"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, maio 14, 2009

Que Sporting para 2009/10 ? Parte II

-Plantel

Avaliando este final de época fica a sensação que o plantel é curto e demasiado limitado ao nivel de jogadores ofensivos e desiquilibradores. A lesão de Vuk e de Izma deixaram a nú essa lacuna criando varias dificuldades ao treinador para montar um meio campo dinâmico e ofensivo. Outra situação que ocorreu varias vezes esta época foi as lesões. Nunca o plantel do Sporting durante o reinado de Paulo Bento foi tantas vezes assolado por elas. Não faço ideia o porquê de tantas lesões musculares embora as possa compreender devido ao numero de jogos disputados pelo plantel.

-Guarda Redes

O crescimento de Rui Patricio foi notório embora continue a achar uma gritante apatia nos cruzamentos e nas reposições de bola em jogo. Demasiado lento a decidir. Este ano custou-nos menos pontos que o ano passado , mas espero realmente que para o ano se afirme definitivamente pois o Sporting não pode continuar a ser prejudicado com o seu crescimento. Tiago foi e é um optimo GR de segunda linha. É indesmentivel que não sendo um guarda redes de nível superior , cumpriu quando foi chamado e esteve á altura dos pergaminhos. De Ricardo Baptista pouco poderei falar. Apenas me lembro de o ver jogar uma vez mas um jogo não dá para demonstrar o seu real valor.
O regresso de Stoi (para muitos o melhor GR do plantel mas marcado por um episodio de indisciplina nunca falado abertamente mas muito comentado á surdina) vai colocar o problema de quantidade num lugar em que só joga um. Não creio que com Paulo Bento o Servio volte a jogar no Sporting. Será uma questão a resolver.

-Defesa

Enquanto a nível de campeonato a defesa do Sporting foi durante algumas semanas uma das melhores da Europa , a nível da CL foi um autentico desastre quando jogou com equipas de Top europeu. Os 20 golos sofridos em 4 jogos da CL juntamente com os 5 sofridos num particular em Madrid deixaram os adeptos do Sporting com os cabelos em Pé e no caso dos 7-1 provocaram reacções varias que criaram grande clivagem entre sócios e adeptos. É certo que a defesa não foi a unica culpada mas houve jogadores em claro sub-rendimento e que as suas falhas tiveram consequências directas em resultados. Abel começou como dono e senhor da ala direita. Mas é um jogador muito diferente daquele que chegou a Alvalade há 3 anos e meio. Já não ataca com a mesma acutilância e a defender ganhou vicios que dificilmente se explicam a quem já nos habituou a outra bitola. Não se percebe o recuo sem atacar o adversário e a constante falha de deixar centrar , fechando o lado do pior pé. São daqueles movimentos que não se entende num profissional e a mim desde a bancada faz me confusão que sejam feitos jogo apôs jogo. A meu ver seria um jogador a tentar vender não fosse a grave lesão de João Goncalves. Pedro Silva foi uma surpresa agradável. Ao contrario de Abel é um jogador mais afoito no ataque e incorpora-se variadissimas vezes no assalto á área adversaria. Com efeito pode ser uma confirmação na próxima época mas terá que defender um pouco melhor embora "ataque" bem mais cedo o adversario que o seu concorrente ao lugar. Pede-se tambem maior clarividência para que não perca tantas bolas que costumam dar contra-ataques adversários.
Polga , Tonel e Carriço foram os 3 centrais mais utilizados sendo que Caneira derivou sempre mais para a esquerda em detrimento do seu lugar de origem. Custa-me falar de Polga. Jogador que aprendi a admirar. Mas tenho que confessar que o Polga dos ultimos 2 anos nada têm a ver com o Polga imperial que quase nos deu o titulo há 3 épocas. É hoje em dia um jogador cheio de equivocos e com erros de palmatoria que nos custaram muitos pontos este ano. Não o querendo crucificar é desapontante as suas exibições. Tonel começou como parceiro de Polga mas uma lesão fez este guerreiro perder o lugar para o jovem Carriço. O jogo aereo é o forte de Tonel. Embora este ano , devido a factores varios apenas tenha marcado um golo no campeonato e outro na CL. Não sendo um central fabuloso é um jogador útil e de equipa. Daniel Carriço é um central que têm um largo futuro á sua frente. O facto de ter ido jogando face á lesão de Tonel deu-lhe moral e embalagem para que hoje em dia se possa dizer sem qualquer despudor que é o melhor central que o Sporting têm e só por isso e devido á sua juventude melhor elogio não pode ser feito.
Caneira , Grimi e Ronny foram por esta ordem os jogadores utilizados na ala esquerda. Tenho para mim que é o lugar da defesa em que o Sporting se encontra mais carenciado. Caneira cumpre mas nada mais que isso. Com a agravante de não cruzar de pé esquerdo. Grimi foi um autentico fiasco em relação aos 6 meses da epoca 07-08. Lento e complicativo raramente assumiu jogo preferindo despejar bolas para a frente. Ronny apesar dos bons jogos contra Guimarães e Estrela é um jogador sem futuro no clube devido ao pouco ritmo e intensidade que emprega ao seu jogo. Ao fim de 5 épocas em Portugal continua a jogar ao ritmo brasileiro. É carta fora do baralho.

-Meio Campo

Acabamos com este sector mais espremido que um limão. Considero que a nível qualitativo este sector não perde para o actual campeão nacional. Temos jogadores de fibra e tecnicistas. De força e virtuosismo. De entrega e sofrimento. Temos talvez é a lacuna de quem joga a trinco ou não o ser ou não ter a intensidade e agressividade necessária exigível a quem joga á frente da defesa.
Veloso é um jogador com tiques de 10 a jogar a trinco. Apesar da tecnica superior é lento a executar. Mas para que fosse um trinco capaz teria que ter capacidade de choque e agressividade qb. De ter capacidade para ganhar as bolas de cabeça e ser rapido sobre quem tem a bola. É demasiado passivo a defender e parece que só joga com a bola no pé. Roca é talvez o mais completo dos que podem jogar a trinco. Mas têm contra si o aparente peso a mais e uma lentidão a recuperar a posição abaixo do exigivel a um trinco. Adrien é um jogador com margem de progressão. Embora tenha jogado pouco apresentou-se sempre em bom nivel. Têm talvez que melhorar a nível do passe e na rapidez de execução.
A nivel ofensivo teremos que nos reforçar. Embora os jogadores salve a excepção Romagnoli tenham se apresentado normalmente bem faltam mais opções para alargar o leque de escolhas .
Bom nível de Moutinho que começou mal a época devido tambem á desconfiança dos socios e adeptos depois das declarações do defeso. Foi subindo ao seu nivel com o passar dos jogos mas deixa-me uma duvida pertinente. Perdeu a capacidade de passe directo que demonstrou nos primeiros anos ou é rigidez tactica imposta pelo treinador? Vuk e Izma são as mais valias do nosso meio campo e ambos acabam a época atormentados pelas lesões. Um foi operado e outro não se livra de uma tendinite.
Devido ao braço de ferro com o treinador e a essa lesão no ombro tivemos muito pouco de Vuk esta época. Mas houve jogos em que o seu nivel esteve igual ao seu melhor da época passada. Sendo um jogador de entrega e irreverente é sem duvida alguma uma das peças a ter em conta para a proxima época. O que digo de Vuk aplica-se a Izma. O russo é um jogador muito inteligente e com capacidade de perfurar. Talvez necessite de um pouco mais de liberdade para poder causar mais estragos e aplicar o seu forte e colocado pontapé. Pereirinha é vitima ou refem do losango. Não detendo uma qualidade de passe superior , é a sua velocidade e capacidade de cruzar a arma que utiliza melhor. Mas seria muito mais eficaz se joga-se mais perto da linha porque tambem não é um grande driblador. Tem como maior defeito mas talvez virtude para o actual treinador a rigidez tactica a que se auto-submete , arriscando muito pouco e por vezes exasperando a plateia. O argentino "Pipi" Romagnoli passou ao lado da época. Foi talvez dos jogadores a quem o treinador mais deu a mão mas não correspondeu em nada e foi uma tremenda desilusão. Sem capacidade de criar, demasiado alheado dos jogos e escondido das linhas de passe , é talvez um jogador a colocar na lista das transferencias.

-Ataque

É injusto dizer que o ataque é Liedson e outro mas no fundo o baiano é de longe o jogador de mais classe no plantel. O verdadeiro ás de trunfo de uma equipa que têm imensas dificuldades em criar lances de perigo. Veio da lesão um jogador mais frio e com isso ganhou o jogador e ganhou o Sporting. Julgo que não há nada que se possa dizer de novo sobre Liedson. Talvez que já renovou? É só isso que falta ouvir.
Derlei acabou por ser o parceiro mais ideal para jogar ao lado do 31. Guerreiro por natureza o ninja foi (apesar de excessiva dureza e algumas expulsões penalizadoras para a equipa) levando a agua ao seu moinho e acaba a época em que se pensava seria a ultima a ponderar fazer mais uma. Helder Postiga é um jogador agri-doce. Se por um lado têm uma tecnica muito acima da media, por outro faz poucos golos para um avançado. Têm a nuance de ter tido demasiadas lesões esta época . Apenas por isso recuso-me a considerar um flopp. Terá apenas de melhorar a capacidade de decisão e de finalização para poder ser mais forte como avançado. Embora a numero 10 tenha sido uma boa opção. Yannick e Tiui. Enquanto o português até começou bem a época , rapidamente perdeu fulgor e amuou. Não sou grande fan do jogador. É pouco humilde e têm tiques de vedeta para um jogador que nada demonstrou ainda no futebol nacional. O brasileiro Tiui deu-nos uma taça ...... E pouco mais. Talvez seja injusto uma apreciação visto que não teve oportunidades de relevo , deveria ser emprestado.

Miguel Damas

continua....
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home