"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, novembro 12, 2009

Qual o perfil ideal?

O Sporting está quase a contratar treinador. O treinador é decisivo no futuro próximo do Clube.
Qual o perfil mais adequado? Poderemos aqui dar as nossas opiniões. Vou elencar alguns critérios que me ocorrem "à primeira vista":
1. Nacionalidade
2. Anos de experiência como treinador principal
3. Idade
4. Formação académica
5. Experiência internacional

Já a seguir dou o exemplo e exponho as minhas preferências:
1. Nacionalidade: Portuguesa para conhecer o nosso futebol.
2. Experiência: a rondar os 10 anos como treinador principal; para ser experimentado a liderar grupos; para já ter tido oportunidade de aprender com os erros.
3. Idade: menos de 55 anos.
4. Formação Superior em Metodologia de Treino, Preparação Física e especialização em Futebol. Daqui saberia abarcar todas as valências e não seria um mero empírico que não conseguiria ter ascendente sustentável ao nível da Equipa Técnica. Estaria habituado a estudar e não cansaria a cabeça após a leitura de apenas 5 folhas dum relatorio técnico, ou após o visionamento de 2 horas dum DVD.
5. Deveria ter já treinado outros Clubes grandes de pequenos Países ( como o nosso) ou médios Clubes de grandes Países. O objectivo é que possa trazer "coisas" novas para o Sporting e não, ao contrário, venha aprender cá para depois aplicar noutro lado. Estou a imaginar equipamentos de preparação física, métodos de análise estatistica; sistemas de observação dos adversários; utilização de psicologia aplicada, etc., eu sei lá!
Se for Sportinguista e ex-jogador de méritos reconhecidos melhor. Sendo leão como nós evita logo anti-corpos. Se souber línguas facilita a sua valorização e prestigia o clube em foruns internacionais ou conferências de imprensa ( sem ser submisso ao que é estrangeiro...).
Nota: fala-se no Vilas-Boas. Dos 5 pontos atrás mencionados apenas não cumpre o ponto dois( experiência como treinador principal).
Desafio-vos a escreverem as V. opiniões.
Gabriel Almeida
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home