"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, outubro 18, 2009

Aquilo que nos une é mais do que nos separa?

O Sporting têm um universo de 2 milhões de adeptos mais coisa menos coisa. Apenas 96 mil (se for esse o numero dos actuais pagantes) são sócios. 90 por cento são uma maioria e 10 por cento apenas a minoria de bloqueio ou silenciosa.
Este exercicio porquê? Porque apôs as eleições e agora com a assembleia a maioria exulta e festeja como se tivesse obtido um titulo. Paremos para pensar. Será que 90 por cento de socios representam um universo leonino? Representam sim no associativismo dito "oficial" e ligado embrionicamente ao clube. Mas que peso terá no "todo" leonino?

Apesar de todo o show-off de segundas feiras com a apresentação de novos socios (exalto o esforço) que paixão e amor trazem ele verdadeiramente ao clube para além do pagamento de quotas? Ser Sportinguista é muito mais do que ser socio. Por muito que tenha orgulho em o ser e até ter pena de não ser socio desde o nascimento , aprendi com os anos que há muita gente que sofre e vive o Sporting mas que não é socio nem o quer ser por as mais variadas razões.

Desde há muito o Sporting adoeceu. A massa dirigente é incapaz de dotar o Sporting de um rumo forte e viçoso. As conversas que vou tendo com Sportinguistas anonimos e incapazes de ser socios por essa mesma razão. O titulo de 99-00 despertou e teve o condão de mostrar que o sportinguismo vive por esse país fora. Mas não foi capitalizado nem ponto de referençia para tornar e dotar um Sporting melhor e maior.

Vivemos acomodados. Uma espreitadela pela blogosfera e verifica-se que o Sporting é uma trincheira. Os antis e os prós. Quem ganha ? Quem perde? Apenas um. Sporting Clube de Portugal.
O clube neste momento não é uno e indivisivel. É palco de lutas , degladia-se opiniões muitas vezes roçando-se o insulto e sobretudo é um autentico senado romano ao nivel do dirigismo.

A nação leonina vive adormecida. Afastada da sua paixão. Tolhida por discursos mediocres e promessas vãs. Desculpas e esperanças tenues.

Precisamos de vitórias. De exigencia. Exigencia não é contentarmo-nos com segundos lugares.
Leiam isto e percebam aquilo que quero dizer.

Vivemos uma semana de mais uma restruturação financeira. De um sócio que entregou o cartão do socio. Leio por todo o lado que não faz falta e que só faz falta quem cá está. Leio por todo o lado exultações à aprovação de (mais) um plano de restruturação. Será o ultimo? Mais uma parte do SCP foi alienada. E quem paga?
Toda a gente faz falta. Lamente-se e não se critique. Porque eu não vejo criticar-se a necessidade de mais um plano de restruturação financeira quando nos foi prometido na venda do patrimonio não-desportivo que seria a solução de todos os males.

Votei não. E não por ser do contra. Votarei não até me explicarem o passado. Quero perceber estes ultimos 15 anos. Como é que gestores consagrados da nossa praça deixaram o SCP neste estado? Derrapagens? Erros? Má gestão? Quero perceber como se caminhou alegremente para quase 400 Milhoes de euros de passivo. Os negocios sadisticos e as suas verdiblancs. Ninguem questiona? Eu questiono. Quero saber. Para se confiar um presente e um futuro a alguem têm que se conhecer o passado.

Não sou do contra. Quero um Sporting melhor e com um sentido de exigencia muito maior que o actual. O plano de restruturação era necessario? Não havia alternativas? Será JEB o homem certo ou apenas a imagem necessaria para fazer passar este tipo de planos? Daqui a mais 3 meses falaremos e analisamos melhor todo este processo e o seu "reinado".

Por ora fica a guerra de trincheira e uma imagem futebolistica péssima preconizada por alguem que se quer eterno mas que de eterno apenas tem a monotonia e mediocridade do futebol que a sua equipa apresenta.

O Sporting precisa de uma liderança forte. Não de soluços. Precisa de paixão e de trabalho. De acção e não palavras. Por esse mundo fora 2 milhões sofrem por um SCP melhor. Por cá 90 por cento exultam com uma ideia gasta e sadistica. JEB que me desculpe mas é necessario muito mais que isto para voltarmos a por o SCP de pé. É preciso muito mais que isto para voltar a acreditar. É preciso muito mais que isto para voltarmos a ser campeões e a maior potencia desportiva nacional.

A lenda vive mas até quando?

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home