"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, março 28, 2008

A Entrevista de Paulo Bento

Primeiro que tudo gostaria de salientar a coragem de Paulo Bento ao conceder esta entrevista num momento bastante difícil da vida do clube e quando passa pela maior contestação desde que chegou a treinador do Sporting.
Não é fácil dar uma entrevista depois de falhar um dos objectivos traçados para a época.
Segundo uma nota de destaque para o enquadramento de fundo a fazer reviver a glória de um clube centenário como o Sporting Clube de Portugal.

Antes de entrar na análise da entrevista propriamente dita gostava de esclarecer que sempre admirei Paulo Bento pela sua honestidade e frontalidade e sobretudo pela defesa intransigente do seu grupo de trabalho e até do próprio clube.
Qualidades essas que constatei que se matêm intactas ao longo desta entrevista. Nunca se esquivando a responder a qualquer questão e até desvendando algumas coisas que não eram do domínio publico.
Assim alguns dirigentes se disponibilizassem para uma entrevista honesta e frontal, em que esclarecessem cabalmente os problemas estruturais do clube e muita da contestação talvez nem tivesse razão de existir.


A Entrevista :

Desta entrevista ressaltam algumas ideias e afirmações que explicam alguns desaires e o momento menos bom que a equipa atravessa.
Numa abordagem mais extensa e minuciosa optei por dividir a entrevista em vários tópicos.

Final da Taça da Liga : Paulo Bento tentou desresponsabilizar os jogadores da derrota ao afirmar que o excessivo enfoque por si colocado neste objectivo levou a que os jogadores entrassem ainda mais ansiosos. Já quanto ás grandes penalidades falhadas, falou do peso do factor psicológico e da falta de confiança. Contudo esta derrota não vai afectar em nada o propósito de alcançar os restantes objectivos.

Os Jogadores Definem o Modelo de Jogo : Pela primeira vez PB explicou porque utiliza preferencialmente o famigerado losango (4-4-2). Isto acontece porque este sistema é o que melhor se adapta ao ponta de lança Liedson. Para construir uma equipa em torno de um avançado móvel, teria de jogar com outro ponta de lança mais fixo e com um meio campo em losango. Este modelo foi também implementado porque o plantel não tinha extremos para jogar em 4-3-3. Contudo PB diz que este 4-4-2 é muito elástico e pode sofrer várias adaptações ao longo de um mesmo jogo.
Nesta sequência abordou um tema muito interessante e deveras importante para o futuro do futebol do Sporting. A definição de um mesmo modelo de jogo para todos os escalões de formação. Com a equipa sénior a jogar preferencialmente em 4-4-2, todos os escalões de formação deveriam adoptar esse mesmo modelo, a fim de facilitar a sua integração na equipa sénior.
Noutra perspectiva percebeu-se agora porque razão Moutinho não joga a nº10, sobretudo porque Romagnoli é um nº10 puro e não pode ocupar outra posição no meio campo, sem perda significativa de rendimento. Sendo Moutinho um polivalente que joga bem em todas as posições de meio campo é normalmente desviado para as laterais e ainda porque tem um sentido posicional apurado que ajuda a equipa nos processos defensivos.

Comparação da Época Actual com a Anterior : Os vários entrevistadores fizeram alusão ao facto do futebol praticado esta época ser de menor qualidade, derivando sobretudo da ausência de soluções e de um problema de estratégia. PB afirmou categoricamente que a equipa tem cultura táctica e estratégia. O seu maior problema deriva da perda de jogadores muito influentes como : Ricardo, Nani , Tello e Caneira.
Perdeu o único desiquilibrador do plantel (Nani) e mais grave perdeu um jogador quase insubstituível e que nunca mais foi compensado até á chegada de Grimi em Janeiro (Caneira). Por vezes a perca de um jogador é determinante para todo um esquema táctico. Daqui também deriva o recuo estratégico de Moutinho para fazer as compensações defensivas. Vão-se percebendo agora algumas opções tomadas, sobretudo em virtude do fraco poder aquisitivo do Sporting, que não colmatou devidamente as várias saídas da época passada.

Pré Época : Num pré época atribulada, com a chegada de jogadores a conta gotas, PB admitiu que para facilitar a integração rápida dos jogadores treinou essencialmente o 4-4-2, tentando que a articulação fosse a melhor para o começo da nova época. Contudo com a perda fundamental de Caneira e com a sua não substituição á altura, perdeu a estabilização do modelo até então verificada. O balanço final entre saídas e entradas foi extremamente negativo para a época que se adivinhava.

Final de Época : Os objectivos que ainda subsistem são para alcançar e o 2º lugar na LIGA vai ser disputado com Benfica e Guimarães. Reiterou que esta não é a pior época do Sporting nos últimos anos e que o balanço só pode ser feito no final da época.

Próxima Época : Estará intimamente ligada aos jogadores que saírem do plantel. Muito dependente da saída ou não de Miguel Veloso. Pois este modelo vive muito á custa do seu nº6 e como se viu esta época um dos problemas que poderão contribuir para um possível falhanço será a quebra acentuada de rendimento de Miguel Veloso. Aqui entronca outro problema fundamental neste Sporting. A gestão das expectativas dos jogadores jovens por parte do treinador. Com a política de vender os jovens talentos, aliada á constante pressão dos adeptos sobre esses mesmos jovens (exemplo de Nani), leva a que estes queiram sair cada vez mais cedo e que o clube não os consiga manter até aos 22/23 anos, com claro prejuízo para o treinador. Este foi um factor importante no decréscimo de rendimento de uma pedra influente como MV. Faltam jogadores talentosos e experientes para mesclar com a juventude existente em Alvalade e isto deriva da falta de poder financeiro para os contratar. O Sporting precisa de jogadores importantes para determinadas posições e estas contratações têm de ser antecipadas e mesmo assim muitas vezes falham devido ao pouco poder aquisitivo e segundo PB, já muitas contratações falharam devido a este pequeno, grande pormenor.

Perspectiva Económica : Para culminar ouvimos o economista Camilo Lourenço afirmar que o Sporting irá sentir muitas dificuldades nos próximos anos e que o orçamento da próxima época vai ser sensivelmente igual ao desta época. Que somente quando se baixar o passivo para 150 milhões de euros, se poderá investir mais no futebol e que somente a ida todos os anos á Champions poderá atenuar esta situação.

Conclusão : Acho que ficaram aqui bem espelhados os problemas estruturais do clube, que levam a que diga que se houver um falhanço no final da época, PB será porventura o menos culpado.

PS : Não havia necessidade Stoi - «Sou o melhor guarda-redes da Europa»


Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home