"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, outubro 08, 2009

Não nos esquecemos de ti....


Vítor, tu eras o maior!

FILIPE ALEXANDRE DIAS

A saudade é mesmo assim: só portuguesa e, no caso que aqui se lê, com o seu quê de leonina. Hoje é dia de lembrar uma das principais lendas de um Sporting com 103 anos de vida, que, se ainda a tivesse, sopraria 62 anos. Chamava-se Vítor Damas, partiu cedo, mas deixou para trás defesas fantásticas, lembranças imorredouras, fez muitos vibrarem, sonharem com o seu admirável serviço desportivo e cívico, que encantou Portugal e Espanha. Por cá, deixou ainda uma baliza em Alvalade com o seu nome e, em nada menos importante, amigos. Muitos! O JOGO convidou alguns deles a pisarem Alvalade e visitarem a baliza da grande referência... que também tem um pouco de sua. Além de terem conhecido como poucos o saudoso camisola 1, Joaquim Carvalho, António Botelho, Joaquim Melo e Rui Correia sabem quanto vale estar entre redes presas a três ferros... de leão ao peito e não só, mas sempre com Damas por perto.

"Se o Vítor estivesse aqui, teria o maior orgulho em ver esta baliza com o seu nome. Como isso não é possível, eu tenho todo esse mesmo orgulho por ele", atira António Botelho, lisboeta, exactamente cinco meses mais velho que Damas, de quem foi companheiro, rival, concorrente, amigo. "Acho que Alvalade até devia ter quatro balizas: a que já tem, com o nome de Damas, e outras três para Azevedo, Carlos Gomes e Carvalho. São quatro guarda-redes que marcaram o Sporting, mas acho bela esta homenagem. Só lastimo que o Damas não a possa ver, mas a vida é assim", remata o antigo internacional português.

Também um ídolo da sua geração, ex-Magriço e o homem a quem o jovem Damas "usurpou" irremediavelmente o lugar efectivo entre os postes sportinguistas em 1968, o barreirense Carvalho recorda a passagem de testemunho com desassombro. "Ele era um miúdo que surgiu cedo ao pé de mim. Eu já tinha a minha 'projecçãozinha', ao passo que o Vítor vinha dos juniores, mas eu sabia das suas qualidades. Foi muito triste vê-lo partir. Faria 62 anos. Gostava muito que os comemorasse connosco aqui nesta sua baliza. Foi um sítio que lhe deixei bem entregue", lamentou. Melo também deixou outra baliza ao malogrado Charuto, alcunha de Damas só admitida aos mais próximos, mas a de Guimarães, antes de, em tempos diferentes, rumarem a Alvalade: "Ele veio para Guimarães, jogou os dois primeiros jogos, mas depois o treinador Pedroto colocou-me a jogar. Fiz uma excelente época e vim para o Sporting. O Damas só regressaria mais tarde. Passámos grandes momentos juntos e louvo a atitude desta Direcção em prestar-lhe esta homenagem, que está de acordo com os valores do clube. Os meus parabéns e paz à sua alma."

Mais jovem, Rui Correia, hoje técnico de guarda-redes do Olhanense, tornou real o sonho de trabalhar ao lado do seu ídolo, então no ocaso da carreira. Para falar com e de Damas, Rui continua a fazer-se à estrada . "É bonito ver esta baliza com o seu nome. Falar do Vítor emociona-me, mas é um privilégio. Tínhamos uma relação de pai e filho e sinto-me honrado só por vir aqui a Alvalade e poder falar dele, ir à sua baliza. Cheguei a sair do Porto à meia-noite e voltar a São João da Madeira, de onde tinha saído, porque soube que ele estava no Núcleo Sportinguista da minha terra. Fiquei lá até às seis da manhã . Para mim ele será sempre o maior!"

Carvalho
"Ao vê-lo jogar, disse-lhe para me tratar por tu"

"O Damas tinha tudo: talento e sorte. Aproveitou uma lesão minha e foi para a baliza. Eu poderia ter feito mais 3 ou 4 anos dentro do clube, mas ao ver o miúdo jogar... disse-lhe para parar de me tratar por senhor. Ele disse que não lhe dava jeito, mas passou a tratar-me por tu. Além de eu ser um grande sportinguista, aquele era o momento certo para dar lugar a uma figura daquelas. Sabia que o Sporting ficaria até melhor. Fui para casa satisfeito, deixei a baliza bem entregue e a história deu-me razão. Teve maus momentos, também se perdeu, mas ele era o Damas"

Botelho
"Ele era um miúdo em ponto grande"

"Eu via o Vítor como um miúdo em ponto grande. Tinha o seu carácter, claro, mas era brincalhão. Por causa das 'bocas' dele, tivemos zangas, um ano e tal sem nos falarmos, mas fizemos as pazes na Selecção. As grandes amizades também têm disto. Ele tinha muitas qualidades. Entre os postes foi dos melhores guarda-redes portugueses. Vi-o pela última vez na despedida do velho Alvalade, mas guardo as melhores recordações. Joguei também muito contra ele. No fim, o Vítor vinha sempre cumprimentar-me. Isso é que é ser camarada e amigo. Os jogos acabam, as amizades não"

Melo
"Aproveitou a vida e o futebol como poucos"

"Encontrei-o como adversário e depois como colega de equipa e de Selecção. Damas era amigo do amigo, sempre alegre, um 'bon vivant', pois aproveitou bem a vida e o futebol. Só tenho gratas recordações dele. Decerto que está lá em cima a olhar para todos nós e a dizer: 'Pá, estou melhor que vocês.' Jogámos juntos nos veteranos do Sporting. Fez muitos jogos, mas com outra atitude. Uma comida aqui, um copo ali e um jogo no caminho.Fazíamos meias partes cada. Numa metade ele ia à frente e eu ficava na baliza e depois trocávamos. Era um caso puro de talento, de alguém que nascera para ser guarda-redes e até a jogar à frente tinha técnica"

Rui Correia
"Era fantástico, artístico, com um lado reguila"

"Damas era alguém que marcava a diferença. Além de ser fantástico a defender, usava gel, luvas a condizer com a camisola. Era artístico. A primeira coisa que me lembro dele é a sua voz, a sua presença. Tinham impacto. Vim de São João da Madeira para o Sporting com 15 anos e via todos os treinos dele que podia. Até quis acabar a carreira com a mesma idade dele, aos 41, mas não consegui. Queria fazer-lhe essa homenagem, mas terminei aos 39. Uma vez, ele disse ao técnico Manuel José que ia orientar o meu treino. Pôs-se atrás da baliza, deitou-se e disse: 'Rui, concentra-te... e acorda-me quando acabar.' Tinha um lado reguila"

in O JOGO

PS- É nestes momentos cinzento-leoninos que a tua voz me dava sempre uma luz ou uma palavra de incentivo. Fazes me falta campeão. E sobretudo fazes falta a quem te ama e não te esqueçe no coração! Parabens onde quer que estejas !

SL

Miguel Damas

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home