"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, fevereiro 09, 2010

A baliza do inferno com uma defesa de anjinhos....

Julgo que o maior "inferno" de Rui Patricio ao contrario que muitos dizem , não é Stoi. Nem o facto de ter sido o menino protegido de Paulo Bento durante anos sem ter a qualidade suficiente para ser titular de uma baliza tão grande como a do Sporting...

E porquê tão grande? É consensual que o Sporting Clube de Portugal é historicamente o clube que melhores guarda redes teve nas suas fileiras. Os outros rivais tiveram um ou dois na sua historia mas o Sporting teve varios GR de grande craveira e que deixaram cartel tanto na historia leonina como na historia futebolistica nacional.

Azevedo , Carlos Gomes , Carvalho e Vitor Damas foram monstros com o ultimo a ser considerado por muitos o melhor guarda redes nacional de todos os tempos. Peter schmeichel e Meszaros foram figuras internacionais que marcam tambem a nossa historia e a historia dos campeonatos.

Ora Rui Patricio carrega consigo toda esse legado mas não só. Os socios cobram demasiado? Sem duvida pois têm a ansia de recuperar figuras miticas para o presente. Mas Rui Patricio não é nem pouco mais ou menos neste momento um GR que possa chegar aos calcanhares de todas essas figuras. Depois têm o handicap de ter a sua frente uma defesa de papel. Autenticos anjinhos quando se trata de defender. Pior que isso é que na interacção entre eles surge a primeira falha de Rui Patricio. Não sabe comandar a defesa e a sua voz não se faz ouvir! Um guarda redes é , na sua posição privilegiada o "treinador" da sua defesa. Se não houver voz de comando ou confiança entre ele e os seus defesas , os desencontros e falhas serão normais....

É notorio que nem Rui Patricio tem confiança na sua defesa nem a defesa tem confiança no ultimo obstaculo da sua equipa. Depois Rui Patricio denota grandes dificuldades em se posicionar na baliza. Faz confusão como um GR da sua estatura , sofre tanto golo de longe (basta a bola ir mais colocada) e tem tanta hesitação no jogo aereo , onde falha sistematicamente saidas optando por ficar sobre a linha. Onde Rui Patricio é excelente é nas saidas aos pés dos avançados , nos penaltys e nos remates a queima-roupa onde normalmente faz valer a sua envergadura.
Por fim o seu jogo de pés é normal mas completamente prejudicado pela sua ansiedade e más decisões.

Mas será Rui Patricio culpado de tudo isto? Ele não tem a culpa de ter-se tornado um cavalo de batalha do ex-treinador que preferiu passar um 3 guarda redes que apenas tinha jogado um jogo na 1 liga ( Contra o Maritimo onde até defendeu um penalty) , para titular absoluto apenas e só para justificar o afastamento do servio em contraponto com a aposta num jovem da cantera.

O Sporting clube de Portugal não pode atacar um titulo com uma defesa tão fragilizada. Um guarda redes do Sporting têm que estar preparado para estar inactivo durante minutos e de um momento para outro ser chamado a uma grande intervenção. Isso é algo que Rui Patricio não consegue. Tanto pela sua juventude , (ainda) falta de qualidade e sobretudo devido a uma defesa que dá demasiados espaços e é muito macia a defender.

Mas tambem devido ao acumular de erros que nos vão custando vitórias e pontos época atrás de época. Hoje Rui Patricio será melhor guarda redes que há 3 anos atrás. Mas de certeza absoluta que não é ainda GR para um Sporting que quer atacar titulos. Mas é ainda o melhor GR do plantel. Não será com assobios que iremos ajudar-lo a ultrapassar este momento. E não será de certeza empurrando Tiago e Batista para a titularidade que os nossos problemas num apice vão desaparecer!

Certo é que esta época deve ser vista , revista , lembrada , relembrada , para que não se volte nunca mais a repetir. E que a Academia seja uma fonte mas não a solução para todos os males. O plantel não é assim tão fraco como o momento o demonstra mas é preciso qualidade e experiencia a juntar aos nossos meninos para que o crescimento seja sustentado. E essa premissa vale tambem para a nossa baliza e para o menino Rui Patricio.

Por ultimo desejo ao nosso Keeper uma boa exibição para hoje e que o resto da época corra-lhe bem melhor do que até aqui. Talvez um banho de humildade lhe fizesse bem para que nada entra-se a 100 e sai-se a 200.....frangos incluidos.

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


29 comentários:

  • At 9/2/10 13:30, Blogger Nelson Santos said…

    Ó diacho Miguel, só agora vi o post publicado, estava como draft quando publiquei o meu. Desculpa a sobreposição, mas queria só deixar o pedido expresso para hoje, até porque o tempo não dá para mais. Conheces a minha opinião sobre RP, a ver se consigo arranjar tempo para comentar este post devidamente mais tarde.

     
  • At 9/2/10 13:32, Anonymous Nuno Rodrigues (19802) said…

    corre por Alvalade e em alguns blogs que Rui Patricio é familiar de um dos diretores da sad, o que desconheço ser verdade mas explicava mta coisa. alguém sabe comprovar ou desmentir isso?

     
  • At 9/2/10 13:41, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Nelson não há problema! Já me aconteceu e os 2 posts podem muito bem conviver ;-) Talvez melhor que a nossa defesa! LOL

    Nuno Rodrigues

    Não queiras ver fantasmas onde eles não existem. Patricio é familiar sim mas da sua familia....lol....que não mora de certeza em alvalade
    lol

     
  • At 9/2/10 14:06, Anonymous Leão Portimonense said…

    Boa tarde

    Bom post Miguel. Em relação ao Patricio julgo que é um bom guarda-redes, mas que às xs parece-me um pouco lento a mandar-se à bola. Também já reparei que a sua posição na baliza muitas vezes não é a melhor, pois estou lembrado de alguns lançes em que o Rui está completamente deslocado do centro da baliza e as bolas entram no meio da baliza. De qualquer maneira julgo que faria falta ao Rui aprender e conviver um pouco com um GR mais velho e com experiência de sobra em grandes palcos (ñ é o caso do Tiago) para lhe ser transmitido certas dicas e truques que só se vão aprendendo à custa de golos/frangos que se sofrem. De qualquer maneira este é um GR em quem eu acredito para o futuro, mas que ainda é algo inexperiente.

     
  • At 9/2/10 14:29, Anonymous Anónimo said…

    O Patricio não tem qualidade para ser o titular do Sporting! Ponto. Com aquela idade tinha que ser fenomenal como o Casillas ou o Moreira quando apareceram, mas não é! Não há volta a dar! Não é por ser da Academia que é bom, se estivesse noutro Clube qualquer nem titular era, nem ninguém diria "temos que ir buscar aquele gajo rápido"... Agora assobiar não ajuda ninguém!

    Mário Conceição
    (ex-adelino)

     
  • At 9/2/10 15:07, Blogger carlos said…

    O RP está apenas a ser mais um sacrificado na fogueira em que se transformou o Sporting.
    Sem ser um fora de série tem no entanto potencialidade para poder firmar-se no lugar. Com outra confiança e algué à sua frente com experiencia segurança que lhe transmita esses mesmos sentimentos pode crescer ainda muito.Mais do que ja fez nestes 3 anos.
    As declarações dele atribuo-as me primeiro lugar à sua juventude, depois à situaçao fragilizada pelo "frango" e por último como uma tentativa de "sacudir" um pouco a humilhação ( a meu ver desnecessária, gratuia e contraproducente) que tinha acabado de sofrer por parte dos adeptos pesentes essa noite em Alvalade. Por isso - e ao contrário de algumas opiniões - nego-me a interpretar o seu gesto como ingratidão, sobranceria ou despreso pela entidade que lhe paga.
    Há que tirar ferro a este assunto e procurar a origens das nossas maleitas com um pouco mais de racionalidade.

     
  • At 9/2/10 15:09, Blogger carlos said…

    Miguel,
    dos nomes que citas nos falta-te, na minha modesta opinião, aquele que ganhou ao grande Maradona nao só a aposta como tb a desforra... ;-)

     
  • At 9/2/10 15:52, Anonymous Anónimo said…

    entrasse e saisse, não me leve a mal a correcção

     
  • At 9/2/10 16:29, Blogger ana said…

    OK, depois de um post a chamar-nos de leõzinhos, nada como outro a seguir a desancar no guarda-redes, que não vale um chavo, que está mal acompanhado, etc, mas que há que apoiar... uma no cravo outra na ferradura... isto é que são umas injecções de moral. Olha, quase que me apetece fazer como o leão do post de cima, correr o mais rápido possível e deixar um rasto de poeira para quem tanto critica...

    anónimo, é saísse, com acento no i. Já agora, fica a correcção mais correcta... tenho que me armar em Edite Estrela enquanto posso, que daqui a uns tempinhos, com o acordo ortográfico em vigor... ui!

     
  • At 9/2/10 17:17, Anonymous YaZalde said…

    Concordo em absoluto com o teu post Miguel...

    Apenas um reparo, quando desejas ao patricio um bom jogo para logo, eu desejo-lhe um bom jogo na bancada, num clube onde a exigência competitiva existe um gR que dá umas casas daquelas vai pro banco ou para casa umas semanas...

     
  • At 9/2/10 17:33, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Ana

    Devias era levar uma injecção de morfina.....
    Deixavas de ter dores e de ver mal em todo o sitio....
    Se queres ser a Edite Estrela cá do sitio diz me uma coisa....mando te pró ou para?
    Beijinhos e boa sorte para logo

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 9/2/10 17:45, Blogger ana said…

    Podes mandar-me para os dois sítios: PRÓ estádio ou PARA Alvalade! Quanto aos beijinhos, podes metê-los no ou na...

    A boa sorte é sempre bem vinda. E então quando é a favor do Sporting, toda a que desejares será pouca...

     
  • At 9/2/10 17:58, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Ana

    Sendo casado peço desculpa mas não posso meter-te beijinhos em nenhum lado sem ser na face. É lamentavel eu sei....mas terás que viver com isso. É para quem pode e não para quem quer.

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 9/2/10 18:21, Blogger ana said…

    ...

     
  • At 9/2/10 19:02, Blogger Unknown said…

    Estes exercicios literários entre a Ana e o Miguel dizem bem (sem ironia ) de como somos diferentes até na desavença. Sempre defendi Rui Patricio e até já lhe perdoei 2 frangos no porto e mais um contra a briosa mas as declarações dele não posso perdoar. Mas não é hora de tratar disso , é hora de gritar bem alto SPOOOORTING e acabar com o pio aos xungas do outro lado que pasme-se depois de tanto chiqueiro com os bilhetes nem os 6000 conseguiram vender.Hoje vai ser uma bela noite .Agora me vou para o meu santuário ...SPORTINH AMO-TE!

     
  • At 9/2/10 19:33, Anonymous Luis Costa said…

    As declarações dele são muito pouco para o que certos adeptos merecem.
    Assobiar um atleta o tempo todo e gritar pelo nome dum anormal dum sérvio suplente do Getafe e do Wigan...
    muito atura o rapaz.

     
  • At 9/2/10 19:38, Anonymous Anónimo said…

    Se o RP um dia for para outro clube deixara de ser o maior frangueiro para ser o melhor guardarredes nacional.Com que gosto e que o rapaz estara na baliza a ser assobiado constantemente?

     
  • At 9/2/10 19:54, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Sinceramente....o RP é alguma coisa de especial?

     
  • At 9/2/10 20:06, Anonymous Anónimo said…

    RP é só o melhor gr do mundo na sua idade.

    Actualmente é apenas razoável, comparado com outros com mais 5/6 anos de experiencia. Mas também é bem melhor do que há 2 anos.

     
  • At 9/2/10 21:14, Anonymous Anónimo said…

    Miguel Damas, quantos frangos, perus e avestruzes deu o seu tio????

     
  • At 9/2/10 22:20, Blogger Mike BlitzGreen said…

    LOL

    Caro anonimo mas vc ainda tem o "tresplante" de comparar? Não brinque....

     
  • At 12/2/10 00:17, Anonymous Anónimo said…

    Já cá faltava este... Estavas mortinho por escrever contra o rapaz... Na fase em que ele foi decisivo não escreveste tu... Esperaste pelos frangos...
    Felizmente, ser um grande praticante de uma modalidade não nos dá automaticamente sabedoria sobre essa mesma modalidade... Imaginemos então quando se trata de um familar de um grande praticante...
    Agora vou atirar umas achas para a fogueira... Na minha opinião, os melhores GR do mundo em actividade (sem ser por ordem) são o Buffon, o Casillas, o Van Der Sar e o Julio Cesar. Onde estavam eles dos 19 aos 22 anos?
    O Casillas deu uma grande barraca na sua estreia pelo Real Madrid (teve de render Illgner), esteve alguns anos como suplente ou reserva e depois ainda teve de partilhar a baliza do Real com um GR chamado Cesar. Na selecção, viveu muitos anos na sombra de Cañizares, sendo chamado a titular num campeonato em que o Cañizares se lesionou e não participou.
    O Van Der Sar, viveu os primeiros anos de senior na sombra de um tal de Stanley Menzo no Ajax, e depois de singrar no Ajax campeão europeu, falhou na Juventus e jogou no modesto Fulham vários anos, antes de se assumir no Man Utd. Na selecção, mesmo depois de ter sido campeão europeu no Ajax, ainda continuava suplente de um tal de Ed De Goey (que jogou no Chelsea).
    O Julio Cesar, formado no Flamengo, viveu anos difíceis no Maracanã. Só foi titular indiscutível na última época no "mengão" e era detestado pela torcida. Foi para Itália, onde nos primeiros anos foi suplente de Toldo (na primeira época até foi emprestado ao Chievo). Assumiu-se no Inter e na selecção brasileira há poucos anos.
    A excepção nestes GR's é Buffon. Tem tido uma carreira abençoada desde o início. Afirmou-se aos 17 anos no Parma. Fez grandes épocas e transferiu-se para a Juventus, onde está até agora. A carreira na selecção não foi 5 estrelas desde o início... Teve de esperar para tirar o lugar a Toldo e Peruzzi...
    Gostava de falar ainda naquele que, para mim, foi o melhor GR da Champions League 2008-2009: Valdés.
    Foi, é e será sempre um mal-amado. Apesar do mau início de carreira, tem evoluído imenso e foi peça fundamental nos 6 títulos conquistados na época passada. Inegavelmente!
    Desejo que Rui Patrício daqui a uns anos seja um GR deste nível, mas sei que não é possível isso acontecer no meu clube. É pena.
    Daqui a uns anos vamos ver onde está o Rui e onde está o Vladimir, o deus para o sabichão deste blog... No próximo jogo em Alvalade (se é que vais lá regularmente), leva apitos, porque o Rui já se habituou ao teu assobio...

     
  • At 12/2/10 10:47, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 12/2/10 10:52, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Só tenho um conselho para ti.... multiopticas e um dvd de como defender uma baliza....pk n é de certeza esta abecula que o sabe fazer.....

     
  • At 12/2/10 10:57, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Epa a serio! Voltei a reler o teu comentario....fizes te me rir a grande. Imagino o trabalho que te deu ires ao wikipedia! LOL

    Bom trabalho pah! Já agora tenho a dizer te que para mim Stoi é um gr mediano. Melhor que RP sem duvida mas nada por ai alem! Quanto aos jogos que vou a Alvalade posso garantir te que neste novo estadio devo ter perdido no maximo 20 jogos desde a sua inauguração....passa bem!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 12/2/10 13:02, Anonymous Anónimo said…

    Não preciso de wikipedia... Chamemos-lhe ossos do ofício. Se é que me entendes...
    Não disse nenhuma mentira!
    DVD's de como defender a baliza? Tás a brincar comigo? Vais dar-me alguma compilação de defesas do youtube? Tenho coisas muito superiores a isso, didacticamente falando... Se é que me entendes...
    Se perdeste 20 jogos no máximo, estamos ao mesmo nível... Se é que me entendes...
    Se dizes que o Stoj é mediano, concordo contigo... Desde que digas que há mais de 10 GR só na nossa Liga Sagres acima do mediano...
    Quando dizes que o Rui é pior, discordo e até poderia provar, mas não me deixam... Se é que me entendes...
    E aqui é que nos desentendemos: quando o Rui mostra qualidade e evolução, desvalorizas; quando o Rui tem responsabilidades em golos sofridos, "vens para cima dele" no teu blog...
    Guarda a tua opinião só para ti. A tua opinião faz outras opiniões.
    Não gostas do Rui, ponto. Ele não tem qualidade, ponto. Mas há muitas outras pessoas que acham que ele tem qualidade e margem de progressão, entre as quais as pessoas que "mandam" no nosso clube e na nossa equipa. Essas pessoas põem-no a jogar, por isso não vais tratá-lo como se fosse um GR do Benfica e não do nosso clube. Ou achas isso normal?
    Saudações "muito" Leoninas
    Percebes?

     
  • At 12/2/10 19:02, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Mas há muitas outras pessoas que acham que ele tem qualidade e margem de progressão, entre as quais as pessoas que "mandam" no nosso clube e na nossa equipa. Essas pessoas põem-no a jogar, por isso não vais tratá-lo como se fosse um GR do Benfica e não do nosso clube. Ou achas isso normal?

    Primeiro quero frisar que nada me move contra o RP. Simplesmente acho ( posso ter a minha opinião) que foi lançado por uma birra do e-treinador e custou-nos e ainda custa muitos pontos. Simplesmente acho que um clube como o SCP e com esta defesa...(frisei isso no post) não pode ter um GR como RP! Não quero com isto mandar o rapaz para o lixo e não voltar a ser utilizado. Nada disso. RP devia ter rodado ou rodar um ou dois anos. Ter outra perspectiva de jogo. Ganhar experiencia e calo para regressar diferente ao clube. Ele saiu directamente dos juniores para a 1 equipa do Sporting!!! E convenhamos apesar das qualidades que detêm não é um sobredotado. Têm é umas caracteristicas fisicas que potenciadas com valencias tecnicas podem fazer dele um excelente GR e um possivel numero um da selecção das quinas. Ao contrario de muitos que simplesmente não descortinam qualidades em RP eu vejo-as simplesmente acho que ainda há um longo caminho para ele e que o SCP não pode sofrer com isso! Agora pode-se por o problema doutra maneira. Tal como Bruno Vale era visto como um GR de excepção e está se a perder ou se não se perdeu já , pode acontecer o mesmo a RP.

    Nesse caso teria que ser necessario trabalhar-se muito mais em Alvalade. O problema para mim é que as pessoas que dizes que "mandam" não têm capacidade nem tecnica nem de ver mais alêm. Alias se estás bem informado os treinadores na academia é uma teia de aranha das amizades de Jean Paul. Privilegia-se a amizade acima da competencia. Na terça fui ver o jogo da intercalar. Estoril-SCP. Um tal de proff Telmo esteve mais preocupado em chamar a atenção da mulher arbitro que corrigir as inumeras azelhices tacticas dos nossos jogadores....Percebes onde quero chegar?

    Por ultimo peço desculpar por ter sido agressivo. Tenho andado muito stressado com todo o actual estado do SCP e riposto muito a quente e as vezes sem ter calma nenhuma. As minhas desculpas.

    Saudações "muito" leoninas...depreendo que te conheco....lol
    Abraço

     
  • At 13/2/10 14:25, Anonymous Anónimo said…

    Só te quero dizer algumas coisas:

    O Bruno Vale é um bom exemplo. Nunca teve oportunidade no FCP. Andou a rodar, a rodar, até se perder... Ainda não está totalmente perdido, porque a idade média dos GR titulares nas Ligas mais competitivas é 29 anos...
    Ex-treinadores dele dizem que é muito frágil psicologicamente. Às vezes "pedia" para não jogar jogos grandes, mesmo quando estava na formação do FCP.
    Estás muito mal informado sobre a formação do Sporting, o funcionamento da Academia e dos seus treinadores, o prof. Jean-Paul, etc.
    Funcionasse o futebol profissional como funciona o futebol formação e estaríamos bem melhor.
    Com isto não quero dizer que a formação é perfeita. Mas dá 10-0 ao futebol profissional e à formação dos outros grandes (inclusive da Europa).
    Não te quero julgar, mas acho que sei quem te dá algumas falsas informações. Não te deixes enganar por essas pessoas nem pelos comentários de alguns "paizinhos aziados por os filhos não jogarem ou terem sido dispensados do Sporting" da Academia de Talentos...
    Fico contente por finalmente perceber que não és mais um que pensa que a sua opinião é uma verdade absoluta...
    Não nos conhecemos (nem de vista, penso eu), mas pode ser que num futuro próximo tal possa vir a acontecer... Gosto de falar sobre GR's!

    Saudações Leoninas

     
  • At 14/2/10 00:52, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Niguem me dá informações. Apesar de conhecer pessoal da Academia de Talentos ultimamente raramente tenho falado sobre as camadas jovens da nossa academia. Vou falando com varias pessoas e observando aqui e ali algum jogo dos nossos miudos. E claro daquilo que me foi descrito pelo meu falecido tio. Não pondo em causa toda a estrutura tens que concordar que ali pessoas que pouco acrescentam a estrutura do futebol junior. Acredito piamente que em termos de organização seja bem melhor que o futebol senior. Mas tens que concordar que tem que haver melhor trabalho e aproveitamento dos jogadores. Preocupa-me a qualidade de observação , analise e avaliação de certos jogadores. Pelo que vi na ultima terça e mesmo dando de barato o facto da maioria ser juniores de 1 ano. Há ali jogadores que não têm qq tipo de categoria para serem jogadores leoninos.
    De qq forma volto a frisar que é uma opinião muito minha e posso estar errado. Quisemos ser mais abrangentes em posições potenciadas para a primeira equipa senior e nem os jogadores apresentados são assim tão bons como deixamos de "fabricar" extremos de qualidade!

    SL

    Miguel Damas

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home