"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, março 06, 2018

Os méritos de Jorge Jesus


Jorge Jesus é um treinador pouco consensual, com um estilo e um discurso muito peculiares, embora todos reconheçam o seu valor, sabendo-se que chegou ao nosso clube vindo do outro lado da Segunda Circular, onde deu início a um ciclo deveras vitorioso. Mesmo com aquelas ‘ajudas’ que todos conhecemos.

É também várias vezes referido o facto de ser um treinador muito caro atendendo aos troféus que temos conquistado nestas três últimas temporadas, só que minha opinião o valor de um timoneiro de um plantel não se pode apenas avaliar por esse critério. Seria demasiado redutor.

Incutir uma mentalidade exigente e ganhadora, redefinir métodos, conceitos e organização no departamento de futebol, e sobretudo valorizar jogadores, são quanto a mim critérios ou valências pelos quais também a qualidade de um técnico deve ser medida e aferida.

Vejo agora o Sporting a lutar por troféus ou competições que até há poucos anos eram uma miragem para o nosso emblema. 
Vejo uma presença mais constante na Champions e receitas bem mais simpáticas a rechearem os nossos cofres.
Vejo jogadores e treinadores com um discurso ambicioso como também há muito não via.
Vejo jogadores a quererem vir para o Sporting para trabalharem com Jesus.

E quanto à valorização de futebolistas, temos embolsado nestes últimos anos uns simpáticos  milhões como nunca antes na história do clube. João Mário, Slimani, Adrien, são exemplos de jogadores cujas vendas nos deram um belo retorno financeiro, o que ajuda não só a ter contas saudáveis mas também a ter outra capacidade de reforçar o plantel. Um verdadeiro círculo virtuoso. E não nos esqueçamos que foi com Jorge Jesus que estes atletas muito evoluíram e que ganharam não só maior riqueza técnica, mas sobretudo táctica.

 Até Bas Dost é outro jogador desde que chegou a Alvalade. Jesus tem de facto uma capacidade invulgar para potenciar o melhor de cada atleta, para corrigir as suas limitações e para os moldar à exigência táctica da equipa. Tem feito isso em Alvalade, tal como fez na Luz. Recordo-me de Di Maria ou de Coentrão como paradigmas perfeitos de como Jesus fez explodir todo o seu talento.

Portanto, sendo sempre uma opinião subjectiva e contestável, mantenho que temos o homem certo no lugar certo, pelo que não embandeiro na crucificação do nosso actual treinador pelo simples facto de estarmos esta temporada mais longe do título.

Claro que há coisas que não correram bem e inegáveis tiros ao lado (Doumbia, Petrovic...), mas mesmo assim diria que o saldo é francamente positivo.

Nuno M Almeida 


    Sangue LEONINO


6 comentários:

  • At 6/3/18 10:39, Blogger ana said…

    Nesta, não concordo contigo. :P Não lhe reconheço o mérito que lhe querem dar. A única coisa boa que lhe reconheço é que potencia jogadores, sim. Acho que o epíteto de "catedrático" lhe assenta que nem uma luva. Mas, e como com qualquer catedrático: uma coisa é a teoria, outra a prática. E nessa, tem falhado muitas vezes. Aqui, como nos rivais já o havia feito, sendo que aí tinha a "estrutura" a aparar-lhe as trapalhadas.
    Lamento, mas, não o acho bom treinador de campo. E como líder, também deve deixar um bocado a desejar.
    Mas quem manda não sou eu. E como tal... desejo-lhe o maior dos sucessos. Juro!

     
  • At 6/3/18 10:57, Anonymous Anónimo said…

    Pedia ao Nuno para substituir o meu comentário das 10:23. Obrigado.

    Grande cambalhota desde sábado. Bastou o ego desmedido do mestre da tática bolsar mais umas pérolas como "estou muito convencido com o meu trabalho". Modéstia à parte. Quanto à aproximação aos rivais também era melhor com o investimento sempre a aumentar… Mérito teve Jardim! Um Clube com um orgulho enorme e mais que justificado na sua formação e um treinador que vale zero a trabalhar essa mesma formação devia ser sempre a última escolha. Basta a pérola que tinham que nascer 10 vezes. Algumas exceções da melhor geração de sempre de Alcochete que o Bruno não conseguiu despachar como Bruma e que Jardim soube lançar, como William ou João Mário, são a exceção que confirma a regra. Como em todas as regras.

    Sem um pingo de carácter como já provou dezenas de vezes. Desde o limpinho-limpinho à última grande aposta no Rafael Leão… Que só teve uma oportunidade depois dos velhos encostaram todos. Um zero a motivar com pérolas como depois do jogo em Madrid, que comigo nunca acontecia?! Enfim... Depois de tanta merda é cada vez mais difícil contrapor com uma ou outra qualidade que também terá. Com toda a certeza como qualquer besta-quadrada. Só não vê quem não quer, qualquer rookie recém-chegado aos rivais limpa JJ num abrir e fechar de olhos. Uma aventesma que quer sempre mais para jogarem sempre os mesmos. Uma máquina a gerir recursos humanos. E a embolsar milhões. Ainda a sua maior qualidade.

     
  • At 6/3/18 14:25, Anonymous Anónimo said…

    pensamento tipico do tuga:basta perder um jogo,e pumba,toca a mudar/dizer mal do treinador.Afinal,é mais facil estar sentado na bancada,ou no sofa,e é so marcar golos(aquele até eu marcava,não é o que dizem?)Contra treinadores de bancada,ou cm,a bola,record,eu sou adepto do sporting e apoio o Jorge Jesus.ponto final.ou querem que seja como nas eleições italianas,que andam sempre a mudar de governo,e nunca mais se entendem?

     
  • At 6/3/18 15:29, Blogger ana said…

    Anónimo das 14:25... Desde que soube que o homem ia para o Sporting que "maldigo" a sorte. Não foi por perder um jogo, não é por eu ser tuga. É por uma questão de coerência.

     
  • At 6/3/18 16:21, Anonymous Anónimo said…

    Cara Ana,o tuga é 8 ou 80,é emocionalmente muito instavel,e tudo isto me faz lembrar o que aconteceu,por exemplo com o grande Rui Patricio,que felizmente ultapassou tudo isso.Eu tambem sou espectador no estadio de alvalade,tambem tenho problemas na vida,e não descarrego a furia em cima da equipa.Apenas peço alguma calma a adeptos mais exaltados.E em termos de opinião mantenho a confiança no JJ.Apenas isto...

     
  • At 7/3/18 01:23, Anonymous Anónimo said…

    Concordo, em geral, com o teu post. Nesta altura ou mesmo no final da época não estou a ver quem o substituísse.Comete erros como todos, mas nunca vejo os sportinguistas responsabilizem os jogadores. P.ex. que culpa tem o JJ nos 2 golos infantis que o Sporting sofreu com o Astana em Alvalade?
    A.A. SL

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home