"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, outubro 03, 2008

Pontos de vista

Como os assobios de 4ªfeira ainda estão na ordem no dia, resolvi emitir a minha opinião sobre esse assunto. Quem tem acompanhado os meus posts e comentários neste blog tem conhecimento de que não sou adepto dessa prática, nem de virar as costas à equipa quando atravessa momentos menos bons. No entanto, também já demonstrei que abomino ainda mais o "conformismo" com que algumas pessoas encaram determinados assuntos, como por exemplo a qualidade, ou falta dela, do futebol praticado pela equipa do Sporting. Por isso mesmo, apesar de não assobiar os jogadores por uma questão de principio, compreendo até certo ponto aqueles que o fazem, desde que não seja de forma sistemática e leviana.

O que não compreendo é que jogadores do Sporting, como Abel e Miguel Veloso, venham contestar os assobios, comparando os nossos adeptos com os de outros países, de forma injusta como demonstrámos ainda na semana passada na deslocação à Luz. Ora se assim é, também nós temos o direito de comparar o seu empenho/desempenho com atletas de outros países. Porque não podemos dizer que em Inglaterra se canta os 90minutos qualquer que seja o resultado e depois esquecermo-nos que os jogadores se empenham ao máximo e dão ao jogo uma intensidade muito acima do que se vê em Portugal. Ainda ontem tive oportunidade de ver o V.Guimarães-Portsmouth através de um canal britânico, e no final da partida um comentador inglês na analise que fazia ao jogo dizia: "...Aquilo que mais me surpreendeu foi a falta de pernas da equipa do Guimarães na 2ªparte...". É tudo muito bonito quando só vemos a parte que nos interessa...

O que também não venho compreendendo são frases como: "Ainda vamos em 1º", "Para o campeonato só perdemos em casa do nosso maior rival", "Perder por 2-0 na Luz não é nada do outro mundo", isto já para não falar da recorrente, "Nunca tinhamos ido 3 vezes seguidas à Champions". Para mim todos estes argumentos são falaciosos e passo a explicar o porquê. Os que dizem que ainda vamos em 1º, na sua generalidade, são os mesmos que no ano passado quando o Sporting descolou diziam que ainda havia muito campeonato pela frente, e essa é a realidade, o caminho ainda é longo e estar no final da 4ªjornada com 1 ponto de vantagem sobre a concorrência só pode ser considerado como importante para equipas como o Nacional ou o Leixões que sabem que mais tarde ou mais cedo vão vir por aí abaixo. Em relação à derrota na Luz, o que está em questão não é ter-se perdido o jogo, é a forma como se perdeu! Ir à Luz defrontar um Benfica forte é uma coisa, ir lá jogar contra uma equipa ainda em fase de construção, sem alguns jogadores e acabada de sofrer 6 golos em 2 jogos, é outra coisa! Mas há quem prefira meter tudo no mesmo saco. Relativamente à questão de estarmos presentes na Champions League pela 3ª época consecutiva, algo que nunca havia acontecido, pergunto a quem usa e abusa desse argumento quantas vezes Portugal já teve a oportunidade de colocar duas equipas directas na prova e uma na última pré-eliminatória?? Isto num campeonato onde o Sporting é uma das três equipas que habitualmente ocupam as três primeiras posições. Fico à espera da resposta.

Falando agora do próximo jogo, gostaria de começar também com uma pergunta: não é no minimo contraditório pedir um estádio cheio e colocar o bilhete mais barato a 25€? Para os mais esquecidos recordo que contra o Basileia estiveram em Alvalade 23mil, é comparar com as assistências em outros estádios e ficar de boca aberta, a culpa como sempre deve ser dos adeptos. No jogo jogado, não vou exigir que o Sporting faça um golo a uma equipa que podia ter levado 7 ou 8 na 3ª feira no Emirates Stadium, porque posso ser mal intrepertado. Pela mesma razão também não vou exigir que a equipa jogue bem. Posso exigir pelo menos que corram, ou nem isso?

Lampard_1906
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home