursos humanos". Precisa de formação específica já que não possui a intiução natural.
4. Porque Paulo Bento não melhora a equipa. O futebol da equipa está pior de ano para ano. A nossa equipa joga mal. Joga mesmo muito mal. O futebol é do mais feio que o Sporting tem tido. Não tem circulação de bola harmoniosa, é enfadonho e monocórdico.
5. Porque Paulo Bento não melhora nem faz evoluir os jovens. Quando era de esperar que os juniores recém-provindos dos juniores evoluissem, estes antes estagnam ou regridem. Não sei como Paulo Bento o consegue porque é difícil, mas acontece.
Assim, Rui Patrício está igual ao ano passado. Miguel Veloso está pior que o ano passado e muito pior que há 2 anos. Ronny parou. Pereirinha jogou mais vezes, mas não jogou melhor. Moutinho está pior, embora pouco. Yannick andou muito para trás. Vukcevic está pior. Ízmahilov ligeiramente pior, e desde Dezembro muito pior. Adrien está um pouco melhor que o ano passado. Mas mesmo os consagrados estão pior: Rochemback, Tonel, Caneira, Polga, Abel, Romagnoli é flagrante. Liedson é sempre "aquela máquina". Excepção: Derlei.
Por exemplo, na Selecção nacional estamos reduzidos ao Moutinho, mas sem hipóteses de entrar no onze inicial.Tivesse Moutinho evoluido e era agora titular.
6. Porque para o Sporting ganhar o campeonato tem de ter um treinador que não venha do ano anterior. Ou então um treinador que entre a meio da época após a chamada"chicotada psicológica".
Se o treinador vier do ano anterior, nada feito, não ganhamos o campeonato. Vamos à história do Sporting dos últimos 50 anos. São 8 campeonatos ganhos. Vejam a seguir:
a) É poca 1961/62. Vitória no campeonato. Treinador do ano anterior Alfredo Gonzalez primeiro e depois Otto Glória. Treinador vitorioso Juca depois de Otto Glória despedido em Outubro de 1961.
b) Época 1965/1966. Vitória no campeonato. Treinador do ano anterior Armando Ferreira. No final do ano foi despedido ( perdeu o campeonato). Treinador vitorioso Otto Glória que entrou no início da época.
c) Época 1969/70. Outra vitória no campeonato. Treinadorda época anterior Caiado e A. Ferreira. Treinador vitorioso Fernando Vaz que começou nessa época.
d) Época 1973/1974. Campeões. Treinador do ano anterior Ronnie Allen e Mário Lino a partir de abril 22 Abril 1973. Treinador vitorioso Mário Lino que fez assim 2 meses do ano anterior mais a época vitoriosa.
e) Época 1979/1980. Campeões. Treinador anterior Pavic. Treinador vencedor R. Dias despedido em Novembro, a seguir Fernando Mendes pegou na equipa até ao fim do ano e ganhar.
f) Época 1981/1982. Campeões. Treinador vencedor Malcolm Allison no seu primeiro ano.
g) Época 1999/2000. Todos sabem, primeiro Materarazzi até fim de Setembro, e depois Inácio.
h) Época 2001/2002. Idem. Bolloni no seu primeiro ano de Sporting.
São anos e campeonatos a mais para haver coincidências. Aliás tem lógica, se não ganhou no ano X , porque haveria de ganhar no ano X+1?
Como foi este ano no Barcelona? É o mesmo treinador do ano anterior?
7. Porque um novo treinador cria um novo "elan", uma nova dinâmica. Uma nova Esperança.
Dum perdedor pouco há a esperar.Com um novo treinador os jogadores titulares deixam de estar acomodados; não sabem se passam de preferidos a preteridos.

Mas que fazer se o provável vencedor das eleições já disse que "Paulo Bento para sempre"?
Faz-se 2 "coisas":
a) Regista-se a incontinência verbal, que amarra a uma opção o Presidente se este ganhar as eleições; pode levar Paulo Bento a pedir "mundos e fundos" pela renovação ( se esta por desastre vier a acontecer).
b) P. B. para "sempre" (?) sim, mas chutado para cima. P. B. seria despejado no lugar de Pedro Barbosa. Aí Paulo Bento, apesar de não possuir as competências necessárias, poderia fazer o papel a que foi obrigado fazer por ausência e comodismo do P. Barbosa.

E o Sporting abria vaga para contratar um treinador em condições.
(Humildes desculpas por não ter conseguido ser breve)

Gabriel Almeida
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home