Formação: promessas e certezas
A formação do Sporting é reconhecida há muitos anos e têm vindo a produzir inúmeros talentos. Este assunto é aflorado ciclicamente e em virtude da utilização simultânea de 6 jogadores na última jornada está novamente na ordem do dia.
Se recuarmos 20/30 anos vamos lembrar-nos da famosa escola do Ajax que era reconhecida a nível mundial e donde saíram grandes jogadores.
Nesses tempos a nossa formação já era muito boa, contudo as condições não eram as ideais. Mesmo assim conseguimos projectar alguns jogadores a nível internacional como Luís Figo.
Enquanto a escola do Ajax entrou em declínio a nossa prosperou com a criação da Academia. Com a criação de condições óptimas deu-se um crescimento exponencial dos talentos. Actualmente o nível de aproveitamento é bastante alto e isso reflecte-se na equipa principal.
O reconhecimento deste facto levou a UEFA a distinguir a nossa Academia como uma das melhores da Europa. Eu arrisco-me a dizer que é a melhor da Europa e quiçá do mundo.
Deve ser difícil encontrar um clube que tenha formado tantos jogadores que evoluem a nível internacional e nos melhores clubes da Europa.
Qual o clube que conseguiu formar dois jogadores considerados os melhores do mundo, porque Cristiano Ronaldo vais ser consagrado com esse estatuto.
O que dantes era feito por briosos profissionais em condições deploráveis (quem não se lembra do pelado ao lado do antigo pavilhão) passou a ser efectuado pelos mesmos briosos mas agora com condições de excelência.
Actualmente temos alguns jovens com muita projecção internacional e com estatuto de selecção e outros que começam a trilhar um percurso semelhante.
Agora começa a emergir um jovem em quem todos depositavam muitas esperanças. O jovem Daniel Carriço está a passar de promessa a certeza.
Uma palavra para todos os que trabalham na formação e que tornam possível o reconhecimento internacional do nosso clube.
MUITO OBRIGADO!
Verde CDV
Sangue LEONINO
0 comentários:
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home