"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, outubro 31, 2011

Uma História única e exemplar!



Nuno M Almeida

domingo, outubro 30, 2011

Um leão viciado em vitórias... no caso, a décima!



Feirense, 0 – Sporting, 2

Estádio Municipal de Aveiro
Árbitro: André Gralha


FEIRENSE: Paulo Lopes; Pedro Queirós, Henrique, Luciano e Stopira; Varela, Hélder Castro e Cris; Miguel Pedro, Fonseca e Ludovic.

Suplentes: Douglas, Mika, William, Bamba, Sténio, Jonathan e Rabiola.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Onyewu, Daniel Carriço e Insua; Rinaudo, Elias(Carrillo) e Schaars; Matías Fernandez (Bojinov), Wolfswinkel e Capel (Jeffren).

Suplentes não utilizados: Marcelo, Evaldo André Santos, e Pereirinha.

Golos: 0-1 Wolfswinkel, 0-2 Schaars

Nuno M Almeida

sexta-feira, outubro 28, 2011

João Silva, mais um Leão Campeão da Europa





O nosso João Silva sagrou-se hoje em Israel, e pela terceira vez consecutiva, campeão da Europa de Sub-23, em Triatlo

Este título europeu, deste grandioso atleta que em tão boa hora o Sporting o foi recrutar para o nosso seio, enche-nos de orgulho e acrescenta aos dois grandes êxitos que haviamos conseguido no curto espaço de quinze dias através de Diogo Fernandes (karaté) e Diogo Neves, este título mundial (KickBoxing)

Estas três conquistas em outras tantas modalidades são a prova provada da dimensão do nosso Sporting, sem paralelo neste país e uma confirmação de que o ECLETISMO tem que ser uma forte realidade.


Parabéns João Silva,


ECLETISMO SEMPRE!!!


Juvenal Carvalho







quinta-feira, outubro 27, 2011

E agora?



Passados vários meses e nove vitórias seguidas, com um futebol bonito, apelativo e eficaz, que diria hoje em dia o palhaço de serviço?

Confesso que há vários 'cromos comentadeiros, paineleiros ou avençados' para os quais já não tenho qualquer pachorra, pelo que nem perco dois segundos a ouvi-los ou lê-los, sobretudo porque a falta de isenção nas suas opiniões ou análises é demasiado evidente - roçando mesmo a pornografia - mas tenho uma certa curiosidade em saber o que dirá ou pensará agora o 'manhoso'.

Nuno M Almeida

quarta-feira, outubro 26, 2011

O novo Pavilhão será mesmo uma realidade!




Depois de uma enorme "guerra" e que mais uma vez nos penalizou e muito em relação aos nossos rivais, finalmente o dia de hoje foi de luz verde, com a Câmara Municipal de Lisboa a aprovar o Plano de Pormenor Alvalade XXI, que permite ao Sporting avançar para a construção do pavilhão polidesportivo nos terrenos do antigo estádio de Alvalade.A proposta, que foi aprovada com as abstenções do CDS-PP e do PCP e sem o voto do vereador do PSD Pedro Santana Lopes, por ter sido já presidente do clube, permitirá acolher as competições das modalidades amadoras num mesmo espaço, estando o arranque da construção do pavilhão previsto para o primeiro semestre de 2012.


Perante isto, e entrevistado após a decisão o nosso Presidente afirmou: «Até aqui não era possível pensar no pavilhão. Já estamos a trabalhar nisto há muito tempo, já existem ideias globais para o projecto, mas só agora com a aprovação do plano é que podemos avançar».


A construção e elaboração do Plano de Pormenor Alvalade XXI pelo município fazem parte de um acordo entre a autarquia e o Sporting que previa também o pagamento ao clube de 18 milhões de euros em edifícios a reabilitar, entretanto alterado para um pagamento em dinheiro.


Desta forma, e depois de tudo isto confio plenamente que muito em breve iremos ter a boa nova do início desta obra com que todos sonhamos.


O SPORTING PRECISA DO PAVILHÃO!!!


Juvenal Carvalho

segunda-feira, outubro 24, 2011

Este leão canta de galo... e bem!



Sporting, 6 – Gil Vicente, 1

Estádio José de Alvalade
Árbitro: João Capela


SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Polga e Insúa; Rinaudo (Rubio), Schaars e Elias; Matias Fernandez (Carrillo), Van Wolfswinkel e Capel (Bojinov).

Suplentes não utilizados: Marcelo, Onyewu, Evaldo e André Santos

GIL VICENTE: Adriano; Éder, Halisson, Sandro e Júnior Caiçara; Richard, Pedro Moreira e Luís Manuel; Sidnei, Laionel e Luís Carlos.

Suplentes: Jorge Baptista, Daniel, Guilherme, Roberto, Mauro, Paulão, Yero

Golos: 1-0 Carriço, 2-0 Wolfswinkel, 3-0 Capel, 4-0 Capel, 4-1 Roberto, 5-1 Bojinov, 6-1 Bojinov

Veja os golos aqui

Nuno M Almeida

Taça de Portugal: confronto entre Sporting's




O sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, esta manhã realizado, ditou um duelo entre Sporting e Sporting de Braga. A partida deverá ser disputada a 20 de Novembro.


Nuno M Almeida

domingo, outubro 23, 2011

ZAZA em Alvalade no apoio a Rubio!


Ora aqui está uma excelente Noticia:

Ivan Zamorano, um dos meus ídolos estará em Alvalade esta 2ª Feira para ver e apoiar o seu sobrinho Rubio.
Esperemos então que o jogo corra "a jeito" de modo a que Rubio possa entrar a tempo de poder brilhar e mostrar as qualidades que estamos confiantes que tenha, e se essas qualidades se compararem ás do seu Padrinho, teremos neste miúdo um diamante para um Futuro recente.

Nunca mais esquecerei o fantástico jogo a que assisti com o meu Pai em Alvalade, então para a Taça UEFA 94/95, jogo esse que ganhamos 2-1 ao Real Madrid então clube de ZAZA (pena foi termos sido eliminados, sabendo igualmente que tínhamos sido a única equipa a vencer o todo poderoso Real Madrid na 1ª volta do Campeonato).





Que sejas bem vindo a nossa casa ZAZA, esperando que Rubio siga as tuas pisadas e se torne tão ou melhor que tu.

SL

ZenMan - Vítor Araújo

Concertem posições, caramba!



Antes que alguns arautos - mais ou menos justiceiros - com uns tiques de guardiões da moralidade leonina me venham criticar e apelidar de desestabilizador, permito-me lembrar que este espaço Sangue Leonino foi criado com o intuito de que aqui se debata sem tabus quaisquer temas relacionados com a vida do nosso clube.

O coração do Sporting - leia-se a equipa de futebol profissional - atravessa um bom momento, a comunhão com os adeptos felizmente voltou, mas continua a ser difícil entender certas dissonâncias públicas de opinião por parte de dirigentes leoninos.

Depois de uma suposta divergência de opinião entre Godinho Lopes e Luís Duque, veiculada há uns meses, onde constou que o segundo apresentou mesmo a sua demissão, parece que temos uma segunda parte desse desencontro, desta vez atendendo às eleições na FPF.

Não entendi as posições de apoio tornadas públicas por parte de Luís Duque a Carlos Marta, quando era sabido que oficialmente o Sporting Clube de Portugal apoia o candidato Fernando Gomes.

Duque pode ser fiel a cumplicidades político-autárquicas com Fernando Seara, ou mesmo a 'outras', mas é bom que não se esqueça que é administrador de um clube e que deve publicamente respeitar as hierarquias e as decisões emanadas no seio dessa instituição.

Pode ser que algo me esteja a escapar no exercício de compreensão de tudo isto, pode ser que estejamos na presença de pessoas geniais que arquitectaram uma estratégia desconcertante e inatingível, mas também pode ser uma tremenda confusão e uma incompreensível desunião por parte de pessoas que exercem cargos de elevada importância dentro do clube.

Acreditando que a última hipótese é a mais credível, pelo menos face ao que tenho lido e ouvido, como sócio e adepto - bem como accionista da SAD - apenas peço que articulem melhor as suas posições e que debatam internamente com mais abertura e clarividência os vários temas, sob pena de estarmos constantemente e passar para o exterior uma imagem de bagunça e indisciplina. Sobretudo agora que a equipa de futebol está 'nos eixos'...

Nuno M Almeida

sábado, outubro 22, 2011

Começa hoje a nova vida do nosso Hóquei em Patins



É já hoje, pelas 18 horas, no Pavilhão da Liga de Algés, que o Sporting Clube de Portugal iniciará o campeonato nacional da II divisão Zona Sul, numa caminhada sustentada que nos irá levar rumo ao convívio dos grandes, afinal aquele que deverá ser sempre o nosso habitat natural e com os olhos postos nos títulos.

Sendo que este ano o objectivo da subida, embora nunca possa ser posto de parte, não é obrigatoriamente primordial, a grande verdade é que todos seremos poucos para apoiar estes jogadores que vestem a camisola do nosso Clube. Decerto que embora rivais como o Turquel, Oeiras e Sp. Tomar possam ser emblemas bem apetrechados para a subida ao escalão principal - sobem os dois primeiros - estou convicto que os nossos "guerreiros" tudo farão para nos engrandecer e trazer para o topo uma modalidade com especial simpatia no nosso País e entre a massa adepta leonina.

Deste modo, todos aqueles que hoje se possam deslocar a Algés que o façam em apoio a uma secção que mesmo de forma autónoma tão bem defende o emblema do Sporting.

FORÇA, LEÕES!!!

PS - Os jogos que o Sporting realizará esta época em casa serão disputados na Parede, na Escola Fernando Lopes Graça.


Juvenal Carvalho

quinta-feira, outubro 20, 2011

Rumo aos dezasseis-avos!



Sporting, 2 - Vaslui, 0

Estádio José de Alvalade
Árbitro: Clement Turpin (França)


SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Polga e Evaldo; Rinaudo e Schaars; Pereirinha (Carrillo), Matías e Capel (André Martins); Van Wolfswinkel (Bojinov).

Suplentes não utilizados: Marcelo Boeck, Tiago Llori, André Santos e Rubio.

VASLUI: Cerniauskas; Milanov, Farkas, Gladstone e Milisavljevic; Papp e Pavlovic; Adaílton, Wesley e Sanmartean; Yero Bello.

Suplentes: Puia, Zmeu, Costin, Jovanovic, Neagu, Balaur e Buhaescu.

Golos: 1-0 Evaldo, 2-0 Matias

Nuno M Almeida

quarta-feira, outubro 19, 2011

Juniores na fase final da "Liga dos Campeões"




Ao empatar hoje a zero na Alemanha ante a equipa alemã do Wolfsburgo, os juniores do Sporting, orientados por Ricardo Sá Pinto, um dos antigos jogadores que regressaram a Alvalade após uma promessa eleitoral da Direcção actual, conseguiram o apuramento para a fase final da Next Generation - a "Liga dos Campeões" do escalão - que se realizará no Dubai no próximo mês de Janeiro e que contará com os dois primeiros classificados dos quatro grupos que compõem esta competição.

Assim, os jogos que ainda faltam disputar, com o Molde, na Noruega, a 12 de Novembro, e nosso Estádio ante o Liverpool, a 16 de Novembro, onde desde já faço o apelo para uma presença em peso dos adeptos, servirão apenas para cumprir calendário.

Deste modo, numa prova para a qual o Sporting entrou por convite, como reconhecimento por todo o trabalho feito no futebol jovem formando talentos atrás de talentos, como o atesta o facto de numa só década ter visto os "nossos" Luis Figo e Cristiano Ronaldo serem eleitos pela FIFA como os melhores jogadores do Mundo, o nosso Clube não deixou os seus créditos por mãos alheias.

Em Janeiro no Dubai temos o direito de sonhar ganhar uma competição deste nível ante os principais "tubarões" do futebol europeu.

Parabéns ao leõezinhos... Que orgulho é pertencer a um Clube como Sporting!!!

Juvenal Carvalho

Com vista para o apuramento

O Sporting recebe amanhã a formação romena do Vaslui em jogo a contar para a 3ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. Jogamos amanhã aquela que pode ser uma cartada decisiva com vista ao apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa, vencendo a equipa romena. Penso que somos favoritos para este jogo, temos condições para o vencermos, mas penso também que será necessário respeitar este Vaslui que já fez um bom resultado fora de casa nesta Liga Europa ao empatar com a Lázio em Roma.


Aqui ficam os convocados de Domingos para este jogo:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo;
Defesas: João Pereira, Carriço, Polga, Ilori e Evaldo;
Médios: Rinaudo, Schaars, Pereirinha, André Santos, André Martins, Matias e Capel;
Avançados: Bojinov, Wolfswinkel, Rubio e Carrillo.

VAMOS MOSTRAR PORQUE SÓ NÓS É QUE SABEMOS PORQUE NÃO FICAMOS EM CASA!

Lion King

domingo, outubro 16, 2011

E um par de óculos?



Sei que os tempos são de crise e que a RTP, tal como o resto do país, tem sido obrigada a fazer um esforço considerável na tentativa de redução das despesas públicas. Porém, tal como o Governo, existem cortes que tendo a aceitar melhor do que outros. Na saúde por exemplo, tenho algumas dificuldades em concordar que se possa colocar em causa serviços básicos como os cuidados oftalmológicos. Ora bem, digo isto a propósito do aparente mau estado de saúde de um dos seus funcionários que, visualizadas as imagens, conseguiu colocar em causa a grande penalidade sofrida pelo nosso atleta Matias Fernandez, em Famalicão. Foi tal a evidência à infracção da Lei 12 - faltas e incorrecções - que é caso para perguntar: e um par de óculos para o Gobern(o)?

Abraço de Leão,
Verdão

PS - Queria aqui deixar os meus parabéns e saudar Diogo Neves, atleta de Kickboxing, pela conquista de mais um título mundial para o Sporting.




imagem: negocios&network

sábado, outubro 15, 2011

Venha o próximo!



Famalicão, 0 – Sporting, 2

Estádio Municipal de Famalicão
Árbitro: Soares Dias


FAMALICÃO: Rui Forte; Luís Miguel, Pedro Silva, Hugo Matos e Talocha; Palheiras, Jorginho e Flávio Igor; Gomis, Claro e Diop.

Suplentes: César, Jorge Miguel, João Dias, Flávio Moreno, Nélson, China e Cafu.

SPORTING: Marcelo Boeck; João Pereira, Onyewu (Pereirinha), Daniel Carriço (Rodriguez) e Evaldo; Matías Fernández, André Santos e Stijn Schaars; Diego Capel (Rubio), Van Wolfswinkel e Insua.

Suplentes não utilizados: Tiago, Polga, Arias e André Martins.

Golos: 0-1 Wolfswinkel, 0-2 Wolfswinkel

Nuno M Almeida

Não facilitar

Joga-se hoje, em Famalicão, a estreia do Sporting na edição da Taça de Portugal 2011/2012. Esta competição, já se sabe, é uma caixinha de surpresas. É rara a edição em que não apareça um clube menor a fazer o seu brilharete, pelo que todo o cuidado é pouco quando se defrontam equipas de escalões inferiores, sempre ansiosas de se mostrarem, especiamente no seu terreno. Domingos vai optar por fazer algumas alterações no onze inicial, dando minutos de competição a alguns jogadores pouco ou nada utilizados. É um risco calculado, esperemos que bem para Famalicão ser o início da caminhada para o Jamor.

Os convocados:

GR: Marcelo Boeck e Tiago

Defesas: Arias, Rodriguez, João Pereira, Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo e Insua

Médios: Schaars, Pereirinha, André Santos, André Martins, Matias Fernandez e Capel

Avançados: Carrillo, Rubio e Van Wolfswinkel

Abraço de Leão,
Verdão

quinta-feira, outubro 13, 2011

Van Wolfswinkel



Uma excelente iniciativa, à imagem daquilo que outros grandes clubes europeus há algum tempo vêm fazendo. Também com este tipo de acções o nosso marketing dá passos rumo a um Sporting mais moderno, dinâmico e próximo dos sócios e adeptos.

Que seja para continuar!

Mais informação AQUI!

Nuno M Almeida

quarta-feira, outubro 12, 2011

Não, muito obrigado !!!!!



Começou o ping-pong: após o Tribunal Arbitral do Desporto ter validado a decisão da FIFA de recusar a inscrição de Yannick pelo Nice, este anuncia agora que ele volta a Alvalade, ficando o negócio sem efeito.

O Sporting contrapõe que tem um contrato assinado com o Nice e não aceita o jogador de volta, sublinhando que Yannick Djaló não está inscrito em nenhuma prova pelo clube de Alvalade.

O que sinceramente espero é que não tenhamos novamente que acolher o jogador em questão. O rapazinho e os franceses esticaram a corda durante as negociações, fazendo com que todo o processo se atrasasse. Agora arranjem-se! Não me parece que possam ser assacadas responsabilidades ao Sporting.

Era o que faltava que tivéssemos de 'levar' outra vez com este 'craque', logo agora que a equipa começa a carburar. Nem que tenhamos que pedir a suspensão do acordo de Schengen e o fecho de fronteiras...

Quiseram-no, fiquem com ele!

Nuno M Almeida

sábado, outubro 08, 2011

Futsal vence Operário (4-2) e mantém a liderança



Num pavilhão repleto, com cerca de 2.500 espectadores, na sua maioria afectos ao Sporting Clube de Portugal, a nossa equipa de futsal deu mais uma lição de bem jogar, ao vencer o Operário por 4-2, uma equipa dos Açores este ano bastante reforçada com bons jogadores oriundos do Brasil.

Os golos foram apontados por Deo (2), Marcelinho e Paulinho.

Deste modo, depois da grande vitória no Andebol, desta feita o Futsal, num sábado muito bom para o Ecletismo do nosso Sporting.

Aproveitando o muito bem conseguido slogan... "O Sporting Está de Volta", até nas modalidades.

SPOORTING!!!



Juvenal Carvalho

Sporting vence Porto em andebol

O Sporting venceu hoje o Porto em andebol, tendo o resultado terminado em 26-24. Foi uma vitória com muito querer, garra e suor perante o tri-campeão nacional, mostrando que o Sporting esta temporada tem equipa para se bater pelo título. Na véspera de uma difícil deslocação ao terreno do até agora líder Águas Santas, nada melhor que este tónico psicológico para a equipa leonina encarar para vencer este próximo jogo!






Lion King

terça-feira, outubro 04, 2011

Apoiem o nosso Hóquei em Patins!!!






Depois de um período em que me mantive sempre atento mas menos interveniente, e quando o nosso futebol, contra tudo e contra todos parece de vez querer trilhar pelo caminho do sucesso, a razão deste post tem mais a ver com uma modalidade que já nos proporcionou a conquista de cinco das 22 competições europeias em quatro modalidades diferentes, que fazem de nós indubitavelmente um clube sem paralelo a nível nacional.

Amanhã, o nosso Hóquei em Patins, outrora um alfobre de grandes jogadores, de que destaco o verdadeiro "dream team" composto por Ramalhete, Julio Rendeiro, João Sobrinho, Chana e Livramento, que trouxe para Portugal a primeira Taça dos Campeões Europeus no já longínquo ano de 1977, fará a sua apresentação das diversas equipas na Escola Fernando Lopes Graça, na Parede, local que irá ser este ano a nossa "casa" no nacional da segunda divisão, e com os olhos postos na subida.

Esta secção, que trabalha de forma autónoma, mas com uma dedicação ao Sporting digna de ser apreciada, merece a vossa presença não só amanhã mas no decorrer de toda a época de 2011/2012 que terá o seu primeiro jogo do Campeonato a realizar na Liga de Algés no próximo dia 22 de Outubro.

Para este ano a secção promoveu também o cartão hóquei box, pelo simbólico preço de €20 e que dará acesso a todos os jogos que a nossa equipa realizar em casa. Com a sua compra estará a ajudar a secção, que para além da vertente desportiva, tem igualmente uma componente social de bastante relevo.


Apoiem o Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal!!!

PS - Consulte o nosso calendário em http://www.hoqueipatins.com/



Juvenal Carvalho

segunda-feira, outubro 03, 2011

Ficámo-nos pelo primeiro round?



Não será esta a altura ideal para a direcção do Sporting Clube de Portugal - mandatada pela maioria dos sócios para defender os legítimos interesses da Instituição - voltar à carga, denunciando os erros de arbitragem, mais ou menos inocentes, de que temos sido alvo?

Após uma série de vitórias, seguramente que desta vez não nos acusarão de querermos justificar derrotas ou maquilhar momentos desportivos menos bons.

Até quando vamos pactuar com isto? É que certos silêncios podem ser vistos como involuntariamente cúmplices ou complacentes...

O campeonato pára nas duas próximas semanas, pelo que uma acção de denúncia veemente terá decerto um impacto maior.

Recordo que na época passada os 'outros' fizeram tanto barulho que Vítor Pereira - o apitador-mor - foi 'obrigado' a fazer conferências de imprensa de retratação pública.

Se não voltamos já a marcar o nosso território, visto que persistem os erros de arbitragem contra o Sporting, depois não nos queixemos. É que pelos vistos aquele exercício de denúncia e contestação por nós feito há várias semanas pouco ou nada de positivo nos trouxe.

Permito-me dizer que não chegou: ganhámos um primeiro round de legitimação pela opinião pública e ficámo-nos por aí.

Uma equipa de futebol cada vez mais produtiva e com garra, apoiada por adeptos indefectíveis, merece arbitragens isentas. E isso não temos tido. De todo!

Deixemos de ser o clube dos punhos de renda e dos viscondes polidos. Arregacemos as mangas e defendamos os nossos legítimos interesses e ambições! Ninguém o fará por nós!

Nuno M Almeida

domingo, outubro 02, 2011

Nem Paixão nos vergou!

Menos de 72 horas de descanso, a jogar com 10 a partir dos 22 minutos devido a uma expulsão ENCOMENDADA (até quando esta VERGONHA?????), defrontando 14 e não 11, e mesmo assim arrancámos um belo resultado em Guimarães.

Esta equipa tem fibra e ADN de vitória, e jogo após jogo vai demonstrando-o sem pingo de dúvida. Assim se começam a fazer equipas campeãs!

Contra tudo e contra todo, cabe-nos apoiar com toda a nossa energia este grupo de trabalho. Eles merecem!



V. Guimarães, 0 - Sporting, 1

Estádio D. Afonso Henriques
Árbitro: Bruno Paixão... LADRÃO

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, Freire, João Paulo e Bruno Teles; Renan, El Adoua e Nuno Assis; Faouzi, Edgar e Maranhão.

Suplentes: Douglas, NDiaye, Barrientos, Leonel Olímpio, Soudani, Targino e Toscano.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Onyewu, Anderson Polga e Insúa; Elias, Rinaudo e Schaars; Carrillo (André Santos), Van Wolfswinkel (Carriço) e Diego Capel (Evaldo).

Suplentes não utilizados: Marcelo, Matias Fernández, Bojinov e Rubio.

Golo: 0-1 Capel

Nuno M Almeida

sábado, outubro 01, 2011

Falemos de contas

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248.º, nº1, al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, vem informar o mercado:

1. De acordo com o expresso no Relatório e Contas do Exercício 2010/11, foi contratualizado o plano de pagamento da dívida líquida entre o Grupo Sporting e esta Sociedade.

A regularização desta dívida prevê a sua remuneração a uma taxa variável, correspondente à soma da taxa Euribor e de um spread de 2,35%, e o seu reembolso integral em prazo não superior a 30 anos.

2. Também no seguimento do que foi referido no mesmo Relatório e Contas, confirma-se que está a ser estudada, com a colaboração de especialistas dos Bancos financiadores e acompanhamento dos Auditores da Sociedade, a implementação de um plano financeiro que permite restabelecer os Capitais Próprios da Sociedade dentro dos limites fixados pelo art. 35 do Código das Sociedades Comerciais, plano este que será submetido oportunamente à aprovação da Assembleia Geral de accionistas


_______________________________________________________________________________________

Jornal Record:

Os acionistas da SAD do Sporting aprovaram esta sexta-feira o Relatório de Gestão e as Contas de 2010/2011, que teve prejuízo na ordem de 43,991 milhões de euros, ficando em aberto a possibilidade de recorrer à banca para recapitalização.

Para José Filipe Nobre Guedes, Administrador da SAD do Sporting, na reunião magna, que decorreu no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José de Alvalade, por trás destes números está a "fraca época desportiva da equipa" bem como "a reestruturação de 2005", com as contas a serem aprovadas com 348.224 votos a favor, 12 contra e 26 abstenções.

"A SAD teve um ano mau, que era expetável, coerente com a fraca época desportiva da equipa. Estes resultados são um pouco penalizados por fatores puramente contabilísticos.
Consequência da reestruturação de 2005, que influenciou negativamente os resultados, mas que não se voltará a repetir. Mesmo descontando isso, há que considerar que o prejuízo é avultado", afirmou o responsável.

Na reunião de acionistas, ficou aberta a possibilidade de os "leões" voltarem a recorrer à banca para garantirem liquidez financeira, contudo o responsável não quis adiantar nem quando, nem em que moldes.

"A situação dos capitais próprios do Sporting está em estudo com a banca, os auditores e será feita através de um programa que está em composição. Só pode ser anunciado oportunamente, após a sua conclusão", admitiu.

Nobre Guedes mostrou confiança no trabalho de Luís Duque, que não esteve presente na reunião magna, reiterando que o sucesso desportivo da equipa será sempre sinónimo de aumento de proveitos.
"O sucesso financeiro tem sempre de ter como base o sucesso desportivo. A remodelação que está a ser feita na equipa visa isso mesmo", concluiu.

Para além da aprovação dos resultados, foi ainda aprovado nesta reunião a "política adotada acerca da fixação das remunerações dos Órgãos Sociais da Sociedade para o exercício de 2011/12", a transferência para "resultados transitados" dos 43,991 milhões de euros de prejuízo, um voto de confiança à SAD, Conselho Fiscal e Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, e a nomeação de Rui Jorge Rego para secretário da Mesa da assembleia geral.


Nuno M Almeida