"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, agosto 13, 2008

"Alea jacta est" (Os dados estão lançados)

A sorte está lançada é uma frase que se tornou célebre por supostamente ter sido proferida por Júlio César, incensado general romano, quando resolveu enfrentar os seus inimigos em Roma. Terminada a pré-época assim estamos nós. Agora é a sério. A começar sábado.

aqui fiz uma análise sobre o que me parecia ser o plantel com que enfrentaremos a nova época. Das novidades surgidas de então para cá, realce para a aquisição de Ricardo Baptista. O seu pouco tempo de utilização na pré-época parece indicar que foi contratado para preencher o lugar e não para fazer o lugar. Esperamos que o meio mês que falta não traga novidades pois a probabilidade de significarem mexidas de monta é grande.

Hoje debruço-me sobre o nosso treinador, PB. Antes de mais para lhe desejar a sorte e inspiração indispensáveis para alcançar bons resultados. E esperar que continue a ser dedicado e convicto nas tarefas que desempenha.

Quando as coisas correm mal, como na maior parte do ano passado, não falta quem lembre a sua ascendência aviária. Eu lembro que se assim foi como jogador, mas também recordo que, como treinador, ele é nado e criado aqui e inicia a sua 9ª época connosco. Mais tempo do que em outra casa qualquer. A não negligenciar.

Outro facto que tem sido usado contra PB é o facto de nunca ter sido campeão. Mas não deixa de ser um treinador vencedor e a sua passagem pelo comando técnico tem contribuído para enriquecer a nossa sala de troféus. Apesar da sua juventude PB tem um “curriculum” que só pode ser ensombrado pelo de Jesualdo. Também é verdade que poucos são os que tiveram a sorte de começar logo por um grande. Mas os “curriculae” fazem-se do passado e nós temos é que ter o presente e o futuro em vista.

Diria, se tratasse de um general, que PB tem sabido conduzir as suas tropas a vitórias em escaramuças de relevo (os tão importantes 2ºs lugares do nosso (des)contentamento), em guerras importantes (as taças) mas falta-lhe uma vitória categórica (o campeonato), afinal o grande desafio desta época. Para lá das limitações impostas pela conjuntura financeira e pela maior capacidade aquisitiva dos seus principais opositores, creio que PB deixou criar á sua volta a dúvida se seria capaz de criar uma equipa com consistência suficiente para ganhar mais pontos que os adversários, logo ser campeão. As falhas da equipa em momentos decisivos do campeonato nas 2 épocas anteriores, com muitos a apontarem a rigidez táctica, somada ás limitações do plantel, têm sido os principais instigadores dessa dúvida.

No seu último ano de contrato – outro factor que não poderá ser negligenciado – PB enfrenta o seu grande desafio. Tem uma equipa criada por ele, o que o expõe ainda mais. A experiência acumulada no clube, que é mais importante que a experiência genérica, retira-lhe a desculpa que se dão aos neófitos. E PB nem é homem de desculpas.

O que espero então do nosso técnico? Acima de tudo que ponha a equipa a jogar bem. Porque as que o fazem estão sempre mais perto de vencer. E, porque nem sempre é possível dar espectáculo, que não perca nunca de vista todas as oportunidades de ganhar. Uma equipa felina como o leão que ostenta no emblema e que encarne a nossa divisa.

P.S.- A não esquecer. Porque só deixamos morrer os acabamos por esquecer.

verdão(sl)

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home