"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, dezembro 30, 2014

Desejo para 2015

Bruno de Carvalho afirmou há uns tempos que esperava não saír morto do Dragão, quando fomos ao Porto para a Taça de Portugal em jogo que categoricamente vencemos. Eu espero é que tendo em conta a ebulição que o Sporting vive, que Bruno de Carvalho tente sobreviver... é em Alvalade, porque o Sporting precisa de quem o queira servir com amor à causa leonina!
Não é criando um ambiente bafiento que o Sporting conseguirá atingir os seus objectivos, por isso, é importante não existirem interesses menores que se sobreponham ao interesse maior que é o do Sporting!
Torna-se crucial que, por exemplo, o que aconteceu com Álvaro Sobrinho no BESA não seja transportado para dentro do clube pois o Sporting precisa é de gente honesta que queira ajudar, pois tenho conhecimento que o desfalque que aconteceu em Angola ainda vai dar, judicialmente, pano para mangas... e não é bom que tenhamos associação a algo que nos pode ser lesivo no futuro, tendo em conta que a Holdimo é investidora na SAD.
Ano novo, vida nova! Os sportinguistas acreditam que 2015 será o início do "regresso do leão"!

Lion King

Feliz 2015!



Feliz Ano Novo para todos e votos de que a malta zangada que para aí anda - brunistas, croquetistas, roquettistas e outros istas... - encarem a vida com menos azedume!
Aprendam a valorizar as coisas boas e positivas da vida, não sejam sempre tão militantes da acrimónia!

Nuno M Almeida

O riso dos tolos

«Já "o Bruno" ri-se e vai bater palminhas para a bancada (se tivessemos perdido teria fugido de imediato para o túnel, como de costume). Só não percebemos é de que é que ele se ri, mas isso... nem ele próprio percebe. Enquanto tiver uns zéseduardos atrás a dizerem-lhe que ele é o maior, lá continuará a rir. O riso dos tolos.» Anónimo


Via VERDE

segunda-feira, dezembro 29, 2014

Marco, sorri porra! O Sporting ganhou!

Gostei imenso de ver a reacção da nossa equipa após uma semana em que fomos literalmente metralhados pela Comunicação Social e em que muitos tiros nos pés foram disparados por diversas figuras do Sporting, entre os quais presidente e treinador.

Aparentemente Marco Silva estará novamente no banco frente ao Estoril e isso, só por si, traz-me de novo a esperança que os problemas, sejam eles quais forem, ainda se resolvam e possamos sair ainda mais fortes de toda esta confusão.

Mas a noite foi mesmo dos mais jovens e dos "reforços do Bruno", aos quais a CS já encomendava funeral antecipado.
Gostei de ver a alegria da comemoração dos golos, especialmente do primeiro.
Gostei de ver a entrega e luta dada por jogadores que jogam na II Liga contra o actual 3º classificado da I Liga.

Sem terem deslumbrado, conseguiram ser aquilo que a equipa principal não é muitas vezes, eficazes.

E ainda deu para perceber que há ali gente que pode realmente cumprir o desejo de Bruno de Carvalho e ser reforço para Janeiro.
Assim o queira também o treinador.

Gostaria de ter visto um sorriso na cara de Marco Silva, mas não se pode ter tudo...ainda.

Para já, siga a festa da Comunicação Social no seu comportamento tipo hienas. O tiro começou a sair-lhes pela culatra pois apenas conseguiram espicaçar os nossos jogadores para jogar ainda com mais garra.

SL
José

domingo, dezembro 28, 2014

Y porque no se callan??!!








Um dos meus  animais preferidos é sem sombra de dúvida o papagaio. Aliás, tive um belo verdito durante quase três décadas. E sinceramente prefiro mesmo os genuínos. É que as cópias serão sempre apenas isso: meras cópias, bem longe da qualidade dos originais.

Posto isto, no nosso clube onde impera o símbolo do leão, paradoxalmente têm desde sempre abundado aves falantes que tagarelam, berram, dão bitaites, mas quase sempre sem razão e pingo de fundamento.

Detesto mensageiros, avençados, moços de recados e outros que tais. Prezo muito as pessoas íntegras, que falam cara na cara, olhos nos olhos, aquilo que pensam dos outros. As avenidas das mensagens, dos recados sempre foram espaços demasiados obscuros, sombrios, abrigos demasiado cobardes para quem apenas olha para o seu umbigo e para os seus interesses.

Estamos quase a entrar em 2015, e enquanto nos rivais nada se passa na praça pública, no nosso clube continua a novela presidente/treinador e a muito feia lavagem de roupa suja! E claro, gente ridícula em bicos de pés a alavancar o clima de confusão e acrimónia!

A cada minuto, hora, dia, novas versões e boatices vão surgindo, num terreno que se tornou perigosamente demasiado fértil para quem gosta de conspirações, cabalas e intrigas.

Já enjoa e provoca azia a tendência suicida e autoflagelatória que se confunde com o ADN leonino. Sempre que a casa parece estar a caminho de uma decente arrumação logo acontece um facto desestabilizador, um fósforo que reacende o clima de gerrilha e de sobrevivência das capelinhas.

No caso concreto, irrita-me que muitos 'leiam' a actuam situação e creiam que se tenha que escolher trincheiras ou tomar partido por Bruno Carvalho FC ou por Marco Silva CF. Teimo em ser apenas e só do Sporting Clube de Portugal. Claro que lamento que BC não tenha mais bom senso, menos deslumbramento em relação ao cargo a que conseguiu chegar, que não consiga travar certos ímpetos que o levam a usar e abusar de aparições públicas, de declarações, de desabafos facebookianos descabidos e imprudentes, assim como não entendo que Marco Silva mande recados a superiores hierárquicos em conferências de imprensa, perante plateias de jornalistas que salivam alarvemente por mais lenha  para a fogueira que sustenta e motiva as vendas dos seus pasquins.

Espero sinceramente que 2015 traga mais recato, serenidade e sensatez a quem tem cargos de responsabilidade no Sporting Clube de Portugal e que aquilo que 'aconteça nos gabinetes de Alvalade, permaneça em Alvalade'... longe dos holofotes, dos profissionais do boato... e da propaganda.

Por último, que no ano que se aproxima papagaios e comentadores associados e conotados com o nosso clube sejam mais comedidos... ou até mesmo reciclados! Opinion makers de pacotilha ou de trazer por casa apenas causam náuseas, nada mais que isso!

Nuno M. Almeida

sábado, dezembro 27, 2014

Confusos?



Confusos?
Também eu...

Depois de uma semana em que a troca de galhardetes foi evidente, aquilo que esperava hoje ouvir de Bruno de Carvalho era apenas o encerrar do tema e afirmar que Marco Silva está de pedra e cal no Sporting.

Mas não foi isso que percebi das palavras do presidente e mais me parece que Marco Silva está a prazo, não sei se preso pela questão de indemnização ou se pelo facto de significativa parte dos sportinguistas (nos quais me incluo), pretenderem que o treinador se mantenha.

Se apenas tivesse falado o presidente, manteria a esperança que o tempo poderia curar os eventuais diferendos, mas depois de ouvir as palavras de José Eduardo e a resposta de Marco Silva (http://expresso.sapo.pt/marco-silva-processa-jose-eduardo=f904076), tudo leva a crer que será mesmo uma questão de tempo até Marco Silva deixar o comando técnico do clube.

Marco Silva é uma escolha desta Direcção.
A sua eventual saída será uma derrota parcial para esta Direcção pois trata-se de uma aposta de 4 épocas, um projecto bem mais longo do que, por exemplo, Leonardo Jardim.
E refiro que a derrota será parcial pois só depois de vermos os resultados obtidos por um futuro treinador é que poderemos dizer se a decisão pode ou não ser errada.

Para já, o que sei sobre Marco Silva e que uns concordam e outros discordam, é que:
- Estamos em 5º lugar no campeonato a 4 pontos do mesmo objectivo que alcançámos a época passada e a 10 pontos de um clube que disputa uma liga privada onde os árbitros se encarregam de marcar os golos, ou de evitar que os sofram.
- Estamos na Taça de Portugal e já eliminámos os corruptos no seu estádio, havendo forte possibilidade de podermos chegar novamente ao Jamor.
- Estamos na Liga Europa depois de ser unânime que devíamos estar nos 1/8 de final da Champions.
- Jogamos bom futebol em significativa parte dos jogos disputados e dá-me gosto ir a Alvalade mesmo que por vezes o cérebro pare aos jogadores em determinados jogos.

São para mim factores que abonam a favor de Marco Silva, tal como abona o discurso dos jogadores sobre o seu treinador.

Gostaria de poder ver nos próximos dias o desmentido ao que aqui escrevo, mas do fumo denso passámos já à fase das labaredas e só mesmo BdC e Marco Silva têm o extintor para apagar a polémica.

Por último, não gosto de ver José Eduardo fazer este papel de acusador, fica-lhe mal e dá ideia que está a fazer o papel que a Direcção devia tomar se sempre existem as tais razões concretas para o despedimento de Marco Silva.

SL
José

terça-feira, dezembro 23, 2014

Feliz Natal

Aqui ficam os meus votos de um Feliz Natal para todos, especialmente para a família leonina!

Como estamos numa quadra onde a paz é um sentimento que é avivado, gostaria que na família sportinguista este sentimento fosse replicado para os restantes dias do ano, porque é importante existir um ambiente pacífico no seio da nossa enorme família e compreensão pelo sportinguista próximo.


Já agora, em termos de presentes de Natal, se Bruno de Carvalho fosse o senhor da imagem quem gostariam que ele oferecesse a Marco Silva em termos de reforços, caso entendam que a nossa equipa precisa dos mesmos?

Lion King

segunda-feira, dezembro 22, 2014

Novidades para breve?

Estou a ver o programa Último Passe na Bola TV, e ao ouvir José Eduardo, defensor dos sete costados de Bruno Carvalho, acabo de concluír - talvez abusivamente - que Marco Silva em breve estará de saída de Alvalade.

Segundo o nosso ex-jogador, caso a saída de Marco Silva se concretize, será com grande pena que verá saír o actual treinador, mas pelos vistos a paz podre que por estes dias deve reinar por Alvalade terá consequências em breve. Se Bruno Carvalho vir a sua posição reforçada pelos sócios, então os dias de Marco Silva em Alvalade estarão mesmo contados. Isto é o que eu concluo. 

Inferindo daquilo que o comentador diz o clube está cercado por empresários, a pressão é brutal, pese embora Marco Silva ter posto a equipa a jogar bom futebol, demorou a entender a grandeza do clube onde está e pelos vistos não está ainda identificado com o projecto que se pretende para o nosso futebol. Para além disso cometeu o pecado capital de enfrentar hierarquias...

Li também nas entrelinhas que Marco Silva estará a resistir a um maior aproveitamento da equipa B, como poderá ser o caso de Tobias Figueiredo.

Sendo assim, se dúvidas restassem, pelo que acabo de ouvir da boca de José Eduardo, estou agora esclarecido sobre o que aí virá. O que receio é que voltemos a outros tempos onde mudar de teinador se processava com a mesma facilidade com que se mudava de camisola, e que a reacção de um plantel que está com o seu treinador não venha a ser a melhor. Mas enfim, estaremos cá para ver.

Nuno M. Almeida

Taça de Portugal

Os jogos dos quartos de final estão agendados para 7 de janeiro de 2015.

As partidas das meias-finais disputam-se a 4 de março (primeira mão) e 8 de abril (segunda mão).

A final terá lugar no dia 31 de maio, no Estádio Nacional.

Sorteio dos quartos de final:

SC Braga - Belenenses
Rio Ave – Gil Vicente
Marítimo - Nacional
Sporting - Famalicão

Sorteio das meias-finais:

SC Braga /Belenenses - Rio Ave / Gil Vicente
Marítimo / Nacional – Sporting / Famalicão


Nuno M. Almeida

Para não esquecer!

J4 em Setúbal
Golo limpo anulado aos sadinos com o resultado em 0-1. Seria o 1-1.

J5 em casa com o Moreirense
Expulsão perdoada a Enzo Perez com o resultado em 0-1.

J7 em casa com o Arouca
Penalty perdoado contra o Benfica por agarrão de Maxi ao adversário com o resultado em 0-0.

J9 em casa com o Rio Ave
Golo anulado ao Rio Ave por suposto fora-de-jogo.
Nas jornadas seguintes percebe-se que este lance, se for a favor do Benfica é validado, se for contra o Benfica é fora-de-jogo.

J10 na Madeira com o Nacional
Golo limpo anulado ao Nacional que dava empate.

J11 em Coimbra com a Académica
Segundo golo em fora-de-jogo de Luisão.

J12 em casa com o Belenenses
Esta não é do foro da arbitragem, é antes do foro da trafulhice, sistema, o que quiserem. Jogar contra uma equipa que não pode utilizar os seus 2 melhores marcadores…

J14 em casa com o Gil Vicente
Golo marcado em lance iniciado em fora-de-jogo de Maxi.

As ajudas externas, da APAF e outros, registam-se nas jornadas 4, 5, 7, 9, 10, 11, 12 e 14 e prometem não ficar por aqui.

Teriam ganho alguns dos pontos em disputa, mas teriam perdido muito mais pontos que aqueles que perderam e a desvantagem do Sporting nunca seria de 10 pontos.

A vergonha da época passada é este ano repetida e exponenciada de forma ainda mais vergonhosa, quase que jornada sim, jornada sim.

Enquanto assim for, pensar em reconquistar o título é uma verdadeira utopia...

SL
José

domingo, dezembro 21, 2014

J14 - Nacional vs. Sporting

Hoje podíamos falar de futebol e de mais um jogo decisivo para o Sporting na Choupana, mas futebol é coisa que parece importar cada vez menos.

Podíamos também falar do nosso andebol, que ontem voltou demonstrar que com muito menos se pode ombrear com adversários que gastam muito mais.
O nosso andebol que, mesmo sem seguir em frente na EHF, sem ser líder do campeonato ou sem vencer a supertaça, nos tem orgulhado sempre pelo empenho e garra com que veste a camisola.

Podíamos também falar do nosso hóquei que mais logo entra em campo para encurtar distância para o 2º lugar (2º lugar!), mas também aqui pouco ou nada interessa a fantástica época que estão a realizar quando o que interessa é escrutinar outros temas.

E podíamos ainda falar do futsal, que igualmente joga hoje e, mesmo sem ser líder mantém intactas as aspirações em todas as competições onde participa, sendo esta modalidade motivo de vaidade para qualquer sportinguista.

Ou podíamos ainda falar do judo e da sua brilhante presença na Liga dos Campeões onde alcançou uma inédita medalha de bronze.

Mas este não é um momento normal e parece haver cada vez menos gente interessada em falar de desporto dentro do Sporting, centrando-se apenas na crítica não construtiva e num vazio de alternativas.

A esta Direcção e em especial ao seu Presidente peço-lhe que reduza as suas intervenções e se limite a defender o Sporting face aos seus adversários externos.

Aqueles que não gostam deste caminho, que não querem esta Direcção e que têm outras alternativas, que se apresentem e mostrem o que têm para dar ao clube.

Vivemos em democracia e é o Sporting que tem a ganhar com a apresentação dessas alternativas.

Apenas um último desejo para o jogo deste início de noite, que vença o Sporting!

SL
José

sábado, dezembro 20, 2014

BdC, tens-me desiludido!

Há muito que andava afastado dos blogs por motivos profissionais e pessoais, mas nunca deixando de andar atento ao que se escreve na blogosfera e restantes redes sociais.
Reconheço o mérito de Bruno de Carvalho e seus pares, votei neles para limparem e arejarem a casa da corja que andou durante anos e anos a mamar na teta mas lamento o que ultimamente tenho visto.
Depois de um bom primeiro ano em que se fez tudo o que a razão aconselhava fazer, Bruno de Carvalho tem cometido erro atrás de erro. Dispara em todas as direções, está a provocar o isolamento institucional do clube, conseguiu a impensável reconciliação entre os nossos rivais e em casa faz-me lembrar aquele elefante que entra na loja de cristais e parte tudo. Erros crassos. Ego demasiado inchado.
Fui atleta federado, pratiquei futebol e por isso posso dizer que convictamente acredito que Bruno de Carvalho com os seus reparos públicos tem contribuido para a desmotivação dos atletas e equipa técnica. Sim, representam o Sporting, devem dar o litro, ganham bem, acima da média dos cidadãos portugueses, mas há coisas que se fazem em casa, no balneário, não na praça pública.
Quanto à formação sei o que por lá vai acontecendo porque é uma área pela qual tenho imenso carinho, mas custa-me muito ver gente que conheço bem, gente competente e sportinguista ser afastada para se colocar lá personagens que de formação, atrevo-me a dizer, pouco ou nada devem perceber. Estamos a entrar por caminhos muito perigosos porque a nossa academia sempre foi um dos nossos grandes pilares.
Por último, desgosta-me que seja o presidente com os seus discursos a motivar a divisão entre associados e a incentivar a criação de barricadas. A ideia da assembleia geral da próxima semana com votos de confiança ou de censura parece uma autêntica anedota natalícia! Os roquettistas andavam bem sossegadinhos mas até BdC conseguiu que essa gente ressuscitasse e andasse agora mais ativa e à espreita. Inclusive até à presidência da liga chegaram!
Quanto ao nosso canal televisivo pouco o vejo porque me parece mais o canal dos amigos de Bdc do que o canal institucional do clube. Não lembra nem ao diabo ligar a TV e ver um programa de debate entre associados em que, se não estou em erro, um é dos apoiantes da primeira hora de BdC (um tal advogado), outra senhora com apelido conhecido (também advogada) sempre apareceu a apoiar o presidente quando ainda era candidato e por último um senhor da família Aragão Pinto, a cuja fundação BdC presidiu. Onde está o Sporting abrangente?  Não é este Sporting que eu quero. Não quero o Sporting antes sugado pelos aldrabões da fidalguia ou da nobreza, mas também não quero este Sporting de fação, dos amigos! Será verdade que há uma polícia desta direção a inspecionar e vigiar tudo o que são redes sociais? Não quero crer porque quero acreditar que tiques salazarentos estão enterrados na década de 70! Mas lá que vem malta das Beiras com esses tiques lá isso vem!

Boas Festas e Viva o Sporting!

SL
Via VERDE

sexta-feira, dezembro 19, 2014

Pelos caminhos de Portugal...

Pretendendo dar a este blogue uma faceta de serviço público, em que deve haver alguma riqueza cultural, nada como mostrar um pouco do nosso país em toda a sua heterogeneidade geográfica e regional, começando hoje pela bela cidade dos arcebispos. Claro está, não poderia faltar um ex-libris:

Ver Braga por um canudo...



Nuno M. Almeida

quinta-feira, dezembro 18, 2014

Exige-se atitude!



Quem representa o Sporting Clube de Portugal tem que ter noção da grandeza e da História da instituição! Atitude colectiva como aquela que ontem se viu em Moreira de Cónegos é uma VERGONHA!

Podemos argumentar que o Vizela se transcendeu e que os seus jogadores estavam a fazer o jogo da vida deles, tudo isso é válido, mas a verdade é que não se pode aceitar que os jogadores profissionais do nosso clube vão para uma competição oficial fazer frete!

Espero que alguém dê internamente um murro na mesa e que de uma vez por todas se diga a todos esses senhores que envergam o símbolo do leão que exibições como a de ontem não são toleráveis.

Se já estão com a cabeça no Natal, no Reveillon ou na janela de transferências de Janeiro é bom que arrepiem caminho e que ponderem sobre a qualidade do seu profissionalismo, tanto aqueles que são habituais titulares como os que geralmente não jogam de início, mas que pelos vistos preferem desperdiçar as oportunidades que lhes são dadas para poderem mostrar o que valem!

Não belisco nem contesto Marco Silva, continuo a acreditar que é um bom treinador, com enorme potencial, que o seu trabalho no Estoril atesta a sua competência e vocação para o cargo, mas é bom que comece, ou a mudar a atitude em relação aos jogadores ou a ser mais exigente e disciplinador. É também o seu percurso e progressão profissional que estão em jogo!

Do jogo de ontem creio que apenas serão merecedores do aplauso da nação leonina os adeptos que se prestaram a enfrentar o frio para poderem ver de perto a equipa e apoiarem os nossos jogadores, que pouco ou nada fizeram por merecer esse apoio!

Nuno M. Almeida

quarta-feira, dezembro 17, 2014

Sporting derrota adversário algarvio, parte 2

Da próxima vez, vai ter que inventar mais livres junto da nossa área, para nos derrubar!

Lion King

terça-feira, dezembro 16, 2014

Puxões de orelhas e reflexões

Refere hoje o Record que Bruno Carvalho «deu uma bronca no balneário» após o empate com o Moreirense, acrescentando ainda que não poupou ninguém.

Parece-me que o actual presidente aprendeu a lição, tendo desta vez travado o ímpeto de teclar através do Facebook puxões de orelhas, fazendo-o antes na cara e olhos nos olhos de quem merecia o reparo. Como aliás deve ser!

No entanto, a ter acontecido o que o jornal refere, nomeadamente o facto de Bruno Carvalho não ter poupado ninguém, espero que também a própria Direcção da SAD não seja poupada porque há muitas reticências em relação à política desportiva - sobretudo a nível de contratações - levada a cabo para esta época. 

Slavchev, Sacko, Gauld, Rosell, Geraldes, Tanaka... talvez seja a altura certa, decorrida meia época desportiva, para fazer um balanço sobre o retorno do investimento feito nestas contratações. Em paralelo, os resultados das equipas jovens e as notícias que circulam sobre 'instabilidades' na nossa Academia, talvez devam levar os responsáveis a questionar-se sobre algumas opções tomadas e o risco das mesmas. É que errar é humano e qualquer um pode tomar opções que se revelem menos acertadas, mas arrepiar caminho e corrigir a tempo o que há a corrigir é apenas para pessoas lúcidas e sensatas.

Não me canso de elogiar o trabalho levado a cabo em Guimarães e o excelente aproveitamento que tem sido feito da sua 'cantera'. Com um orçamento baixo o Vitória do (Rui) Vitória pratica um bom futebol, recordo que nos derrotou por uns esclarecedores 3-0, tem neste momento os mesmos pontos que o FC Porto e mais 3 que nós. Assim, enquanto uns apostam na formação, no barato e bom, nós parecemos estar a fazer um caminho inverso: menos aproveitamento da academia e crescente aposta em jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa. O futuro dir-nos-á se essa opção é certa, o presente diz-nos que não.

Esclarecimento: Esta minha opinião não é uma qualquer manobra de desestabilização, não insinua o que quer que seja, não obedece a estratégias dos herdeiros do 'croquetismo' (até porque prefiro rissóis) e ainda menos do 'roquettismo', sendo apenas e só um mero desabafo num espaço de sportinguistas. Creio que devo dar esta nota porque anda no ar uma certa lógica maniqueísta de que 'quem não é por mim, é contra mim'.

Nuno M. Almeida

segunda-feira, dezembro 15, 2014

WOLFSBURGO, os senhores que se seguem

E pronto, já está! O sorteio da UEFA para a próxima fase da Liga Europa determinou o Wolfsburgo como adversário do nosso Sporting.

Defrontamos assim o clube que segue em segundo lugar na liga alemã, atrás do todo-poderoso Bayern.

Os encontros dos 16 avos de final estão marcados para 19 e 26 de fevereiro de 2015.


 

Nuno M. Almeida

domingo, dezembro 14, 2014

J13 - Sporting vs. Moreirense

Jornada 13
Sporting CP - Moreirense FC
Domingo, 14/12/2014, 18h00, Estádio José de Alvalade

O jogo:
A ressaca da Champions nunca é fácil, ainda mais quando sabemos que devíamos ser a equipa a acompanhar o Chelsea para os 1/8 de final.
Mas hoje não pode faltar motivação!
O desafio é para encarar como mais uma final e os 3 pontos em disputa são essenciais para a nossa lenta, mas segura recuperação na tabela classificativa.

Em dia de confronto entre os dois primeiros no Dragão, a vitória vale a aproximação a uma ou ambas as nádegas.
É também essencial para manter distâncias (ou encurtar) para os seus satélites de Braga e Guimarães.

O horário é o ideal para se registar grande apoio em Alvalade e que bom seria se os torniquetes e portas funcionassem como deve ser para haver uma contagem rigorosa dos adeptos em Alvalade.

Depois das vitórias ontem no futsal (2-1 no último lance contra o SL Olivais), no andebol (suadinho de mais contra o Passos Manuel ), no hóquei (goleada de 6-1 sobre o Carvalhos) e do Sporting B frente aos corruptos B (2-1), vamos lá lutar por mais uma vitória neste fim-de-semana quase 100% vitorioso (juniores derrotados 0-1 no Nacional...).

Marco Silva explica:«Esperamos um jogo positivo, tudo faremos para ganhar num jogo complicado, contra uma equipa organizada e que raramente falha na sua organização defensiva, que tem criado bastantes problemas nos jogos grandes

Histórico:
Será apenas o 5º confronto entre Sporting e Moreirense a contar para o campeonato e até hoje a equipa leonina foi 100% vitoriosa em casa.
No entanto as dificuldades em vencer este adversário já estiveram evidentes no 3-2 obtido aos 90' de jogo por Viola em 2012/13.
E fora de casa já perdemos e empatámos contra este mesmo adversário.

2013-04-06 D1 J25 Sporting 3-2 Moreirense
2004-11-28 D1 J12 Sporting 4-1 Moreirense
2004-02-13 D1 J22 Sporting 1-0 Moreirense
2002-10-27 D1 J6   Sporting 3-0 Moreirense

Convocados:
Rui Patrício e Boeck;
Maurício, Jonathan, Miguel Lopes, Paulo Oliveira, Naby Sarr e Cédric;
William, Rosell, Adrien, João Mário, André Martins, Carrillo, Mané e Capel;
Montero, Slimani e Tanaka.

Jefferson e Nani continuam de fora, regressando Cédric.
Com jogo a meio da semana frente ao Vizela, haverá com certeza oportunidade para os menos utilizados rodarem.
Não me parece que seja jogo para invenções como alguns sportinguistas pretendem, com a destituição de William para o banco ou a promoção de Miguel Lopes a titular.
Será no entanto novo jogo para ver uma frente de ataque a dois, com Montero atrás de Slimani, bem servidos por Mané, Adrien e Carrillo.

Ao contrário da última época, nesta temos diversas e excelentes soluções. Alguns têm tido poucos minutos, mas há que saber esperar pelo seu momento para mostrar o valor e oportunidades não faltarão nos próximos tempos para os que têm menos minutos por via das taças:
17/12 - Vizela-Sporting (TP)
28/12 - Guimarães-Sporting (TL)
14/01 - Sporting-Boavista (TL)
21/01 - Belenenses-Sporting (TL)
28/01 - Sporting-Setúbal (TL)

O árbitro:
Jorge Sousa, 37 anos - AF Braga
Um dos árbitros com menos reclamações neste campeonato e um dos quais sobre quem o Sporting não tem reservas.
Talvez a compleição física o ajude a ver melhor que os outros...
Apita o Sporting pela 6ª vez, com um único registo de derrota, precisamente na última jornada da época passada, em casa frente ao Estoril.
Foi homem para expulsar Maicon no Dragão frente ao Boavista, logo não parece recear ambientes, mas também tem um assistente que há uma semana validou golo ilegal ao cabeça de melão da Luz, em Coimbra...

Risada do dia:

Finalmente o Orelhas regressa a uma casa onde é feliz...

"O presidente do Benfica deverá assistir ao encontro com o FC Porto num local resguardado, que não na tribuna presidencial. Os encarnados têm direito a ocupar alguns lugares nesse local nobre do Estádio do Dragão e, não obstante a aproximação entre os dois clubes rivais para a tal “convergência alargada” sublinhada por Vieira, o dirigente não deverá ficar aí, como já sucedeu em temporadas anteriores."

Vá lá, não tenham medo de repetir este belo gesto, vocês adoram-se e está em causa o futuro do futebol português...

SL
José

sexta-feira, dezembro 12, 2014

Sorteio difícil em perspectiva

Para quem pensa que esta Liga Europa é fácil, é melhor olhar bem para os nomes que nos podem sair em sorte no sorteio de segunda-feira, a partir da 12h00.

Alemanha: Wolfsburg
Bélgica: Anderlecht
Dinamarca: Aalborg
Escócia: Celtic
Espanha: VillarealSevilha
França: EA Guingamp
Holanda: Ajax e PSV
Itália: Torino e Roma
Inglaterra: Tottenham e Liverpool
Suiça: Young Boys
Turquia: Trabzonspor
Ucrânia: Dnipro

Liverpool, Roma, Tottenham, Sevilha e Villareal são os adversários a evitar.

Aalborg, Young Boys, Anderlecht, Celtic, Guingamp e Dnipro surgem como adversários teoricamente mais acessíveis.

Wolfsburg, Trabzonspor, Torino, Ajax e PSV representarão eliminatórias complicadas.

Os jogos disputam-se a 19 e 26/02, sendo garantido que a 2ª mão da eliminatória é disputada em Alvalade.

quarta-feira, dezembro 10, 2014

Quem joga para empatar...

... arrisca-se a ficar fora da qualificação para os ambicionados oitavos-de-final.

Uma equipa de um clube que luta por títulos não pode actuar encolhida, na expectativa, tem que ser proactiva. A génese do Sporting que é jogar para ganhar exige outro tipo de abordagem em campo, temos que ser dominadores, pressionar os adversários.

Agora segue-se a Liga Europa, veremos o que se vai passar, mas se abordarmos o jogo com o receio de hoje não vamos conseguir ser felizes. E é muito importante que Marco Silva e toda a estrutura do Sporting não tenham medo de serem felizes, pois estão num clube de uma grandeza e com uma vontade de vencer verdadeiramente indomável!

Lion King

terça-feira, dezembro 09, 2014

Vamos jogar no Totobola?

Alguém quer arriscar o prognóstico?

Saudades dos tempos em que era realmente necessário acertar na tendência para os 14 jogos...na jornada passada já se sabia qual o resultado de pelo menos dois desses jogos!
 
 
 
SL
José

segunda-feira, dezembro 08, 2014

"O Fair Play é uma treta"

Diz Rui Pedro Soares (dirigente da SAD do Belenenses e antigo Dragão de ouro) sobre a não utilização de Deyverson e Miguel Rosa:

«São dois jogadores do Belenenses, sob contrato, e é o Belenenses que lhes paga, exclusivamente, o salário. O Benfica tem uma cláusula de recompra fixada. Há até um contrato assinado que entra em vigor imediatamente se o Benfica acionar a opção.
Toda a semana se falou da situação de eles poderem ou não jogar. Formei a minha opinião sobre estes casos há muitos anos: dizia o nosso antigo treinador, Marinho Peres, que jogadores com estes tipos de contratos com estes clubes, no caso de os defrontarem, não deveriam jogar.
Essa acabou por ser a decisão de toda a estrutura.

Alguém acredita nisto?

Com esta reposta de RPS, temos o Benfica ilibado de qualquer responsabilidade, ao mesmo tempo que se evitam problemas com o artigo 52 do regulamento de competições da Liga que proíbe qualquer tipo de acordo que iniba a utilização de atletas emprestados.

RPS limita-se a esconder a verdade sabendo que tem muito a lucrar com a actual parceria com o Benfica, de quem se tornou clube satélite (mais uma vez o Benfica a utilizar os mesmos esquemas que o FCP utiliza).

Nas última duas épocas o Belenenses recebeu Rojas, Miguel Rosa, Deyverson e até mesmo Carlos Martins.
Em Abril passado, já o Benfica pagara ao Belenenses, 600 mil euros para garantir opção sobre Matt Jones, Filipe Ferreira, Tiago Silva, Fredy e Sturgeon, ficando também com 30% dos direitos económicos dos referidos jogadores.

Com tantos jogadores e dinheiro a entrar, o Belenenses pode já considerar-se actualmente o Benfica C, desvirtuando toda a credibilidade destes campeonato.

Para boa parte dos lampiões, aqueles que defendem um Benfica a vencer a todo o custo, esta é a verdade, foi opção do Belenenses.

Para os outros, fica a vergonha de mais uma vez o Benfica conseguir copiar e ampliar o que de pior foi feito por Pinto da Costa e seus pares.

O Fair Play é mesmo uma grande treta...

SL
José

domingo, dezembro 07, 2014

Mais um campeonato da vergonha

Não bastava termos os constantes benefícios da arbitragem associados a Benfica e Porto a adulterarem a classificação deste campeonato, termos uma Liga subjugada e comprada pelas duas nádegas, ou mesmo termos as gémeas siamesas a entenderem-se nos bastidores do futebol português sobre tudo o que movimenta o sistema (fundos, direitos televisivos, etc.).

Não bastava tudo isto e ontem tivemos novamente a utilização do esquema de proibir a utilização de jogadores nos jogos que disputam contra os vermelhos.

Bruno de Carvalho reagiu e indicou:
"...o artigo 52 do regulamento de competições da Liga proíbe qualquer tipo de acordo que iniba a utilização de atletas emprestados, estando na mesma situação, como será lógico, atletas que o tenham estado e/ou tenham sido alvo de algum outro acordo de venda, cedência ou partilha de direitos."
(https://www.facebook.com/presidentesportingclubedeportugal?pnref=story)

O próprio Clube Futebol Os Belenenses reagiu em comunicado, imputando responsabilidades no tema à SAD que se sabe ser liderada por um corrupto de nome Rui Pedro Soares, adepto portista e que estará sempre disposto a vender a alma em troca de algo.

Distingo aqui os adeptos do Belenenses relativamente a essa coisa chamada SAD, que mina um clube histórico como o Belém e que é liderada por um ser corrupto.

Se dermos uma volta pelas redes sociais será possível ver a revolta e vergonha que sentem pela atitude tomada pelos seus responsáveis, a segunda consecutiva em jogos frente ao Benfica

(https://www.facebook.com/hashtag/slbvscfb).

Por outro lado, também no estádio se viu essa contestação:
"O presidente da SAD belenense, Rui Pedro Soares, conhecido pela boa relação que mantém com os responsáveis do emblema encarnado, foi mesmo o principal visado pelas duras críticas. “RPS: És uma vergonha” era a mensagem que se podia ler na tarja que os poucos adeptos dos azuis presentes na Luz fizeram questão de mostrar."

A esta vergonhosa atitude por parte dos dirigentes do seu clube, respondem os adeptos benfiquistas, mais uma vez, com palminhas esquecendo o FAIR-PLAY ou VERDADE DESPORTIVA, tantas vezes apregoados pelo seu presidente.
Mas afinal, este tipo de esquemas já não é virgem entre os vermelhos certo?
Jardel, Jorge Ribeiro, Makukula, etc, etc.

A esta vergonha deve o Sporting responder com a luta, na LIGA de Clubes e em conjunto com todos os clubes que não se reveem nesta vergonha de acordos.

O que aconteceu ontem foi apenas mais um episódio vergonhoso para o futebol português e em que mais uma vez a CS tenta fazer passar o caso de forma despercebida...

SL
José

Queres escrever no Sangue Leonino?
Envia o teu texto para sangueleonino@gmail.com

sábado, dezembro 06, 2014

Estrelas da noite!

Que grande Carrillo apareceu esta noite no Bessa!
E que grande Carrilo temos tido esta época!

O peruano de 23 anos entrou a substituir a nossa estrela maior e mais uma vez revelou ser a arma secreta para desemperrar os jogos difíceis (mesmo que este jogo só estivesse a ser difícil por culpa própria).

O melhor Carrilo de sempre e com números que começam a ser brilhantes:
2014/15 - 18 jogos e 5 golos (994 minutos)
2013/14 - 32 jogos e 2 golos (1.618 minutos)
2012/13 - 31 jogos e 3 golos (1.777 minutos)
2011/12 - 46 jogos e 3 golos (2.076 minutos)

10 anos depois voltámos a vencer no Bessa (tal como desejava o rascord), coincidindo também com o jogo n.º 300 de Patrício ao serviço do Sporting.
E esta camisola demonstra o orgulho recíproco entre o nosso capitão e o seu clube.
Obrigado Rui!

300º JOGO OFICIAL
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
"...UM ORGULHO..."
BOAVISTA FC - SPORTING CP
05.12.2014

Agora, avancemos para Londres com vontade de escrever mais uma página brilhante na história do nosso clube.

SL
José

sexta-feira, dezembro 05, 2014

J12 - Boavista vs. Sporting

Jornada 12
Boavista FC - Sporting CP
Sexta-feira, 05/12/2014, 20h30, Estádio do Bessa

O jogo:
Jehle, Ricardo Silva, Bruno Pinheiro, Jorge Ribeiro (Pedro Moreira), Marcelão, Gilberto, Fleurival, Diakité, Fary (Rissut), Mateus (Laionel), Kalanga.

Foi com esta equipa que o Boavista venceu por 2-0 o último jogo disputado pelo Sporting no Bessa...
Será assim tão diferente do actual Boavista?

Vejo demasiada gente, nenhum sportinguista claro, a falar de possíveis facilidades.
Porque o Boavista é uma fraca equipa, porque é um forte candidato à descida, porque na última jornada saiu goleado dos Barreiros e com menos 3 jogadores para defrontar o Sporting, bla-bla-bla...

Prefiro o olhar dos sportinguistas para este jogo respeitando a dificuldade de jogar no Bessa e, já agora, que se relembrem os jogos já disputados pelo Boavista frente aos outros dois grandes, empatando no Dragão e batendo o pé ao Benfica com quem perdeu sem merecer.

Esse respeito só poderá ser demonstrado se o Sporting se apresentar empenhado desde o 1º minuto como o fez frente a Maribor e Setúbal.

Marco Silva sabe como será: «Vai ser um jogo complicado. É um adversário bastante aguerrido, que tem somado a maioria dos pontos na sua casa, num terreno em que estão mais habituados a jogar que nós, e já criou dificuldades aos grandes. Mas isto tudo não nos pode desviar do objetivo que é a vitória. É um jogo com um historial muito grande, esperemos que seja bom e que consigamos os três pontos».

Histórico:
Nunca consegui perceber tamanha dificuldade em jogar no Bessa, mas ela existe e é histórica.
Foram anos a fio sem ganhar neste terreno (de 1959 a 1990 e de 1990 a 2000), períodos negros que contribuíram para um saldo extremamente negativo do Sporting neste terreno.

Será o 52º confronto no Bessa a contar para o campeonato (58º em todas as competições).
No que ao campeonato diz respeito, demasiadas e frustrantes derrotas, 22 no total, a que se somam mais 19 empates, para apenas 10 vitórias leoninas.
Também em golos, desvantagem dos leões por 57-65.

Menos negativo foi o saldo desde 2000 para cá, com 3 vitórias para cada lado e 3 empates.

Já agora, nos últimos 5 confrontos no Bessa, apenas uma vitória:

2008-01-05
  J15Boavista2-0Sporting bwin LIGA 07/08
2007-01-28
  J16Boavista1-1Sporting bwin LIGA 06/07
2005-10-30
   J9Boavista2-2Sporting Liga betandwin.com 05/06
2005-04-02
  J27Boavista0-4Sporting SuperLiga 04/05
2004-04-17
  J31      Boavista2-1Sporting SuperLiga 2003/2004


Convocados:
Rui Patrício e Boeck;
Maurício, Jonathan, Miguel Lopes, Paulo Oliveira, Naby Sarr e Cédric;
William, Rosell, Adrien, João Mário, André Martins, Carrillo, Nani, Mané e Capel;
Montero, Slimani e Tanaka.

Uma única alteração com a entrada de Jonathan e saída de Jefferson, resultando assim na primeira alteração face ao jogo com o Setúbal.
A outra dúvida prende-se com a utilização de Montero ou João Mário. Apostaria no segundo.
Há quem aponte mais alterações tendo em vista o jogo em Londres na terça-feira, mas penso que isso poderia ser suicida para Marco Silva.

O árbitro:
Jorge Sousa, 39 anos - AF Porto
Jogo no Porto com árbitro do Porto...

Risada da semana:
Leia-se uma e outra notícia. Total coerência mais uma vez...




terça-feira, dezembro 02, 2014

No pasa nada...

O antigo jogador do Sporting e agora treinador, teve este fim-de-semana uma análise no mínimo surpreendente ao roubo que sofreu no Dragão.
Surpreendente porque, em muitas ocasiões que jogou contra o Sporting, não se coibiu de dizer alto e bom som que tinha sido prejudicado:

Taça da Liga, 14/01/2014, Sporting - 3 Marítimo - 0
Ainda sobre o jogo, Pedro Martins considera que a sua equipa foi prejudicada pela arbitragem em dois lances.
«Penso que há dois lances que marcam o jogo. Um lance do Derley com o Rojo, que devia ter dado cartão ao jogador do Sporting, e outro em que o Slimani levantou o braço na área», disse Pedro Martins, que admitiu que a luta pela ida às meias-finais será entre Sporting e FC Porto.

Campeonato, 02/11/2013, Sporting - 3 Marítimo - 2
O técnico (Pedro Martins) prosseguiu a sua análise e não deixou de se referir a um suposto «penálti de Cédric no último segundo», antes de avaliar a quebra da sua equipa no jogo.

Taça de Portugal, 22/12/2011, Sporting - 3 Marítimo - 0
Pedro Martins: «Depois há uma expulsão em que, se houvesse falta, o jogador não estava enquadrado com a baliza. Aí, ficámos mais expostos e tudo ficou mais facilitado para o Sporting. Ainda bem que acabam os jogos com os grandes porque já chega de tanta expulsão. Queria ver se, se fosse ao contrário, seria igual. Por isso é que, por vezes, mais vale fazer como o senhor Cardinal e ficar em casa.».
 
Não deixam pois de ser surpreendentes as declarações feitas por Pedro Martins após mais um serviço de qualidade do Olarápio Benquerença.
É sempre mais fácil reclamar de e contra o Sporting...




 
E o Bernardo, que até se diz ser sportinguista (!?!?), também acha que 2 toques na bola valem tanto como um golo validado fora-de-jogo (Coimbra) ou penáltis como os que se viram roubados no Dragão. Demonstrando um critério de escolha de lances de sua conveniência, o idiota do Bernardo esqueceu-se também ele de referir o lance em que Slimani é derrubado para penalti e que o assistente resolveu assinalar, mal, fora-de-jogo.
SL
José