"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, fevereiro 09, 2010

A baliza do inferno com uma defesa de anjinhos....

Julgo que o maior "inferno" de Rui Patricio ao contrario que muitos dizem , não é Stoi. Nem o facto de ter sido o menino protegido de Paulo Bento durante anos sem ter a qualidade suficiente para ser titular de uma baliza tão grande como a do Sporting...

E porquê tão grande? É consensual que o Sporting Clube de Portugal é historicamente o clube que melhores guarda redes teve nas suas fileiras. Os outros rivais tiveram um ou dois na sua historia mas o Sporting teve varios GR de grande craveira e que deixaram cartel tanto na historia leonina como na historia futebolistica nacional.

Azevedo , Carlos Gomes , Carvalho e Vitor Damas foram monstros com o ultimo a ser considerado por muitos o melhor guarda redes nacional de todos os tempos. Peter schmeichel e Meszaros foram figuras internacionais que marcam tambem a nossa historia e a historia dos campeonatos.

Ora Rui Patricio carrega consigo toda esse legado mas não só. Os socios cobram demasiado? Sem duvida pois têm a ansia de recuperar figuras miticas para o presente. Mas Rui Patricio não é nem pouco mais ou menos neste momento um GR que possa chegar aos calcanhares de todas essas figuras. Depois têm o handicap de ter a sua frente uma defesa de papel. Autenticos anjinhos quando se trata de defender. Pior que isso é que na interacção entre eles surge a primeira falha de Rui Patricio. Não sabe comandar a defesa e a sua voz não se faz ouvir! Um guarda redes é , na sua posição privilegiada o "treinador" da sua defesa. Se não houver voz de comando ou confiança entre ele e os seus defesas , os desencontros e falhas serão normais....

É notorio que nem Rui Patricio tem confiança na sua defesa nem a defesa tem confiança no ultimo obstaculo da sua equipa. Depois Rui Patricio denota grandes dificuldades em se posicionar na baliza. Faz confusão como um GR da sua estatura , sofre tanto golo de longe (basta a bola ir mais colocada) e tem tanta hesitação no jogo aereo , onde falha sistematicamente saidas optando por ficar sobre a linha. Onde Rui Patricio é excelente é nas saidas aos pés dos avançados , nos penaltys e nos remates a queima-roupa onde normalmente faz valer a sua envergadura.
Por fim o seu jogo de pés é normal mas completamente prejudicado pela sua ansiedade e más decisões.

Mas será Rui Patricio culpado de tudo isto? Ele não tem a culpa de ter-se tornado um cavalo de batalha do ex-treinador que preferiu passar um 3 guarda redes que apenas tinha jogado um jogo na 1 liga ( Contra o Maritimo onde até defendeu um penalty) , para titular absoluto apenas e só para justificar o afastamento do servio em contraponto com a aposta num jovem da cantera.

O Sporting clube de Portugal não pode atacar um titulo com uma defesa tão fragilizada. Um guarda redes do Sporting têm que estar preparado para estar inactivo durante minutos e de um momento para outro ser chamado a uma grande intervenção. Isso é algo que Rui Patricio não consegue. Tanto pela sua juventude , (ainda) falta de qualidade e sobretudo devido a uma defesa que dá demasiados espaços e é muito macia a defender.

Mas tambem devido ao acumular de erros que nos vão custando vitórias e pontos época atrás de época. Hoje Rui Patricio será melhor guarda redes que há 3 anos atrás. Mas de certeza absoluta que não é ainda GR para um Sporting que quer atacar titulos. Mas é ainda o melhor GR do plantel. Não será com assobios que iremos ajudar-lo a ultrapassar este momento. E não será de certeza empurrando Tiago e Batista para a titularidade que os nossos problemas num apice vão desaparecer!

Certo é que esta época deve ser vista , revista , lembrada , relembrada , para que não se volte nunca mais a repetir. E que a Academia seja uma fonte mas não a solução para todos os males. O plantel não é assim tão fraco como o momento o demonstra mas é preciso qualidade e experiencia a juntar aos nossos meninos para que o crescimento seja sustentado. E essa premissa vale tambem para a nossa baliza e para o menino Rui Patricio.

Por ultimo desejo ao nosso Keeper uma boa exibição para hoje e que o resto da época corra-lhe bem melhor do que até aqui. Talvez um banho de humildade lhe fizesse bem para que nada entra-se a 100 e sai-se a 200.....frangos incluidos.

SL

Miguel Damas