"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, fevereiro 27, 2010

Ventos de Alvalade

Começamos a semana em depressão , acabamos a semana com a alma lavada e com alguma confiança para o jogo de domingo com o Fc Porto. Tudo por causa do jogo europeu com o Everton.
Foi uma bela jogatana do nosso Sporting e não sendo uma jornada épica foi um dos melhores jogos europeus que assisti ao vivo.

Ao contrario de muitos não achei a exibição da 1 parte assim tão boa. Houve demasiada contenção com passes lateralizados e para trás. Estratégia? Tomar o pulso? Tudo bem! Espero sempre que o SCP jogue com a baliza nos olhos e as vezes custa-me ver tanta passividade. No entanto é uma questão de gosto futebolistico. Gosto muito mais de futebol directo sem no entanto ser de pontapé para a frente. Mas como o adepto comum chega me a vitoria desde que se jogue bem e sem "ajudas".

Sem duvida que no seu todo o Sporting jogou bem mas houve 2-3 jogadores que se destacaram dos demais.
Pedro Mendes à cabeça foi para mim o jogador que mais encheu o campo. Senhor de um sentido posicional tremendo aliou a capacidade de organizar desde trás e de segurar as pontas com o varrer da sua zona. Em crescendo fisico , Pedro Mendes irá mostrar o porquê da sua contratação , para mim a melhor das 3 feitas em janeiro.

Miguel Veloso secundou Mendes com a segunda melhor exibição individual. Jogou em 3 posições e quase sempre muito bem. No entanto apenas um reparo. Que seria de Veloso se perde-se o peso que nota-se ter a mais? Julgo que será tambem um desafio ao novo Director de Futebol. Miguel Veloso com menos 10 quilos seria ainda mais jogador e ganharia velocidade.... E teria que ganhar um pouco de agressividade a defender , é um jogador demasiado encolhido nos lances divididos. Com esses 2 handicaps a serem trabalhados , Veloso seria sem duvida um jogador de top em qualquer meio campo europeu.

Na defesa Patricio e os centrais destacaram-se. O jovem guarda redes , tantas vezes criticado (ate por mim) foi decisivo na manutenção do nulo na baliza leonina fazendo uma intervenção de coragem aos pés do avançado do Everton. Tonel e Carriço foram inexcediveis na entrega e realizaram uma exibição sem macula.

Moutinho foi mais acutilante que o normal mas continua a demonstrar uma incapacidade terrivel de acertar nas redes adversarias. É sem duvida o maior handicap para um medio ofensivo. Incapacidade de remate....

Uma palavra final para Djáló e Saleiro , o primeiro mesmo com aquela forma atabalhoada como corre com a bola foi responsavel pelo desmembramento da defesa dos Toffes com aquelas correrias loucas após o 1-0 (com mais tecnica e com inteligencia a jogar , Yannick seria muito bom jogador.....). Saleiro porque foi fulcral no baralhar da defesa adversaria. Confesso que fiquei expectante com a sua entrada....felizmente apenas fiquei 1 minuto......
Por fim apenas uma questão...Aquele golão do "Cra" foi intencional?

A publico era pouco mas foi dos bons. A equipa mereceu-o e o publico mereceu a exibição com que a equipa lhes brindou. O que o publico leonino não merece é a constante incompetencia do director de marketing.
Pagar 25 euros quando já se tem lugar de leão e bilhete de época para um jogo europeu é uma afronta. Por onde anda o bilhete de socio igual para todos? Assim em vez de se ter um estadio cheio fica-se por menos de meia casa e com 4 mil lugares a serem de forasteiros. Depois do episodio com o benfica em que havia mais adeptos do rival que os nossos e o preço dos bilhetes era, vejam-se só iguais para os 2 lados! Afinal tanta preocupação em subir o numero de socios e depois somos tratados como qualquer adepto? O senhor Pedro Afra é um incompetente a cativar os adeptos a irem ao estadio. Com bilhetes a este preços só mesmo de convite..... e mais não digo.

No mesmo dia em que a alma leonina seria lavada , Costinha era apresentado como director desportivo. Confesso que fiquei supreendido mas como não gosto de tecer considerações sem a pessoa apresentar trabalho escusei-me de o fazer. Julgo que Costinha é uma pessoa com carisma. Alias isso foi sempre notorio por onde passou. Agora é necessario que seja uma mais valia. Será? Bem , pelo menos na entrevista que deu apresentou varias ideias com as quais concordo e que espero sinceramente que consiga aplicar.

As medidas de Costinha

1 Incutir mentalidade vencedora

"Daqui para a frente, 'ganhar' será a palavra principal"

2 Construir uma equipa forte

"Vamos preparar-nos para sermos campeões já no próximo ano"

3 Blindar o balneário

"O Sporting vai ter mais rigor, vai passar a dar a informação

que quer. Terá uma voz"

4 Fortalecer carácter dos jogadores e amor pelo clube

"O Sporting é grande. Os jogadores devem chegar e sentir que é aqui que querem ficar, não pode ser trampolim"

5 Aumentar a dinâmica de trabalho

"Vou vestir o fato-macaco"

6 Maior secretismo na gestão

"O clube será gerido entre quatro paredes por poucas pessoas"

7 Reconquistar o apoio dos adeptos

"Lembro-me de quando não conseguia bilhetes

para o Gil Vicente. Quero essa força"


Resta-me como fiel adepto deste grande clube desejar ao novo director um prospero "reinado" sabendo que o seu sucesso serão as nossas alegrias.

Domingo teremos o classico com o FCP.
Tenho ouvido e lido muito Sportinguista a desejar a nossa derrota para que o porto não perca o comboio para com o benfica.... Acho incrivel este pensamento , que para mim , é anti Sportinguista e vai contra tudo aquilo que o nosso emblema tem como lema! O problema é o constante receio que o clube de carnide possa ser campeão. Para mim é me indiferente! Gosto muito de pensar é no meu clube , o Sporting! E esse têm que ganhar sempre! E mais , com a vitoria ontem dos de Guimarães , temos mesmo que ganhar para continuarmos na senda de um lugar europeu. É triste pensar assim? É! Mas neste momento é o nosso campeonato! Já aqui o disse e vou voltar a dizer. Os erros cometidos nesta e nas épocas anteriores deviam ser relembrados por gerações futuras de dirigentes.

Foram demasiados tiros nos pés e sobretudo demasiado poder dado a um treinador. Não importa agora voltar a apontar o dedo. Importa sim aprender com os erros. Fazer formação de jogadores para depois os dispensar ou entregar passes na mão por caprichos nunca mais deverá ser possivel.....

Para amanha espero uma vitoria e que a exibição de quinta seja o ponto de partida.

SL

Miguel Damas