"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, outubro 08, 2012

Eterno


Faria hoje 65 anos a nossa eterna lenda Vitor Damas. Um homem a quem fui beber o meu Sportinguismo, idolo e modelo para milhares de adeptos Leoninos e mesmo para rivais.

Num momento conturbado (mais um) do nosso clube nada como recordar palavras dele sobre aquilo que era o Sporting que preconizava.

SIMBOLISMO BACOCO


Sempre senti algum desconforto quando era apontado como simbolo do S.C.P.
Basicamente porque, na minha ligação ao clube com cerca de quarenta anos, começei aos cinco a fazer ginástica, aos onze a jogar futebol e aos 40 como técnico (mesmo nos oito anos que estive fora não deixei de estar em contacto com ele) . Bem cedo memorizei o inicio da mais célebre marcha do clube “ o Sporting nasceu um dia com o simbolo do leão”, leão esse que me habituei a ver à entrada da sede na rua do Passadiço, quando fazia ginástica e mais tarde na porta 10-A quando começei a frequentar a escola de futebol do saudoso Mário Inbelony.
Este meu contacto com o clube aproximou-me precocemente dos grandes atletas da época e por inerência a adoptá-los como referências. Eram só… Carlos Gomes, Travassos, Juca, Fernando Mendes, Hilário, Manuel de Oliveira, Manuel Faria, José Rocha, Alberto Matos, Pedro de Almeida, João Roque, Joaquim Agostinho, Bessone Basto, Marques, Brito, Carlos Rua, Vitor Ferreira, Rendeiro e tantos outros…
Grandes campeões dos quais guardo uma imagem de grande dedicação ao clube, muita humildade e também o reconhecimento de que foi graças ao S.C.P., aos seus técnicos e às boas condições de trabalho que se tornaram referências para os jovens da época. Jovens esses que necessitavam de naturalmente ser motivados para as diferentes modalidades quer como atletas quer como adeptos.
É esta a grande recompensa dos atletas com êxito, que se dedicam anos a fio a qualquer modalidade.

Quem serve um clube arrisca-se a ser prestigiado, seja ele atleta, técnico ou dirigente.


No caso do Sporting, passamos todos à História como referências através de um único simbolo – o leão.É absolutamente bacoco desejar mais do que isso….


Vitor Damas
(1947/2003)

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


26 comentários:

  • At 8/10/12 18:31, Blogger Sónia Pereira said…

    Como benfiquista presto a minha sincera homenagem a esse grande homem, desportista e sportinguista a quem me habituei a admirar desde muito nova! Tomara haver mais como ele em todos os clubes e este clima de ódio bacoco há muito que teria deixado de existir!

     
  • At 8/10/12 19:13, Anonymous Anónimo said…

    Que bom seria ainda termos entre nós este Senhor.

    Saudades.

    Gnitrops

     
  • At 8/10/12 19:26, Blogger Hugo Tavares said…

    destes infelizmente já não há. Melhor guarda-redes que vi jogar.
    Bem hajas lá onde estiveres grande Damas.

     
  • At 8/10/12 20:22, Blogger bola-9 said…

    OBRIGADO SENHOR VITOR DAMAS,QUE BOM FOI PARTILHAR ALGUNS MOMENTOS CONSIGO,E SER DO SPORTING COMO VOCE FOI E CONTINUA A SER NAO E´PARA TODOS,TANTO DENTRO DO CAMPO COMO FORA,QUE SAUDADES,ATE´UM DIA.

     
  • At 8/10/12 20:33, Anonymous Vasco said…

    Que descanse em paz este grande GR. Tive o privilégio de o ver jogar, assim como ao seu eterno "rival", Manuel Bento, que infelizmente também já cá não está. Vitor Damas e Manuel Galrinho Bento simbolizaram uma época, cada um no seu clube.

     
  • At 8/10/12 20:45, Anonymous leão atento said…

    Pena que este grande jogador tenha um familiar chamado Miguel Damas, creio que sentiria vergonha

     
  • At 8/10/12 20:53, Anonymous Leão Portimonense said…

    Enorme...grande Damas. Pena nunca ter tido a oportunidade de o ver ao vivo :(

     
  • At 8/10/12 21:16, Blogger tigoncas40 said…

    Sempre nutri uma grande admiração por este Sr. Vítor Damas. Acompanhei a sua carreira no nosso clube e em Espanha. Foi um dos meus ídolos de juventude. Ainda me lembro com estes 49 anos de ser criança a jogar à bola na rua e quando ia para o meio de 2 pedras (baliza) cada vez que defendia uma bola gritava "grande defesa de Vítor Damas". Paz à sua alma.

    ps. Leão atento, v. exa. não dignifica o sportinguismo. Não o conheço nem a pessoa a quem você julga (Miguel Damas). Mas tenho um reparo a fazer-lhe, tomara você e alguns que por aqui andam, ter o discernimento e a lucidez nos comentários feitos ao dia-a-dia do nosso Clube como este Sr. Miguel Damas. São por estas pequenas coisas que cada vez mais me distâncio de tudo que seja falar do nosso Sporting.

     
  • At 8/10/12 21:35, Anonymous Anónimo said…

    Segundo a Antena1 e a Sport Tv, Luiz Felipe Scolari e o Sporting já chegaram a um acordo. Segundo os dois meios de comunicação social, o técnico brasileiro assinou por três épocas para treinar o plantel de Alvalade.

     
  • At 8/10/12 22:09, Anonymous Anónimo said…

    Felizmenteck o vitor Damas,náo era nenhum desestabilizador de direções e maldizente de técnicos,como este familiar papagaio!!!! E tinha o Club acima de tudo!!!

     
  • At 8/10/12 22:39, Anonymous Anónimo said…

    Tive a honra de o conhecer em Carcavelos, era boa gente.

    Gajo do Sporting

     
  • At 8/10/12 23:28, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Zenman

    O respeito pela efeméride e da personagem com quem convivi e que tudo me ensinou em relação ao Sporting impede-me de responder aos ruídos que aqui fizeram. A altivez e sentido critico do meu tio impediu-o sempre de estender a passadeira vermelha dos serviçais. Em atenção a ele e porque é tempo de ignorar estas provocações rasteirinhas recuso-me a dar conversa a quem não me conhece e aparentemente não conheceu o homem Vítor Damas.
    A actualidade do Sporting fala por mim. Sou critico porque me apetece porque o nosso Sporting é um clube cheio de vitalidade....

    SL

     
  • At 8/10/12 23:43, Blogger bola-9 said…

    um grande abraço miguel damas.

     
  • At 8/10/12 23:46, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Obrigado bola 9
    Outro para ti!!

    SL

     
  • At 8/10/12 23:48, Blogger Sporting até morrer said…

    Miguel,

    Vozes de burro não chegam ao céu, por isso o grande Vítor Damas não ovue estes asnos que por aqui passam...

    Nada como relembrar as palavras de hoje do Grande Manel sobre o Grande Damas e admiração imensa que que deixou em tantos e tão grandes sportinguistas:

    «Para mim, o Vítor Damas foi a grande figura do Sporting nos últimos anos, isto porque ele representava aquilo que um sportinguista idealizava do que é o Sporting. Por tudo o que fez, pela elegância com que defendia, foi a grande figura dos últimos anos», disse Manuel Fernandes, antigo avançado do clube.

     
  • At 9/10/12 01:26, Blogger 8 said…

    Miguel,

    Posso muitas vezes não estar de acordo contigo e com o que pensas e escreves, mas conheço-te o suficiente para saber que tudo o que defendes é, para ti, o melhor para o Sporting. E, claro, tens muito orgulho no teu tio, como não podias deixar de ter. Assim como todos nós Sportinguistas também nos orgulhamos desse grande guarda redes e grande homem ser um ícone do nosso Clube.
    Um abraço

     
  • At 9/10/12 01:30, Anonymous Anónimo said…

    Os portistas já estão preocupados com o Sporting caso venha o Scolari. Porque será?
    Aquele jogo ontem no Dragão caso tivesse dúvidas o apito dourado está bem vivo.

    Máfia de Futebol, não percamos mais tempo, metamos os putos a jogar na equipa principal, e durante uns anos é mais que suficiente para este Futebol Corrupto.
    Um SUPER DRAGÃO a apitar um jogo daqueles?

    Não me chamem cego, cego são os que não querem ver mesmo.

    leãozinho até morrer

     
  • At 9/10/12 06:56, Blogger Mike BlitzGreen said…

    8 e Sporting Ate morrer

    Um grande abraço para os dois.

    SL

     
  • At 9/10/12 08:25, Blogger leão irredutível said…

    GRANDE VITOR DAMAS!
    nestes tempos conturbados é preciso mais que nunca cultivar as nossas referências, todos aqueles que ajudaram a fazer a grandeza do nosso clube e nos continuam a ajudar hoje a ser SPORTING. Porque se o SCP fosse apenas o que é hoje já teria desistido dele. contudo o clube tem de ser refundado na sua grandeza porque a grandeza faz parte da sua identidade, e não pode só viver do passado. sem essa grandeza não há SCP, mas sim outra coisa qualquer.
    por isso obrigado ao Miguel (que não conheço) pelo post, com um abraço.

     
  • At 9/10/12 08:38, Anonymous Anónimo said…

    Que saudades do meu idolo...

    Leao atento, nao te conheco, nem ao Miguel Damas, mas nao tenho qualquer problema em afirmar que nao vales a ponta dum corno...

     
  • At 9/10/12 13:40, Anonymous Leão atento said…

    Paulo SAID

    TAMBÉM NÃO TE CONHEÇO, MAS NÃO QUALQUER FILHO DA PUTA QUE OFENDE

     
  • At 9/10/12 19:00, Anonymous Anónimo said…

    Este Leao atento tem o cérebro ligado ao intestino

    Das pena rapaz
    Das pena

     
  • At 9/10/12 19:58, Anonymous Leão atento said…

    Tenho muita pena das vossas mentes tacanhas, pensam que são alguem mas não passam de verbos de encher, mas vou a partir de agora deixa-los a falar sozinhos, animais como vocês não tem direito a resposta, para os asnos dizer mal do Sporting preenche os vossos egos que pena fazerem parte de seres humanos, há animais que merecem melhor consediração, O problema dos meus
    indestinos e estar a cagar para voces.

     
  • At 9/10/12 21:05, Blogger tigoncas40 said…

    Além de seres mal educado, não és do Sporting. Isso tenho eu a certeza. És tanto do Sporting como o mentecapto do Rui Gomes da Silva. Devido a isto bem podes palrar por aqui que ninguém te vai levar a sério. Corres é o risco de seres ofendido e enxovalhado. Dou-te 1 conselho, pira-te o mais depressa daqui para se poder respirar melhor.


     
  • At 10/10/12 00:42, Blogger Luis Magalhães Pereira said…



    Miguel Damas,

    Ainda tive a felicidade de ver o Damas jogar na sua 2ª passagem pelo SCP, na década de 80. E também me lembro bem da homenagem tardia que lhe fizeram ( na Direcção de Dias da Cunha ou Roquette) já estava ele muito debilitado!

    Foi e é uma das grandes referencias leoninas de sempre!

    Um abraço e SAUDAÇÕES LEONINAS

     
  • At 10/10/12 17:28, Anonymous Anónimo said…

    MIGUEL DIMAS a presidente já... de certeza que eramos campoeões, já não digo
    europeos, mas nacional é canja.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home