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Sangue LEONINO

quarta-feira, maio 13, 2009

Coincidências

Entreguei no último Congresso algumas ideias avulsas do que poderia ser feito para ajudar o Sporting em matéria de novas fontes de receita. Estive para as publicar aqui mas não o fiz porque entretando soube que uma das condições do plano de reestruturação de FSF, seria passar os direitos de superfície do estádio do clube para a SAD. Como estas ideias tinham sido realizadas com o intuito principal de gerar novas fontes de receita para o clube e não para os accionistas, concentrei-me em não permitir o avanço da proposta do referendo onde não seria possível o debate destas questões.
As duas ideias apresentadas:

"NOVAS FONTES DE RECEITA, Proposta 42
Cinta publicitária indexada
Maximização da disponibilidade de espaço publicitário existente no estádio com recurso a melhor aproveitamento dos lugares vagos existentes.
A ideia consiste em criar uma cinta publicitária nas bancadas mais próximas do fosso com baixa margem de ocupação e que por norma constituem espaço nobre televisivo.
Este espaço não seria ocupado nos jogos da Liga, excepto em situações em que a lotação assim o exigisse com as devidas contrapartidas para as entidades patrocinadoras.
Os lugares já existentes ou tomados seriam alvo de renegociação por parte do clube junto dos seus detentores.
A cinta publicitária sendo uma nova fonte de receita exclusiva do clube, pode ser indexada à redução da dívida, ao financiamento de modalidades ou à contribuição para a construção de um pavilhão consoante o desejo dos sócios.
Valor anual estimado da nova fonte de receita:
1 MILHÃO DE EURO
S"

e esta:

"NOVAS FONTES DE RECEITA, Proposta 17
Bingo nas bancadas
Superior aproveitamento da deslocação de massa adepta a Alvalade em dias de jogo.
A ideia consiste em criar zonas exclusivas Bingo por debaixo das bancadas, mais propriamente junto às áreas de bares.
A receita do Bingo será o somatório de pequenas unidades espalhadas pelo estádio que partilharão a disputa do prémio comum. A cada unidade será alocada a sua parcela de custos e receitas, tornando-se assim bastante flexível a sua gestão.
O Bingo nas bancadas será uma forma inteligente de aproveitar o tempo disponibilizado pelos adeptos enquanto aguardam o começo do jogo. Acredito que rapidamente será uma referência junto dos adeptos leoninos.
Sendo esta uma nova fonte de receita exclusiva do clube, pode ser indexada à redução da dívida, ao financiamento de modalidades ou à contribuição para a construção de um pavilhão consoante o desejo dos sócios.
Valor anual estimado da nova fonte de receita:
Entre 3 a 4 milhões de euros"

Vem isto a propósito do programa de geração de receitas da candidatura apresentada por Pedro Souto as quais publico aqui:

1. Implementar um conjunto de actividades com retorno financeiro propostas no capítulo de sócios, adeptos e simpatizantes e no capítulo de futebol.
2. Implementar uma quota de sócio anual suplementar, que permita o pagamento dos encargos financeiros oferecendo aos sócios regalias e contrapartidas extraordinárias que cubram esse esforço (ex. descontos em seguros de vida, descontos em pacotes de telecomunicações, nome gravado numa placa especial no estádio como sócio benemérito, ...).
3. Dinamizar o programa de naming rights nos espaços das infraestruturas existentes (ex. auditório), e no caso do estádio reavaliar a substituição das cadeiras para verdes e brancas, permitindo desenhar o logotipo dos patrocinadores (esta substituição deverá ser paga pelos patrocinadores que vão usufruir de uma vantagem de imagem que até agora não têm nos contratos que já estão em vigor); com esta solução podem surgir novas fontes de receitas (ex. nos jogos de menor assistência ficarem áreas completamente desertas em que seja visivel o logotipo do patrocinador nas cadeiras desse espaço por quem está presente no estádio e por quem assiste pela televisão ao jogo).
4. Desenvolver pacotes empresariais com empresas patrocinadoras e com empresas não patrocinadoras do clube com descontos e regalias associadas (ex. official sponsor, technical sponsor, media sponsor, official partner, official supplier, commercial supplier, other partners).
5. Dinamizar o modelo de franchise da academia ou o modelo de internacionalização da academia em mercados emergentes e estratégicos para o futebol (ex. PALOPs).
6. Estudar a viabilidade económica e jurídica para implementar jogos de apostas (já contemplado no artigo 6º dos Estatutos do SCP), que podem inclusivé ser patrocinados.
7. Implementar contas bancárias que assegurem comissões para o Sporting ou que permitam ir amortizando o passivo junto da entidade bancária com base numa estimativa média de rentabilidade de um cliente referência nessa instituição.
8. Dinamizar eventos e áreas como a restauração, supermercado, centro clinico de saúde e lazer (health & wellness), dinamizando as componentes médica, ginásio, piscina, estética e spa.
9. Dinamizar a utilização da página de internet na componente loja com acções CRM para a base de dados.
10. Dinamizar a utilização da página de internet na componente loja com acções CRM para a base de dados.
Destaco o exemplo do ponto 3 em que tantas vezes me dei ao trabalho de explicar como isto seria possível de fazer, apresentando mesmo um exemplo concreto (Cinta indexada) ou o ponto 6 como forma de financiar o clube (Bingo nas bancadas). Gostaria de ressalvar aqui que não facultei estas ideias para serem apresentadas como programa nesta lista de Pedro Souto, nem naquela de que faço parte (Dr. Paulo Cristóvão) pela simples razão de que carecem de estudos mais aprofundados. Não aprecio plágios de ideias, muito menos de alguém que diz querer reactivar o projecto dos kits sem nunca ter consultado o seu autor.
Outra atitude menos própria deste programa é o ponto 2: "Implementar uma quota de sócio anual suplementar, que permita o pagamento dos encargos financeiros oferecendo aos sócios regalias e contrapartidas extraordinárias que cubram esse esforço."
Quem não se lembra da famosa quota suplementar nos tempos do Dr. Santana Lopes que levou ao afastamento irremediável de milhares e milhares de sócios, nunca recuperados? Um plágio a não repetir.
O ponto 1 é vago. O ponto 4 não é mais que uma análise ao meu programa que já existe no clube à 6 anos pelo que é consensual. O ponto 5 ainda há poucos dias defendia aqui nestas páginas pelo que aqui corroboro mas é um trabalho que já vem sendo feito e deve continuar. Não deve é ser visto como uma fonte de receita directa porque nalguns casos até pode ser de despesa.
O ponto 7 é parecido com algo que inventei a que denominei de créditos leoninos. O sócio tem uma relação directa e financeira com o clube com conta própria indexada a este. Ai, ai...
O ponto 8 seria algo de muito interessante, o problema é que essas áreas já não são nossas, foram vendidas. Deve gerar aqui uma fonte financeira interessante Dr. Souto...
O ponto 9 é consensual mas depende do que estiver assinado.
O ponto 10 de tão à pressa foi arranjar 10 ideias que teve que se copiar o ponto 9. Ao menos podia colocar no ponto 10 outro plágio que apregoa que foi o fundo de jogadores que já existiu e só deu problemas ao clube.
Resumindo, agora já se podem comparar programas. Fico sinceramente preocupado em quem considera este homem uma alternativa para a Presidência do Sporting Clube de Portugal.
Abraço de Leão.
Verdão.
    Sangue LEONINO


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