Como escolher um treinador ?
Não escrevo aqui há muito. O trabalho tem sido bastante e a motivação para discutir o Sporting, infelizmente pequena. Mas acho que é altura de mudar um paradigma. Um treinador mais que ser competente, tem de ter qualidade.
O que é ser competente ? É trabalhar com afinco, com vontade de forma organizada e séria? Sim. Mas isso não chega no Desporto Profissional. Ser só competente é insuficiente. Para treinar um grande e ser campeão, ainda mais no Sporting, com menos recursos financeiros, tem de se ser realmente acima da média, visto ser impossível hoje ter jogadores que cubram as insuficiências do timoneiro, como aconteceu com Jardel e João pinto.
Paulo Sérgio é desde o início um erro de casting.
Fala bem, tem cunho, mas não é ágil em termos mentais no banco. Como alguém disse, falta-lhe golpe de asa.
O que o Sporting tem de ter é um treinador experiente que possa tirar mais de cada um dos jogadores. Quero um treinador que possa fazer o que Jorge Jesus fez com o Fábio Coentrão, com o Carlos Martins, etc ... jogadores adormecidos que de repente explodiram
Durante anos defendi a contratação de Jorge Jesus. Durante esses mesmos anos fui gozado ...
Mas porquê Jorge Jesus ?
Já lá vou ...
Em abstracto o treinador do Sporting tem de ser alguém que tenha experiência e objectivos conquistados de forma consistente ( ok, Moutinho e Villas Boas, não são exemplo, mas aquilo no Porto é sempre diferente ... ). Não precisa de ter sido campeão, mas para mim precisa de ter conseguido atingir os seus objectivos possíveis, dado o contexto em que estavam inseridos.
Voltemos a Jorge Jesus. A sua história no campeonato português fala por si. Sucesso em todos os clubes onde passou. Belenenses, Leiria, Braga e até o brilharete na primeira volta com Felqueiras, inde acabou a 1a volta em 5º lugar.
Acredito que este é talvez o ponto principal para aferir da capacidade de trabalho e potencial de sucesso de um treinador.
Depois existem claro outras variáveis que convém avaliar.
1 - tem o arrojo de mesmo em equipas mais pequenas jogar um futebol atractivo e ainda assim obter resultados ?
2 - Tem alguma experiência de formação ?
3 - Tem experiência de clube grande ?
4 - Tem um rácio de resultados superior ao expectável dado o seu percurso ?
5 - já conquistou títulos , seja como jogador seja como treinador ?
7 - Mais que um fogacho tem uma carreira consistente ?
8 - tem um bom historial de relações com os seus plantéis e suas direcções ?
Estas são diversas questões que para mim são essenciais na escolha de um treinador para o nosso Sporting.
Cada uma terá o seu ponderador, mas será um mix destas. Depois de colocadas várias possibilidades sob esta matriz creio que seria mais fácil escolher o treinador certo.
Eu, sem o conhecimento pessoal que os responsáveis, nomeadamente Costinha, deverão ter do mercado, dificilmente entendo a contratação de Paulo Sérgio. Será barato ? Pois sim, mas o barato sai quase sempre caro mais tarde.
E aplicando esta matriz revela-se um imenso mistério a sua escolha ? Foi feita com que critério ? de ser um bom profissional ?! isso não chega ! isso é o minimo !
Não entendo como em Alvalade nunca se percebeu que um treinador é a base de tudo. Um bom treinador cria uma equipa, uma equipa valoriza os individuos, ao alavancar a sua qualidade na qualidade do todo.
Gastar 3 milhões por época num treinador que crie resultados e jogadores valorizados, não é um custo. É um investimento. Talvez o melhor que se possa fazer.
Pois bem, mas como criticar é fácil, apresento com esta base as soluções, Portuguesas e Estrangeiras que mais me agradam ...
PORTUGAL
Manuel José
Manuel Machado
Domingos Paciência
Jorge Costa
( e se o Benfica cometesse o disparate de despedir o JJ ... )
ESTRANGEIRO(S) - Estes apenas os sem emprego no momento !
( Pellegrini no Málaga ... e nós com o PS ... valha-me Deus ! Já para não falar em Ernesto Valverde que andou 6 meses sem emprego e hoje passeia no campeonato Grego com o seu olympiakos )
Juande Ramos
Frank Rijkaard
Fala-se também de Marcelo Bielsa, sobre o qual confesso não ter informação.
Este é o maior erro de JEB na presidência do Sporting. Acho que JEB tem sido um bom Presidente do Sporting, mas um mediano Presidente da SAD. Dois erros crassos na preparação desta época : a escolha do treinador e não se ter comprado pelo menos um matador.
Mário Rui Oliveira
O que é ser competente ? É trabalhar com afinco, com vontade de forma organizada e séria? Sim. Mas isso não chega no Desporto Profissional. Ser só competente é insuficiente. Para treinar um grande e ser campeão, ainda mais no Sporting, com menos recursos financeiros, tem de se ser realmente acima da média, visto ser impossível hoje ter jogadores que cubram as insuficiências do timoneiro, como aconteceu com Jardel e João pinto.
Paulo Sérgio é desde o início um erro de casting.
Fala bem, tem cunho, mas não é ágil em termos mentais no banco. Como alguém disse, falta-lhe golpe de asa.
O que o Sporting tem de ter é um treinador experiente que possa tirar mais de cada um dos jogadores. Quero um treinador que possa fazer o que Jorge Jesus fez com o Fábio Coentrão, com o Carlos Martins, etc ... jogadores adormecidos que de repente explodiram
Durante anos defendi a contratação de Jorge Jesus. Durante esses mesmos anos fui gozado ...
Mas porquê Jorge Jesus ?
Já lá vou ...
Em abstracto o treinador do Sporting tem de ser alguém que tenha experiência e objectivos conquistados de forma consistente ( ok, Moutinho e Villas Boas, não são exemplo, mas aquilo no Porto é sempre diferente ... ). Não precisa de ter sido campeão, mas para mim precisa de ter conseguido atingir os seus objectivos possíveis, dado o contexto em que estavam inseridos.
Voltemos a Jorge Jesus. A sua história no campeonato português fala por si. Sucesso em todos os clubes onde passou. Belenenses, Leiria, Braga e até o brilharete na primeira volta com Felqueiras, inde acabou a 1a volta em 5º lugar.
Acredito que este é talvez o ponto principal para aferir da capacidade de trabalho e potencial de sucesso de um treinador.
Depois existem claro outras variáveis que convém avaliar.
1 - tem o arrojo de mesmo em equipas mais pequenas jogar um futebol atractivo e ainda assim obter resultados ?
2 - Tem alguma experiência de formação ?
3 - Tem experiência de clube grande ?
4 - Tem um rácio de resultados superior ao expectável dado o seu percurso ?
5 - já conquistou títulos , seja como jogador seja como treinador ?
7 - Mais que um fogacho tem uma carreira consistente ?
8 - tem um bom historial de relações com os seus plantéis e suas direcções ?
Estas são diversas questões que para mim são essenciais na escolha de um treinador para o nosso Sporting.
Cada uma terá o seu ponderador, mas será um mix destas. Depois de colocadas várias possibilidades sob esta matriz creio que seria mais fácil escolher o treinador certo.
Eu, sem o conhecimento pessoal que os responsáveis, nomeadamente Costinha, deverão ter do mercado, dificilmente entendo a contratação de Paulo Sérgio. Será barato ? Pois sim, mas o barato sai quase sempre caro mais tarde.
E aplicando esta matriz revela-se um imenso mistério a sua escolha ? Foi feita com que critério ? de ser um bom profissional ?! isso não chega ! isso é o minimo !
Não entendo como em Alvalade nunca se percebeu que um treinador é a base de tudo. Um bom treinador cria uma equipa, uma equipa valoriza os individuos, ao alavancar a sua qualidade na qualidade do todo.
Gastar 3 milhões por época num treinador que crie resultados e jogadores valorizados, não é um custo. É um investimento. Talvez o melhor que se possa fazer.
Pois bem, mas como criticar é fácil, apresento com esta base as soluções, Portuguesas e Estrangeiras que mais me agradam ...
PORTUGAL
Manuel José
Manuel Machado
Domingos Paciência
Jorge Costa
( e se o Benfica cometesse o disparate de despedir o JJ ... )
ESTRANGEIRO(S) - Estes apenas os sem emprego no momento !
( Pellegrini no Málaga ... e nós com o PS ... valha-me Deus ! Já para não falar em Ernesto Valverde que andou 6 meses sem emprego e hoje passeia no campeonato Grego com o seu olympiakos )
Juande Ramos
Frank Rijkaard
Fala-se também de Marcelo Bielsa, sobre o qual confesso não ter informação.
Este é o maior erro de JEB na presidência do Sporting. Acho que JEB tem sido um bom Presidente do Sporting, mas um mediano Presidente da SAD. Dois erros crassos na preparação desta época : a escolha do treinador e não se ter comprado pelo menos um matador.
Mário Rui Oliveira
Sangue LEONINO
54 comentários:
At 11/11/10 18:24, JPDB said…
Eu acrescentava outro pormenor importante às variáveis a considerar na hora de contratar um treinador:
-Ter arrojo para integrar jogadores da formação/Manter-se informado e actualizado sobre os melhores métodos para fazer a transição entre juniores e seniores da maneira mais proveitosa para a equipa principal
Acho que isto é uma lacuna enorme em Portugal...
Isso e treinadores que se actualizem e se modifiquem ao longo do tempo de modo a tornarem-se melhores profissionais. Por esta razão é que não optaria pelo Manuel José. Não me parece ter a elastecidade mental para grandes inovações.
Quando falo de inovações, falo de novas abordagens de treino, como se faz no Milan por exempo (onde os jogadores têm muito poucas lesões) e, não me refiro a estar de iPad no banco de suplentes a brincar ao FM...
At 11/11/10 18:24, Anónimo said…
ESTE MOVIMENTO JA NAO VAI PARAR NO SENTIDO DE CONVENCER O JOAO A SER PRESIDENTE AGORA ACHO QUE SE DEVE CHEGAR RAPIDAMENTE AOS 5 MIL AMIGOS NESTA PAGINA E DEPOIS IR PARA ALVALADE E RECOLHER NO MINIMO 15 MIL ASSINATURAS E DEPOIS VAMOS CONSEGUIR CONVENCER O JOAO QUE ELE E UNICO QUE NOS PODE DEVOLVER A MISTICA SPORTING.
At 11/11/10 18:34, Unknown said…
Infelizmente só tenho de concordar com o que disse, apenas confesso que sou daqueles que não acreditava em Jorge Jesus antes de chegar ao Benfas.
Mas mais revoltado ainda fico, quando os nossos iluminados dirigentes e respectivos vassalos de opinião, dizem que um treinador estrangeiro de nível internacional é muito caro, quando para contratar o PS "apenas" desembolsamos 600 mil euros...
Mais uma vez esta direcção atirou ao lado, na questão do treinador. Não vou falar do Paulo Bento (ele prórprio disse que esteve 4 meses a mais no SCP), o Carvalahal foi uma situação de recurso que se sabia à partida que estava a prazo (contrato até final da época, com época hipotecada e equipa em frangalhos) e depois quando estávamos à espera de um nome de peso... Paulo Sérgio! De peso, só o que se pagou ao VG!
Em vez de contratar o anterior treinado do VG deviam ter era por exemplo no mínimo contratao o actual, o Manuel Machado.
Tem um currículo muito mais extenso na 1ª divisão que PS, teve os seus momentos menos bons, mas a sua carreira tem sido sempre em crescendo e de forma sustentada.
Os resultados que conseguiu no Nacional e no VG falam por si.
Para finalizar, eu acho que este ano, mesmo com as lesões, temos um plantel mais equilibrado e no global de melhor qualidade, no entanto para ser o ano zero, para omeçar a lançar as bases para uma grande equipa, falta-nos um "timoneiro" a sério e não um "aspirante" a sê-lo, isto tanto ao nível da equipa de futebol como dos dirigentes. MP
At 11/11/10 18:58, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
"Acho que JEB tem sido um bom Presidente do Sporting"
hummm, what?
Treinador só desejo que seja 1, Marcelo Bielsa!
SL
At 11/11/10 19:21, Anónimo said…
Zen, bolas, audiência dificil ! um texto enorme e tu prendeste numa frase !? e sim reafirmo essa mesma frase ... mas espero sinceramente que a discussão à volta deste post não se prenda nesta frase !
At 11/11/10 19:26, Anónimo said…
Com tanto treinador bom por aí e andamos a contratar peseiros, santos, bentos, carvalhais e sérgios. Enfim...
Quando alguns dizem que o treinador não é importante lembro-me daquilo que alguns adeptos do Real Madrid - considerado o clube do sec XX - há pouco tempo diziam: vai haver neste clube um antes-mourinho e um pós-mourinho. Mesmo num clube que é um colosso assume-se que um treinador pode fazer a diferença-
Pode-se investir numa grande orquestra, com grandes músicos, mas se o maestro um nabo que não tem pedalada para essa orquestra ou um maestro em formação... temos aquilo que há alguns anos se tem visto no nosso clube.
Mantenho aquilo que sempre achei: foi uma asneira contratar PS.
Leonino
At 11/11/10 19:28, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Mario,
Comentei o que achei RELEVANTE só isso!
A respeito do Treinador, já sabes a minha opinião, que seja ESTRANGEIRO, tou farto de mediocridade a comandar a equipa.
Domingos, JJ, Jorge Costa e Manuel machado não nos dariam o que necessitamos,já o Manuel José tem PUNHO de FERRO mas esses em Alvalade não entram com estes que lá andam a dirigir!
Nada contra ti nem o Post, e como disse, só comentei o que acho relevante no teu discurso.
Não me entra nada bem na retina quando leio aquela frase no fim do teu Post, porque eu ando mesmo revoltado com tudo isto, e MEDIOCRIDADE quer seja no Treinador ou Dirigentes DISPENSO, merecemos muito mais que isso!
SL
At 11/11/10 19:31, Anónimo said…
Pois, eu defendi aqui que se devia ir buscar o Manuel José,mas esse é velho (como o Alex Ferguson e o Aragonés, que nada têm ganho de relevante nos últimos anos...) e mal-amado.
Leonino
At 11/11/10 19:37, Anónimo said…
Eu lanço dois nomes de treinadores que na minha opinião cumprem todos ou digamos quase todos os requisitos do mario rui. O Jesualdo Ferreira e o Radomir Antic.
SL luis ferreira
At 11/11/10 19:52, RFM said…
Este post veio acabar com um bem mais interessante que éra o da Solução para o futuro do SPORTING C.P.
Porque teinador já não é prioridade neste momento.Calculo que daqui a dias teremos o Luis Dias ou o Carvalhal outra vez para acabar a época (ele está livre e basta uma compensação na RTP-N). A época para mim tá feita e o que é preciso é preparar o futuro e esse passa com novos dirigentes que com os quais devem ser acompanhados de uma nova estrutura e equipa técnica, digo.NOVOS
Fala-se em muitos nomes . todos tem os seus gostos ou preferências como apostas. Tenho ouvido falar muito de Manuel José.Apostava nele.Tem feito figura por todo o lado aonde passa. BOM.
Mas a estrutura do SPORTING tem de ser à Porto. Os verdadeiros Sportinguistas como Ex-jogadores e servidores do Sporting tem de tratar da Academia e de ajuda em suporte ao plantel principal. Ou pensam que no FCP não anda uma equipa de estrategas a ver a vida dos jogadores etc e ajudá-los de como e no que precisam no seu dia-a-dia?!
Olhem o que sucedeu ao Pélé e ao Adriano.PC sabe da poda.
Nisto tinhamos um pouco o Manolo Vidal e agora ?!
Que faz o Nuno Valente no SPORTING?!
Mas se acham que se deve continuar a deixar o Titanic ir abaixo...deixem andar ..é só mais um bocadinho.
É que daqui a dias NINGUÉM mais quer pegar no barco do SPORTING. NINGUÉM.
Com a fome e miséria constroi-se as ditaduras.
At 11/11/10 19:56, Sá said…
Caro Mário Rui Oliveira
Excelente post. No fundo, a ensinar a estes incompetentes como contratar um treinador. Apenas faltam 2 pontos essenciais:
a) Ter forte capacidade de liderança
b) Ser apologista de um futebol ofensivo e atractivo
Uma das melhores opções seria o Co Adriaanse. Pode não preencher os requisitos todos mas tem os 2 requisitos que referi anteriormente. e fez bons trabalhos no Porto e no AZ.
Ás vezes pergunto-me como é possível que numa indústria que gera tanto dinheiro se coloque em cargos de decisão (Direcção e Equipa Técnica) pessoas incompetentes e sem qualquer perfil para os mesmos.
No nosso caso, colocou-se a treinador uma pessoa que não cumpre nenhum desses requisitos. Apenas é um trabalhador. E mesmo isso tenho algumas dúvidas pois eu considero que não ter um sistema táctico estabilizado e um 11 inicial base á 10ª jornada é sinal de pouco trabalho ou, no mínimo, mau trabalho....mas ele apregoa aos 4 ventos que é um trabalhador...
E depois há erros crassos feitos pelo PS. Deixo aqui alguns
- Mexer na equipa tarde e mal, como se viu contra o Guimarães
- Perceber, apenas à 10ª jornada, que Valdés não é extremo
- Colocar, a médio direito, o nosso melhor lateral e, consequentemente, deixar no banco Salomão que até estava a crescer
- Não perceber que Maniche tem 33 anos e não dura 90 min
- Abel a marcar bolas paradas, quando este aspecto é tão decisivo no futebol actual
Enfim, são tantos os erros que se torna difícil acreditar como é que o PS é um "trabalhador". Até pode trabalhar muito, mas se trabalha mal...acaba por trabalhar muito as opções erradas.
Basicamente, um treinador deve ser:
a) Seleccionador (colocar os melhores em campo)
b) Treinador (ter métodos de treino que potenciem a sua filosofia de jogo)
c) Motivador
E na minha opinião, PS é mau nos três.
At 11/11/10 20:02, Anónimo said…
Mas o Paulo Sérgio não é para ficar "até ao fim"???!!!
Somos uns adeptos que vivemos de ilusões, gostava que... era bom que... aquele é que era bom... e entretanto os outros vão ganhando e nós... vivendo de ilusões. Já estou como o Zen, estou farto de dirigentes medíocres, treinadores medíocres e acrescento: e de jogadores medíocres. O Sporting só crescerá se houver um gajo com tomates a dirigir, que invista (€) num BOM treinador, conhecido internacionalmente, que invista em jogadores com qualidade alguns que sejam conhecidos internacionalmente. Enquanto andarmos assim o Sporting a cada minuto que passa vai afastastando-se dos outros 2 grandes e aproximando-se cada vez mais dos outros, bragas, vitórias, etc, etc. É esta a realidade. No ano passado ficámos a vinte e tal pontos do 1º este ano pelo andar da carruagem vai ser pior, pró ano ... ai ai.
Aposto no Frank Rijkaard. É um feeling que tenho há algum tempo.
fanático
At 11/11/10 20:15, Pai da Leoa said…
Boa noite.
Desculpem-me sair do tema, por uns instantes, mas gostava de saber a v/ opinião sobre isto:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/vitoria_guimaraes/interior.aspx?content_id=487551
"Em causa está a eventual presença de 4000 adeptos bracarenses, o que corresponde ao número de bilhetes adquiridos pela direção arsenalista para oferecer aos sócios.
"Atualmente, temos três jogos que nos preocupam sempre, que é contra o Braga, FC Porto e Benfica. Antes tínhamos também o Leixões e o Boavista, dada a rivalidade com esses clubes. Com o Sporting é mais calmo", disse.
Podem responder junto com intervenção sobre o tema do Post;
a malta de Guimarães vê-nos como "mansos", "inexistentes", "pacíficos", ou "educados"?
Que vos parece?
Abraço e SL.
At 11/11/10 20:28, RFM said…
Pai da leoa
Nós já só fazemos parte e nas contas de outro rosário.
Infelizmente.
At 11/11/10 21:39, Anónimo said…
RECEITA PARA SPORTING CAMPEÃO:
LUIS FIGO - PRESIDENTE
MANUEL FERNANDES - DIRECTOR DA SAD
CARLOS XAVIER - MENANGER
SCOLLARI - TREINADOR PRINCIPAL
PEDRO GOMES - TREINADOR ADJUNTO
OCTÁVIO MACHADO - CHEFE DEPARTAMENTO DE FUTEBOL
DUVIDAS, PERGUNTAS, QUESTÕES????
At 11/11/10 21:56, bola-9 said…
o paulo sergio ja´foi despedido?
At 11/11/10 21:59, bola-9 said…
se nao so´nos resta este.
http://videos.sapo.pt/mRZldHDlZTAmHGRv9qD7
At 11/11/10 22:00, Pai da Leoa said…
Carlos Creio;
chuta o teu mail... tens novo?
É que estou a ver os mails que te mando, serem devolvidos.
At 11/11/10 22:18, Kevin Garnett do Retaxo said…
Já expus esta opinião por altura da contratação do Paulo Sérgio. Discuti, salvo erro, com o Miguel Damas. Não gostei da sua contratação, nunca achei que fosse um grande treinador em potência e, entre um ou outro, preferia Manuel José.
Não é que ache que o Manuel José é um treinador brilhante mas penso que oferece outro tipo de garantias que o Paulo Sérgio não oferece, nomeadamente (e penso que esta é daquelas básicas) saber que num clube grande a prioridade é ganhar, com ou sem lesões, com ou sem dinheiro! Além disso acredito que alguém da idade do Manuel José, a vir para o Sporting viria não por mais um trabalho mas para ficar na história. O Paulo Sérgio, fracassando, o médio-oriente espera-o e se, pelo meio, conseguir enganar um clube grego ou algo assim numa liga média europeia, melhor.
Fiquei, no entanto, agradado com a nossa pré-época e gostei do discurso do Paulo Sérgio pelo que decidi dar-lhe uma oportunidade (ui, porque se não tivesse dado, coitado!! hehe). No entanto, o tipo falhou em todos os campos, até naquele que parecia ser o seu ponto de honra: o carácter acima de tudo. Passámos de um discurso contra aquilo que ele chamou de "lamechices" para passar a queixar-se da sorte, das lesões (esta até foi bem cedinho) e parece-me que só não se queixou ainda da falta do seu pinheiro porque aí já estava a brincar com o sr. Costa e há que fiar fininho.
O pior de tudo é que nunca pensei que o Paulo Sérgio do discurso da pré-época fosse capaz de atirar as culpas da derrota frente ao vitória para cima do Maniche, de falar em falta de maturidade, de falta de sorte e no fim ainda achar que tem todas as condições para continuar. Mas o burro fui eu, o que poderia esperar de um tipo que fez a figurinha que fez ao anunciar que era o treinador do Sporting, com o símbolo vitoriano atrás? Ia ter mais respeito pela nossa grandeza? Achava, sinceramente, que este treinador era gajo para se por na alheta por ele próprio mas vejo que já não há disso nos dias que correm. Se calhar por culpa nossa, por falta de pressão.
Perceba-se uma coisa de uma vez por todas, do outro lado da segunda circular, por muito menos questiona-se um treinador campeão que fez com que alguém pegasse no Dí Maria por 30M ou lá quanto foi quando, pouco antes de ele chegar, se pensar que podia sair por 5M. A diferença não é dinheiro ou a cor das camisolas, é a mentalidade instalada.
É triste que, passado um ano, não tarda muito para que estejamos a assistir a debates sobre o que será melhor: manter este até ao fim, ir buscar um que faça o resto da temporada e preparar a seguinte com calma, ir buscar alguém para assegurar o resto da temporada para ser integrado como adjunto na próxima equipa técnica? ... Não se aprende com os erros.
At 11/11/10 23:36, Juvenal Carvalho said…
Para mim, estar a conjecturar o nome de um treinador de nível internacional para o Sporting parece-me irreal.
Alguém duvida que o campeonato português não é nada apelativo para um treinador de classe "média/alta" do futebol internacional?
Dentro dos nomes falados pelo Mário Rui Oliveira digo claramente que sim a Manuel José.
Quanto a Paulo Sérgio, que me parece um Homem de bem e que sabe estar no mundo do futebol de forma sóbria, foi um verdadeiro erro de casting.
Será em minha opinião cozido em lume brando a cada "voto de confiança" que lhe será dado, até ao voto de desconfiança final.
At 11/11/10 23:51, Ed said…
Não é só um bom treinador que faz uma equipa campeã. Tb temos que ter jogadores que façam a diferença.
Outros com este plantel faziam melhor que PS? Talvez, mas poucos mais pontos tinham.
Aliás , quanto a isso temos um bom case study.
Boloni no primeiro ano foi campeão. No segundo não.
Jardel no primeiro ano foi fantástico. No segundo, foram os problemas que sabemos.
Quem fez a diferença?
Conclusão: Sem um bom plantel não haverá nunca treinador que resista.
At 11/11/10 23:53, Anónimo said…
Concordo com análise do post do Mário Rui Oliveira, mas julgo que o problema está na direcção.
Se tivermos em conta a estratégia de todos os presidentes da já referida linhagem roquete, encontramos um ponto comum na escolha dos treinadores: portugueses e com fraco curriculum.
Como já disse num em outro post, estas caracteristicas servem na perfeição a direcções que pretendem, teoricamente, cortar nos custos do futebol e principalmente não ter alguém de peso que possa fazer grandes exigências.
Os resultados desta politica miserabilista estão à vista e tenho medo de pensar aonde poderemos chegar se este rumo se mantiver.
A única dúvida que fico é se estes que agora traçam o destino do SCP consideram que os seus objectivos estão a ser cumpridos.
Posto isto não tenho dúvidas que a solução passa pela mudança de direcção, e quem vier pode, sem sombra de dúvidas utilizar a matriz elaborada pelo Mário.
Nessa, a única alteração que faria era a exclusão de treinadores portugueses. Já tivemos nos últimos anos experiências suficientes para percbermos que não dá.
O único com gabarito para o posto é impossível, por todos os motivos. Refiro-me, claro, a José Mourinho.
Assim, para mim o treinador tem ter um perfil deste género:
1) Nome com peso suficiente para impor respeito em toda a estrutura de futebol, principalmente nos mais jovens;
2) Defenda o futebol de ataque, que considero estar no DNA do SCP;
3) Conhecimento profundo de mercados acessíveis ao SCP, Europa do Leste, África ou América do Sul.
Saydações Leoninas,
Manuel
At 12/11/10 00:08, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Juvenal,
Para ser sincero, tenho medo que venha o Bielsa para o meio destes dirigentes.
Eles queimam tudo lá dentro, treinadores, jogadores, adeptos, sócios...
O que quero realmente é ver o meu SPORTING livre de escumalha directiva, e ai sim, colocarem lá um grande Treinador como Bielsa dentro duma estrutura forte e apoiada pela massa adepta.
SL
At 12/11/10 00:11, Anónimo said…
De que serve ter o melhor treinador do mundo se ao seu lado continuar a sentar-se aquelo tipo dos óculinhos pequeninos? (e não estou a falar do Paulinho).
At 12/11/10 00:21, Juvenal Carvalho said…
Zen,
Não tenho assim tanta convicção como tu na valia do Bielsa. Admito no entanto que possas ter razão.
Concordo plenamente quando falas no "arrumar a casa" primeiro. É que em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.
Profissionalismo, rigor e competência exigem-se no futebol do Sporting. Penso que estas componentes não estão a ser minimamente cumpridas por quem lá está.
At 12/11/10 00:28, Ricardo said…
"Perceba-se uma coisa de uma vez por todas, do outro lado da segunda circular, por muito menos questiona-se um treinador campeão que fez com que alguém pegasse no Dí Maria por 30M ou lá quanto foi quando, pouco antes de ele chegar, se pensar que podia sair por 5M. A diferença não é dinheiro ou a cor das camisolas, é a mentalidade instalada."
Só não vê quem não quer. Parabéns, MCL. Aprendam a ser Sporting.
At 12/11/10 00:28, Pai da Leoa said…
JC; já sabes pq ocorreu a troca de jogos com a FJA?
At 12/11/10 00:28, Pai da Leoa said…
Parece quase o motivo que levou a final da Challenge para o Distrito de Setúbal...
At 12/11/10 00:29, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Bielsa faz ligação entre equipa principal e formação em todas as equipas ou selecções por onde passou, e com sucesso, sendo alguém que poucos pisam.
"No comando do surpreendente Chile, que começou a 16ª rodada apenas um ponto atrás do Brasil, o também argentino Marcelo Bielsa confirma a fama de especialista nessa competição, sob suas actuais regras.
"Com a disputa por pontos corridos em dois turnos, Bielsa soma 40 jogos por eliminatórias. Nenhum brasileiro ultrapassou a marca das 18 partidas. Nas eliminatórias para a Copa de 2002, ainda dirigindo a selecção de seu país natal, Bielsa somou 13 vitórias em 18 jogos.
No classificação para 2006, também no comando da selecção da Argentina, ele disputava a liderança com o Brasil depois de oito rodadas, quando pediu demissão. A decisão de deixar o posto foi tomada duas semanas após a conquista do o ouro na Olimpíada de Atenas-2004. Mas é com o Chile que ele ultrapassa qualquer expectativa. "
Mas o melhor é ver as equipas que ele treina a jogar, assim como a BOA mistura da cantera que ele faz questão de enquadrar.
Hoje ainda me lembraram de outro Treinador que muito prezo, o "Imperador" Fatih Terim.
Quanto à possibilidade de os contratar, não entro nessa de impossível ou que não querem vir por este ou aquele motivo, não estamos a falar de GRANDES NOMES mas sim GRANDES TREINADORES!
SL
At 12/11/10 00:31, Pai da Leoa said…
Então de quem foi o mérito de em 1996, o Luís Boa Morte sair por 600 mil contos, na altura e sem nunca ter jogado um jogo de "primeira"?!?!?!? Um perfeito desconhecido...
Aí nem foi preciso treinador...
...mérito a um Clube formador como poucos!!!
Pois é... é ser Sporting CP!!!
Há muito que aprendi...
At 12/11/10 00:37, Ricardo said…
O Bielsa é um treinador de qualidade mas neste momento da carreira serve essencialmente para treinar Selecções. Nunca resultaria num clube como o Sporting. Um bom treinador para o clube seria, sem dúvida, o Manuel José. Primeiro, porque sente o clube; depois porque conhece de trás para a frente o campeonato português (esta é das maiores vantagens que um treinador pode ter; tal como Jesus, Villas-Boas, Machado, Jesualdo, etc); e por último, mas nada despiciendo, porque tem muita qualidade.
De qualquer forma, não me parece que o "problema" do Sporting resida no treinador. Paulo Sérgio tem ainda passos a dar, é certo, mas poderia fazer um bom trabalho. Se não tivesse a estrutura frágil que tem a apoiá-lo. Enquanto esta dinastia não sair do clube podem ter a certeza que o Sporting irá afundar-se cada vez mais.
At 12/11/10 00:46, CB said…
Eu apostava naquele Homem, com ADN de Mineiro, para nos tirar rapidamente do buraco em que estamos enfiados!
Vocês sabem de quem eu estou a falar!!!!!!!
At 12/11/10 00:56, CB said…
Olha, um lampião a desejar a continuidade da festa brava!
Ó porca miséria!
At 12/11/10 01:30, Anónimo said…
Volta Paulo Bento, estás perdoado.
oVo
At 12/11/10 01:35, Unknown said…
Quando vejo aqui apontar nomes como Jesualdo Ferreira ou Manuel Machado quase que me apetece gritar fica Paulo Sérgio.
Tenho uma sugestão , procurem um treinador do tempo do João Rocha e depois vejam se ele teve filhos .Quem sabe convencemos um dos rebentos filhos a vir treinar o Sporting?
Fernando Pacheco
At 12/11/10 01:57, bola-9 said…
ai esta a dupla de quem se fala,os dois betinhos da linha de sintra. quem gosta muito de voz e´o orlando duarte.ai ai
http://nafls-sintra.webnode.com/products/miguel%20castilho%20estreia-se%20na%201%C2%BA%20divis%C3%A3o%20de%20futsal/
At 12/11/10 02:04, YaZalde said…
Depois de mais um 'post' de Mário Rui Oliveira (um dos defensores do JEBardo), eis o que me apraz dizer sobre tão dissimuladas linhas de escrita, em que se tenta, mais uma vez, tirar o enfoque sobre os reais culpados desta miséria em que tornaram o SCP... os dirigentes sem carácter nem carisma nem nada, só aselhices atrás umas das outras...
Mas como sugestão para o próximo treinador do SCP do nosso descontentamento, vão mas é buscar o Tiririca, é que pior do que está não fica...
Irra que é demais...
At 12/11/10 02:58, Mike BlitzGreen said…
Boa dissertação do MRO
Vou dar a minha breve opinião e vou tentar voltar a dar-la mais completa.
Dos treinadores Portugueses não vejo nenhum com capacidade para poder pegar no SCP. Meter na lista Domingos e Jorge Costa acarreta mais viragens a norte que eu sinceramente gostaria de evitar.
Ainda sonhar com JJ é surreal. O homem não terá "bancada" em Alvalade, penso eu de que.
Jesualdo acaba de se espalhar ao comprido em Espanha, Julgo que apenas fez bom trabalho no Braga e no FCP porque são estruturas eminentemente presidenciais e com uma exigencia e organização bem acima da média.
Manuel Machado não se enquadra em nenhum dos parametros que o MRO sublinha serem necessarios para ser nosso treinador....
Resta-nos o estrangeiro. E para mim terá sempre que ser a opção. E porque? Porque numa estrutura que vive dos empresarios e que abdicou de pesquisar por jogadores um treinador não Português traria outros horizontes e outras listas de jogadores para possiveis compras....
Gosto muito de Bielsa e faz me rir que um lampiõ venha para aqui dar bitaites , só o facto de o comentar demonstra o quanto seria de boa contratação. E seria um treinador com uma visão de um mercado apetecivel mas onde não nos movimentamos a preceito.
Juande Ramos apenas brilhou no Sevilha e Rijkaard a mesma coisa no Barça.....seriam mesmo boas opções?
Fatih Terim tambem é falado mas não sei até que ponto seria tambem ele uma boa escolha para os nossos miudos.
A meu ver aquele que melhor se enquadra seria mesmo Bielsa. Num projecto a medio-longo prazo. Com uma reformulação das camadas jovens. Vão ver o trabalho de fundo das selecções mais jovens Chilenas e vão perceber a razão da minha escolha.
MRO
JEB simplesmente não é um presidente, é um caretaker do BES. Sem qualquer tipo de conhecimentos , rumo ou visão. Dizer que o treinador e não ter dado jogadores chaves são os dois maiores erros é leviano , é uma incompetencia latente desde o primeiro dia de trabalho......
SL
Miguel Damas
At 12/11/10 07:45, Anónimo said…
http://www.abola.pt/nnh/destaque.aspx?id=231393&zona=4
é a crise...
fanático
At 12/11/10 11:03, Leão senil said…
Eu apostava no Jorge Gabriel. Para adjunto ía buscar o Claúdio Ramos e como castigo quem jogasse mal era massajado por este.
At 12/11/10 11:25, Anónimo said…
Miguel,
discordo da tua análise ao Manuel Machado. Na excepção do não ter conquistado ou ter experiência nos grandes, o MM cumpre todos os outros requisitos.
Quanto ao Juande Ramos, brilhou no Sevilha e no Real de Madrid ( fez uma segunda volta excepcional saindo apenas pela entrada de Florentino Perez ... ) . Sim, foi péssimo no Tottenham, mas isso tem mais a ver com a não adaptação ao futebol britânico. No CSKA não esteve tempo suficiente num clube em clara perda para provar algo.
Quanto a JEB , sabes a minha opinião de fundo. No entanto, jamais o defenderei forever e muito menos whatever ... Sim, reafirmo acreditar que tem sido um bom presidente para o clube e sofrivel na SAD. No entanto, acho que esta época se contratou com mais critério. Há alguma contratação, com excepção do treinador que discordes em absoluto porque achas muito má ? Mas falhou em 2 aspectos essenciais e que se têm mostrado decisivos. Pontas de Lança e acima de tudo treinador.
Quanto ao que vêm com a velha história do "mas mudar o treinador não resolve o problema" ... só gostava de perguntar se acham que se o Mourinho viesse treinar esta equipa não resolvia nada e que o problema continuava a ser mais profundo ...
Sim, trocar de treinador resolve e pode mudar tudo ! Mas tem de ser um treinador MUITO BOM !
At 12/11/10 11:26, Anónimo said…
http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100001857570353
At 12/11/10 11:30, Anónimo said…
Só mais uma achega ao Manuel Machado. Desde a brilhante carreira ue fez com o Moreirense na primeira divisão, MM falhou apenas na Académica, situação em que foi o menos culpado. Pura e simplesmente não tinha matéria prima. De resto cumpriu em todo o lado ... além disso tem experiência de formação em Guimarães, tem um historial interessante de integração de novos jogadores e tem outro aspecto interessante de ter tido jogadores que jogaram na equipa dele de forma como nunca mais jogaram em lado nenhum ...
At 12/11/10 11:30, Anónimo said…
Em defesa do José Diogo Quintela.
Vamos lançar um boicote a "A Bola", enquanto Miguel Sousa Tavares lá escrever.
Divulguem pf
At 12/11/10 11:53, Tiago said…
concordo com as tua opinioes mas nao com as duas sugestoes. em primeiro lugar, treinadores ligados a outros clubes (jorge costa e domingos) nunca é boa opção. facilmente são os primeiros a ser contestados. depois os treinadores estrangeiros são demasiados caros e demasiado low-profile. juande ramos saiu a mal do totenham tal como rjkaard depois daquela epoca tornou se um falhado.
Aqui vao as minhas opções:
- Jorge Jesus (se for despedido) - enormes ganas de ganhar, sportinguista, conhecedor profundo do futebol portugues, trabalhador, disciplinador, tacticamente forte. defeito -
dificuldade a fazer rodar o plantel, o que no sporting esse defeito torna se importante.
- Manuel Cajuda - nunca me lembro deste homem quando é pa escolher um treinador. a verdade e que ele ja chateia com os seus comentarios e nao custava nada alguem dar lhe a opurtunidade num grande. nem sobre fez grandes epocas mas fez boas epocas por ai e um trabalho de fundo no Braga que hoje ainda se nota. a sua falta de titulos e a falta de "curriculo" pois nunca elevou uma equipa muito alto é o seu senão.
- Augusto Inacio - a sua qualidade como treinador aceito se digam que e duvidosa. no entanto, e o treinador portugues com o maior feito possivel, mais que o mourinho. ser campeao no sporting!!! ainda por cima, passado por 18 anos. grande equipa? talvez. mas noutros anos tambem a teve e nao ganhou nada. era daqueles que dava lhe o "tempo que fosse preciso" pois este gajo merece.
- Co Adriannse - o melhor treinador estrangeito que passou em Portugal nos ultimos anos. em primeiro lugar, o seu perfil fantastico. meteu quaresma na linha, nao deu o rabinho ao pinto da costa e é um treinador assim que e preciso. a sua qualidade e indiscutivel tanto no porto como no az alkmaar. a sua qualidade tactica e a sua locura, se nao trazem titulos, pelo menos de certeza trazem golos e gente ao estadio. este e o meu favorito
- Marcelo Bielsa - não o conheco mas o seu trabalho sei que e bom. fez uma boa seleccao do chile e temos dois chilenos que ele poderia exponenciar.
- Carlos Queiroz - OK! esta foi no gozo.
At 12/11/10 11:59, Mike BlitzGreen said…
MRO
No caso do MM e do JEB são apenas opiniões distintas. Achei o teu post excelentemente elaborado e com pano para mangas a nível de discussão.
Ainda em relação a MM há o problema da linguagem do homem....lol....depois de PB voltariamos a ter umas conferencias de imprensa bastante interessantes.
O meu voto num treinador estrangeiro prende-se tambem muito no facto de o SCP não ter aparentemente olheiros internacionais. Lembras te de Jozic? Com ele vieram bons valores emergentes (falhou Kmet) e Acosta. Tudo a pedido dele.
Marcelo Bielsa seria um treinador que cairia como luva nas bases que o SCP têm. Academia!! O homem não trabalhou apenas a selecção principal do Chile, reformulou as equipas jovens, que brilharam nomeadamente no campeonato de sub21 e no ultimo torneio de Toulon.
Não quero dizer com isto que só a minha opinião vale e que Bielsa é o unico capaz. Estou apenas a puxar a brasa a minha sardinha.
Quanto a JEB não há volta a dar. Para mim é um incompetente e está a fazer muito mal ao SCP, aliás posso dizer que se este era o grande escudeiro da linhagem Roquette a sua prestação está a demonstrar o logro que têm sido os ultimos 15 anos. Está lá há 10 e comete erros de palmatoria? Infelizmente hoje há mais uma noticia triste para o SCP. Izmailov só regressa em março...MARÇO!!!!!
Eu gostava de saber que anda lá a fazer este departamento médico liderado pelo doutor Domingos Gomes....Já agora pergunto quais as razões da substituição do doutor Fernando Ferreira por este Domingos Gomes , as lesões mal curadas e estes imbroglios médicos têm sido uma constante....
SL
Miguel Damas
At 12/11/10 12:25, Unknown said…
O Miguel queria dizer Doutor Gomes Pereira. lol
Fernando Pacheco
At 12/11/10 12:34, Unknown said…
Fernando Ferreira foi demitido na sequência de uma série de recuperações mal sucedidas.
A mais badalada foi a recuperação daquele centro campista que veio do Boavista e acabou a jogar na europa sem muito sucesso.
Não me lembro o nome alguém que me ajude.
SL
Fernando Pacheco
At 12/11/10 12:38, Unknown said…
Delfim é o homem, tava debaixo da lingua.
Fernando Pacheco
At 12/11/10 12:45, Mike BlitzGreen said…
LOL
Obrigado Pacheco!!!
Sim Delfim
E Gomes Pereira....irra....lol
Bem...se foi por isso , está na hora de questionar o trabalho feito por este departamento....ou então a preparação fisica....
SL
Miguel Damas
At 12/11/10 13:24, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
MRO,
"Quanto ao Juande Ramos, brilhou no Sevilha e no Real de Madrid ( fez uma segunda volta excepcional saindo apenas pela entrada de Florentino Perez ... ) . Sim, foi péssimo no Tottenham, mas isso tem mais a ver com a não adaptação ao futebol britânico"
- A respeito do trabalho dele no Sevilha, nada a apontar porque realmente foi galvanizante para o clube principalmente pelas vitorias na UEFA, mas depois ou antes que mais fez ele?
Quando dizes que ele não se adaptou ao Futebol Britanico, dá-me uma enorme vontade de rir desculpa, mas ele afinal era jogador ou treinador do Tottenham? Um Treinador que seja bom essa desculpa não se emprega!
"Só mais uma achega ao Manuel Machado. Desde a brilhante carreira ue fez com o Moreirense na primeira divisão"
- Pelo teu critério, José Mota também seria uma excelente escolha, porque fez mais pelo Paços que qualquer trabalho feito pelo Machado em qualquer outro!
"Sim, reafirmo acreditar que tem sido um bom presidente para o clube e sofrível na SAD"
- Aqui agradecia-te que me fundamentasses o que dizes, porque quem apoia JEB só sabe dizer o que acima escreves, é bom porque sim..!?
SL
At 12/11/10 14:02, Algoncalves said…
Quando o PS assinou pelo Sporting brinquei aqui que me lembrava o Raul Aguas, acho que fui injusto com o Raul Aguas...lol
Este PS é fraquinho, diz ele que o que estraga tudo foi os ultimos minutos do ultimo jogo, pois de resto era merecedor de elogios que merece.
Um dos 2 anda alienado da realidade, ou ele ou eu...
SL
André Gonçalves
At 12/11/10 14:22, Algoncalves said…
Quando o PS assinou pelo Sporting brinquei aqui que me lembrava o Raul Aguas, acho que fui injusto com o Raul Aguas...lol
Este PS é fraquinho, diz ele que o que estraga tudo foi os ultimos minutos do ultimo jogo, pois de resto era merecedor de elogios que merece.
Um dos 2 anda alienado da realidade, ou ele ou eu...
SL
André Gonçalves
At 12/11/10 16:01, Anónimo said…
E o Post sobre a Ronda de Elite da Uefa Futsal Cup?!?!?!?!
Já cá está em casa, o bilhete para a tarde de 28-11-2010....
Vá, toca a divulgar:
-horários
-jogos
-bilhetes e formas de aquisição (tb os preços, claro)
-etc etc etc
PaiDaLeoa
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home