"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, março 07, 2018

Onde está o poder político?

Não estará na altura do poder político adoptar uma atitude firme e forte em relação ao que se está a passar no futebol nacional?

Indícios de corrupção, arguidos, detidos, violência, claques ilegais, homicídios, guardas pretorianas, directores de comunicação incendiários, sentimento de impunidade total, manipulação que os dirigentes fazem junto das massas. Tudo isto é preocupante.

A estrutura organizativa do futebol está a caminhar perigosamente no seu discurso e no seu modus operandi para um clima de guerra civil. Só mesmo uma ação determinada e férrea por parte do governo poderá pôr um travão a tudo isto. Não se pode continuar a assobiar para o lado. Tudo isto está a tomar proporções verdadeiramente assustadoras. Fruto de gente menos recomendável que anda pelo futebol para se servir deste por forma a alimentar interesses e projectos pessoais.

Continua, por exemplo, a fazer-me muita confusão e a causar perplexidade, assistir em plena casa da democracia a jantares anuais de presidentes de clubes com deputados. Subjugação e submissão total dos representantes da nação aos senhores do futebol.

É inegável que o Sporting adoptou um discurso de denúncia e de rompimento com o clima tenebroso de ausência de verdade desportiva, tendo sido o primeiro a desmascarar o polvo. Vouchers, lembram-se? Era pura fantasia, um estado de delírio leonino...

No entanto, chegados a esta fase em que tudo começa a ficar bem mais claro, tem mesmo que ser a justiça - incluindo a desportiva - a fazer o seu trabalho, juntamente com o governo, para que de uma vez por todas voltemos a ter o futebol imaculado que desejamos.

Mas não podemos ficar apenas pelo corte de um ou dois tentáculos. Temos que aniquilar o polvo!

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


12 comentários:

  • At 7/3/18 01:44, Anonymous Anónimo said…

    O poder político tem estado no camarote sentado ao lado do Vieira dos Pneus, facto revelador da actual situação do futebol português.

     
  • At 7/3/18 08:14, Blogger Sporting até morrer said…

    O poder político entrar neste momento em que a justiça actua é totalmente desadequado.

    Acredito que esta investigação tem muito mais interesse que os vouchers e, aqui sim, há matéria para levar a justiça desportiva (se ainda funcionar e se quiser funcionar) a fazer descer de divisão o benfic@.

    Aqui não há defesa possível.
    Há corrupção, activa e passiva.
    Há provas.
    Haja vontade.

    SL

     
  • At 7/3/18 08:15, Anonymous Anónimo said…

    Então não vimos Costa e Centeno ladearem Luís Filipe Vieira na Tribuna de Honra no jogo Benfica x Porto? Não ouve a cena dos bilhetes para a Tribuna de Honra do Centeno? Não veio o Alegre criticar a PGR? isto só lá vai com pressão da Europa. Ontem e hoje os acontecimentos do Benfica enchem as páginas dos principais jornais do Mundo. Nos, povo não vamos deixar que pressionem a Investigação. Já chega de LODO.

     
  • At 7/3/18 08:23, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Meu caro SAM, a justiça que faça o seu trabalho, mas o poder político que intervenha para pôr um travão junto dos clubes, no que se refere a este clima de pré guerra civil. O poder político e a FPF.

     
  • At 7/3/18 10:41, Anonymous Anónimo said…

    Nos Estados de Direito Democrático existe um principio que se chama separação de poderes e independência da Justiça. Porque não tenhamos dúvidas ninguém sai mais chamuscado com esta nuvem negra que começou ontem a pairar sobre o futebol português que a Justiça. E à Justiça o que é da Justiça. Como os alegados "passadores" de que estamos a falar. Sempre se verificaram noutras áreas mas pode ser que agora com o mediatismo do futebol alguém se lembre de fazer alguma coisa. Já o CM tão preocupado com a forma como outros protagonistas conseguiram aceder a algo que já tomavam como um exclusivo do próprio CM - o segredo de Justiça - só dá vontade de rir.

    Quanto à reclamação sobre o poder político a única ferramenta eficaz de que dispõe prende-se com o estatuto de utilidade de pública dos clubes. Algo sempre muito complicado de alterar. Até pelos reais contributos dos clubes, muito à margem do futebol e sempre ofuscados pelo futebol. Cabia isso sim, à FPF e à LPFP e de há muito tempo a esta parte acabar imediatamente com o actual estado das coisas. Como aliás nas melhores Ligas. Em Portugal ninguém se preocupa com o futebol em si. Sobretudo com o modelo do negócio. Com os clubes grandes e os media à cabeça. E quem pensa que são todos diferentes...

     
  • At 7/3/18 10:51, Blogger LF said…

    Nuno Almeida,

    Tirando a tónica clubista (os vouchers são peanuts, e a legalização das claques não serve para nada) até concordo com muitas das coisas.
    Acontece que o futebol é autónomo, e a FIFA não permite intervenções políticas.
    É preciso que se perceba também que não há inocentes. E enquanto cada trincheira apontar farpas ao rival, não se resolve nada.
    O Benfica tem os casos que tem, mas têm de reconhecer que em termos de discurso guerrilheiro o vosso presidente bate tudo e todos.
    Mais do que Benfica contra Sporting e Porto ou vice versa, há que pensar numa lógica de quem gosta de futebol versus quem o quer deixar morrer afundado nos seus equívocos e nas suas práticas.

    Além do mais temos de entender muito do que se passa como retrato do país. A cunha, a influência, o conflito, são tudo bandeiras nacionais. No futebol é tudo mediatizado ao extremo, mas tudo isto se passa noutras instituições e empresas.

     
  • At 7/3/18 11:09, Anonymous Anónimo said…

    Palavras sábias. Nos no Sporting apenas pretendemos a verdade desportiva, será pedir muito?

     
  • At 7/3/18 11:42, Blogger João Pedro said…

    "Acontece que o futebol é autónomo, e a FIFA não permite intervenções políticas."

    Isto não significa que o futebol funcione à margem da Lei, embora alguns dirigentes estejam convencidos que sim.

    Se calhar, o "discurso guerrilheiro" talvez tenha alguma razão de ser... Ou estavam à espera de quê? De andarem a ganhar à custa de trapaça e ninguém dizer nada?? O que é que é realmente grave, é ter um "discurso guerrilheiro" ou é não conseguir fazer nada de forma honesta, no futebol e na vida pessoal?

    O que se passa no futebol em Portugal não é um reflexo do pais, é pior! O futebol português com os métodos e praticas 'tradicionais' (à tanto tempo que até já são encarados como algo natural), com personagens que se passeiam impunemente (alguns com cadastro) que tem sobre eles passados pouco claros e com suspeita de envolvimento em crimes graves, assemelha-se mais a um submundo do que a algo próprio de um pais civilizado.

     
  • At 7/3/18 12:06, Anonymous Anónimo said…

    Quem organiza e tutela o futebol em Portugal, na Europa e no Mundo. são as Federações. Nalguns casos Ligas como a LPFP mas nunca o poder político ou Governos. Que por sua vez são tuteladas por organismos internacionais como a UEFA e a FIFA. Com Departamentos de Justiça muito próprios. A solução para o futebol português está de certeza no seio destes organizações e não há soluções sem sanções. Logo, muito cuidado. Não era bom para ninguém ver os clubes portugueses afastado das provas da UEFA. Ou pior, a selecção nacional sem o estatuto de utilidade pública afastada do próximo Mundial. E o estado a que o futebol português chegou já justifica isso e muito mais.

     
  • At 7/3/18 12:24, Anonymous Anónimo said…

    O clima que se vive hoje no futebol português não é mais que a consequência mais séria e inevitável, das condenações absolutamente exemplares quer do apito dourado na Justiça Cível, quer do apito final na Justiça Desportiva. Estávamos todos à espera do quê? Um clima de absoluta impunidade tem sempre consequências muito sérias. Se também deixássemos de condenar os homicidas... Em qualquer país sério o Porto tinha descido até à Divisão mais baixa. E o papa afastado para sempre do dirigismo desportivo. Ainda hoje devia ser essa a principal exigência de quem gosta mesmo de futebol.

     
  • At 7/3/18 12:40, Anonymous Anónimo said…

    "O clima que se vive hoje no futebol português" deve-se a um ladrão de camiões cadastrado, suspeito de envolvimento em tráfico de droga, que deve 600 milhões a um banco e que compra juízes, andar a transpor os mesmos expedientes que aplica na vida pessoal para o clube que preside.

     
  • At 7/3/18 13:54, Anonymous Anónimo said…

    "Clubes portugueses afastados da UEFA"
    - Ao menos não se voltava a repetir a vergonha do Benfica - 6 derrotas na fase de grupos da Liga dos Campeões - 5x0 do Basileia!
    Lá fora o Benfica é enxovalhado e perguntam : o que aconteceu ao Benfica bi-campeão europeu; já alguém deu a resposta : o visionário orelhas!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home