"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, agosto 02, 2009

Mr. Bobby Robson, o mito e as realidades

Já aqui, e na imprensa em geral, muito se disse, justamente, sobre os inegáveis méritos e qualidades do treinador B. Robson recentemente falecido.
Toda a gente diz e repete que "foi despedido do Sporting quando ia à frente do campeonato". E também se diz, ou dá a entender, que por isso o Sporting perdeu o campeonato que já estaria praticamente ganho. Ora isto é falso!
Robson chegou ao sporting em 1992. No final da época ficamos em 3º lugar, a 9 pontos do primeiro ( a vitória ainda só valia 2 pontos). Na Taça de portugal fomos eliminados pelo Boavista no Estádio José Alvalade, e fomos eliminados pelo Grasshoppers logo na primeira eliminatória da Taça UEFA, numa eliminação traumática. E chegamos à época 1993/1994....
Aqui, após a derrota em Salzburgo, Bobby Robson foi despedido quando o Sporting ocupava o segundo lugar, e não o primeiro. Estavam docorridas apenas 11 jornadas do campeonato nacional e a classificação era liderada pelo Benfica com 17 pontos( cada vitória 2 pontos), tendo o Sporting também 17 pontos mas menor "goal-average". Mais ainda o Porto e o Boavista tinham menos 2 pontos, mas também tinham menos um jogo ( em atraso) que seria contra o União da Madeira, que era último no campeonato. Ao longo dos 11 jogos até então realizados tínhamos perdido no Boavista ( jogo a que assisti) e em Alvalade contra o Porto ( e contra Carlos Calheiros...), empatado em Barcelos e tínhamos ganho todos os outros 9 jogos.
Conclusão, Robson foi despedido depois do fracasso da época 1992/1993, e a seguir a outra eliminação desprestigiante ( contra o Salzburgo) no início de Dezembro 1993. Nessa altura pode-se dizer que havia 4 equipas "empatadas em primeiro lugar", se considerarmos os jogos em atraso de Boavista e Porto. Logo muito longe de ser certa a vitória no campeonato.
Espero assim acabar com uma mentira ou meia-verdade que tem vindo a ser repetida e repetida.
Tudo isto não tira méritos a "Sir" Robson, que descanse em paz. Realce ainda para o bom futebol praticado que, aliás, nem se pode comparar, infelizmente, com o pontapé para a frente actual. Destaque também para os Estádios cheios e para o facto de todas as semanas serem inaugurados Núcleos pelo País fora, e no estrangeiro.
E há mais, o nosso orçamento era equivalente ao dos nossos rivais Porto e Benfica. Não assistíamos aos nossos dirigentes lamentarem-se( sem vergonha) que o orçamento é menos de metade, quando foram eles que levaram a que, hoje, não possamos bater-nos de igual-para-igual com os nossos rivais, sendo o Sporting obrigado a ter um orçamento muito menor!
Gabriel Almeida
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home