"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, outubro 13, 2009

UMA QUESTÃO DE FÉ

Cheguei a casa pelas quatro da manhã, cheio de fome fruto de um fast-food que enche mas não alimenta e cansado pelo excesso de drogas que os médicos insistem em afirmar como absolutamente necessários. Apesar de tudo, vinha feliz. O motivo era simples, tinha ido discutir Sporting, ou melhor, soluções que permitam viabilizar o seu futuro. Descansar agora não é opção e aí os médicos que se lixem, para mim o Sporting ainda é de longe a melhor droga que me podem dar. Foi assim, bem dopado, que abri o Sangue Leonino e li:
"Eu acho que percebo o leaorevisor... De que nos adianta criticar a solução que a direcção apresenta, se não existe outra? Vamos todos votar não. E depois? O clube estagna. Não ata nem desata. Acho que os verdadeiros alvos de crítica deviam ser os da oposição(?). Se o Verdão anda por aí (continuo à espera da surpresa que prometeste), porque é que não avança com a solução para o estado em que está o nosso clube? Como é que a lista dele estava a pensar resolver a situação do Sporting? Nunca fui a uma assembleia, não faço a mínima ideia de como funciona e como se podem fazer as coisas. Mas não há maneira de a suspender com o propósito de ser apresentada uma alternativa, para depois, então, se decidir por uma ou outra proposta? Quando acabaram as eleições, foi sugerido (por mim e não só...) que se sentassem todos à mesa, vencedores e vencidos, e partilhassem ideias de modo a que as melhores propostas de actuação de um e do outro lado fossem aproveitadas para bem do Sporting Clube de Portugal. Isso nunca aconteceu, pois não, Verdão? E é impossível de acontecer no nosso clube? As vaidades são assim tão mais importantes do que o nosso clube, para que não queiram entregar a outrém o crédito por algo valoroso que possa ter saído do esforço de outros? Não se consegue pôr o Sporting acima disso? Se a lista do Verdão não queria a Academia na SAD, a perda pelo clube da maioria na SAD, os direitos de transmissão na SAD (raisparta este termo, SAD.. é mesmo sad ), é porque tinha alternativas..."
Minha cara Ana, como creio que sabes, tenho o maior dos respeitos por ti e é por te reconhecer mérito na frontalidade, sinceridade e honestidade das tuas questões, que hoje te escrevo. Tenho consciência que uma mensagem de alternativa hoje, especialmente hoje, é um apelo ao voto no Não que gostaria de evitar. Entende que assumindo somente a existência de alternativa, não faltarão leituras políticas de oposição cujo espaço nem o tempo, é o mais indicado. Se algo aprendi com as últimas eleições e com as exigentes mas sempre úteis interpelações de alguns comentadores e colegas (abraço Nelson Santos), é que devemos ser humildes e não abusar da posição priveligiada de editores para veicular opções políticas. Falar sim, opinar sempre, perpetuar e extremar posições, nunca. Da minha parte, lição aprendida.
Agora as tuas respostas. (Confesso que não sei onde acabam as perguntas do revisor e começam as tuas pelo que vou apenas tentar responder às que incluem o meu nome)
"Se o Verdão anda por aí (continuo à espera da surpresa que prometeste), porque é que não avança com a solução para o estado em que está o nosso clube?"
Confesso que fiquei lisonjeado pois não mereço a premissa que dá corpo a esta interrogação. Não tenho todas as soluções, só um pateta afirmaria o contrário. Mas tenho algumas, tu terás outras e aqui no Sangue muitos anónimos contribuiem diariamente com muitas mais. O que é necessário é saber canalizar essa massa crítica em energia positiva, torná-la prática, palpável e consolidá-la afim de permitir alcançar resultados que resultem em mais valias para o clube. É o que tento fazer e assim que a saúde me permita (fui operado recentemente), voltarei a dedicar-me à tal surpresa que ajudará a responder a esta questão.
"Quando acabaram as eleições, foi sugerido (por mim e não só...) que se sentassem todos à mesa, vencedores e vencidos, e partilhassem ideias de modo a que as melhores propostas de actuação de um e do outro lado fossem aproveitadas para bem do Sporting Clube de Portugal. Isso nunca aconteceu, pois não, Verdão? E é impossível de acontecer no nosso clube?"
Começo pelo fim, não é impossível tanto que já aconteceu e vai voltar a acontecer. Da minha parte sempre acreditei que existe gente válida com ambas as visões, a associativa e a empresarial, sendo que as duas se devem respeitar, o que nem sempre tem acontecido. Posso garantir que a ponte existe, está aberta e disponível para trabalhar. Eu sei porque estive lá.
"Se a lista do Verdão não queria... é porque tinha alternativas"
Tinha, tem e algumas apresentou-as nas sessões de esclarecimento e no programa Ser Sporting. Não foram é sufragadas. Ainda assim não vou fugir à questão e vou tentar dar um exemplo em que ando a trabalhar de como angariar capital e/ou capacidade de investimento para o clube (razão da noitada hoje). Com sorte o nosso Presidente lê e, quem sabe, até ache uma boa ideia.
Primeiro uma pergunta: O que tem o Sporting melhor que qualquer outro clube em Portugal?
Quem respondeu muitas coisas está correcto mas quem respondeu a formação foi mais preciso. Recentemente saiu um estudo que a formação leonina rendeu em oito anos cerca de 60 M €, ficando os nossos rivais muito aquém. Ora bem, se ainda fosse necessário, é a nossa Academia que gera maior EXPECTATIVA de retorno no investimento da formação. É este facto que temos que aprender a capitalizar.
OPÇÃO A (Fundo misto direccionado à amortização da dívida)
Tomando por base o estudo anterior é crível que a nossa formação valha em 10 anos pelo menos 50 M€. Vale mais, se calhar muito mais mas estimemos por baixo. Se alienarmos para um fundo 50% desse potencial encaixamos aqui 25 M€.
A parte do fundo fechado seria em moldes semelhantes aos do slb, uma percentagem do passe de vários atletas seriam alienados sendo que se não conseguíssemos igualar aqui os 25 M€, pelo menos no intervalo de 15 a 20 M€, poderia ser uma realidade.
Por esta opção teríamos 40 a 45 M€ para amortizar a dívida e libertar uns poucos milhões de euros do serviço da dívida para investir no plantel.
OPÇÃO B (Fundo misto direccionado ao investimento no plantel)
Os mesmos sub-avaliados 25 M€ por 50% do potencial da formação (o período também é negociável)
Os 25 M€ angariados são directamente alocados no fortalecimento do plantel, aumentado a sua valia e alavancando a sua capacidade de gerar retorno. O investimento permite maior facilidade na alienação do passe dos atletas que seria agora entre 25 a 30 M€. Estes valores poderiam ser reinvestidos ou fazerem face à dívida.
Apesar de ainda muito cruas, estas poderão muito bem vir a constituir-se como reais alternativas.
Em relação à votação de hoje apenas mais um comentário. Agradecer a todos que debateram este assunto livremente, sem qualquer interesse que não seja o de elucidar outros sportinguistas, colmatando assim alguma falta de debate e esclarecimento sobre questões que não deviam fazer deste acto... uma mera questão de fé.
Abraço de Leão,
Verdão.
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home