"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Morte lenta

Ontem estava a ver o Super Bowl e comecei a traçar um paralelo entre o futebol americano e o nosso futebol ou soccer para eles.
Para quem não sabe o Super Bowl é a final do desporto rei na América e representa uma espécie de feriado extra.
Confesso que não sou grande conhecedor desta modalidade, mas nunca deixo de ver por tudo o que encerra.
Eles vivem-no com extremo orgulho e fazem daquilo um hino à cultura americana aproveitando para homenagear os seus heróis, elevando a moral do povo.
Não é um mero jogo, mas um espectáculo bem montado que gira em torno do desporto mais popular do país.
Transpira-se emoção e adrenalina, contudo não se dispensam as mais modernas tecnologias para auxiliar o decisor a minorar o erro humano.
Curiosamente o jogo só ficou decidido nos últimos segundos e com o apelo ás novas tecnologias audiovisuais que mostraram que o jogador tinha efectivamente concretizado o Touchdown que deu a vitória à sua equipa.

Traçar um termo de comparação entre estas duas realidades é pura ficção, sobretudo com Portugal onde a única similitude é mesmo a palavra futebol.
Basta atentar no nosso desporto rei e verificar tudo o que gira em sua volta e os imensos casos que o envolvem.
Eles são tantos que daria para escrever páginas, mas por ora vou só relembrar alguns dos mais recentes.

Nos últimos dias ficámos a saber que o Tribunal Constitucional considera ilegais as escutas do caso Apito Dourado, de acordo com o que já tinha sido decidido pelo Supremo Tribunal Administrativo. E assim deve estar dada a machadada final neste vergonhoso processo.
Esta era uma tese defendida há muito tempo pelos principais arguidos visados neste processo. Não discuto a justeza da decisão, pois quem sou eu para colocar em causa as decisões do TC. Contudo, é uma decisão que pode abalar os alicerces do futebol português. Podem pensar que estou a exagerar, mas raciocinem comigo e acompanhem a minha exposição.
Doravante qualquer clube pode sentir legitimidade para ganhar recorrendo à corrupção, pois tem o garante que nada lhe acontece seja ao nível da justiça desportiva ou cível.
Pior ainda é saber que houve um clube que durante 30 anos ganhou muitos campeonatos de forma ilegal e nada lhe aconteceu.
Todos lemos e muitos ouviram as artimanhas utilizadas para ganhar a qualquer preço.
Agora vêm dizer-nos que realmente aquilo é tudo verdade mas não podem fazer nada e ninguém sofrerá grandes consequências.

As declarações infelizes e altamente incongruentes do senhor Vítor Pereira também marcaram de forma indelével os tempos recentes. A contradição do seu discurso só veio trazer mais descrédito a um sector já bastante abalado por escândalos e incidias.
Primeiro veio dizer que não podia ir ao mercado de Inverno buscar árbitros. Expondo a classe por si comanda e mostrando a fraqueza do seu líder.
Depois um apelo ridículo para quem não acreditar não ir ao futebol. Reiterou este seu apelo não percebendo que estava a contribuir decisivamente para afastar mais uns milhares dos estádios.
Das trapalhadas da Taça da Liga nem me atrevo a pronunciar porque todos os dias aparecem novas idiotices.

Haverá alguém que fique espantado por tudo isto estar a acontecer e trazer consequências como estas para o futebol português.
Os dirigentes são do pior que existe; os futebolistas são uns impostores e trapaceiros como ainda ontem se viu no Restelo, aproveitam os enormes buracões da lei; os adeptos matam outros com very-ligths e continua tudo normal.
Neste futebolzinho da treta escapa a bola e mesmo essa por vezes rebenta.


Quo Vadis futebol português???



Verde CDV



    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home