"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, setembro 05, 2009

Leão da Estrela




Julgo que é indesmentivel que quem viveu o periodo dos 5 violinos que viveu o periodo aureo do Sporting Clube de Portugal no que futebol concerne. Não sou revivalista e sobretudo não gosto de comparações.
Certo é que o dominio do futebol nacional é ciclico. Andamos há anos a desejar que isto dê a volta e que possamos de novo viver um periodo de dominio como nestes idos anos 40-50 do seculo passado.

Temos cometidos varios erros. De gestão e de avaliação , nalgumas vezes prejudicados outras com azar. Mas sobretudo têm nos faltado capacidade de analisar friamente os erros para que os possamos erradicar.
O clube de há anos para cá tornou-se demasiado acritico e tambem criticado. É certo que por vezes se critica por dá cá aquela palha mas sobretudo fecha-se muito os olhos a situações que por vezes são repetidas sem conta e que prejudicam o clube e ninguem pede contas.

Fala-se muito hoje em dia dos 18 anos em oposição com o actual estado do futebol leonino. Diz-se que agora é que é bom porque nessa travessia do deserto chegavamos ao natal bem longe do titulo. Realmente anos houve que ficamos muito longe do titulo e que chegamos ao natal já a desejar o ano seguinte. Foi o final da decada de 80 o pior periodo leonino. Entre a saída Jorge Gonçalves e os primeiros anos de Sousa Cintra realmente as coisas não andaram bem.

No entanto e como interessa é defender agora quem lá anda diz-se erradamente que nesses 18 anos ficavamos sempre pelo natal. Inclusive o proprio treinador actual já faz comentarios desse aspecto quando devia era falar do futebol (mal) jogado.

Aquando a saida de Sousa Cintra , no ano final da época de 1995 , com a conquista da taça de Portugal , o Sporting era de novo um clube forte e apetecivel. Com um plantel recheado de excelentes jogadores e executantes. Na entrada de José Roquette e Santana Lopes , o Sporting tinha lutado pelo titulo ombro a ombro com SLB e FCP nos 2 anos anteriores. Sendo finalista vencido em 94 na taça de Portugal e vencendo-a por 2-0 ao Maritimo nesse ano de 95.

Porque escrevo eu sobre isto? Porque não gosto de comparações mas já enjoa um pouco a ideia que nos 18 anos nunca se lutou pelo titulo. Eu sei que por vezes sou demasiado critico com o treinador. Talvez ele não seja o unico mal. Mas aponto-lhe algumas fraquezas que ele tende em não corrigir ou evoluir. Se formos por comparações o SCP nos ultimos 2 anos chegou ao natal arredado do titulo. Disfarçado o ano passado por uma 2 volta muito boa. Mas nunca estivemos sequer perto de num resultado ultrupassar o FCP.

Não quero com isto denegrir o excelente trabalho de Paulo Bento. Simplesmente estou cansado das comparações para se elevar um em detrimento de outros. Poderia ir buscar os anos seguintes à saida de Queirós e quando eramos geridos (?) pelo amigalhaço Norton. Muito se fala hoje em dia de Pedro Silva (que realmente está em má forma e não tanto em defice de qualidade) mas de certeza que vocês não viram jogar Gil Baiano ou Beljaic... Isso é que era atroz! E já foi no "reinado" de José Roquette!

O ponto de viragem para mim é a chegada de Jozic ao clube. A compra de 2 jogadores e a troca de outros 2 que vieram a ser preponderantes na conquista do titulo de 00-99. Duscher e Acosta . Rui Jorge e Bino (este a espaços). Isto claro sem esqueçer os que chegaram em janeiro , André Cruz , Mpenza e Cesar Prates , o Grand Danois , Barbosa , Beto , Iorda , o treinador Augusto Inacio , a preparação fisica de Materazzi e nós! Sim nós! Porque acreditamos e andamos com a equipa ao colo praticamente o campeonato todo. E porque acreditamos? Porque lá dentro os jogadores entregaram-se de maneira acreditassemos que era possivel!

Entramos nesta ultima decada de peito feito. Com dois titulos em 3 anos. Uma taça de Portugal e duas Supertaças. Mas demasiados erros levaram-nos a cair dois anos no marasmo. Estivemos quase a regressar ao sabor da vitória com Peseiro. Mas de novo caimos. Com Paulo Bento tivemos o sabor das taças e supertaças. No campeonato estivemos praticamente com as mãos no caneco. Voltamos a cair no ano seguinte e o ano passado disfarçamos um mau ano ao acabar apenas a 4 pontos do campeão.





Quere-se um clube uno? Pois sim. Tambem eu. Mas não se pode esconder aquilo que tem andado à vista de todos. Erros de palmatoria.
Temo que caiamos na falta de exigencia apenas e só porque ser Sportinguista é ser diferente.
Peço apenas que não se perca o sentido critico sem se entrar no bota abaixo puro e simples. Mas não podemos continuar a enfiar a cabeça no chão como uma avestruz ou assobiar como se tudo estivesse bem.

Há que tornar o clube melhor. E tornar o clube melhor não é ser acritico e tomar tudo por garantido ou consumado. Temos a palavra. Se damos todo o apoio tambem teremos que ter uma voz no futuro do clube. E nisso não entra 90 % nem os 10 % entram sim todos os Sportinguistas. Não se pode pedir um Sporting uno e indevisivel mas depois aplicar inquisitoriamente esse argumento.

Tenho um receio terrivel que caiamos de novo no marasmo. Esta época e a proxima são para mim vitais no futuro do nosso futebol. As pessoas ainda não se aperceberam disso. Com um estrangulamento financeiro que nos deixa sem capacidade para nos reforçar andamos a desbaratar activos "construidos" ou contratados por nós! Metam isto na cabeça. Já não há mais nada de valor se não os jogadores! O nosso futebol tem que ser a partir de agora gerido com pinças. Não podemos desbaratar aquilo que todos os dias vemos no nosso Sporting.

Tudo isto porque com um passivo de 366M e já sem aneis para vender , o futuro passa pelo que conseguirmos potenciar! Passa por vitorias , por estadio cheio , por elan equipa-adeptos! Não podemos claudicar no apoio mas tambem não podemos perder o sentido critico se não podem ter a certeza que não voltaremos a ser o "Leão da estrela"!

Vejam o pequeno filme. Vejam o amor e sobretudo a confiança que Antonio Silva tinha na equipa. Quantos de voçes diriam à boca cheia hoje em dia que iriam dar 3-1 ao Porto na cidade invicta? Se nem num jogo em casa estamos descansados? Pensem um pouco. Apoiar sempre! Mas não vejam a critica como um veiculo de ataque a JEB mas sim à estrutura de futebol. E façam ver ao treinador que nada temos a ver com os adeptos do clube de coração dele.

Somos leões e indefectiveis. Pelo menos eu sou. Podem me apontar o que quiserem. Mas eu estarei lá! E vocês? Vamos a eles?

Força Magico Sporting!
Vence (sempre) por Nós!!!!


ANDEBOL & FUTSAL no CASAL VISTOSO pelas 15 horas













À margem disto tudo. Hoje no Casal Vistoso pelas 15 horas vai ocorrer a apresentação das equipas de Andebol e Futsal do Sporting. O andebol vai defrontar o Sporting da Horta enquanto a equipa de futsal jogará contra o Vila Verde. Quem tiver a tarde livre e como aperitivo antes do jogo Dinamarca-Portugal nada melhor que uma tarde bem leonina. As expectativas são altas para ambas as secções e com o nosso apoio de certo serão capazes de alcançar os objectivos que se propõem. Vamos comparecer em massa!

Programa-
15 horas Futsal - Sporting CP - Vila Verde
17 horas Andebol - Sporting CP - Sporting da Horta



PS- André Marques e João Gonçalves renovaram. Um até 2012 (André) e outro até 2013 (João).
A tempo e horas e sem grandes alaridos. Faço a minha venia. Assim é trabalhar.

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home