"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, abril 12, 2008

Quem não sabe pergunta

Tento sempre não escrever a seguir a derrotas, sobretudo se estas forem marcantes como a de quinta-feira. A amargura da derrota não é fonte de lucidez e objectividade. Passados estes dias todos são poucas as coisas que ainda não foram ditas. De quinta-feira ficam no entanto algumas ideias que merecem reflexão. Perguntas à espera de resposta.

Perder é sempre preocupante, mais preocupante ainda se a derrota é em casa, frente a um adversário perfeitamente ao alcance. Muito mais preocupante ainda é que, em 180 minutos de jogo, não tehamos marcado um único golo. Como poderíamos querer passar assim a eliminatória? Nos penaltys?

Não faço grande drama de uma derrota nem de uma eliminação, apesar de desejar obviamente o inverso. Preocupa-me mais a demonstração de ineficácia crónica desta equipa, que tende a começar logo com 45 minutos oferecidos ao adversário. Isso leva-me a perguntar se preparamos tão bem os jogos como os nossos adversários. Leva-me a questionar se o nosso futebol, a nossa disposição táctica, não será demasiado previsível, e, por consequência, muito fácil de anular. Sobretudo quando temos que ter a iniciativa do jogo. Ora para jogar para títulos não nos podemos remeter a um futebol de expectativa como pode fazer um Setúbal, Guimarães ou Belenenses.

Será que é por jogarmos um futebol pouco atraente que leva a que num jogo tão decisivo como o de quinta-feira não consigamos pouco mais que meia casa? Será que os sportinguistas estão assim tão descrentes na equipa? Se assim é, acreditamos ou não na possibilidade do segundo lugar e de chegar à final da Taça? Sejam lá quais sejam as razões, mesmo que económicas até, é obrigatório reflectir e tirar conclusões sobre este preocupante alheamento.

Assisto com alguma pena à imolação de Gladstone pelos média e pelos sportinguistas. Não vi que fizesse pior jogo que Tonel, que errou tanto e por vezes pior. Muito menos aceito que o culpem do golo inicial, cujo lance teria sido morto por ele, não fora a imprevidente intromissão de Veloso. Além de que a maior parte dos julgamentos primam pela injustiça de exigir a um jogador que praticamente não é utilizado, que quase não fez dupla com o colega, o ritmo de Polga, que por sinal também se fartou de meter água no jogo anterior com o Braga. Aproximam-se jogos decisivos e Gladstone terá que ser titular, pois Polga continua de fora. Acham melhor assobiá-lo? O exemplo da tragicomédia que tem sido a passagem de Farnerud pelo nosso clube parece ter muitos adeptos para reedição.

Muito se tem falado de Tiuí e de Carlos Saleiro. Eu sou dos que me interrogo como pode um clube que faz da formação uma bandeira ir buscar um ao Brasil e deixar o outro, ainda por cima com contrato a expirar. Mas se querem ir ao mercado ao menos façam-no bem. Consta que 50% do passe do brasileiro custou 600 mil €. Ora Weldon, do Belenenses, tem o passe avaliado por 500 mil€ e pode ser contratado pelo fcp. Aliás tal como Rolando e Ruben Amorim pelo slb, sem falar em Rodrigo Alvim, tudo jogadores a custo zero.

Espero que o jogo da Luz tenha sido visto pelos nossos jogadores. Para que percebam que, donde menos se espera, surgem por vezes as maiores surpresas. Para que percebam que todos os adversários são difíceis, até o jogo estar assegurado. Que percebam isso e o tenham em conta já amanhã.

verdão

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home